segunda-feira, 27 de maio de 2013

UMA PAUSA NOS TREINOS! Por PAOLA SPREA CARRIJO




Enquanto cumprimos as planilhas de treinos, visando alcançar nossos objetivos – renovados a cada vitória –, infelizmente nos sujeitamos a lesões e a algum tempo afastados das pistas. Para evitarmos maiores incômodos, é sempre recomendado o auxílio e acompanhamento por assessorias de corrida, assim como uma breve interrupção dos treinos ao sinal de dores. Em alguns casos, insistir na prática pode transformar uma simples “dorzinha” numa lesão de maior proporção (sou testemunha disso, pois pela insistência acabei com uma lesão por stress na coxa, que me deixou um mês sem correr).

Além das inconvenientes lesões, outros fatos também podem nos afastar temporariamente das corridas, a exemplo de períodos pós-operatórios. Cada vez mais, torna-se muito comum entre as corredoras a colocação de próteses de silicone nos seios. E aí surgem as dúvidas, principalmente no que se refere ao tempo de recuperação (sem corridas!) e a técnica mais interessante de colocação da prótese.

Muitos profissionais, hoje em dia, indicam para as corredoras a colocação das próteses de silicone por trás do músculo peitoral, para que se tenha maior suporte e sustentação. A recuperação nos primeiros dias será consideravelmente mais dolorida, mas nada que após o resultado final não valha a pena! A pausa nas corridas será de um mês, sendo admitidas apenas caminhadas leves durante esse tempo, sob pena de colocar-se em risco o sucesso e perfeição do trabalho estético. É claro que esse tempo pode variar de pessoa para pessoa, sendo sempre aconselhável a consulta periódica com o seu médico, bem assim que esse expressamente autorize o seu retorno às pistas. 

Na volta, pegue leve e sempre utilize tops apertados (ou até mesmo o sutiã utilizado no pós-operatório por baixo de um top), para que se garanta uma maior sustentação e você se sinta mais segura. O fôlego será relativamente alterado, natural pela paralisação de exercícios aeróbicos mais intensos nesse período, mas nada que não possa ser recuperado novamente com os treinos.

O importante, de fato, é estar cercado de bons profissionais que possam nos auxiliar. Imprescindível agirmos com cautela e aguardamos a total recuperação, sempre atentos aos sinais dados por nosso corpo. E não tenha pressa, seu ritmo voltará em breve ao normal (além do upgrade na sua autoestima). Neste caso, nem pense em correr contra o relógio! 


A PAOLA SPREA CARRIJO é AMIGA DO PARQUE BARIGUI, 24 anos, advogada, apaixonada por corrida e integrante da equipe de assessoria G5 ESPORTES (http://g5esportes.wordpress.com/assesso

Nenhum comentário: