sábado, 2 de fevereiro de 2013

Vai malhar? Saiba o que comer antes do treino



Você acorda para malhar ou chega do trabalho e vai correndo para a academia, mas não tem certeza sobre o que comer antes do treino? Uma alimentação equilibrada ao longo do dia é a dica para quem quer perder medidas, mas o lanche pré-treino deve nutrir, sem pesar. “O que você come tem papel importante no sucesso da sua atividade física, já que prepara o organismo para o esforço”, explica Fernanda Guidi Colossi, nutricionista da Clínica Mirabile. A seguir, confira dicas para os lanches pré-treino:  

Desmistifique os carboidratos  

“Uma hora antes de praticar atividade física faça um lanche contendo alimentos ricos em carboidratos, como pão, biscoitos e cereais, que fornecem energia para a atividade e iniciam a queima da gordura com mais eficiência. Sempre preferia as versões saudáveis desses alimentos, preferencialmente, as integrais. Em geral, estas pequenas refeições pré-treino devem contabilizar até 200 kcal”, explica a nutricionista Carla Faedo, da Clinica Les Peaux. De acordo com Fernanda, iogurte desnatado com granola é uma boa indicação para quem vai praticar musculação. Para as demais atividades, uma torrada integral com queijo cottage é suficiente para oferecer os nutrientes e a energia necessária para a prática do exercício.  

Barriga: saiba quais alimentos aumentam o volume da região  

Não descarte as frutas  

“Fruta é uma ótima opção para comer antes da prática de atividade física. Recomendo a banana in natura ou desidratada, assim como damasco seco, além de sucos ou vitaminas. A água de coco também pode ser consumida antes do exercício, já que age como isotônico natural, repondo os sais minerais perdidos ao longo do dia”, diz Carla. Ela ainda recomenda evitar o uso exclusivo de alimentos líquidos antes de exercícios aeróbicos, para não favorecer o refluxo, principalmente exercícios em imersão, como a natação.  

Frutas secas são boa alternativa para o lanche  

Whey protein: antes ou depois?  

“Alguns estudos sugerem que quando o whey protein é ingerido antes do treino, a substância favorece o ganho de massa muscular. Por outro lado, pesquisas apontam que o produto deveria ser ingerido logo após o exercício, já que neste período acontece a reconstrução e fortalecimento muscular mais intenso. Esta teoria ainda diz que o uso do suplemento no pré-treino pode levar ao acúmulo de gordura. Na minha opinião, o mais concreto é testar ambas as teorias e observar os resultados. Faça um uso consciente do suplemento e esteja atento aos efeitos que causam para adaptar a sua realidade, sempre com o acompanhamento de um profissional da área”, recomenda Carla.

Fonte: Renata Demôro da Bem Estar da GNT 

Nenhum comentário: