quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CAMINHAR É UM EXCELENTE EXERCÍCIO, MAS TAMBÉM MERECE CUIDADOS


Apesar de ser uma atividade de fácil execução, é preciso buscar orientação profissional para saber se você está apto e sobre a intensidade do treino 

Caminhar é atividade física mais democrática que existe. Desde que não haja alguma restrição, qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer uma caminhada. Para isso, basta usar uma roupa e um calçado confortável -de preferência um par de tênis que seja adequado ao seu tipo de pisada- e ir para rua ou esteira.

Além dos benefícios para a saúde que contribuem para a longevidade, pesquisas mostram que essa atividade física combate inclusive a depressão. Apesar de ser uma atividade que parece ser de baixo impacto, é necessário adotar algumas precauções.

- Antes fazer qualquer atividade física, é fundamental consultar um médico e verificar se há alguma restrição em relação à parte clínica. Depois, procure um profissional de Educação Física para que ele prescreva uma carga de exercícios que você esteja apto a realizar. É importante que a pessoa comece a caminhar numa intensidade baixa e, a medida que ela aquece, vá aumentando essa intensidade gradativamente - alerta Enrico Puggina, professor de Educação Física, de Ribeirão Preto (SP), em entrevista à TV Tem, afiliada da Rede Globo.

Se você não tem como caminhar num local aberto, uma opção é se exercitar numa esteira. Os benefícios são os mesmos, apesar de algumas diferenças na execução do exercício no aparelho, conforme destaca a professora de Educação Física Maria Fernanda Silveira, de Itapetininga (SP)

- Existem diferenças entre caminhar e correr na rua e na esteira. A principal é em relação à resistência e ao impacto no solo (no aparelho, são menores). O correto é pisar primeiro com o calcanhar e depois com as pontas dos pés, manter o abdome contraído e a respiração completa. É importante começar gradativamente para condicionar o sistema cardio respiratório e depois aumentar aos poucos a velocidade e o tempo de prática - disse em entrevista à TV Tem.

Pesquisas apontam benefícios

Em relação a este equipamento, uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Estados Unidos), apontou que exercícios realizados em esteiras rolantes ajudam a recuperar os movimentos de pessoas que tiveram derrame cerebral e que ficaram com sequelas motoras, mesmo que o problema tenha sido causado há muitos anos.

E quem tem o hábito de caminhar para espairecer não imagina o bem que está fazendo para a mente. Pelo menos essa é conclusão de uma pesquisa de uma universidade da Escócia sobre os efeitos positivos da caminhada contra a depressão. Para os autores do levantamento, "a caminhada tem a vantagem de poder ser praticada pela maioria das pessoas, de implicar pouco ou nenhum custo e de ser relativamente fácil de incorporar à rotina diária" (clique aqui e leia a íntegra da matéria). É o que atesta o produtor musical Marcelo Morga, de Sorocaba (SP)

- A caminhada é uma terapia. É um momento que eu tiro do dia aquele pensamento maçante. Exercício físico é um bom alívio para o estresse - falou à TV Tem. 

A opinião de Morga é compartilhada pela nutricionista Cristiane Perroni.

- Se a gente já tem o estresse diário, do trabalho ou relações sociais, se a gente ao menos organizar a alimentação e ter uma prática esportiva, a gente minimiza os estragos gerados pelo estresse - disse a colunista do EU ATLETA.

Depois de fazer uma avaliação médica para ver se tem algum histórico de doença ou alguma lesão e obter orientação de um professor de Educação Física para a se exercitar na intensidade adequada, resta um último esforço: manter a disciplina.

- A prática deve ser regular e bem orientada por um profissional de Educação Física. O exercício gera a melhora dos níveis de saúde e qualidade de vida, mas isso depende da disciplina e do objetivo de cada pessoa - ressalta Fernando Melo, professor de Educação Física, de Curitiba, em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo.

Por GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário: