quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A RAZÃO DA CORRIDA - Por PAOLA CARRIJO


Maratona de Curitiba 2012 - quando os quilômetros não estavam nada fáceis (agradecimentos e créditos ao Mário Maddalozzo e Triax Multisports que gentilmente me encaminharam essa foto)
Dentre inúmeras opções de práticas esportivas, muitos já me perguntaram a razão da minha escolha. Na verdade, o motivo é simples. A corrida é um dos esportes mais democráticos que existe, possibilitando a prática e integração por todos. Independe de gênero ou idade, contemplando iniciantes, amadores, apaixonados e profissionais. A corrida é multifacetada. Pode se resumir ao simples objetivo de manter-se em forma, de alcançar a paz de espírito (como um verdadeiro alívio ao ritmo frenético do dia-a-dia) ou, até mesmo, de traduzir-se numa quebra de barreiras. A corrida te incentiva a ser mais: a ter determinação, foco, disciplina e a se colocar como seu maior rival. Afinal, correr não se resume a chegar na frente do outro, mas de superar suas próprias expectativas, ciente de que a cada treino você pode fazer sempre melhor. 

Circuito Lua Cheia 2013. Fiquei em 2º lugar geral na categoria 4,3 km feminina.
Meia Maratona Noturna de Curitiba 2012. Fiquei em 2º lugar da categoria 21 km feminina 20-24 anos.
Correr é não ter limites. É transformar seus costumeiros 5 km em uma primeira maratona, é diminuir seus tempos, é suar a camisa. Já ouvi de amigos e familiares que era louca por abdicar de algumas coisas para acordar às 5 da manhã, calçar um par de tênis e participar de provas de corrida (inclusive, como farei no próximo dia 17, para participar da Meia Maratona Rio Mafra, a 100 km de Curitiba). Bem... seria isso loucura ou coragem? Coragem de sempre se colocar à prova, assumir novos desafios e não ter medo de fracassar. Já diria Vincent Van Gogh: “Se você só perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo”. A corrida é um estímulo, um desabafo, um porquê. Arrisque-se. Desafia-se, sem medo. Corra!  

Equipe Guerreira G5 Esportes - Maratona de Curitiba 2012

Corrida Rebouças 2012, na companhia do meu pai. Fiquei em 1º lugar da categoria 10 km feminina 20-24 anos.
Aproveito para agradecer toda a equipe de assessoria G5 ESPORTES, que foi a responsável por transformar meus usuais 10 km na minha primeira maratona e de me ensinar a diferença entre correr e treinar corrida (o que, inclusive, me rendeu alguns troféus). Igualmente parabenizo o Renato e sua equipe pelo blog e por incentivarem a prática esportiva num dos principais parques de Curitiba e, sem dúvidas, o meu principal e preferido local de treinos. A equipe G5 ESPORTES está sempre por lá, cumprindo as planilhas, fazendo treinos de coordenação e funcional e agora também com os novos treinos de kettlebell. Para os interessados, em simplesmente correr ou pegar pesado, estamos à disposição para maiores informações. O importante é correr, seja com qual objetivo for!  

A PAOLA SPREA CARRIJO é AMIGA DO PARQUE BARIGUI, 24 anos, advogada, apaixonada por corrida e integrante da equipe de assessoria G5 ESPORTES (http://g5esportes.wordpress.com/assessoria-esportiva/)

3 comentários:

Gustavo disse...

Showww! Parabéns Paola!! Continue sempre assim, determinada, esforçada e sem desistir nunca! Keep Running!

Guilherme Horst disse...

Grande Paola!!!
Quebrando as próprias barreiras.
Inspiração pra muita gente!

luizz disse...

Legal paola.
Divulgado os feitos e incentivando a galera!