quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
A HORA CERTA DO GEL CARBOIDRATO
Saiba qual o momento ideal para você reabastecer os seu estoque de energia...
Já faz tempo que o gel de carboidrato se tornou companheiro inseparável de quem corre com regularidade e tem foco em desempenho. Muitos amadores, no entanto, entraram na onda sem informações suficientes sobre seu uso correto.
Você sabe quando e por que ele é necessário?
O consumo dos sachês ajuda a recarregar os estoques de energia e melhorar o rendimento na corrida, mas muitas vezes é dispensável ou pode ser substituído por alternativas naturais.
“Nosso estoque de glicogênio hepático e muscular (carboidrato armazenado) é pequeno e se esgota rapidamente com a prática de exercício. O consumo de carboidratos de rápida absorção durante a corrida fornece glicose e permite a continuidade da atividade, retardando a fadiga”, explica a nutricionista Paula Crook, da PB Consultoria em Nutrição. “Isso também evita a utilização de proteína como fonte de energia. Assim, ela não é desviada de sua principal função, que é o crescimento, manutenção e reparo dos tecidos musculares”, complementa.
Mas esse processo só ganha importância depois de uma hora de corrida. “É a partir daí que o consumo do gel passa a ser indispensável para garantir um aporte adequado de energia durante o treino, evitando a redução dos estoques de carboidrato do corpo”, defende a nutricionista. “Para facilitar, recomendo um gel de carboidrato (de 20 g a 30 g) a cada 40 minutos ou a cada 7 km, caso a corrida dure mais de uma hora.”
Para quem não gosta do suplemento, que deve ser sempre consumido acompanhado de água, há alimentos ricos em carboidratos que também são absorvidos rapidamente e que podem ser usados em treinos e provas.
Confira na tabela:
Alimento Carboidrato
1 pedaço de rapadura (30 g) 27 g
5 batatas inglesas cozidas sem casca (150 g) 27 g
1 bananinha com açúcar (37,5 g) 28 g
2 bisnaguinhas 26 g
Fonte: The Finisher - Mariana Gianjoppe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário