segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Guilherme Manocchio conquistou a prata no Troféu Brasil de Triathlon

Santiago vence e permanece invicto no Troféu Brasil de Triathlon

Por Danielle Mantovani - WebRun

No último domingo, 30 de outubro, aconteceu a penúltima etapa do Troféu Brasil de Triathlon, em Santos (SP). A prova largou às 9h15, na ponta da praia, e, apesar do clima abafado, os atletas mantiveram um alto nível na prova. Os primeiros colocados do profissional na prova masculina foram Santiago Ascenço, Guilherme Manocchio e Danilo Pimentel.

Santiago, o campeão, completou o percurso em 1h45min03. Segundo o atleta, a prova foi acima das expectativas que tinha, já que havia reduzido o volume de treino desde a etapa anterior da competição. O goianiense está em primeiro no campeonato e afirma: ”Ganhei as quatro, já estou bem encaminhado, só preciso ganhar a última. Vou pra ganhar, terminar esse campeonato invicto”.


Guilherme Manocchio (Amigo do Parque Barigui) conquistou a prata na competição, com 1h45min25. “Eu estava disposto e super bem treinado para esta etapa. Já saí um pouco na frente desde a natação, com uma certa vantagem, subi na bike em segundo e acelerei o máximo que eu pude, pedalei muito forte. Na corrida, Santiago me ultrapassou, mas deu pra manter a colocação”, conta o atleta. Manocchio disse que ainda não sabe se vai participar da próxima etapa, pois pensa em tirar férias no final do ano.

Danilo Pimentel também ficou satisfeito com o resultado da corrida. “O nível estava muito alto, não esperava tantos atletas nesse nível forte. Em alguns momentos pensei que não daria nem pra ficar no pódio, mas no sétimo quilômetro busquei o terceiro e consegui”, comemora o atleta, que fez a prova em 1h46min35.

Assim como na prova masculina, as mulheres também mantiveram o alto nível, apesar do clima abafado. Vanessa Giannini, Luisa Baptista Duarte e Carolina Furriela foram as primeiras colocadas da disputa.

Vanessa esteve na frente em todas as transições e completou a prova com 2h00min34. “Usei uma estratégia de sair junto na natação, fazer um ciclismo forte para abrir e fazer uma corrida mais tranquila, e deu mais do que certo”, conta a atleta, que está em primeiro lugar na competição. “Consegui abrir um pouco mais a vantagem sobre a segunda colocada e se tudo der certo e não tiver nenhum problema ou acidente, quero levar o bicampeonato”, completa Vanessa.

A segunda colocada, Luisa de Baptista Duarte, começou na modalidade em janeiro desse ano e cruzou a linha de chegada com 2h05min29. “Fiz mais do que estava esperando, apesar do calor. Estou confiante para a próxima etapa e treinando muito mesmo, pra melhorar cada vez mais”, afirma a atleta.

Já Carolina Furriela conquistou o bronze mesmo depois de ficar doente. “Ganhei em Salvador e no dia seguinte peguei uma gripe muito forte, estou com sinusite. É ruim competir doente, mas fiz a prova no meu limite, estou feliz porque fiz o máximo que eu podia”, conta a atleta, que fez a prova em 2h06min16. “Minha briga estava com Fernanda e Priscila. Ganhei das duas, então a decisão vai ficar para a última etapa, que vale mais”, completa Carolina.

A próxima etapa, última da competição, será também em Santos, no dia 11 de dezembro.

Fonte: WEBRUN

CICLOFAIXA SERÁ AMPLIADA ATÉ O PARQUE BARIGUI

A Prefeitura lançou neste domingo o 1º Circuito Ciclofaixa de Lazer de Curitiba. O circuito de lazer, sinalizado por faixas vermelhas pintadas nas ruas que compõem o trajeto, tem 4 quilômetros de extensão.
Curitiba, 23/10/2011

A população aprovou o 1º Circuito Ciclofaixa de Lazer de Curitiba, inaugurado neste domingo (23) num percurso de 4 km de sinalizados por faixas vermelhas pintadas nas ruas. Cerca de 4,5 mil ciclistas passearam pelo circuito até às 16h, e puderam transitar na faixa exclusiva com segurança e comodidade. O próximo Circuito Ciclofaixa de Lazer será no dia 27 de novembro. Nesta etapa inicial, o Circuito Ciclofaixa de Lazer será um domingo por mês.

Os próximos passeios serão nos dias 27 de novembro; 18 de dezembro; 15 de janeiro; 12 de fevereiro; e 25 de março. No ano que vem, a ciclofaixa de lazer será ampliada até o Parque Barigui, num percurso de 14 km, e acontecerá todos os domingos.

“Essa é uma iniciativa que a cidade precisava e que está sendo muito bem realizada pela Prefeitura. Agora é torcer para a população aderir a Ciclofaixa e começar a utilizar com mais frequência a bicicleta”, disse Igor Rocha, de 26 anos, que acordou cedo para estrear o novo circuito.

O percurso da Ciclofaixa de Lazer saiu das esquinas da XV de Novembro com a rua Mariano Torres e passou pela própria XV, Marechal Deodoro; Emiliano Perneta; Visconde de Nácar; André de Barros e Mariano Torres, roteiro que destaca cenários históricos e culturais de Curitiba.

Ciclovias ligam Curitiba de ponta a ponta
O estudante Rafael Teixeira, de 16 anos, destacou o cuidado com a implantação do circuito. “O percurso está muito bem sinalizado, garantindo um passeio agradável e seguro aos ciclistas”.

“Fico feliz em ver que Curitiba está dando mais atenção para os ciclistas”, disse o estudante Renan Sakata Cardoso, de 16 anos e que já competiu por Curitiba nas provas de ciclismo nos Jogos da Juventude do Paraná. “Gostei muito da Ciclofaixa e de todo o cuidado para educar ciclistas, motoristas e pedestres para conviverem em harmonia no trânsito. Esta primeira etapa irá garantir a segurança de todos quando começarem a ampliação do circuito”.

“Achei a Ciclofaixa um ótimo programa para se fazer com amigos e com a família. Oferece segurança, um percurso acessível para todos e é uma atividade saudável e muito divertida”, disse a analista administrativa Fabíola Beller, de 31 anos.

As ações de suporte ao uso de bicicletas não se limitam ao centro. Em novembro começam as obras da ciclofaixa na Marechal Floriano, assim como serão continuados os trabalhos de ampliação da malha cicloviária que já é uma das maiores do Brasil.

Ciclovias – Estudo recente divulgado pelo portal Mobilize Brasil aponta as cidades do Rio de Janeiro e Curitiba como as capitais brasileiras com melhor mobilidade urbana. Não é por acaso que as duas cidades estão no topo do ranking nacional quanto se considera o tamanho da malha cicloviária.

Curitiba, a pioneira no Brasil na implantação de ciclovias, tem cerca de 120 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. O Rio de Janeiro tem 240 quilômetros de ciclovias que se estendem pela orla da cidade. Porto Alegre, cidade do porte de Curitiba, tem 8 km de ciclovias.

Em Curitiba, a prefeitura está investindo na ampliação das ciclovias. São seis vias em obras que representam 22,4 quilômetros de ciclovias a mais na cidade. A malha está sendo ampliada seguindo o Plano Diretor Cicloviário elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) que orienta os projetos de urbanização e revitalização de ruas com infraestrutura cicloviária.

Estímulo – Além da ampliação da rede de ciclovias e da implantação da ciclofaixa de lazer, a Prefeitura de Curitiba oferece programas de estímulo ao uso da bicicleta.

Entre as principais ações se destacam o programa Pedala Curitiba, que oferece passeios ciclísticos toda terça-feira à noite com percursos diferentes, que variam de 12 a 20 km, e o Circuito SMELJ de Ciclismo, que foi ampliado em 2011 e passou a contar com etapas no Velódromo de Curitiba, aberto para todas as idades, e nas Regionais Administrativas, com foco maior na criança e adolescente, buscando despertar o interesse pelo ciclismo desde cedo junto aos curitibanos.

A Prefeitura também promove o Passeio Ciclístico em Comemoração ao Aniversário da Cidade, que neste ano contou com a participação de 5 mil pessoas, que pedalaram do Mercadorama da Avenida Silva Jardim até o parque Barigui para a grande festa em comemoração aos 318 anos da cidade. Em dezembro acontecerá o Passeio Ciclístico de Natal.

Fonte: PMC
Foto:Cesar Brustolin/SMCS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ATENÇÃO TRI-ATLETAS DO PARQUE BARIGUI


O melhor do triatlo nacional será a atração do final de semana com a realização da quarta e penúltima etapa do 21º Troféu Brasil de Triathlon, marcada para o domingo, dia 30. A partir das 8h, atletas de todo o país iniciam a disputa na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 5 e 6, na Ponta da Praia, em Santos. A importância da etapa, que marca a reta final do evento, pode ser comprovada pela boa presença de cerca de 600 competidores, divididos pelas categorias profissional e amadoras, um dos maiores números da temporada.

Os profissionais e os atletas da categoria Amador Olímpico cumprirão 1,5k de natação, 40k de ciclismo e 10k de corrida, enquanto a Amador Short fará a metade destas distâncias. As inscrições para a etapa poderão ser feitas somente no Simpósio Técnico e na Expo Troféu Brasil, dia 19, no Clube de Regatas Vasco da Gama, em Santos, na Ponta da Praia, das 13h às 17h. Mais informações sobre as inscrições e preços podem ser obtidas no site oficial, www.trofeubrasil.com.br.

"Como estamos chegando ao final da temporada, uma grande presença como esta é normal. Todos querem somar o maior número de pontos, já que o sistema agora não tem descartes e não desclassifica aquele que não disputou todas. Cada prova ficou ainda mais importante", explica Núbio de Almeida, diretor da NA Sports, organizadora do Troféu Brasil de Triathlon.

A programação oficial começa no sábado, dia 229, com a entrega de kits e novas inscrições no Clube de Regatas Vasco da Gama, na Av. Alm. Saldanha da Gama, 33/35 (Ponta da Praia), das 13h às 19h, mesmo horário da Expo Troféu Brasil. O Simpósio para os atletas Pro e Elite Amador, às 15h, um pouco mais tarde, às 17h, será a vez do simpósio para os amadores.

No domingo, dia 30, a movimentação começa cedo, das 6h45 às 7h45, com numeração e entrega da bicicleta na área de transição na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 5 e 6, em Santos. Os atletas profissionais e da categoria Amador Olímpico farão isso das 6h45 às 9h. A largada do Amador Short será às 8h, enquanto a do Profissional será às 9h10, já a Elite Amador começa às 9h15. A premiação da imprensa será às 11h30, ficando a oficial para as 11h40.

Reunindo as feras da modalidade, o 21º Troféu Brasil de Triathlon promete muita disputa nas duas etapas finais. A diferença entre os primeiros colocados não é grande e como o que vale é a somatória de pontos, todos querem conseguir o melhor lugar possível. Outro ponto importante é que o competidor pode participar de quantas etapas quiser, sem penalização. Além de Ascenço e Gianinni, outros destaques do esporte estão bem na temporada, como Fred Monteiro e Antônio Manssur Filho, segundo e terceiro no masculino, e Fernanda Garcia e Carolina Galvão, no feminino.
O 21º Troféu Brasil de Triathlon tem organização da NA Sports. O patrocínio é de Fit, com co-patrocínio de Gatorade, Speedo, Santa Constância e Vista Porto Seguro. O apoio é da Prefeitura de Santos, SENAC, ADR3, Medical Line, Vista Porto Seguro, MKTE, Revista Trisport, com colaboração de SRCVB, Ativo.com, Webrun, FunfSports.com, SEMES, Polícia Militar, 17º GB e UNIMES.

Mais informações no site www.trofeubrasil.com.br.

Consultoria de Comunicação da NA Sports:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTB 18.324
Fones: (11) 8266-6086/8931-8977 - e-mail: mbragacom@mbragacom.com.br

MARATONA CAIXA DE CURITIBA ESPERA REUNIR 4,5 MIL ATLETAS NA ESTREIA DA PROVA


No próximo dia 20 de novembro será realizada a primeira edição da Maratona Caixa de Curitiba. Com realização da Associação Brasileira de Esportes Endurance, ABEE, e organização da Latin Sports, empresa conhecida pela organização de eventos como o Ironman Brasil, Volkswagen Run e Ayrton Senna Racing Day, o evento chega para marcar presença no calendário de corridas de rua e promete diversas novidades para os atletas participantes.

A organização da Latin Sports promete proporcionar aos atletas uma experiência única, com postos de hidratação a cada 2 km, com o isotônico Gatorade em todos os postos do km 6 ao 36, kit atleta exclusivo Track&Field, espaço para massagem, entre outras novidades.

A onda de corridas, moda que tomou conta planeta nos últimos anos, chegou ao cenário da cidade planejada com um evento completo de pedestrianismo. Com três alternativas de distâncias, a prova prevê dividir o público entre a corrida de 10 km, a caminhada de 5 km e a esperada maratona (42 km).

Outra novidade é a presença do atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, um dos nomes mais conhecidos da corrida de rua mundialmente, que será o padrinho da corrida. Apesar de já ter se aposentado, o atleta estará presente no dia do evento incentivando a prática à modalidade.

Para Carlos Galvão, sócio-diretor da Latin Sports, a prova foi planejada para oferecer qualidade de organização ímpar na região e contemplar diferentes tipos de corredores e adeptos da caminhada. “No alto rendimento, a prova apresenta oportunidades competitivas para ampliar as capacidades técnicas e representação no calendário nacional. Os corredores da categoria participativa encontram a oportunidade de superação pessoal, equilíbrio para uma vida saudável e lazer seguro, com um grupo social de interesses comuns”, relata Galvão.

A premiação em dinheiro, totalizando R$ 19,8 mil, será distribuída entre os cinco primeiros colocados na categoria geral masculino e as cinco primeiras colocadas na categoria geral feminina.

Ainda para estimular a prática da modalidade com caráter participativo, os cinco primeiros atletas de cada uma das 12 categorias, separadas por faixa etária, que completarem a distância de maratona receberão troféu da prova. Os cinco primeiros colocados geral na corrida de 10 km também receberão troféu.

Uma homenagem à cidade que acolhe a prova ainda contempla a premiação em dinheiro ao melhor atleta curitibano por faixa etária. Ganham os atletas que correram todas as etapas de corrida do Campeonato da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude realizadas em 2011 e que tenham sido os primeiros colocados em sua categoria.

PREMIAÇÃO

A primeira Maratona Caixa de Curitiba teve o valor da premiação mais que triplicado. Passou de R$ 19.800 mil para R$ 61.780 mil, que serão distribuídos do 1º (13 mil reais) ao 10º (R$ 250,00) colocados na classificação geral da corrida, que será realizada no dia 20 de novembro. O aumento de 235% do valor inicial previsto para premiações aconteceu devido ao aporte de investimentos de novos patrocínios para a prova.

"Buscamos novos parceiros para ampliar a premiação geral no objetivo de reconhecer e valorizar ainda mais o desempenho dos corredores de alto rendimento", disse o secretário municipal do Esporte.

A Maratona Caixa de Curitiba também contará com premiação em dinheiro para os melhores atletas curitibanos da maratona (separados por faixa etária, feminina e masculina, cadeirantes e pessoa com necessidade especial), no valor de R$ 250,00. Serão considerados Atletas Curitibanos todos aqueles que tenham participado de pelo menos três etapas do Campeonato Adulto de Corridas de Rua da Prefeitura Municipal de Curitiba no ano de 2011.

Estrutura – Além da ampliação da premiação, a primeira Maratona Caixa de Curitiba irá oferecer uma infraestrutura de gabarito internacional. O evento contará com a entrega de aproximadamente 2 mil litros do isotônico, hidratação com água a cada 2 km, mais de 200 kg de frutas na chegada. Haverá ainda um espaço kids para a recreação das crianças acompanhantes dos atletas.

"Temos certeza de que a Maratona Caixa de Curitiba irá proporcionar aos atletas uma experiência única, com provas acessíveis e desafiadoras para corredores profissionais e amadores, além de uma estrutura de nível internacional para garantir o bem-estar e a diversão de todos os participantes", disse Marcello Richa.

Os cuidados com a saúde também foram planejados para atender o público, com um espaço para massagem com 15 fisioterapeutas e cinco ambulâncias, sendo duas Unidades de Atendimento Intensivo (UTI) e três básicas.

Em parceria com a Faculdade Dom Bosco, serão oferecidos serviços voltados para a população, como a medida da circunferência de cintura, cálculo de IMC (índice de massa corporal) e a medição de glicemia para mensurar o nível de açúcar no sangue. Para auxiliar os atletas na hidratação a prova contará com o apoio de 400 escoteiros mirins de 10 a 18 anos.

A maratona ainda contará com um dos mais sofisticados kits de corrida de rua, um conjunto de produtos exclusivos da Track&Field, que inclui camiseta em tecido exclusivo thermodry feita especialmente para prova, boné, um par de meias performance e squeeze. Os atletas que cruzarem a linha de chegada da maratona também irão ganhar uma toalha de finisher.

Meio Ambiente – Outro destaque da prova está na responsabilidade socioambiental. Além da coleta seletiva, com destinação do lixo e materiais utilizados a uma cooperativa local, serão utilizadas políticas de redução do uso de materiais descartáveis, resíduos, água, energia, produtos químicos e poluentes. As sacolas dos kits também serão substituídas por sacolas reutilizáveis de fibra de PET.

Padrinho - Organizada pela Latin Sports em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a Maratona Caixa de Curitiba terá o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima como padrinho e acontecerá no dia 20 de novembro, com provas de 42, 10 e 5 quilômetros.

A largada da maratona está prevista para as 6h20 para os cadeirantes e elite feminino; 6h25 para a elite masculina e às 7h para os demais pelotões. A largada dos 10 quilômetros será às 7h30 para o feminino e masculino, e na sequência acontecerá a largada da caminhada.

Inscrições – Mais de 1.400 atletas já garantiram sua vaga para participar da prova de 42 km da Maratona Caixa de Curitiba. A previsão é de que aproximadamente 3.200 corredores participem do evento.

Uma cota de inscrições cortesia para a caminhada de 5 km será distribuída pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude para projetos da terceira idade da Prefeitura Municipal. Com o apoio da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), atletas com necessidades especiais receberão, além da isenção das inscrições, um atendimento especial durante o percurso.

As inscrições para participar da Maratona Caixa de Curitiba estão abertas até o dia 13 de novembro e podem ser realizadas nas lojas Track&Field do Shopping Mueller e Park Shopping Barigui, ou por meio do site www.maratonacuritiba.com.br e www.webrun.com.br.

Todos os atletas inscritos receberão um kit exclusivo Track&Field com camiseta thermodry, boné, meia performance e squeeze. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo sitehttp://www.maratonacuritiba.com.br ou nas lojas Track&Field dos Shoppings Mueller e Barigui.

Serviços:

Maratona Caixa de Curitiba

Data: 20/11/2011
Horário: 6h20
Inscrições até: 13/11/2011
Local: Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico
Programação:
5h20 às 7h: Entrega dos Chips (MARATONA e CORRIDA)
6h: Início do Aquecimento/Alongamento
6h20: Largada da MARATONA – Cadeirantes e Deficientes Visuais
6h30: Largada da MARATONA – Feminino
7h: Largada da MARATONA – Masculino
7h30: Largada da CORRIDA 10 km – Feminino e Masculino
Na seqüência: Largada da CAMINHADA de 5 km
10h: Início da Cerimônia de Premiação (MARATONA e CORRIDA)

Mais informações: www.maratonacuritiba.com.br

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 m

inutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O site de saúde e bem estar Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:


1.Melhora a circulação
Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.


Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.

2.Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

"A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica.

3. Combate a osteoporose
O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.


"Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.


4. Afasta a depressão
Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia.

5. Aumenta a sensação de bem-estar
Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.

"Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento."

6. Deixa o cérebro mais saudável
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos", comenta Paulo Correia.

Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.

7. Diminui a sonolência
A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

"Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte", completa o especialista da Unifesp.

8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia.

E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.

9. Controla a vontade de comer
Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.

Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

"Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida", afirma Paulo Correia.

10. Protege contra derrames e infartos
Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

11. Diabetes
A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

"Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes", explica o fisiologista da Unifesp.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CRIADO NO PARANÁ, O FOOTSACK É OFICIALMENTE RECONHECIDO PELO MINISTÉRIO DO ESPORTE

No último sábado, 22 de outubro, o Footsack, criado pelo paranaense Marcos Juliano Ofenbock foi oficializado como primeiro esporte Paranaense e sexto esporte brasileiro. Concomitante a oficialização, aconteceu no Parque Barigui o 5o. Campeonato Brasileiro de Footsack. Além dos atletas, muitos expectadores aproveitaram para conhecer o esporte e praticar um pouco do domínio da bola. Os jogos foram de alto nível, realizando em cada partida um verdadeiro show. Na categoria individual, o título ficou para Willian Alves, que conquistou o penta campeonato brasileiro; seguido de Djonei Schaffer e Fabio Costacurta. Já a categoria dupla do campeonato ficou para Willian Alves e Johnathan Alves.

“O Footsack tem se expandido por ser simples e barato”, afirma Marcos Juliano Ofenbock, criador do esporte e presidente da Federação Paranaense de Footsack. Segundo ele, o esporte não exige um espaço físico amplo, é simples e de baixo custo. Segundo ele é muito fácil começar a praticar o Footsack porque ele não exige um espaço físico amplo e nenhum recurso oneroso. Com dez reais você compra a bolinha e pode jogar de maneira recreativa, com quantas pessoas quiser. “A montagem da quadra, os postes e a rede ficam em torno de 500 reais, se a ideia for jogar o Footsack competitivo”, ressalta.

Para difundir a modalidade, Ofenbock fundou em 2002 a empresa Footsack, que hoje controla a fabricação de artigos para a prática do esporte e trabalha sua divulgação através de parcerias com escolas de Curitiba e região. “No dia 8 de outubro, por exemplo, vamos inaugurar doze quadras em CAICs – Centro de Apoio Integral à Criança – na capital paranaense”, conta Marcos.

Já existem quadras de Footsack em vários colégios de Curitiba. Num deles, o Marista Paranaense, o esporte virou uma febre entre os meninos. Eles vivem com as bolinhas a tiracolo e disputam a quadra nos intervalos das aulas.

Já nos colégios Municipais de Curitiba, com o apoio do Vereador Felipe Braga Côrtes, foram instalados somente nesse ano 12 quadras, representando um investimento de R$ 12mil.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Curitiba recebe mais 161 ônibus para frota do transporte coletivo


  O prefeito Luciano Ducci entregou ontem (24), no Parque Barigui, mais 161 ônibus zero quilômetro para a frota da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. Foi a terceira entrega do ano, num total de 434 veículos. Os novos ônibus fazem parte do projeto de renovação de 30% da frota e até dezembro, serão 557 ônibus novos entregues em 2011. “São ônibus modernos que vão oferecer mais segurança e conforto aos curitibanos que utilizam o transporte coletivo”, afirmou Ducci. “Ao longo da gestão estamos investindo em transporte coletivo, buscando oferecer o melhor para a nossa cidade”, disse Luciano Ducci
Prefeito Luciano Ducci entrega novos ônibus para a Rede Integrada de Transporte, no Parque Barigui
Foto: Brunno Covello/SMCS
O prefeito Luciano Ducci entregou ontem (24), no Parque Barigui, mais 161 ônibus zero quilômetro para a frota da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. Foi a terceira entrega do ano, num total de 434 veículos. Os novos ônibus fazem parte do projeto de renovação de 30% da frota e até dezembro, serão 557 ônibus novos entregues em 2011. “São ônibus modernos que vão oferecer mais segurança e conforto aos curitibanos que utilizam o transporte coletivo”, afirmou Ducci. “Ao longo da gestão estamos investindo em transporte coletivo, buscando oferecer o melhor para a nossa cidade”, disse Luciano Ducci

O prefeito citou como exemplo destes investimentos, o Expresso Ligeirão (na cor azul) e o novo biarticulado do sistema Expresso (vermelho), que são os maiores ônibus do mundo. Além do sistema Expresso, afirmou Ducci, os 434 novos que entraram na frota neste ano, beneficiaram passageiros das linhas de ligeirinhos, convencionais, alimentadores e interbairros.

Novos Ligeirões
O presidente da Urbs, Marcos Isfer, disse que o transporte coletivo de Curitiba vive um momento importante, com uma série de investimentos. Além dos novos ônibus, afirmou Isfer, estão sendo feitos investimentos para implantação do Ligeirão nos eixos Norte, Leste e Oeste. “Estamos modernizando o sistema, conforme determinação do prefeito, para que Curitiba tenha um transporte cada vez melhor”.

A renovação, além de baixar a idade média para 4,5 anos, também agrada aos operadores do sistema. Há 15 anos na profissão de motorista do transporte coletivo, Joel Carvalho diz que os novos ônibus são mais modernos, seguros e representam uma melhoria significativa tanto para o usuário, que ganha em conforto e segurança, quanto para os motoristas que passam por capacitação para dirigir veículos mais modernos – e, no caso do Expresso e Ligeirão, também maiores.

“A renovação traz benefícios para todos e valoriza nossa profissão”, afirma Joel, que tem capacitação para dirigir qualquer ônibus. “Para nós é um avanço importante, nos coloca a par de novas tecnologias, é uma valorização, sem dúvida”, afirmou Joel.

Modernos
Os 161 ônibus compõem uma frota de 13 biarticulados (vermelhos), 35 Ligeirinhos (prata), 63 Alimentadores (laranja), 44 Convencionais (amarelos) e seis interbairros (verdes). Os veículos são equipados com GPS, com motores que fazem queima mais completa de combustível, reduzindo a emissão de poluentes.

Os novos ônibus atendem em 100% as normas de acessibilidade definidas por lei. Atualmente, a acessibilidade nos ônibus de Curitiba passa de 90%, o que coloca a cidade como uma das mais avançadas nesta área.

A renovação da frota que vem sendo feita pela prefeitura também traz benefícios imediatos ao meio ambiente. A entrada em operação de 557 ônibus até o fim do ano reduz a emissão de poluentes em 18.273 toneladas poluentes.

Rede Integrada
Referência internacional quando se trata de transporte coletivo, Curitiba tem uma rede integrada que atende além da capital mais 13 municípios vizinhos. A integração física e a tarifa única permitem trocar de ônibus quantas vezes for necessário, permanecendo no sistema sem limite de tempo e pagando uma única tarifa.

A Rede Integrada de Transporte tem uma frota operante de 1.915 ônibus e registra 2,3 milhões de passageiros transportados por dia. A integração é feita por uma rede que tem 82 quilômetros de canaletas, 364 estações tubo, 355 linhas e seis mil pontos de parada. Os ônibus da Rede percorrem por dia 490 mil quilômetros e fazem 21 mil viagens por dia.

Fonte: Jornale

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O uso de anabolizantes pode ser prejudicial à saúde

Principalmente com a chegada do verão, muitas pessoas querem correr atrás do prejuízo dentro de academias, corridas externas e suplementos alimentares, que contribuam e definam melhor o corpo. Porém, o exagero é sempre prejudicial à saúde.

Os esteróides anabolizantes são hormônios muito procurados por pessoas que têm como objetivo criar músculos de maneira rápida. Mas, segundo a personal trainer e nutricionista desportiva e AMIGA DO PARQUE BARIGUI, FABÍOLA HERRMANN, se forem utilizados de forma indiscriminada podem trazer vários malefícios à saúde, inclusive prejudicando órgãos e podendo levar um indivíduo à morte. “Os anabolizantes têm venda proibida, o que dificulta ter uma fiscalização e controle da qualidade do produto. Sendo assim, muitas vezes são falsificados, elevando os riscos de vida dos usuários”, completa.

Os efeitos desses anabolizantes em longo prazo são muitos, mas depende de cada indivíduo e organismo. “Alguns efeitos colaterais provocados por essa droga são: calvície, hipertrofia prostática, acne, agressividade, hipertensão, limitação do crescimento, virilização em mulheres, aumento do colesterol, ginecomastia, dores de cabeça, impotência e esterilidade, insônia, hepatoxidade, problemas renais, problemas de tendões e ligamentos, entre vários outros”, ressalta Fabíola.

O uso prolongado desses esteróides além de causar muitos problemas à saúde, quando são interrompidos de uma hora para outra também podem trazer muitas complicações. “Para as pessoas que já tomam altas doses de anabolizantes há muito tempo e tem sintomas de dependência, nem sempre é fácil parar de usar. Quando param podem sentir fadiga, perda de apetite, insônia, irritação, redução do desejo sexual e ainda uma grande vontade de continuar usando anabolizantes. O sintoma mais perigoso que pode surgir é a depressão, que em casos extremos pode levar à tentativa de suicídio. Como o anabolizante faz aumento de massa muscular e lipólise (quebra de gordura) quando um usuário para de utilizar o esteróide aos poucos aumenta a quantidade de gordura corporal”, explica a nutricionista.

A busca pelo corpo perfeito é o objetivo de muitos homens e mulheres, porém, é possível chegar a um bom resultado seguindo uma dieta saudável, sem danificar a saúde. A nutricionista Fabíola explica que, o ideal é sempre fazer uma consulta com um profissional da área para que ele calcule a quantidade de proteína necessária para cada um. Isto varia de acordo com o sexo, o peso, a idade, o nível e tipo de exercício físico. A alimentação também é levada em consideração, pois quem não ingere carne deve repor a proteína através do suplemento. “Os suplementos aprovados pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde podem ser consumidos por pessoas saudáveis e que praticam exercício físico, respeitando as doses indicadas pelos fabricantes ou por um nutricionista. Alguns exemplos são: maltodextrina, whey protein, aminoácidos, termogênicos, óleo de cártamo, BCAA, albumina, glutamina, carboidratos, isotônicos, hipercalóricos, entre outros”, completa.

Mesmo com tantas maneiras de agilizar o processo de emagrecimento ou definição dos músculos, as pessoas devem compreender que comprometer a saúde futuramente visando apenas o corpo ideal é muito arriscado. Segundo Fabíola, treinar com determinação, respeitar os intervalos, dormir bem e fazer uma alimentação rica em proteína com carboidrato balanceado, frutas e saladas são fatores que ajudam muito. “Comer a cada 3 horas, não treinar em jejum, ingerir bastante líquido, priorizar o almoço e o jantar com comidas saudáveis. Não ingerir doces, comidas de fast food, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Utilizar suplementos legalizados e indicados para a sua modalidade esportiva e seu objetivo”, finaliza.

Mais informações pelo telefone: (041) 9933-7670 ou pelo site A Personal Trainer.

http://www.apersonaltrainer.com.br/

quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Neste sábado (22), a partir das 11h, o Parque Barigui receberá o 5º Campeonato Brasileiro de Footsack, promovido pela Associação Brasileira da categoria em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Criado em Curitiba, o esporte será oficializado como genuinamente brasileiro durante a competição.

“É um grande orgulho para nós apoiar e contribuir para o crescimento deste esporte, que foi criado em Curitiba, já se tornou mania em todo o Brasil e está começando a ser praticado em outros países”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa. O secretário destacou que já acontecem competições na Venezuela, que também está formalizando a criação da Associação Venezuelana de Footsack.

O Campeonato Brasileiro de Footsack será realizado pelo segundo ano consecutivo em Curitiba e contará com atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desde sua criação, já foram realizados cinco campeonatos brasileiros de Footsack (nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro), quatro campeonatos sul-brasileiros, 15 campeonatos estaduais e sete torneios abertos.

Footsack - Criado pelo empresário e economista curitibano Marcos Juliano Ofenbock, o Footsack é derivado de três esportes internacionais: o footbag, tênis e futebol. A partida é disputada em uma quadra de 10mx5m, com uma rede de 1,5m de altura. Um ou dois jogadores de cada lado lançam, com os pés, uma bolinha de crochê recheada com polipropileno reciclado, com o único objetivo de derrubar a bola no campo adversário.

“Com o apoio da Prefeitura, que reconheceu Footsack em 2008 e tem sido grande parceira na divulgação e prática deste esporte, hoje contamos com quadras públicas de Footsack no Parque Barigui, praças e em escolas municipais e privadas”, disse Marcos Juliano Ofenbock, que também é o presidente da Federação Paranaense de Footsack.

Junto com Marcos Juliano, o vereador Felipe Braga Côrtes é outro grande incentivador do Footsack. O vereador apresentou o esporte para as autoridades do Município e contribuiu com emendas para inserir a modalidade em 12 escolas municipais de Curitiba. A primeira quadra pública de Footsack no Brasil, no parque Barigui - onde acontecerão os jogos no sábado -, foi instalada no local após solicitação do vereador à Prefeitura.

Atualmente o Footsack conta com aproximadamente mil atletas inscritos na Associação Brasileira de Footsack, com destaque para os estados do Paraná e Santa Catarina, que em 2011 fundou a Federação Catarinense de Footsack.

Responsabilidade Social – Além do cuidado socioambiental com material utilizado no equipamento do jogo, como o recheio da bola, feia de polipropileno reciclado – pequenos grãos plásticos provenientes, em sua grande maioria, de garrafas plásticas PET, o Footsack também agrega projeto de responsabilidade social em Curitiba.

Em 2006 foi criada a Associação Curitibana de Crocheteiras, que reúne cerca de 50 mulheres em situação de vulnerabilidade social, que produzem e comercializam as bolas de crochê utilizadas no Footsack.

Conheça as regras do Footsack:

- Quadra: é necessária apenas no Footsack competitivo, já que para jogar o recreativo basta uma bolinha e três pessoas ou mais. O campo de cada jogador mede 4m de comprimento por 5m de largura, no individual, e 5m x 5m, em duplas. A quadra é dividida em quatro quadrantes.

- Rede Divisória Central: ocupa toda a largura da quadra e sua parte superior fica a 1,5m do chão.

- Modalidades: No Esporte Oficial, há duas modalidades: individual e em duplas.

- Pontuação: em ambos os casos, são disputados três sets de 21 pontos corridos, sem vantagem – em caso do set chegar ao placar de 20 x 20, é preciso abrir dois pontos de vantagem – e vence aquele que conquistar primeiro dois sets. Cada ponto é obtido quando o atleta passa o footsack por cima da rede e o faz cair no campo do adversário.

- Saque: No saque, o atleta deve chutar o footsack no quadrante diagonal oposto.

- Número de Toques: o atleta deve passar o footsack para o outro lado da quadra em, no máximo, dois toques com qualquer parte do corpo, exceto braço, antebraço e mão. Em duplas, o limite é de cinco toques entre a dupla, mas é obrigatório que ambos toquem na bola na recepção do saque.

Fonte: PMC - Foto: Divulgação

sábado, 15 de outubro de 2011

Três ovelhas dão à luz nove filhotes trigêmeos em parque público de Curitiba

Três ovelhas de parque em Curitiba dão à luz trigêmeos - seis carneirinhos e três ovelhinhas

Três mamães ovelhas proporcionaram uma façanha que não é muito comum entre a espécie: elas deram à luz três filhotes trigêmos por casal no Parque Barigui, em Curitiba, o maior espaço público da cidade. Todos fazem parte do rebanho de ovinos Barigui e têm a função de ajudar a aparar a grama por onde circulam os visitantes do parque.

Os nove recém nascidos trigêmeos representam a metade de um total de 18 filhotes que nasceram neste mês. Embora na fase de desenvolvimento, os filhotes da ovelhas e carneiros já puderam ser vistos perambulando pelo parque junto com seus pais para brincar e aprender como que se faz a conservação da grama do Barigui.

"Casais de gêmeos são normais entre as ovelhas, mas aparecer trigêmeos é mais difícil. E acontecer com três casais ao mesmo tempo é algo que nos supreendeu a todos", disse ao UOL Notícias a veterinária Ana Lúcia Passerino.

A veterinária diz que fatores como genética e nutrição influenciaram no registro dos nove trigêmeos. Segundo ela, o caso também é peculiar porque o rebanho do parque é pequeno, o que diminui ainda mais as chances de surgimento de casos triplos de irmãos trigêmeos.

Os machos são maioria entre os trigêmeos: seis carneirinhos e três ovelhinhas. O rebanho do Parque Barigui tem 27 animais. São 21 ovelhas e seis carneiros não reprodutores.

Desde o ano passado, o rebanho está de casa nova. Os animais ganharam um aprisco (abrigo) com cobertura 100% ecológica. As telhas foram produzidas com tubos de pastas de dentes usados. Foram misturados a outros materiais, como papel. Uma das vantagens é que as telhas ecológicas ajudam no controle térmico do interior do abrigo.

Fonte: Uol Notícias

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Curitiba: Prefeito anuncia 1º Circuito Ciclofaixa de Curitiba

linda ciclofaixa

O prefeito Luciano Ducci anunciou nesta quinta-feira (13), durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Curitiba, o passeio inaugural do 1º Circuito Ciclofaixa de Curitiba, marcado para o dia 23.

O prefeito destacou, em pronunciamento no Salão de Atos do Parque Barigui, obras e programas da Prefeitura para melhorar a mobilidade urbana na cidade, diante do desafio de enfrentar o aumento da frota de veículos atraindo as pessoas para o transporte coletivo e outros meios sustentáveis.

“Por isso fazemos diversas ações para os ciclistas, numa cidade que já tem 120 km de ciclovias. Um exemplo é a inclusão de ciclofaixas ou ciclovias em todas as nossas revitalizações e novas obras viárias”, afirmou Luciano Ducci.

O Circuito Ciclofaixa foi criado para oferecer, em determinados dias e horários, um espaço exclusivo para ciclistas. No dia 23, os participantes do circuito percorrerão um trecho de 4 quilômetros, das 8h às 16h, com saída da Rua XV, na esquina com Mariano Torres.

O trajeto irá passar pelas ruas XV de Novembro; Marechal Deodoro; Emiliano Perneta; Visconde de Nácar; André de Barros e Mariano Torres, destacando cenários históricos e culturais de Curitiba. O projeto da ciclofaixa também prevê a implantação de novos circuitos de passeio ciclístico pela cidade.

“A criação da ciclofaixa faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura para estimular o uso da bicicleta como atividade física, de lazer e meio de transporte, disponibilizando para a população toda a estrutura e segurança necessária para os passeios”, acrescentou Luciano Ducci.

Programas – Além da Ciclofaixa, a Prefeitura de Curitiba disponibiliza ciclovias em parque e programas voltados para estimular o uso da bicicleta como transporte e atividade física.

Um dos principais programas nesta área é o Pedala Curitiba, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, que oferece passeios ciclísticos toda terça-feira à noite, com percursos diferentes, que variam de 12 a 20 km. Apenas em 2011, o programa já contabilizou mais de 3.600 participações.

Não é necessária inscrição prévia para participara do Pedala Curitiba, porém os interessados em participar do passeio precisam ter mais de 15 anos e utilizar capacete. A concentração dos ciclistas acontece na praça Garibaldi, entre as 19h45 as 20h15.

Outro programa de destaque é o Circuito SMELJ de Ciclismo, que neste ano foi ampliado, com a realização de etapas no Velódromo de Curitiba, aberto para todas as idades, e nas Regionais Administrativas, com foco maior na criança e adolescente, buscando despertar o interesse pelo ciclismo desde cedo junto aos curitibanos.

A Prefeitura também promove o Passeio Ciclístico em Comemoração ao Aniversário da Cidade, que neste ano contou com a participação de 5 mil pessoas, que pedalaram do Mercadorama da Avenida Silva Jardim até o Parque Barigui para a grande festa em comemoração aos 318 anos da cidade. Em dezembro acontecerá o Passeio Ciclístico de Natal.

Fonte PMC

Foto: Bicicletada

Fan Fest começa a ser definido

Especialistas na instalação de Fan Fest estiveram nesta quinta-feira (13), na Secretaria de Estado para Assuntos da Copa do Mundo 2014, apresentando os projetos que foram vitoriosos no último mundial, realizado na África do Sul. Joana Braga, diretora da D+Produções, foi responsável pela instalação do Fan Fest na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, durante a Copa de 2010, e acredita que a sede de Curitiba poderá repetir o mesmo sucesso.

“Nós pretendemos apresentar um projeto que dará grande visibilidade para a cidade, além de popularizar de forma atraente a grande festa. No final do mês estaremos com os técnicos da FIFA para definir esta programação”, disse Joana, que veio acompanhada do empresário Marcio Braga, ex-deputado federal e ex-presidente do Clube de Regatas Flamengo (RJ).

A arquiteta Priscila Tiboni, do IPPUC, participou da reunião e explicou o funcionamento da Fan Fest. “O direcionamento para a implantação do local para este evento, bem como suas instalações, faz parte de um programa do COL/FIFA, cujos detalhes serão definidos nos próximos dias”.

“Dia 31 de outubro uma delegação de técnicos da FIFA e do GEO estará em Curitiba para visitar os locais apresentados pelo IPPUC, para uma avaliação e definição de onde será instalado o Fan Fest em nossa sede”, disse o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha.

No próximo dia 31 de outubro a comitiva do Comitê Organizador Local COL/FIFA se reunirá com os organizadores locais, no Salão Brasil, da Prefeitura Municipal de Curitiba, a partir das 09h00, saindo em seguida para uma visita à Pedreira Paulo Leminski e ao Parque Barigui. Após o almoço, os visitantes conhecerão o Jardim Botânico, onde esta projetado um Fan Fest para o Velódromo Municipal. No final da tarde a comitiva segue para São Paulo.

Comitiva LOC/FIFA:
Jay Neuhaus (FIFA), Alesandre Massura Neto (FIFA), André Pruis (FIFA), Klaus Feith (Consultor), Luis Marini (LOC), Natasha Assuf Cilento (GEO) e Rafael Carvalho Siqueira Elia (GEO).

A grande festa

O FIFA Fan Fest surgiu originalmente em 2002, durante o torneio na Coréia do Sul. Na época era apenas um evento de apoio para torcedores que não conseguiram lugar nos estádios. Na Copa da Alemanha o projeto foi ampliado e mais de 18 milhões de pessoas se reuniram diante de telões instalados em doze cidades do país. O resultado foi tão bom que estimulou a FIFA a internacionalizar o evento para a Copa da África do Sul, em 2010.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AMIGA DO PARQUE BARIGUI - AMANDA CIDRAL

Curitiba conta com novo conceito em Cerimonial e Assessoria de eventos

Histórias de princesas fazem com que meninas sonhem com o dia do casamento. Todo mundo sabe que contratar uma pessoa especializada em cerimonial é a melhor maneira de fazer com que esse momento seja inesquecível. E as curitibanas contam agora com um novo conceito em Assessoria e Cerimonial. Movida por uma paixão de infância e envolvida com esse mundo de sonhos e realizações a administradora de empresa, e AMIGA DO PARQUE BARIGUI AMANDA CIDRAL se tornou Cerimonialista de Eventos e especializada em Casamentos. Com o passar do tempo se viu envolvida com todos os tipos de Eventos Socias e Corporativos. Amanda conta que desde pequena era fascinada por tudo de casamento. Nas reuniões familiares era sempre ela a mais animada para os eventos, ajudava a organizar as festas e como podemos chamar hoje, ela adorava ser a “hostess" dos eventos e fazer as homenagens. Em 2005, realizou o próprio sonho, o seu casamento. Foi quando começou a se envolver ainda mais com cerimonias e Amanda viu tudo que precisa para organizar um casamento. Casada com Sherlock Palmieri, hair Stylist do Vimax e conhecido por fazer muitos penteados de noivas , Amanda sempre acompanha o marido em dias de eventos e em viagens. Por tudo isso resolveu também cuidar delas e de todos os detalhes para que o sonho dos noivos seja realizado e que tudo fique perfeito no dia. Ela resume seu trabalho como de uma fada madrinha que tem como objetivo ajudar a desenrolar os detalhes, encontrar os fornecedores e administrar de forma correta todos os preparativos do casamento e, principalmente resolver os imprevistos, de modo que os noivos possam desfrutar de cada momento sem grandes preocupações.

Serviços diferenciados da Amanda Cidral - Assessoria & Cerimonial

Guia dos noivos

. Brainstorm: Reuniões com o anfitrião para personalização do evento.

. Planejamento e consultoria em eventos.

. Pesquisa e sugestão de músicas.

. Indicação dos melhores serviços e fornecedores.

. Visita aos fornecedores, acompanhando o anfitrião - Opcional.

. RSVP receptivo - confirmação de presença; informação sobre os trajes, horário e local do evento - Opcional.

. Lista de presentes – assessoria para o anfitrião e convidados.

. Serviço de previsão do tempo para eventos em ambientes abertos.

. Ensaio dos cortejos, valsas e momentos especiais da festa.

. Profissional contratado exclusivamente para fechar o evento - conferir quebras e sobras do buffet.

Demais serviços

. Contato com todos os fornecedores contratados com antecedência ao evento.

. Supervisão do buffet e dos outros fornecedores antes, durante e após o evento.

. Vistoria do local do evento.

. Recepção dos convidados.

. Recebimento dos presentes, com a discriminação do nome do convidado.

. Ckecklist atualizado para o evento.

. Cronograma do evento, de acordo com as definições do anfitrião.

Casamentos

. Auxilio na preparação da lista de casamento.

. Ensaio dos cortejos - noivos, pajens, damas.

. Contato com os padrinhos antes do evento.

. Atenção especial à noiva no dia do casamento.

. Recepção dos pais, padrinhos, pajens e damas.

. Organização das fotos, brindes e cumprimentos.

. Orientação da noiva no momento de jogar o bouquet.

. Auxílio na organização do chá de panela – Opcional.

Serviço:

AMANDA CIDRAL – ASSESSORIA & CERIMONIAL

Celular: 41 8821 5252

Nextel: 41 7812 6517

E-mail: imprensa@amandacidral.com.br