quarta-feira, 13 de julho de 2011

Após vice no Ironman Brasil, Guilherme Manocchio visa 70.3 de Penha - Entrevista WebRun

O Curitibano e Amigo do Parque Barigui, Guilherme Manocchio foi vice-campeão do Ironman Brasil, disputado no dia 29 de maio em Florianópolis (SC), após uma prova acirrada com o experiente Eduardo Sturla, que faturou o tetracampeonato da prova. Recuperado da disputa, ele já se foca para o Ironman 70.3, em Penha, no dia 27 de agosto.

“Fiquei duas semanas em repouso, só fazendo treinos leves para recuperar o corpo. Voltei a treinar gradualmente, mas não vim com a mesma força que estava antes”, relata o triatleta. “Agora, um mês depois do Ironman, estou um pouco mais lento do que sou normalmente”, completa.

O resultado positivo lhe deu mais visibilidade e abriu portas para uma parceria com a Marca esportiva Asics, que vai patrocinar o atleta a partir deste mês. “Estou muito contente com esse apoio. Antes eu corria sem patrocínio, tinha apenas o Bolsa Atleta Nacional”, comenta o curitibano.

Ele ainda não conhece o percurso do 70.3, mas está confiante em fazer um bom resultado, já que o trajeto é feito num circuito, com três voltas de 30 quilômetros para a bike e duas de 10,5 para a corrida. “Isso é bom, porque é possível visualizar os outros atletas. Como a prova é relativamente rápida, dá para ter essa noção de tempo e diferença, o que é bem importante”. Depois do Meio Ironman, o objetivo de Manocchio é se dedicar a provas olímpicas, de curta distância, mas sem esquecer as provas longas. “Vou para o Mundial de Longa Distância, em novembro, em Las Vegas (EUA), que é o evento máximo do triathlon. Ano passado fui 13º e dessa vez espero chegar entre os dez melhores, talvez até entre os cinco”

Treinos - Muitos triatletas se dedicam somente a distâncias curtas ou longas durante a temporada, para poderem se focar em determinados tipos de competição, mas o curitibano acredita que conseguirá transitar bem entre os dois formatos. “Acho que o atleta tem que ser completo, tem que fazer de tudo, como treinar tanto explosão, quanto resistência. Fiz isso em toda minha carreira”, lembra.

Ao se aproximar de provas de longa duração ele faz preparações específicas, como no caso do Ironman de Florianópolis, em que se dedicou seis meses. “É lógico que você perde um pouco de potência, mas não tem problema, assim que você descansa consegue retomar o trabalho e volta a ficar rápido”.

Para ficar livre de lesões e garantir o máximo de performance, além dos treinos comuns o fortalecimento muscular também deve ser adicionado à rotina. “Faço musculação duas vezes por semana e uma delas agrego ginástica funcional, que têm movimentos similares aos esportes que eu pratico”.

Enquanto se prepara para o Meio Ironman e as demais competições, o triatleta de 29 anos aguarda o nascimento de seu primeiro filho, Gabriel.

fonte: webrun.com.br e http://manocchiotriteam.blogspot.com

Nenhum comentário: