quinta-feira, 21 de julho de 2011

10 dicas para usar as redes sociais a seu favor


10 dicas para usar as redes sociais a seu favor

Por Aline Castro

Ter algum perfil na internet é um convite a se perder em meio a tantas informações, fotos, comentários e mensagens. E lá se vão horas valiosas, inclusive de trabalho.

Pensando nisso, muitas empresas simplesmente proibiram o uso pessoal da internet. O Brasil já é o país que mais restringe esse tipo de acesso no mundo.

Equilíbrio é tudo

Por outro lado, pesquisas indicam que, se usadas sem abuso, as mídias sociais ajudam até a aumentar a produtividade no trabalho. E melhor, podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional e servir de vitrine.

Quase todos os recrutadores dizem consultar alguma rede social durante um processo de contratação.

Mas para ser eficaz nos sites de relacionamentos é preciso ter foco.

  1. Defina com clareza o que espera desses canais.Tenha uma estratégia para entrar, interagir e também para sair.
  2. Estabeleça um limite mínimo e um limite máximo de exposição digital.Não faz sentido ser econômico demais nas informações sobre você. Nem abrir a sua intimidade ao público.
  3. Seja objetivo, preciso e, principalmente, relevante em suas informações. Evite descrever seus passos nas redes, como “estou bebendo água”.
  4. Saiba usar seu perfil social e profissionalmente. Não faça dois perfis numa mesma rede: um pessoal e outro profissional. Pode parecer que você quer esconder algo ou mostrar que é quem não é. O melhor é ser cauteloso com o que publica.
  5. Participar de redes sociais e manter blog atualizado é trabalhoso. As experiências mais bem sucedidas contam com apoio de equipes de profissionais.
  6. As pegadas digitais não podem ser apagadas. Eventuais deslizes ficarão gravados para sempre.
  7. Não existem ambientes reservados nas mídias sociais. Qualquer dado divulgado se torna público. Pense bem antes de tuitar, compartilhar…
  8. Cuidado ao endossar comunidades ou páginas de terceiros. Curtir páginas que incitem o preconceito ou deponham contra a sua imagem profissional é um tiro no pé.
  9. Evite negar convites, especialmente de colegas de trabalho. Quando você entra em uma rede social, precisa ter a consciência de que estará exposto.
  10. Diga adeus ao Farmville. Jamais use o tempo de trabalho para jogos e aplicativos das redes. Eles são uma armadilha para você perder o foco.

Pesquisa: IstoÉ Dinheiro e IG

ALINE CASTRO é AMIGA DO PARQUE BARIGUI, jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná e internacionalista com fluência em cinco idiomas. Integrou as equipes da Rádio CBN, da Rádio Band News FM, da Revista Ideias, do Jornalismo FM, da RPC TV e da Rede Globo/ Sportv. Estudou na Alemanha, foi correspondente na Itália e repórter no Rio de Janeiro e em São Paulo. Especializou-se em ferramentas de expressão em meios eletrônicos com profissionais da Rede Globo. O jornalismo revelou o seu notável talento comunicativo, mas também a fez despertar para as potencialidades comunicativas de cada um, mesmo daqueles que se julgam maus comunicadores. Passar adiante essa mensagem integra hoje a missão da vida de Aline Castro.
foto: Dico Kremer

Nenhum comentário: