Prefeitura de Curitiba assinou nesta quarta-feira (8), às 14h, no Salão de Atos do Parque Barigui, termo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) para aumentar o número de mamografias ofertadas pelo programa Mulher Curitibana, a primeira estratégia organizada no Brasil para rastreamento do câncer de mama.
Estavam presentes a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, e o diretor-geral do Inca, Luiz Antônio Santini Rodrigues da Silva. O objetivo é desenvolver ações científicas e tecnológicas que ampliem o rastreamento da doença e, em consequência, o seu controle. Quando detectados no estágio inicial, 95% dos casos têm cura.
Mulher Curitibana - Na prática, a meta de Curitiba com a parceria com o Inca é ampliar o número de mamografias mensais realizadas em mulheres a partir de 50 anos de idade – a faixa etária mais suscetível ao desenvolvimento do câncer mamário por concentrar 59% dos casos da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário