quarta-feira, 15 de junho de 2011

Correndo no frio



Aumente sua preocupação em correr com segurança quando as condições climáticas forem adversas. O frio não deve impedi-lo de correr desde que se vista de maneira apropriada e ajuste seus planos. Apesar do frio na maior parte Brasil não ser um grande problema, é bom ter em mente estes dicas se for viajar a um lugar de clima frio:



* Faça uma boa série de exercícios de aquecimento antes de correr.



* Vista múltiplas camadas de roupas. Muitas vestimentas são desenhadas especificamente para correr no frio. Tecido absorvente de algodão deve ser usado colado ao corpo.



* A lã é um bom isolante e o ajudará a reter o calor corporal mesmo quando molhado. O nylon quebra-vento é bom para ser usado sobre as outras roupas e pode ser retirado e enrolado na sua cintura se você não necessitar mais usá-lo. Faça experiências para descobrir a melhor combinação de roupas para você.



* Certifique-se de que a sua cabeça e pescoço estão bem protegidos já que um grande volume de calor corporal é perdido nestas áreas.



*Proteja suas extremidades da exposição para prevenir ulceração produzida pelo frio. Nos estágios iniciais, irá perceber uma sensação de queimação na pele cuja cor ficará vermelha, roxa e então branca. Se você notar uma área sensível e branca saia do frio imediatamente e procure um médico.



*Planeje o seu percurso para correr contra o vento no início e a favor do vento na volta. Proteja-se do vento sempre que possível.



*Lembre-se que qualquer tipo de terreno fica perigoso quando coberto por uma fina camada de gelo ou neve. Isso torna difícil para o correr pisar e existe a possibilidade perigosa de que um carro possa derrapar.



*Use uma rota alternativa quando o acumulo de neve deixa apenas uma faixa estreita para os carros. Sempre assegure uma margem de distância para sua segurança.




*Conheça os sintomas iniciais de hipotermia; uma sensação de desorientação, perda da coordenação das mãos, fala confusa e dificuldade de caminhar. Se você estiver tremendo, procure logo um lugar quente.



*Não corra grandes distâncias sozinho em condições climáticas adversas. Observe se os seus companheiros de corrida apresentam algum sinal de problema provocado pelo frio.
Remova a roupa molhada o quanto antes, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio.



*Lembre-se de que repor líquidos também é importante quando está frio.



*Considere uma outra forma de exercício quando as condições climáticas tornam a corrida perigosa.



Fonte: Copacabana Runners http://www.copacabanarunners.net

Nenhum comentário: