quarta-feira, 29 de junho de 2011

Corrida: veja o que usar nos dias mais frios

Com a chegada do inverno as grandes alterações climáticas já podem ser sentidas. E com o frio e a chuva, os treinos de corrida devem receber atenções redobradas.

A principal delas é a roupa de treino. Como grande parte dos atletas se exercitam ao ar livre, as roupas devem ser adequadas para espantar o frio e ao mesmo tempo ideais para não deixar o atleta encharcado de suor. De acordo com o treinador Aulus Sellmer, o casaco de “fleece” é uma boa opção para os dias mais frios. “Ele tem a função de manter o corpo aquecido, não bloqueia a transpiração, e ao mesmo tempo permite que o corpo respire proporcionando conforto térmico”, conta.

Já para os dias mais amenos, o casaco corta-vento também é indicado. Mais leve que o fleece, ele vai aquecer o atleta na medida certa. Além disso, quando sentir calor, o casaco pode ser facilmente guardado. Também é importante ficar atento na hora de comprar esses produtos. Segundo Sellmer, o atleta deve olhar a gramatura do tecido, que influi diretamente no volume, peso e capacidade de isolamento térmico. "Sempre opte por um modelo leve e bem ventilado que não esquenta quando está treinando, deixando o suor secar e que também possa servir de abrigo no final do exercício”.

Já para as atividades menos intensas, como a caminhada, é possível usar um modelo com trama mais fechada. “Vale a pena investir neste agasalho que será muito útil para não desistir de treinar quando estiver muito frio”, revela o treinador.

Motivo a mais para correr no frio - Se mesmo aquecido, o atleta ficar com preguiça de treinar, vale lembrar que no frio as pessoas comem mais e as chances de engordar são maiores. “No frio o nosso organismo gasta mais energia para produzir calor e manter a temperatura corporal. Como conseqüência o organismo sinaliza que precisa de mais alimento aumentando a nossa sensação de fome”, conta Sellmer.

Por isso, opte por uma atividade física para manter a saúde e o peso durante o inverno. Se a preguiça aparecer, troque a corrida ao ar livre pela academia. Só não vale ficar parado.

Por: Donata Lustosa
Fonte: www.webrun.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

ACHEI FORMIDAVEL A IDEIA. PARABENS MILENA