domingo, 5 de junho de 2011

O que é o projeto Águas do Amanhã, projeto da GRPCOM

O Águas do Amanhã é um projeto idealizado pelo Lupaluna Ambiental e pelo Grupo Paranaense de Comunicação - GRPCOM para mobilizar a sociedade em prol da preservação do Rio Iguaçu por meio da comunicação.


A intenção é sensibilizar, conscientizar e instigar os paranaenses para uma agenda comum de conservação, tendo como foco a gestão e utilização responsável dos recursos hídricos da região.
O Rio Iguaçu, conhecido mundialmente pelo espetáculo oferecido pelas suas águas nas Cataratas do Iguaçu, está ameaçado. Alguns trechos de suas nascentes, localizados na bacia do Alto Iguaçu, na Região Metropolitana de Curitiba, estão mortos.


Atualmente, aproximadamente 80% da poluição do Rio Iguaçu é gerada por esgoto doméstico e poluição difusa e 20% por esgoto industrial. Os resíduos chegam ao rio depois de serem lançados em afluentes, como o rio Belém e o Atuba.


Além de ser o rio mais importante do Paraná e cortar o estado de Leste a Oeste, o Iguaçu tem uma importância estratégica para o país, já que gera cerca de 7% de toda a energia elétrica produzida no Brasil.


O projeto Águas do Amanhã é realizado pelo GRPCOM, por meio do Instituto GRPCOM e do Lupaluna Ambiental e conta com o patrocínio do HSBC e o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fundação Roberto Marinho, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Agência Nacional de Águas (ANA).



Nenhum comentário: