sábado, 4 de junho de 2011

Mutirão da Prefeitura retira 50 toneladas de lixo do rio

O rio Iguaçu, na divisa com o município de São José dos Pinhais, está mais limpo. O mutirão de limpeza da Prefeitura de Curitiba retirou cerca de 50 toneladas de lixo dos leitos e margens desse trecho do rio. O mutirão com equipes da secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas começou na segunda-feira (30). A maior parte do lixo foi recolhida por catação manual, e agora uma draga trabalha para remover lodo e areia do fundo do rio.

“De nada adianta todo esse serviço se as pessoas continuarem jogando lixo em beira de rio”, alerta a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza de Oliveira Dias. “Temos serviço de coleta de lixo em 100% da cidade, não tem justificativa para as pessoas largarem seus resíduos em qualquer lugar”, acrescenta.

O material será usado para preencher a margem do rio. Esse trabalho dever durar cerca de dois meses, no trecho que vai da divisa com São José dos Pinhais até a foz do Ribeirão dos Padilhas.

Exposição – Parte do lixo retirado do rio Iguaçu durante o mutirão será usado neste domingo (5), Dia do Meio Ambiente, numa ação de conscientização no Parque Barigui. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai expor uma embarcação carregada com entulhos retirados do Iguaçu e de outros e rios da capital.

A intenção é mostrar o grave problema causado pelos resíduos sólidos lançados nos cursos fluviais. A exposição faz parte de um trabalho de mobilização social junto com o projeto Águas do Amanhã, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).

O lixo reciclável recolhido no Barigui durante o domingo será usado posteriormente por artistas plásticos para a confecção de obras de arte. Quem for ao parque no domingo poderá participar de oficinas de reciclagem de lixo, gincanas e ajudar na coleta do lixo reciclável produzido no próprio local

Fonte: PMC

Nenhum comentário: