quarta-feira, 6 de abril de 2011

Rasca e integrantes do Fórum Pró-Parque Barigui discutem ações de combate à poluição no Rio Barigui


Em Curitiba o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) se reuniu, na quinta-feira (dia 31), com integrantes do Fórum Pró-Parque Barigui, do Rotary Club de Curitiba – Parque Barigui, para discutir ações de combate à poluição no Rio Barigui. A exemplo do que vem defendendo na Assembleia Legislativa, o parlamentar indicou a falta de tratamento do esgoto domiciliar como o principal vilão na contaminação dos rios da cidade.
Segundo ele, 90% dos domicílios em Curitiba têm acesso a rede coletora da Sanepar, no entanto, apenas 60% destes estão ligados aos ramais. “Temos 30% das residências sem tratamento de esgoto, um terço da cidade. E os usuários muitas vezes não ligam o esgoto na rede porque pagariam o dobro na conta de água”, justificou Rasca.
Uma das medidas sugeridas pelo Fórum no encontro é justamente solicitar à Sanepar informações mais claras a respeito dos custos para o tratamento do esgoto no Paraná. “Para resolver o problema do esgoto doméstico é fundamental que a população tenha informações mais objetivas do Poder Público. Os usuários do serviço devem saber para qual estação de tratamento seu esgoto está indo. Isso tem que está na conta de água”, sugeriu o engenheiro agrônomo e rotariano, Luiz Lucchesi.
Já o presidente do Fórum Pró-Parque Barigui, Pedro Paulo dos Santos, lembrou do empenho da entidade para que o projeto de despoluição do Rio Uvu, um dos afluentes do Rio Barigui, anunciado no último dia 22, pela Prefeitura de Curitiba, fosse tirado do papel. “Desde 2005 o Fórum cobra das autoridades competentes ações para melhorar a qualidade dos nossos rios. O papel do Fórum foi importante para tornar isso realidade, mas ainda achamos que é pouco para o cenário que encontramos”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante a matéria. Realmente o projeto Viva Barigüi deve sair do papel e tomar forma real.
Quem pode fazer parte do Fórum Pró-Barigüi? É obrigatório ser Rotariano? Gostaria de contribuir.
Abraço e parabéns pelo trabalho em prol da bacia do rio Barigüi!
Gheysa Pires