segunda-feira, 11 de abril de 2011

Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética

Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética
SAMIR SABADIN, técnico da Trainer e AMIGO DO PARQUE BARIGUI

conquistou o 3º lugar na competição.


O potiguar Cláudio Richardson dos Santos confirmou o seu favoritismo e, mesmo numa prova disputada sob calor intenso, venceu a Copa Brasil Caixa de Marcha 50 km, neste domingo 30, em Barueri, cidade da Grande São Paulo.


Além da vitória, o atleta de 33 anos, de Currais Novos (RN), comemorou o inédito heptacampeonato e a classificação para a Copa Pan-Americana de Marcha, marcada para os dias 26 e 27 de março, na cidade de Sabaneta, na Colômbia. "Tirei o calor de mais de 30 graus de letra. Treino em Currais Novos, sempre a partir das 15 horas, quando o calor também é forte. O que me atrapalhou foi ter parado três vezes, com problemas intestinais", comentou Cláudio. "Se não, teria feito uma competição bem mais rápida", disse o atleta.


Cláudio completou as 50 voltas no circuito de 1 km, montado em frente ao Ginásio Municipal José Corrêa, em 4h13min20s. "Diante da situação, acho que consegui um excelente resultado", comentou o marchador, sem clube há dois anos, que tem uma ajuda de custo da Prefeitura de Currais Novos, competiu como convidado da CBAt, e trabalha como cabeleireiro no salão da namorada e atende os clientes mais antigos em casa. Feliz por ter se classificado para a Copa Pan-Americana de Marcha, ele vai retomar o ritmo antigo de treinamento. "Já havia parado, aí participei da Meia Maratona de Natal e cheguei em 5º lugar. Aí recebi o convite da Prefeitura de Currais Novos para continuar no esporte. Meu objetivo é ir para o PAN do México", completou o marchador, 7º no PAN do Rio, em 2007.


O vice-campeão da Copa Brasil Caixa de Marcha, Luiz Felipe dos Santos (Assem, São José dos Campos), e o 3º colocado na prova, Samir César Sabadin (Abzalão de Piracicaba), juntos com Cláudio, representarão o Brasil na Copa Pan-Americana. Luiz Felipe garantiu que o segundo lugar foi excelente devido às dificuldades encontradas na prova, que teve a largada às 6h30, com 20 graus e 89% de umidade e rapidamente atingiu 32 graus à sombra. "Tive problemas com o meu estômago a partir do km 28. Comecei a sofrer muito cedo e só consegui ingerir água", disse Luiz Felipe. "Só fiz os últimos 10 km porque fiquei pensando no sacrifício feito no final do ano, longe da família no Natal e no Ano-novo. Aí consegui forças", explicou Luiz, que fez a prova em 4h50min11s.


Samir César Sabadin, que marcou 5h53min27s, foi um verdadeiro sobrevivente. "A partir do km 31, comecei a sentir dores lombares. Tive de parar pelo menos umas 12 vezes para fazer alongamento e conseguir continuar na prova", disse o atleta que mora em Curitiba. "Nas últimas voltas, a dor parou e imprimi um ritmo mais forte", completou.


Mário José dos Santos Júnior e Jonathan Riechmann (Orcampi/Unimed) abandonaram a prova, enquanto Diogo Dias Gamboa (Assem), Domingos Rosa de Souza (GR Barueri) e Tiago do Nascimento Fonseca (Engenho Velho-Embu), foram desclassificados pela arbitragem. Mário José dos Santos Júnior, da BM&FBovespa, recordista brasileiro da modalidade e líder do ranking brasileiro, desistiu no km 36 por causa do forte calor (mais de 40 graus no asfalto). "Vi que não teria condições de melhorar a minha marca, o que era o meu objetivo, e resolvi parar", disse o vice-campeão do PAN de Santo Domingo, em 2003. "Devo fazer uma prova na China para assegurar meu lugar no PAN do México e quem sabe o índice para o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul", concluiu Mário.


A competição foi uma realização da CBAt, co-organizada pela Federação Paulista de Atletismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura de Barueri.


Fonte: http://www.cbat.org.br/competicoes/copa_marcha/noticia.asp?news=4399

Nenhum comentário: