quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

QUAL É O SEU TIPO DE PISADA

Ultra Maratonista Luis Silva
Existem três tipos de pisada:
NEUTRA: onde se incia com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre um leve rotação para dentro, terminando a passada com a planta do pé.

PRONADA: a pisada também começa com o lado externo do pé ou, algumas vezes, um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.

SUPINADA: a pisada inicia com o calcanhar do lado externo e se mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.

A maior parte dos corredores possui pronação (50%), depois temos os de pisada neutra (45%) e apenas 5% apresentam supinação.

Com a testes cada vez mais precisos, descobriu-se também que alguns corredores podem possuir dois tipos de pisada, como foi meu caso. No teste criterioso realizado quando da prova da Mizuno, a organização disponibiliza para os inscritos um teste completo.

No teste, a gente coloca os pés em uma máquina, parecida com um scanner, que "tira a foto" da planta de nossos pés. Depois a gente anda e corre em um trotinho em uma esteira, com vários pontos dos pés e pernas marcados, e eles "filmam" a nossa mecânica de corrida. Tudo é passado para um sistema que diz a nossa pisada. Antes de tudo isso é pega a nossa medida (altura) e peso.


TESTE CASEIRO DE PISADA


Temos ainda os testes caseiros, não tão precisos, mas também interessantes, sendo que o melhor é o teste do pé molhado.


Um comentário:

Deia Godoy disse...

Que legal isso !! Quero saber qual é minha pisada !!
Mudando de assunto...vc sabe pq tiraram o bebedouro de um dos banheiros lá no parque Barigui...
Bjks da Déia