quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

HIDRATAÇÃO NO VERÃO

Dicas para uma boa ingestão de líquidos em seus treinamentos no período mais quente do ano e cuidados para não ficar desidratado

Por Fernanda Silva da Revista O2 por Minuto

Hidratação natural é algo necessário em qualquer época do ano, mas no verão é uma obrigação. É comum os corredores treinarem naqueles dias de muito sol e calor e se esquecem de aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água. O aconselhável pelos especialistas é no mínimo dois litros e meio de água por dia para qualquer pessoa, num dia comum, de calor ou não. Para os atletas essa ingestão deve ser maior ainda, de acordo com o peso e tipo físico da pessoa e com o tempo e tipo de treinamento dela.

“O ideal é chegar muito bem hidratado pra atividade, você deve garantir que sejam consumidos ao menos 500 ml de água uns quarenta minutos antes do treino, mas não de uma vez. A correta hidratação também deve ser feita ao longo dele, de acordo com a necessidade e com o calor. Passou de 90 minutos e ainda está em local aberto e com muito sol? Bebidas isotônicas podem ser uma boa saída”, afirma a nutricionista esportiva Priscila Di Ciero. “Após o treino beba mais 350 à 500 ml de água, logo que terminar e, claro, faça sua refeição o quanto antes para garantir que seu estoque de glicogênio seja reposto com mais eficiência.”

Além da água, a hidratação poder ser feita com a ajuda de bebidas energéticas ou isotônicas, sucos e frutas ricas em água. Mas nunca deixando de lado uma boa água fresca. “Beber água em maiores quantidades no decorrer do dia e líquidos que também possam repor os sais minerais, como os isotônicos. Sucos e frutas são fundamentais, frutas com bastante líquido como a melancia, melão, laranja, mexericas e uvas. Leite, chás, bebidas isotônicas e até mesmo refrigerantes, que neste caso repõe também os carboidratos perdidos, e até sopas caseiras, também auxiliam na hidratação”, conta Adriano Bastos, diretor técnico da Adriano Bastos Treinamento Esportivo.

Dicas
Para manter-se hidratado em seus treinamentos nessa época, além de ingerir muito líquido, principalmente água, antes, durante e depois da sua corrida, você não pode se esquecer da alimentação. “As pessoas devem manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, que além de ricos em água, são ricos em sais minerais importantes como o potássio”, explica a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira, que completa. “Portanto, antes e depois dos treinos é importante usar sucos de fruta, picolés de frutas, saladas e água, muita água. Durante os treinos, só será necessário usar bebidas isotônicas se a duração for maior que 90 minutos. Menos do que isso, somente a água já é suficiente, pois ela consegue repor a quantidade perdida no suor”.

Outros cuidados que todo corredor deve tomar em reação a hidratação no verão são os limites do corpo. Algumas pessoas não se dão muito bem num treino pesado no calor e acabam não se acostumando a correr nesses dias quentes. Andar sempre com uma garrafa com água, de preferência térmica ou com água fresca, é o ideal para matar a sede. Além de frutas ricas em água ou bebidas isotônicas, que podem ser trazidas de casa ou adquiridas em qualquer supermercado.

E também não se esqueça do boné ou chapéu e óculos escuros para se proteger do sol. As roupas bem leves e arejadas, também são uma boa pedida, assim você não atrapalha seu organismo a eliminar os líquidos necessários e garante seus bons resultados nos treinos.

Água em excesso

“Tomar água nunca é demais”, é o que dizem, mas existe a possibilidade de excesso de ingestão de água. “Existe sim, a possibilidade de beber água demais fazer mal, mas isso é raro e acontece com mais frequência quando se associa a alguma medicação”, explica a nutricionista Priscila. O treinador Bastos completa, “Tudo que é em excesso faz mal, assim como não ingerir a quantidade suficiente de líquidos prejudica o organismo, beber água em excesso poder fazer mal também.”

Mesmo assim Renata esclarece o porquê isso é raro. “É bem difícil de acontecer isso pelo fato de que eliminamos os líquidos do corpo pelo suor,e nos treinamentos os atletas geralmente suam bastante, eliminando assim a água ingerida, se no caso foi em excesso”, afirma Renata.

Fonte: Revista O2 por Minuto - Foto: Divulgação

O ano começou e a Revista O2 de janeiro já está nas bancas. Na primeira edição de 2011, os que querem começar no esporte encontram uma reportagem especial sobre caminhada. Já os mais experientes contam com planilha e dicas para enfrentar a primeira meia-maratona. Veja também, em nutrição, como não descuidar da alimentação nas férias.

Nenhum comentário: