sexta-feira, 14 de maio de 2010

PATINAÇÃO E O PARQUE BARIGUI

Há centenas de anos o homem descobriu que podia viajar mais facilmente sobre o gelo se amarrasse ossos de animais nos pés. Ninguém sabe quando e onde o homem fez isso pela primeira vez, mas patins primitivos feitos de ossos foram encontrados na Ásia, Grã-Bretanha e no norte e centro da Europa. O mais antigo relato da patinação como recreação data de cerca de 1175 DC, e conta como os londrinos usavam varas para impulsionar o corpo quando patinavam no gelo sobre patins de ossos.Os patins de madeira com lâminas de ferro apareceram provavelmente durante o século XIII ou XIV nos Países Baixos. Quase todo o povo Holandês aprendeu a patinar para poder viajar durante o inverno através dos vários canais gelados de seu país. As lâminas de ferro firmavam-se bem no gelo. Com elas um patinador podia fincar bem os patins no gelo e dar impulso ao corpo apenas com os patins, sem usar varas. O uso de patins com lâminas de ferro logo se difundiu por outros países. Em meados do século XIX, as lâminas de aço substituíram as de ferro. Também foram inventados patins com as lâminas permanente presas às botas. Anteriormente, as lâminas eram amarradas às botas ou presas por meio de ganchos. Os novos patins de lâminas presas aos calçados permitiam um melhor controle do corpo.

Na foto a Amiga do Parque Barigui Marcely Blueberry

Um dos locais que oferece condições favoráveis para a patinação como lazer na cidade de Curitiba é o Parque Barigui, por ser o local que possui terreno menos acidentado e oferece maior segurança, mas observamos algumas problemas descritos abaixo e esperamos contar com a sua ajuda para resolvê-los:
Lamentávelmente os responsáveis pelo parque não dão condições adequadas para a prática deste esporte, exigindo que aos Domingos os patinadores desviem pelo caminho obrigatório das bicicletas, forçando estes, geralmente crianças, a correrem sérios riscos de sofrerem acidentes. Bem se vê que eles nunca patinaram!
Bicicletas conseguem passar por superfícies irregulares como terra, grama, solos úmidos, etc, além do quê, é muito fácil descer da bicicleta e empurrá-la e descer de um skate ou patinete e continuar andando, mas descer dos patins é impossível. Será que você, usuário do parque, que já reclamou de patinadores, parou para pensar nestes detalhes?
Reconhecemos que esta atitude é para defender os interesses das pessoas que caminham ou correm no parque, e consideramos justo que as bicicletas sejam desviadas, pois elas têm condições de realizar o percurso em terrenos irregulares, mas os patinadores e também contribuintes têm o mesmo direito de todos e não é justo serem barrados dessa maneira. Pedimos aos patinadores, que às vezes desafiam os fiscais aos domingos e atravessam com patins em locais não permitidos, que o façam de forma lenta e cautelosa, para não assustar os pedestres pois com certeza essa não é a intenção, entretanto, atropelar alguém reflete em falta de habilidade do patinador e não é isto que você gostaria que os outros pensassem. Então colabore e deixe a velocidade para os trechos onde existem duas pistas.
Com a ajuda e compreensão de todos estes problemas podem ser evitados, pelo menos por enquanto, aguardando que a prefeitura resolva a situação de alguma maneira mais justa.

Não entendemos também, porque foi trocada a pista de patinação com a de aeromodelismo. Aparentemente o aeromodelismo precisava de uma pista melhor. Pensamos que as pessoas que tomaram essa atitude, se esqueceram que nossos filhos também precisam de uma superfície lisa para patinar com maior segurança, e conseqüentemente sem se machucar. Talvez os responsáveis pelo parque não tenham percebido o grande número de crianças que praticam este esporte, e além do mais, é inviável chegar até o novo local destinado para a patinação, pois o mesmo não tem um acesso adequado para quem está de patins. Se a pista de aeromodelismo, atividade que admiramos, precisava de melhoramentos, o justo seria a prefeitura resolver o problema e não simplesmente trocar as pistas, prejudicando assim, muitos que gostam de patinar. Esperamos que você, que tem alguma influência perante a prefeitura ou a direção do parque, possa ajudar.

Equipe Patinar - www.patinar.com.br

Somos uma equipe com aproximadamente 40 anos de patinação e mais de 30 anos de experiência ensinando este esporte. Possuímos vários cursos no exterior e já participamos, nestes anos todos, de inúmeros campeonatos em diferentes modalidades. Já atuamos como atletas, dançarinos, técnicos, professores, coreógrafos, figurinistas, juízes, árbitros, dirigentes de federações, entre outros.No decorrer destes anos, temos utilizado diferentes tipos de patins, o que nos permitiu observar as diferenças entre eles, e assim poder auxiliar você em sua escolha.

Nenhum comentário: