quinta-feira, 27 de maio de 2010

Neste sábado, Prefeitura ensina como usar academia ao ar livre


A Prefeitura de Curitiba programou para este sábado (29) aulas explicativas de como usar as academias ao ar livre. Das 9h às 13h, professores da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL) vão estar nas 14 academias instaladas na cidade, dando aulões e distribuindo folhetos explicativos sobre como usar estes equipamentos.


"Até o fim do ano, a Prefeitura terá instalado 130 academias ao ar livre, que terão painéis com séries de exercícios auto-explicativos. A cada grupo de academias entregues haverá aulões ensinando como usar os aparelhos, e distribuição de folhetos detalhando o uso de cada equipamento", explica o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.

Os equipamentos das academias ao ar livre não têm pesos e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento. São indicados para pessoas acima de 12 anos. Para praticar, basta seguir as instruções básicas afixadas em um painel próximo. "O ideal é fazer o circuito completo de aparelhos", diz o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.


Os equipamentos das academias são instalados por meio de parceria da Prefeitura com a empresa Assix Publicidade, que venceu o chamamento público. Por cinco anos, a empresa será responsável pela implantação, manutenção, conservação e produção de material gráfico (placas e folhetos) das academias. A parceria representa uma economia de R$ 6 milhões aos cofres municipais.


Locais das academias ao ar livre


* Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira - Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 - Tingui
* Praça Central - Nossa Senhora Da Luz - CIC
* Parque dos Peladeiros - Rua Antonio Moreira Lopes, 328 - Cajuru
* Praça Ouvidor Pardinho - Rua 24 De Maio,s/nº - Rebouças
* Rua da Cidadania Pinheirinho - Avenida Winston Churchill, 2033 - Pinheirinho
* Centro de Esporte e Lazer Antonio Bertoli - Rua Alcides Darcanchy, s/nº - Santa Felicidade
* Parque Semeador - Bairro Novo - Rua Jussara Esquina com rua Aristides Marquezini
* Centro de Esporte e Lazer Menonitas - Rua Paulo Setubal - Boqueirão
* Bosque Eucaliptos Boqueirão - Rua Pastor Antonio Polito, 220 - Boqueirão - Atrás Unidade de Saúde Eucaliptos
* Parque Barigui
* Parque Tingui
* Centro de Esporte e Lazer Zumbi dos Palmares - Rua Lothario Boutin, 289 - Pinheirinho
* Praça Parolin - Rua Brigadeiro Franco, entre Professor Porthos Velezo e Francisco Parolin
* Centro de Esporte e Lazer Arthur Bernardes - Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, s/nº - Santa Quitéria

Fonte: PMC

Um comentário:

Renato Bürgel disse...

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO
Para desenvolver um programa de treinamento de força para idosos, o melhor programa é o individualizado, para atender às variações da capacidade funcional do indivíduo respeitando suas condições de saúde. O treinamento de força deve ser parte de um estilo de vida que desenvolva o condicionamento físico em caráter permanente. É necessário haver uma reavaliação contínua dos objetivos e do planejamento do programa para obter resultados ótimos. Quando a intensidade do exercício é baixa, somente modestos incrementos na força são alcançados por sujeitos idosos. Foi observado um grupo de idosos durante 10 semanas praticando exercício de força com intensidade de 80% de 1 RM, sem risco algum para essa população. Porém, indivíduos idosos, com baixa capacidade funcional, não permitem prescrição de exercícios de forma ideal. É necessário no início do treinamento, usar intensidade mais baixa, mas, que esta seja capaz de promover adaptações no músculo. A escolha de equipamento correta para permitir a manipulação de cargas tão baixas exige muito cuidado. Deve ser incluído no programa pelo menos um exercício para os principais grupamentos musculares, tomando cuidado para que a amplitude correta do movimento possa ser alcançada e o indivíduo possa controlar com segurança a carga. O ACSM recomenda pelo menos uma série de 8-10 exercícios para condicionar os grandes grupamentos musculares, executados 2-3 vezes por semana com carga para realizar 10-15 repetições. Em conclusão, o fortalecimento muscular em idosos, em particular, destaca -se como uma das principais medidas terapêuticas e profiláticas. Sabe-se dos seus benefícios em relação ao aumento da densidade óssea, massa e força muscular, o que pode levar à independência e reintrodução do idoso na sociedade. Sendo assim, é fundamental o engajamento do idoso em um programa regular de exercícios físicos que englobe o treinamento de força.