quarta-feira, 5 de maio de 2010

De casa nova, maior e mais ecológica, ovelhas voltam ao parque Barigui


A paisagem do Parque Barigui está completa com a volta das 25 ovelhas que vivem no local. O rebanho esteve temporariamente fora de casa para a construção do novo aprisco (abrigo de ovelhas), e voltou ao parque na semana passada.
O rebanho foi transferido em dezembro passado para a fazenda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que tem parceria técnica com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nesse período, a Secretaria construiu um aprisco maior e mais adequado para as tradicionais ovelhas do Barigui.

A antiga casa foi demolida dando lugar a uma nova estrutura. Com 52 metros quadrados, praticamente o dobro do tamanho da antiga, a nova casa das ovelhas tem cobertura 100% ecológica. As telhas são fabricadas com tubos de pastas de dentes usados, misturados a outros materiais reciclados como papel. As telhas ecológicas ajudam no controle térmico.
"O novo aprisco condições melhores para o bem-estar dos animais", diz a veterinária da Prefeitura Ana Silvia Passerino. Outra característica do aprisco é a luminosidade natural e boa ventilação.

O aprisco foi construído sobre palafitas de concreto, numa altura que facilita a limpeza. A rampa de acesso é feita em concreto com piso antiderrapante. Dentro, existe separação para recém-nascidos, cochos e despensa para guardar a ração dos animais.

A volta das ovelhas agradou aos frequentadores do parque. "Senti falta e sempre perguntava delas aos funcionários, mas fiquei feliz em saber que era por uma boa causa, afinal elas ganharam uma casa bonita. Sem as ovelhas o parque fica incompleto", diz Orlandina Rodriguez, advogada.
O comerciante Nelson Sebastião, também comemorou a volta das ovelhas. "Elas são um adereço importante do parque, e é bom saber que são tão bem cuidadas", afirma Sebastião.

O rebanho do Barigui irá aumentar com a chegada de mais quatro ovelhas transferidas do parque São Lourenço que esperam filhotes. Além do Barigui, rebanhos de ovelhas também estão presentes nas paisagens dos parques São Lourenço e Náutico. O primeiro rebanho foi introduzido no São Lourenço, no fim da década de 1980, migrando depois para os outros dois parques.
A função das ovelhas é ajudar a manter a grama dos parques aparada, e com o tempo se tornaram uma atração turística, principalmente para as crianças, que se encantam com as ovelhas pastando no gramado dos parques. Hoje, as ovelhas são tradição nesses parques. No Náutico são 33 e no São Lourenço, 18 ovelhas, das quais 5 são filhotes.

Fonte: PMC

Nenhum comentário: