sábado, 27 de março de 2010

A agonia do Rio Barigui

Barigui: até alguns restaurantes de Santa Felicidade ajudam a poluir o rio

O lago do Parque Barigui é bonito para quem vê de longe. Quem se arrisca a desrespeitar a placa de aviso – de que é proibido tomar banho – corre o risco de morrer: foi assim no último fim de semana com um guardador de carros que entrou no lago para pegar um aeromodelo e afundou no lodo depositado no fundo. Não se trata de uma fatalidade, mas de problema ambiental, segundo especialistas. Até mesmo um excelente nadador correria o risco de se “atolar na lama”. Isso porque o lago funciona como um decantador (filtra a água limpa e fica com a sujeira). E, se existe muito lodo no fundo, significa que ele está poluído, assim como o restante dos 60 quilômetros do Rio Barigui.

“O acidente com o guardador é um sinal de que ainda temos muita coisa para fazer”, afirma o presidente do Instituto Eko, Estefano Ulandowski – o instituto é vinculado ao Fórum Ambiental Pró-Barigui. O grupo tenta salvar o Barigui de sua agonia: o rio ainda vive, mas se continuar do jeito que está corre a passos largos para o mesmo fim do Tietê, em São Paulo. Será a morte na certa.

O problema da poluição do Barigui não é pontual. O rio tem cerca de 40 afluentes principais (são 300 se forem contados os pequenos rios) e pelo menos três deles estão em situação bastante crítica: os rios Campina do Siqueira, Uvú e Cascatinha. Esses dois últimos sofrem até com os tradicionais almoços e jantares em Santa Felicidade: há restaurantes do bairro que ainda não se ligaram à rede de esgoto. “Até uns três anos existiam trechos vazios em Santa Felicidade que não tinham a rede. A situação está gradativamente melhorando”, afirma a coordenadora técnica de recursos hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Claudia Boscardin.
A realidade está melhor, mas continua longe de ser a ideal. Ao longo do Barigui, 60% das casas têm ligação com a rede coletora. Ou seja, muito esgoto ainda vai direto para o rio e acaba parando no lago do parque. “E quem pensa que a culpa é da periferia, está enganado. Vejam o Rio Belém. É na região central da cidade, onde existem condomínios e grandes prédios, que ele concentra sua maior poluição”, afirma Ulandowski.
Para o ex-presidente da As­­sociação dos Moradores e Amigos do Barigui Ari Becker, a população ajuda a poluir, mas a Sanepar também tem sua parcela de culpa. “Não é só lançamento de esgoto clandestino, mas a falta de manutenção da rede por parte da Sanepar. Existem locais onde a tubulação é subterrânea e, se ocorre o vazamento de esgoto, a companhia não detecta”, explica. A diretora de meio ambiente e ação social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, afirma que a empresa tem um cronograma de manutenção da rede, mas que em alguns locais ela é muito antiga (as manilhas são de argila), por isso só há como saber que estourou se a população ajudar.
Não por acaso, o maior projeto de recursos hídricos da prefeitura envolve o próprio rio Barigui: uma parte dele já foi colocado em prática, mas ainda existe muita coisa para ser feita e sem prazo para terminar. No ano passado foram realizadas 14 mil vistorias em casas que ficam próximas ao rio ou a seus afluentes. A prefeitura também realocou 43 famílias que estavam em área de preservação permanente da bacia e, até o final de abril deste ano, pretende realocar as últimas 107.
Fonte: Gazeta do Povo - Publicado em 23/03/2010 Pollianna Milan
Foto: Hedeson Alves

Com "esquadrão renovado", paranaenses tentam retomar espaço na Stock Car


Desde 2003 um piloto do Paraná não é campeão da Stock Car. Depois do título de David Muffato, o estado, reconhecidamente um dos principais celeiros de pilotos do país, disputou o playoff com Alceu Feldmann (Fertipar / RCM Motorsport) AMIGO DO PARQUE BARIGUI, sétimo colocado em 2006 e nono em 2008, e Rodrigo Sperafico, vice-campeão em 2007.

No ano passado, nenhum representante do Paraná entrou na Super Final. Na temporada 2010, que começa no próximo domingo (28 de março), em Interlagos (SP), o esquadrão paranaense está renovado e com boas chances de disputar o título.

Feldmann está de casa nova. Depois de cinco temporadas na Boettger Competições, foi para a RCM Motorsport, equipe de Rosinei "Meinha" Campos. Alceu, que tem seis pódios na categoria, terá como parceiro o conterrâneo Lico Kaesemodel, com quem já venceu provas da GT3 Brasil em 2008. Sem os irmãos Rodrigo e Ricardo Sperafico e Tarso Marques, que ficaram sem vaga este ano, o estado conta com outros cinco representantes.

O ex-piloto de Fórmula 1, Ricardo Zonta, defenderá as cores do Corinthians neste ano com boas chances de disputar o título. Muffato trocou de equipe: agora é piloto da Full Time, ao lado do experiente Luciano Burti.

Júlio Campos, que voltou ao Brasil após ganhar títulos no automobilismo americano, é a nova promessa do estado na Stock Car. Depois de ser campeão da Pick-up Racing no ano passado, correrá na categoria principal pela equipe JF. Fechando a lista, seguem na disputa William Starostik e Thiago Marques, que reeditará a parceira com Giuliano Losacco, mas agora correndo pela estreante Mico’s Racing.

Além dos pilotos, as equipes do Paraná continuam fortes neste ano. A que começa o ano com maior favoritismo é a Eurofarma RC, da dupla Ricardo Maurício (campeão de 2008) e Max Wilson. No comando do time também estará o experiente "Meinha", campeão da categoria três vezes - duas com Cacá Bueno (2006 e 2007) e uma com Giuliano Losacco (2004).

Com novo motor, um composto diferente de pneus e a reimplantação do sistema de descartes, a Stock Car começa oficialmente a temporada 2010 nesta sexta-feira (26), com a realização dos treinos livres. Antes disso, na quinta, acontece mais um teste coletivo, para que as equipes possam fazer os últimos ajustes no novo propulsor. No final de semana, a programação segue com o mesmo formato de 2009: treino classificatório no final da manhã de sábado (das 11h20 às 12h50) e corrida às 11h de domingo.

Lista completa de equipes e pilotos confirmados: A.Mattheis Motorsport(Chevrolet), Xandinho Negrão (99) e Popó Bueno (74); Gramacho Costa Competições (Chevrolet), Christian Fittipaldi (55) e William Starostik (31); Eurofarma RC (Chevrolet), Max Wilson (65) e Ricardo Maurício (90); Vogel Motorsport (Chevrolet), Thiago Camilo (21) e Pedro Gomes (8); AMG Motorsport (Chevrolet), Átila Abreu (51) e Gustavo Sondermann (48); Cosan Mobil Super Racing (Chevrolet), Nonô Figueiredo (11) e Valdeno Brito (77); RC3 Bassani (Chevrolet), Diego Nunes (16); Blau Full Time (Peugeot), Allam Khodair (18) e Marcos Gomes (80); RZ Corinthians Motorsport (Chevrolet), Ricardo Zonta (100) e Antônio Jorge Neto (15); Red Bull Racing (Peugeot), Cacá Bueno (0) e Daniel Serra (29); Hot Car Competições (Chevrolet), Antonio Pizzonia (1) e Betinho Gresse (44); RCM Motorsport (Peugeot), Alceu Feldmann (6) e Lico Kaesemodel (63); Itaipava Racing Team (Peugeot), Luciano Burti (14) e David Muffato (35); Officer Pro GP (Chevrolet), Duda Pamplona (23) e Felipe Maluhy (33); JF Racing (Peugeot), Alan Hellmeister (2) e Júlio Campos (25); Crystal Racing Team(Peugeot), Cláudio Ricci (4) e Constantino Jr. (5); Mico’s Racing (Peugeot), Giuliano Losacco (9) e Thiago Marques (7).

sexta-feira, 26 de março de 2010

Policia elucida latrocínio ocorrido no Parque Barigui em 2008

Guilherme Althoff Rodrigues. Foto: Osvaldo Ribeiro
Guilherme Althoff Rodrigues foi preso em Curitiba, acusado de matar Juliano da Silva Kogi no Parque Barigui em 2008.

Policiais da Delegacia de Furtos e Roubos elucidaram o latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou Juliano da Silva Kogi, 24 anos, em novembro de 2008. Em uma operação na quinta-feira (25), para cumprir mandados de prisão, busca e apreensão, os agentes localizaram no bairro Uberaba o autor do crime, Guilherme Althoff Rodrigues, 23 anos. Contra ele já existia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.

De acordo com a polícia, a vítima passeava com uma amiga na noite de 15 de novembro pelo Parque Barigui, quando foram abordados por dois homens que lhes deram voz de assalto. Kogi resolveu correr e foi atingido por um tiro que o acertou na nuca. Ele morreu no local e os criminosos fugiram levando o seu celular, o que caracterizou o latrocínio.

Durante as investigações os policiais conseguiram levantar a identidade dos suspeitos e a Justiça expediu os mandados de prisões preventivas. Em maio do ano passado um deles, Giovani Faciocchi Oliveira, 20 anos, foi preso em flagrante com drogas na cidade de Guaíra. Ele continua preso na cadeia de Terra Roxa, à disposição da Justiça.

Na tarde de quinta-feira (25), os policiais prenderam Rodrigues em uma residência. Na delegacia ele foi reconhecido pela jovem que acompanhava Kogi no dia do crime, como autor do disparo. Após prestar depoimento o criminoso foi removido para o Centro de Triagem II, em Piraquara, onde fica a disposição da Justiça.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Bolo gigante para comemorar os 317 anos de Curitiba

Pelo sétimo ano consecutivo, Curitiba vai ganhar um bolo gigante em comemoração ao aniversário da cidade. O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná e o Moinho Anaconda, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e apoio do Sesi, presenteiam a capital paranaense com um bolo de 317 kg alusivos à idade da cidade.
A festa será realizada no Parque Barigui, dia 28 de março, às 16:30. O recheio e a cobertura do bolo serão feitos no local, a partir das 6h30 da manhã, por 20 profissionais.“Estamos trabalhando para mais uma vez surpreender os curitibanos e mostrar um pouco da realidade de nossa profissão”, diz o presidente do SIPCEP, Joaquim Cancela Gonçalves.Para presentear ainda mais a população curitibana, a festa terá a participação do Sesi, que montará um local específico para aferir a pressão, fazer uma avaliação nutricional e distribuir sacolas ecológicas permanentes.

Fonte: PMC

terça-feira, 23 de março de 2010

A PROSTITUIÇÃO CONTINUA LIVRE NO PARQUE BARIGUI

Até quando a Prostituição no bosque do Parque Barigui será liberada???
E e as nossas Guarda Municipal (Beto Richa) e a Polícia Militar do Estado do Paraná (Roberto Requião) continuarão de braços cruzados???

A um ano publicamos aqui no nosso blog uma matéria sobre a Prostituição Masculina que ocorre livremente nos finais de tarde no Bosque do Parque Barigui. Infelizmente nada foi feito pelas autoridades, sejam Municipais ou Estaduais... e o Parque Barigui continua sendo um motel a céu aberto... pior, sem uma devida coleta de preservativos, respeito aos frequentadores e ainda oferecendo aos frequentadores do Parque um extremo atentado ao pudor. Como diria o jornalista e apresentador Boris Casoy em um de seus bordões... " ISTO É UMA VERGONHA!!!"

Publicamos a um ano...

Nas imediações do Parque Barigui, trecho compreendido entre as ruas Cândido Hartmam e Manoel Ribas, atrás do museu do automóvel, há um bosque de mata fechada. Este local público de lazer e caminhadas tornou-se, ao longo do tempo, um ponto de prostituição masculina. Neste bosque há ruelas de acessos, mas há dezenas de trilhas de chão batido onde rapazes praticam programas sexuais, cometendo atos criminosos de atentado violento ao pudor. Ainda descartam ao longo das trilhas milhares de preservativos usados, suas embalagens, entre outros lixos. Isso sem nunca serem abordados pela guarda municipal que, apesar de saber desses acontecimentos corriqueiros e constantes, não realiza policiamento repressivo para combater a prostituição no local. Toda comunidade está ciente destas aberrações no maior parque de Curitiba, que assustam, amedrontam e afastam as famílias e os corredores desta área de alto risco do Barigui. A Prefeitura precisa orientar a guarda municipal para que realize trabalhos de prevenção, enquadramento e punição policial. Ou será que o Barigui não é patrimônio público? Não se condena o homossexualismo, mas as práticas criminosas em locais públicos. Texto de Célio Borba - Curitiba (PR)
***
Será esta a nossa única saída??? Ai vai uma dica para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente em seu Departamento de Parques e Praças... (já que o policiamento não existe... )
***
Seis mil árvores são derrubadas na Inglaterra para inibir sexo em floresta

Cerca de 12 hectares foram limpos em Darwen, Lancashire, na Inglaterra. Seis mil árvores foram cortadas para evitar que casais usem a floresta como cenário de suas noites de sexo. (Foto: Reprodução/Telegraph.co.uk)

Conselho de Lancashire emitiu ordem de desmatamento. Órgãos de defesa do meio ambiente reclamaram da ação.

Segundo o jornal "Telegraph", o conselho local emitiu uma ordem para que seis mil árvores fossem derrubadas, numa tentativa de inibir casais de usar a floresta como cenário de suas noites de amor. Para justificar o desmatamento - duramente criticado por órgãos de defesa do meio ambiente -, o conselho disse que muitas das árvores da região estavam prestes a cair caso não fossem cortadas. No entanto, policiais e a população local confirmam que o desmatamento foi feito para inibir os casais mais ousados.

Fonte: http://g1.globo.com/

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

A cada ano, no dia 22 de março, o mundo celebra o Dia Mundial da Água. Inúmeras campanhas, mensagens e discursos são produzidos enfatizando a relevância deste recurso, sem o qual não haveria vida na Terra.A água é um recurso natural não renovável. Significa dizer que um dia irá se esgotar. Pesquisadores acreditam que este dia não está tão longe, sobretudo pela forma como utilizamos nossa riqueza hídrica.Cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água, mas apenas 2,5 % desta água é doce, com potencial de consumo direto. Além disso, somente 1% está disponível ao homem. O Brasil detém 11% deste recurso, tanto em suas bacias hidrográficas quanto em seus aqüíferos subterrâneos.* No Dia da Água, observe se estas atitudes já fazem parte do seu dia-a-dia.

* Fechar a torneira ao escovar os dentes e ensaboar a louça.
* Usar balde, ao invés de mangueira, para lavar o carro.
* Aproveitar a água da lavadora de roupas para limpar a calçada.
* Não jogar lixo em riachos e nascentes de rios.
* Fiscalizar a ação de indústrias que despejam seus dejetos em rios, lagos e riachos.
* Faça a sua parte e cobre das autoridades políticas públicas de saneamento, preservação e manutenção dos recursos hídricos.
Fonte: Poeira Cósmica - Aislin Ganesha
História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

sábado, 20 de março de 2010

Domingo tem passeio ciclístico do aniversário de Curitiba

Expectativa é reunir cerca de 7 mil pessoas no evento

A Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Supermercado Mercadorama, promove neste domingo (21) o Passeio Ciclístico Aniversário de Curitiba 317 anos. É a 15ª edição do passeio. A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, que organiza o evento, espera a presença de 7 mil ciclistas. A participação no passeio é livre e gratuita.
"Vamos unir comemoração pelo aniversário da cidade com lazer e incentivo a uma vida mais saudável", diz o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.
Com início marcado para as 10h, o passeio terá saída da avenida Silva Jardim, em frente à loja Mercadorama, e chegada no parque Barigui, em frente ao Museu do Automóvel.
Os ciclistas vão percorrer seis quilômetros, passando pela rua Conselheiro Laurindo, avenida Marechal Deodoro, Emiliano Perneta, Brigadeiro Franco, Padre Agostinho e Cândido Hartmann. Durante o percurso, serão sorteados brindes para os participantes.
Para dar apoio aos ciclistas, vão acompanhar o passeio ambulâncias, caminhão-resgate - para bicicletas que apresentarem problemas durante o percurso - e carro-oficina, para consertos rápidos e de emergência.
Fonte: Jornale - Edson Fonseca - PMC

ATENÇÃO DOADORES DE TÊNIS


No último treino de 2009, a Trainer fez uma campanha para arrecadação de tênis entre seus corredores. Foram reunidos 52 pares de várias marcas, mas se sobressaiu a marca Asics.
No dia 15 de março, os tênis foram doados ao projeto de atletismo da Escola Municipal Omar Sabbag, coordenado pelo professor George André Cordeiro – que já foi treinador da Seleção Brasileira de Atletismo Juvenil e responsável por levar, em 2008, o técnico da Trainer Samir Sabadin para a seleção. Mais de 80 jovens, de 10 a 16 anos, participam do projeto, que tem revelado novos talentos do atletismo.
A Trainer e a Escola Municipal Omar Sabbag agradecem a todos que doaram tênis para o projeto.

A Trainer Assessoria Esportiva foi criada em 2003, com o objetivo de fornecer orientação para atividades físicas, sempre buscando a excelência no atendimento aos clientes. Nas modalidades de caminhada e corrida, possibilita aos seus atletas que desenvolvam a capacidade de alcançar e superar, com qualidade, as metas que estabelecem. Dispondo de uma equipe de apoio multidisciplinar, através de parceria com os melhores especialistas do mercado, a Trainer procura oferecer equilíbrio ao estilo de vida de cada cliente. A flexibilidade dos programas de treinamento, aliada à análise desenvolvida pelos técnicos, permite que a Trainer atenda pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento. Avaliação médica e exames cardiológicos são utilizados para determinação da intensidade de treino adequada ao perfil de cada pessoa.

ENDEREÇO: Rua Alcebíades Plaisant, 1139
Água Verde - Curitiba/PR

sexta-feira, 19 de março de 2010

Bombeiros procuram homem que entrou no lago do Parque Barigui

Segundo a Guarda Municipal, o rapaz trabalha como guardador de carros e entrou no lago para recuperar um aeromodelo que caiu na água

O rapaz entrou no lago para recuperar um aeromodelo que caiu na água
Uma equipe do Corpo de Bombeiros realiza buscas de um homem que caiu no lago do Parque Barigui, em Curitiba. Admilson Santos da Silva, de 30 anos, trabalhava como guardador de carros no parque e entrou na água para recuperar um aeromodelo que caiu no lago.
Silva recebeu uma quantia em dinheiro para pegar o aeromodelo, mas acabou afundando, pois existe bastante lodo no fundo do lago. As buscas começaram por volta das 19 horas de quinta-feira (18), mas foram interrompidas por falta de visibilidade.

Desde o início da manhã desta sexta-feira (19) os trabalhos recomeçaram. Segundo a Guarda Municipal, Silva entrou no lago atrás do Salão de Atos do Barigui, perto da ponte.
De acordo com informações do telejornal Bom Dia Paraná, os documentos do guardador foram encontrados nas roupas que ele deixou ao lado do lago.
Fonte: Gazeta do Povo - 19/03/2010 - Adriano Kotsan, com informações de Aniele Nascimento

quinta-feira, 18 de março de 2010

Grupo Galpão redescobre teatro de rua na abertura do Festival de Curitiba

Um clima de alegria e deslumbramento arrebatou a Ópera de Arame, no Parque das Pedreiras, para marcar o começo da 19ª edição do Festival de Teatro de Curitiba. A abertura para convidados aconteceu na terça-feira, mas a largada da mostra principal foi dada mesmo na noite de ontem, com a apresentação de “Till, a saga de um herói torto”, do Grupo Galpão, de Belo Horizonte.

A atriz Inês Peixoto como Till: teatro popular e humor da companhia mineira

O teatro de rua está nos genes da companhia mineira desde sua criação, há quase três décadas. Agora, depois de uma série de espetáculos que se distanciaram da comédia popular, entre eles adaptações de Gógol, Brecht e um ensaio de Tchecov para o excelente documentário “Moscou”, de Eduardo Coutinho, o Galpão volta a investir na comunicação direta com o público, mantendo suas idiossincrasias de sempre.
Partindo do folclore alemão, o dramaturgo Luís Alberto de Abreu escreveu a trajetória de um anti-herói com forte ligação com Macunaíma. Um dia, um Diabo engravatado e com cascos apostou com Deus que se tirasse as qualidades de uma boa alma, ela inevitavelmente cairia em perdição. A partir disso, resolveram privá-la de apenas uma – a inteligência – e Till veio ao mundo. Veio, mas não foi tão fácil assim.
Ele não nasceu grande como o personagem de Mario de Andrade, mas o garoto teve gestação de 13 meses e, após um parto frustrado, resolveu ficar outros cinco anos na barriga da mãe. Folgado, mesmo depois de grande queria dar um jeito de voltar para o lugar de onde veio. A fome e a miséria da Alemanha medieval são um prato cheio para que ele apronte trapaça atrás de trapaça, em uma parábola com ingredientes burlescos e na qual a escatologia é um atalho fácil para as risadas. Nas entrelinhas, a moral anunciada com pompa: será a consciência a última coisa que resta ao homem?
Como de praxe, os próprios integrantes da trupe fazem a trilha sonora ao vivo, tocando sax, sanfona, trompete, guitarra, xilofone e muito outros, em um revezamento de instrumentos similar àquele em acontece em cena, entre atores e personagens. O figurino, composto a partir de materiais recicláveis, é criativo e funcional, assim como a dramaturgia, na qual o fogo e os alçapões no palco são as maiores surpresas. Tudo com forte representação popular, e por isso quase impossível de não se gostar.
Esse retorno do Galpão ao teatro de rua só seria completo se de fato a peça saísse dos teatros. E é o que o grupo vem fazendo por onde passa, como já aconteceu, por exemplo, em São Paulo e Rio de Janeiro. Aqui em Curitiba, a Ópera de Arame sedia o espetáculo por mais dois dias, nesta quinta e sexta. Depois, no sábado, às 17h, e domingo, às 15h, a companhia se muda para o Parque Barigui, onde faz apresentações gratuitas. Aí, “Till” estará em seu território natural e a identificação deve ser completa.
Na noite desta quinta-feira, aconteceram duas estreias aguardadas do festival: “Música para Ninar Dinossauros”, primeira peça de Mario Bartolotto após a tentativa de assalto na qual foi baleado em São Paulo, e “Cinema”, ensaio aberto da curitibana Sutil Companhia de Teatro, dirigido por Felipe Hirsch. Também na mostra principal, a comédia “Caderno de Memórias”, dirigida por Moacyr Góes e protagonizada pela atriz Dira Paes.

Fonte: FESTIVAL DE CURITIBA - Gustavo Wanderley / Divulgação

segunda-feira, 15 de março de 2010

ATENÇÃO CICLISTAS DO PARQUE BARIGUI

Pedale por um Mundo Livre com Antonio Olinto

Lançamento do “Guia Caminho da Fé para Ciclistas e Caminhantes”

Um dos maiores cicloturistas e aventureiros do Brasil, Antonio Olinto lança o guia que promete revelar e proporcionar todas as informações sobre o percurso que já está sendo chamado de Compostela brasileira. O evento, limitado à 70 pessoas, será beneficente, com coquetel receptivo, sorteio de alguns guias aos presentes e faz parte da campanha Pedale por um Mundo Livre, da Rádio Mundo livre FM de Curitiba.

Serviço :
Data do evento : 17 de março de 2010, 19:30h
Local : Refinaria Promocional
Endereço : Rua Guido Straube 52A, Água Verde, Curitiba, PR Mapa
Inscrições devem ser feitas antecipadamente, clique AQUI
Taxa : Um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

GUIA CAMINHO DA FÉ PARA CICLISTAS E CAMINHANTES
Das milhares de pessoas que leram o livro de Paulo Coelho, Antonio Olinto é um dos que teve a felicidade de realizar o Caminho de Santiago. Seguramente muitos dos que realizaram o Caminho de Santiago se perguntaram: Por que não existe um caminho destes no Brasil?
Pois bem, o Caminho da Fé tem sido reconhecido como a melhor adaptação do Caminho de Santiago no Brasil. Ele já atrai cerca de três mil pessoas por ano entre caminhantes e ciclistas. Esporte, aventura, paz, conhecimento, introspecção… Cada um, ao pegar seu cajado ou montar em sua bicicleta, parte em busca de algo e certamente encontrará. De nada adianta ficar especulando e nunca dar o primeiro passo, pois só aqueles que realmente percorrem o Caminho aprendem seus ensinamentos…
Ao retornar da Volta ao Mundo Antonio Olinto começou a divulgar o cicloturismo no Brasil. Primeiro escreveu o livro “No Guidão da Liberdade” e agora, juntamente com sua companheira Rafaela Asprino desenvolve o Projeto de Cicloturismo no Brasil, que busca divulgar o cicloturismo em todas as suas vertentes, através da produção de guias de cicloturismo e DVDs dos mais variados estilos de viagem no Brasil, produção de livros e DVDs sobre aventuras de bicicleta em várias partes do mundo. (Atualmente o projeto já conta com 02 livros de texto, 05 DVDs e 03 Guias).
Com a experiência de anos de peregrinação através do mundo, coletamos no Guia Caminho da Fé todas as informações que pensamos ser importantes para realizar este percurso, do treinamento ao dia a dia das longas caminhadas e pedaladas.
Mais informações: http://www.olinto.com.br/caminho-da-fe.htm

INTEGRANTES DO PROJETO DE CICLOTURISMO NO BRASIL
Antonio Olinto Ferreira nasceu em uma pequena cidade no interior de São Paulo chamada Ipaussu. Com 16 anos foi morar com seus irmãos em Curitiba – PR, onde completou o ensino médio e se formou em direito pela PUC em 1990.
Em 1992, já sentindo o peso das responsabilidades profissionais nas costas, Olinto resolveu comprar uma bicicleta e pedalar todas as manhãs para perder um pouco da barriga que já acumulara. O exercício virou paixão e em 1993 os sonhos do paulista do interior se ampliaram. Em três anos e meio Olinto pedalou por 13 países da Europa, 1 da África, 9 da Ásia e 11 da América, num total de 46.620 km pedalados, retornando para o Brasil em outubro de 1996.
Durante 1997 escreveu um livro falando sobre a volta ao Mundo, intitulado “No Guidão da Liberdade” (atualmente em sua 3ª edição). De 1998 a 2000 dedicou-se ao ensino das novas normas de trânsito referentes à bicicleta em escolas de ensino fundamental de vários estados brasileiros.
Atualmente vive em um motor-home e dedica-se a fazer mapeamentos e guias de cicloturismo em várias regiões do Brasil.
Rafaela Asprino nasceu na Capital paulista, onde se formou e trabalhou por 10 anos como arquiteta. Apesar da paixão por conhecer o mundo, os compromissos do dia a dia restringiam suas viagens às férias e feriados. Sempre teve como hobby pequenas pedaladas pela região norte da cidade e em 2006, depois de participar de um passeio ciclístico em estradas de terra, decidiu começar a treinar regularmente para poder chegar onde quisesse com sua bicicleta. Treinava diariamente cerca de 2h, inclusive nos dias de chuva e frio, e nos finais de semana chegava a ficar mais de 5h pedalando. Em 2007, após percorrer o Caminho da Fé, conheceu Antonio Olinto e com ele a liberdade de uma vida simples fora da grande cidade. Em 2008 deixou os 2 empregos, um em São Paulo e outro em Brasília, alugou seu apartamento, vendeu o carro, eletrodomésticos e passou a viver com Olinto no motor home e a trabalhar no Projeto de Cicloturismo.

domingo, 14 de março de 2010

OS PROBLEMAS DO PARQUE BARIGÜI

Todos sabem que o Parque Barigui é o parque mais frequentado de Curitiba, por todos os tipos de pessoas, de diversas classes sociais. Praticam seus esportes, passeiam com a família, e buscam no parque o contato com a natureza.
O que poucos sabem, é que o Parque Barigui, é uma Unidade de Conservação, assim como o Parque Nacional do Iguaçu. Existe uma lei das Unidades de Conservação que se chama SNUC (http://www.semarh.se.gov.br/biodiversidade/modules/wfdownloads/visit.php?cid=1&lid=1), que estabelece critérios e normas para a gestão do parque. É um parque urbano, mas possui regras e normas iguais à um parque nacional, e tem como objetivo:

"A preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico."

O que observa-se no Parque Barigüi são atividades que não convém com os objetivos da Unidade de Conservação.Em primeiro lugar, não deveria ser permitido o consumo de bebidas alcoólicas dentro do parque pois afeta a imagem do local, além da geração de resíduos sólidos urbanos.

Frequentemente, observam-se pessoas visivelmente bêbadas, consumindo cerveja próximo à ciclovia do parque, com seus sons turbinados. Será que um pai que leva seu filho para andar de bicicleta quer ver isso? Não basta haver placas que proíbem o som alto nem muito menos haver uma sede da Guarda Municipal dentro do parque, pois os abusos continuam.

Na floresta do outro lado da Cândido Hartmann, próximo à chaminé (bar) e a academia da prefeitura, é um caso de saúde pública. Lá é encontro de homossexuais que praticam suas atividades no meio do mato, deixando muito lixo principalmente camisinhas usadas.

Homem dentro da floresta
Inexistência de lixeiras

Eutrofização

Nesse mesma área do parque a alguns anos atrás, sagüis-de-tufo-branco [Callithrix jacchus (Linnaeus, 1758)] foram introduzidos no local em associação com o comércio ilegal de animais, e estão se reproduzindo rapidamente, chegando a ter relatos desses animais em ruas dos bairros Mercês e Santa Felicidade e também estão invadindo casas em busca de alimento. (http://www.institutohorus.org.br/index.php?modulo=inf_ficha_callithrix_jacchus)

Sagüís-de-tufo-branco

Os problemas estão aí, e a resposta da Prefeitura para resolver esses e outros problemas é...Privatização! Isso, vão privatizar o Parque Bariguí.

"A parceria público-privada abrange o Barigui como um todo, incluindo o pavilhão, que é um espaço para eventos, feiras e exposições”, explica Maurício Ferrante, assessor de Projetos Especiais da prefeitura. Segundo o assessor, diferentemente do que ocorre nas concessões, quando a administração pública simplesmente lança um edital de licitação, a PPP começa com uma consulta prévia ao mercado, para sondar a existência de empresas interessadas na parceria. “Até o mês que vem, devemos abrir licitação para o projeto”, anuncia Ferrante. “A partir daí, as empresas interessadas terão seis meses para apresentar as suas propostas.” (Fonte: Gazeta do Povo)

Falou-se em pavilhão de exposições ($$$$), mas não em "Unidade de Conservação", esquecendo da parte "desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental". A área aonde se encontrava o parque de diversões, poderia se tornar um parque de interpretação ambiental para crianças com atividades lúdicas e criativas. Hoje em dia:


Área sem uso

Área sem uso

Esses são somente alguns dos problemas do Parque Barigui, e para quem possui um olhar científico, educado, ecologista,indignado perante as coisas, a lista se torna maior ainda.
Reparou em mais alguns, possui fotos, vídeos? Mande para o meu e-mail! (matéria publicada no blog - PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE http://meioambientecuritiba.blogspot.com/ em 20/12/2009)


QUER PROTESTAR?
Secretaria Municipal do Meio Ambiente (responsável pela administração do parque)
Tel. (41) 3335-2112. Email smma@smma.curitiba.pr.gov.br
FONTE: (matéria publicada no blog - PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE http://meioambientecuritiba.blogspot.com/ em 20/12/2009)

quarta-feira, 10 de março de 2010

AEROMODELISMO NO PARQUE BARIGUI


GRUPO VCC CURITIBA
Aeromodelismo Vcc (voo circular controlado)

Desde a sua inauguração em 1972, o Parque Barigui possui 2 pistas para a pratica do aeromodelismo de vôo circular controlado (onde o aeromodelo voa em círculos e é comandado pelo piloto por interface de 2 cabos de aço trançados bem finos).
Antes do Parque Barigui existir, o esporte era praticado no aeroclube do Paraná, na pista inaugurada pela APA (Associação paranaense de aeromodelismo) em 1957.

Sempre que o tempo colabora, geralmente finais de semana, os integrantes do grupo VCC Curitiba treinam no parque, existem diversas provas no calendário nacional e os Curitibanos estão começando a representar a cidade nas provas. No ultimo campeonato brasileiro, realizado no modelódromo do Ibirapuera em São Paulo, o Curitibano Bruno Hack sagrou-se campeão brasileiro da categoria promocional Acrobacia intermediário.

As vezes algumas pessoas não entendem o motivo de manter a pista fechada durante os vôos. Precisamos fechar os portões sempre, para a segurança dos aeromodelistas, aeromodelos e principalmente, dos espectadores, visto que alguns modelos mais velozes podem facilmente matar alguma pessoa por impacto e também ferir seriamente alguém com os cabos de aço.

O equipamento é caro. Os cabos, por exemplo, ficam esticados atravessando a pista e qualquer coisa que passe por cima, seja o pé de alguém ou rodas de patins, danifica o aço e contribui para acidentes.

Nesse ultimo carnaval, o grupo promoveu o primeiro aerofolia, uma prova com duas categorias do VCC: acrobacia e velocidade. O evento reuniu competidores de varias partes do país. O aerofolia foi idealizado para acontecer em todos os carnavais daqui pra frente e desde já , recebeu apoio das secretarias de esporte e lazer e turismo de Curitiba.

Seguem uma foto do evento e o link do vídeo postado no youtube

http://www.youtube.com/watch?v=oFhuPPS7WfU
http://www.youtube.com/watch?v=gnWNHAg5Xgw

Para informações sobre a pratica do vcc, entre em contato com Bruno Hack no email brunohack@hotmail.com

terça-feira, 9 de março de 2010

Memorial das Vítimas de Acidentes de Trânsito é inaugurado em Curitiba

Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (8) o Memorial das Vítimas de Acidentes de Trânsito, em Curitiba. O memorial foi construído pela prefeitura em parceria com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Complementar e Capitalização (CNSeg) e com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada e das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor). O monumento fica ao lado do Museu do Automóvel, no Parque Barigui.
O prefeito Beto Richa (PSDB) e o presidente da CNSeg, João Elísio Ferraz de Campos, participaram da inauguração, que começou por volta das 11 horas. "A prefeitura tem trabalhado muito para aumentar a segurança no trânsito, mas é fundamental que haja uma conscientização de todos para que possamos cada vez mais diminuir o número de acidentes", disse Richa ao site de notícias da prefeitura.
Segundo Richa, a visitação no Parque Barigui ultrapassa 50 mil pessoas nos fins de semana e isso tornará o memorial um novo cartão postal da cidade. O Memorial das Vítimas de Acidentes de Trânsito foi projetado pelo arquiteto Fernando Canalli, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Todo o espaço será iluminado com lâmpadas de maior durabilidade e menor consumo de energia. O conjunto da obra inclui um lago com lambaris, cascata e uma trilha que vista de cima é a sombra da chaminé da antiga olaria que existia no parque, onde hoje funciona uma academia de ginástica.
A prefeitura de Curitiba dá algumas dicas para evitar acidente:
Pedestres:
1. Obedeça a sinalização de trânsito;
2. Sempre que houver, utilize as faixas de segurança para realizar as travessias;
3. Mesmo na faixa e com o sinal fechado, preste atenção ao atravessar e olhe para os dois lados;
4. Em rodovias procure atravessar nas passarelas (quando houver), não transite (ande) pelo leito das estradas nem pelos canteiros centrais;
5. Ande pela calçada sempre que houver, e longe do meio fio . Se não existir calçada ande pelo "cantinho" da rua, em sentido contrário ao fluxo do trânsito e em fila indiana (uma pessoa atrás da outra);
6. Evite atravessar as ruas entre os veículos e em locais com pouca visibilidade. Veja e seja visto;
7. A noite ou em dias nublados, procure usar roupas claras ou refletivas;
8. Atravesse a rua em linha reta, sem correr;
9. Rua não é lugar de brincadeira.
10. Redobre a atenção em entradas de garagens ou guias rebaixadas em frente a estabelecimentos comerciais (supermercados, postos de combustíveis, panificadoras, farmácias...)
Crianças no carro:
1. Menores de 10 anos somente no banco de trás;
2. Crianças até 1 ano devem ser transportadas, obrigatoriamente, no bebê conforto;
3. Crianças de 1 ano a 4 anos devem ser transportadas, obrigatoriamente, em cadeirinhas;
4. Crianças de 4 anos a 7 anos e meio devem ser transportadas, obrigatoriamente, em assento de elevação ( booster);
5. Crianças com idade superior a 7 anos e meio devem utilizar o cinto de segurança do veículo;
6. Nunca coloque duas crianças no mesmo cinto de segurança;
7. Nunca transporte crianças no colo;
8. Nunca deixe crianças sozinhas no veículo;
9. Nunca deixe a criança brincar dentro do veículo;
10. Mantenha as chaves longe do alcance das crianças;
11. Acione as travas de segurança para que a criança não abra as portas pelo lado de dentro do veículo;
12. Mantenha os vidros do veículo travados;
13. Nunca transporte crianças no porta malas ou compartimento de cargas;
14. Faça o embarque e o desembarque sempre pelo lado da calçada;
15. Ao manobrar o veículo em garagem ou quintal esteja atento às crianças
No ônibus:
1. Ao embarcar e desembarcar do ônibus com uma criança, mantenha-a próxima e segure-a pelo pulso;
2. Nunca embarcar ou desembarcar com o veículo em movimento;
3. Nos terminais e estações tubo aguarde sempre o desembarque;
4. Não pare nas portas e não sente-se nos degraus;
5. Sentado ou em pé, segure-se;
6. Seja educado, ceda o seu lugar para idosos, gestantes , pessoas com crianças de colo e portadores de deficiências;
7. Não coloque partes do corpo para fora do veículo;
8. Em ônibus escolar e de viagem use o cinto de segurança durante todo o percurso;
Em motos:
1. Crianças em motos somente com mais de sete anos e que saiba cuidar de sua própria segurança;
2. Utilize capacete adequado ao tamanho da criança;
3. Nunca transporte a criança no meio, entre dois adultos;
4. Nunca transporte a criança na frente;
5. Ao embarcar e desembarcar cuidado com o escapamento.
Em bicicleta:
1. Obedeça as leis de trânsito:
2. Pare ao sinal vermelho;
3. Sinalize suas intenções;
4. Respeite o pedestre;
5. Use roupas claras ou refletivas;
6. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual (capacete, cotoveleira, joelheira, luva, óculos e calçado firme nos pés.)
7. Lembre-se que é obrigatório (Resolução 46 do CONTRAN) o uso de equipamentos de segurança na bicicleta a partir do aro 20 (espelho na esquerda, campainha, refletivos traseiros, laterais e nos pedais.)
8. Mantenha os refletivos limpos;
9. Evite ruas e avenidas movimentadas; procure caminhos alternativos, com menos movimento;
10. Mantenha-se à direita e na mão de direção
11. Não faça zig -zag. Pedale mantendo-se em linha reta;
12. Não use equipamentos de som, eles podem distrair sua atenção. Aprenda a ouvir o trânsito

segunda-feira, 8 de março de 2010

Feira Inter­­nacional de Artesanato e Decoração Artesanal no Barigui

A 1ª Feincartes – Feira Inter­­nacional de Artesanato e Decoração Artesanal será realizada até 14 de março, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui.
O evento, que ocorre em mais de sete estados brasileiros, é organizado pela empresa Guimarães e Mathias Feiras e Eventos. Será possível encontrar nos mais de 200 estandes da feira novidades em artesanato de 15 estados brasileiros e de 20 países.
Serão ofertados todos os dias cursos e oficinas de artesanato gratuitos, além de apresentações culturais.
Estão programadas 40 oficinas sobre 13 técnicas de artesanato. As inscrições para as oficinas, com vagas limitadas, devem feitas no local.
Oito grupos apresentam danças de diferentes etnias no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui.


Confira a programação:

Dia 10, às 19h30 - Grupo Germânico Alte Heimat;
Dia 11, às 19h30 - Grupo Polonês Wisla;
Dia 12, às 19h30 - Centro Espanhol do Paraná;
Dia 13,às 18h - Grupo Piccola Itália;
Dia 14, às 18h - Grupo Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade.

Horário de funcionamento: das 15 às 22 horas.
A entrada custa R$ 5.
Mais informações pelo site http://www.feincartes.com.br/

8 de Março, Dia Internacional da Mulher

Tantos rostos, a mesma natureza... Ser mulher.
O dia Internacional da Mulher começou por ser proposto na viragem do séc. XX durante o processo de industrialização devido às más condições de trabalho e dos reduzidos salários a que as mulheres eram sujeitas.
Durante muitos séculos as mulheres foram consideradas seres inferiores logo com poucos direitos e muitos deveres. Apesar das mulheres terem já adquirido muitos dos seus direitos ainda há muitas regiões do mundo em que são tratadas como seres inferiores. E por isso ainda faz sentido existir esta comemoração.
Bem vistas as coisas bastava haver um dia em que se lembrasse os direitos humanos porque é disso que se trata, se uma mulher é mal tratada é toda a humanidade que está em risco e não só parte dela. Mas de qualquer modo...

Parabéns, Mulher, pelo teu dia!!!

sábado, 6 de março de 2010

A Importância dos Antioxidantes.


Os antioxidantes são um conjunto heterogênio de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.
O termo antioxidante significa que impede a oxidação prejudicial de outras substâncias químicas, que ocorrem nas reações metabólicas.
Os antioxidantes são substâncias que ajudam a neutralizar os radicais livres, que podem prejudicar as células. Os antioxidantes mais conhecidos são a vitamina C, o beta caroteno (um derivado da vitamina A) e a vitamina E.Estes antioxidantes ocorrem naturalmente em frutas e vegetais, assim como em grãos integrais.
Os antioxidantes são um dos suplementos mais visados por atletas e pessoas que tenham por objetivo a saúde e o controle do envelhecimento.
Os antioxidantes são basicamente compostos químicos que combatem substâncias no organismo conhecidas como radicais livres.
Radicais livres são moléculas naturalmente presentes no nosso organismo, envolvidas em vários processos, tais como, respiração e contração muscular.
Alguns fatores ambientais como a luz solar, o tabaco e a poluição, ou mesmo a pratica de exercício físico EXTENUANTE, podem conduzir ao aumento da formação destas substâncias no nosso organismo.
Estas moléculas, quando em quantidades excessivas, podem ter uma ação negativa: podem provocar alterações no nosso DNA, nas proteínas e nos ácidos gordos polinsaturados, presentes nas nossas células.
Os danos causados pelos radicais livres têm sido relacionados com o desenvolvimento de determinadas doenças, como o cancro, doenças cardiovasculares, cataratas e doença de Alzheimer. PORTANTO: Os Antioxidantes são nutrientes que combatem e neutraliza os radicais livres.As armas primárias desta luta são as vitaminas C e E, carotenoide e o selênio mineral.
Qual a relação da atividade física intensa com a produção de radicais livres ?
São vários fatores que aumentam a produção de radicais livres no organismo como por exemplo infecções, radiações, doenças.
A atividade física intensa também é um dos fatores que aumenta a produção de radicais livres.
Os atletas e praticantes de atividade física, sendo ela intensa e prolongada, estão mais suscetíveis à produção de radicais livres, podendo levar ao envelhecimento precoce.
Principais tipos de antioxidantes:
* Vitamina C
* Vitamina E
* Betacaroteno
* Flavonóides
* Selênio
* Zinco
* Licopeno
* Cobre
* Conservantes (aditivos de alimentos)
Fontes: www.karatebarretos.com.br / Wikipedia
Texto do Blog da Andressa Vieira http://andressavieira-ifbb.blogspot.com
Andressa Vieira - Atleta * 3º lugar- Campeonato Sul americano - 2009 * Campeã brasileira overall de Body Fitness (IFBB)-2009 * Campeã brasileira de Body Fitness(cat.até 163cm) -2008 * Campeã brasileira de Figure (NABBA)2006

Barigui terá shows do Música nos Parques neste domingo

O Parque Barigüi volta a ser o palco do programa Música nos Parques, neste domingo (7), com a apresentação dos shows "Saudosos Malucos" e "Trio de Ouro Catuaba Brasil/ Homenagem a Baden Powell". Os shows acontecem às 15h e às 17h, mostrando o melhor da música popular brasileira, com entrada franca. Desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, o Música nos Parques conta este ano com o patrocínio da OI, que durante os espetáculos presenteia o público com bonés, cangas e lenços.

O samba em variados estilos, mas resguardado em sua estética, é a linha mestra do espetáculo "Saudosos Malucos", que une as cantoras Cris Lemos e Silvia Contursi, mais o instrumentista Cláudio Menandro (violão, cavaquinho e bandolim). Os artistas, vindos respectivamente de São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia, encontraram em Curitiba, há muitos anos, o palco ideal para sua arte. Composições de Adoniran Barbosa e músicas inéditas de Cláudio Menandro integram o repertório que cria um divertido diálogo entre obras célebres e novos sambas da melhor qualidade.

O espetáculo "Trio de Ouro Catuaba Brasil / Homenagem a Baden Powell" reúne 12 músicas inspiradas no universo do samba e do choro, os gêneros mais expressivos da música popular brasileira. Na primeira parte, o trio, formado por Daniel Migliavacca, Fabiano Silveira e Cris Loureiro, interpreta sete composições próprias. A segunda parte do espetáculo é uma homenagem a Baden Powell, para lembrar os dez anos de sua morte. Baden Powell é considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos e um dos compositores mais expressivos da música brasileira.

Serviço:
Música nos Parques
Local: Parque Barigüi
Data: 7 de março de 2010 (domingo)
Horários:
Às 15h: Saudosos Malucos, com Cris Lemos, Silvia Contursi e Cláudio Menandro
Às 17h: Trio de Ouro Catuaba Brasil / Homenagem a Baden Powell
Entrada franca
Fonte: PMC

quarta-feira, 3 de março de 2010

Curitiba ganhará em março o Memorial das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Curitiba ganhará no dia 8 de março próximo o Memorial das Vítimas de Trânsito. A data da inauguração foi marcada nesta quarta-feira (24) durante encontro entre o prefeito Beto Richa e o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Complementar e Capitalização (CNSeg), João Elísio Ferraz de Campos
O memorial está sendo construído pela Prefeitura ao lado do Museu do Automóvel, no parque Barigui, em parceria com a Confederação Nacional e com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada e das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor).
“A Prefeitura tem trabalhado muito para aumentar a segurança no trânsito, mas é fundamental que haja uma conscientização de todos para que possamos cada vez mais diminuir o número de acidentes”, disse Richa.
O prefeito disse também que o parque Barigui recebe mais de 50 mil visitantes nos finais de semana, o que tornará o memorial um novo cartão postal de Curitiba.
“A parceria com a Prefeitura para construção do memorial faz parte das ações educativas desenvolvidas pelas seguradoras para conscientizar motoristas de todo o país a respeitarem a vida”, afirmou João Elísio Ferraz de Campos. “Não temos dúvida de que essa parceria será um sucesso”, acrescentou.
O Memorial das Vítimas de Acidentes foi projetado pelo arquiteto Fernando Canalli, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “O Memorial será um espaço de reflexão e contemplação”, disse o arquiteto.
Todo o espaço será iluminado com lâmpadas de maior durabilidade e menor consumo de energia, o sistema mais moderno de iluminação pública atualmente. O conjunto da obra inclui um lago com lambaris, cascata e uma trilha que vista de cima é a sombra da chaminé da antiga olaria que existia no parque, onde hoje funciona uma academia de ginástica.
Regularização fundiária - Participaram do encontro também o presidente da Cohab, Mounir Chaowiche, e o presidente do Instituto Atlântico, Paulo Rebelo de Castro, do Rio de Janeiro. O Instituto Atlântico é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha para o aperfeiçoamento de políticas públicas.
Com experiência em regularização fundiária na favela do Cantagalo, o Instituto tem interesse em fazer uma parceria com a Prefeitura para estudos em área de ocupação irregular na cidade.
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br

terça-feira, 2 de março de 2010

Camilo Benke encara dois desafios de Ironman em maio

Benke no Ironman do Arizona, em 2009.
Foto: Divulgação/ Lide Multimídia

O médico e triathleta paranaense Camilo Benke se prepara para enfrentar em maio duas provas de Ironman em apenas duas semanas: o Ironman de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, e o Ironman Brasil, em Florianópolis. A iniciativa é histórica, pois nenhum atleta no mundo já enfrentou duas provas deste tipo em tão pouco espaço de tempo. Para se ter uma idéia do tamanho do desafio, uma prova de Ironman é composta, em média, por 4 km de natação, 180 km de ciclismo e 40 km de corrida.
Benke é conhecido por enfrentar desafios que exigem um alto grau de preparo. Além do triathlon, ele também é alpinista. Mas o atleta é lembrado mesmo pela ótima performance no Ironman do Arizona, nos Estados Unidos, no qual terminou na 11ª colocação após 9 horas, 52 minutos e 17 segundos de prova. Dos EUA, ele viajou para a Argentina e escalou os 6,5 mil metros da montanha Cerro Plata. Em seguida, ele encarou a montanha mais alta das Américas, ainda na Argentina: o Aconcágua, com 7 mil metros de altura. Estas três provas aconteceram em 30 dias.
Este seria o tempo médio de recuperação para cada um destes desafios. Então, não é difícil imaginar que o maior desafio para o paranaense é o seu próprio treinamento, que não conta com patrocínio. "Eu pago tudo do meu bolso, com meu salário. Por isso eu tenho que dividir meu tempo de treino com os plantões no hospital", explicou o doutor Camilo Benke, que é médico plantonista e divide o dia - e a noite -, entre plantões de 12 ou 24 horas no pronto-socorro, com os treinos de 5 a 6 seis horas diárias.
E o mais impressionante é que Camilo não era um atleta até pouco tempo atrás. Ele conta que se considerava sedentário e por isso resolveu incluir exercícios físicos em sua rotina. "É um teste para o corpo e para a mente. Foi o que propus para mim há três anos, uma filosofia de superação que batizei de "YOU CAN" [você pode]. Estou muito feliz por fechar o ano superando minhas metas e bastante ansioso para esta próxima jornada", disse o triatleta, lembrando que as duas provas que disputa em maio são classificatórias para o Ultraman do Hawai, o maior desafio de triathlon do mundo.