quinta-feira, 19 de junho de 2014

24º Imin Matsuri no Parque Barihgui

24º Imin Matsuri de Curitiba comemorará os 106 anos da Imigração Japonesa no Brasil

Nos dias 21 e 22 de junho, sábado e domingo, acontecerá o 24º Imin Matsuri de Curitiba, o Festival da Imigração Japonesa, no Expo Renault Barigüi (antigo Pavilhão de Exposições), das 11h às 22h no sábado e das 11h às 19h no domingo. O ingresso custará R$5,00 e dará ao visitante acesso a grandiosa Praça de Alimentação com pratos típicos japoneses, a feira de artesanato e demais atrações artísticas e culturais.
 
Na Praça de Alimentação, um dos destaques do evento, serão mais de 1800 voluntários – muitos deles que, durante o evento, compõe o quadro de artistas que se apresentam no Palco Principal. Acontecerão apresentações danças, bon odori, karaokê e taiko (tambores japoneses).

Oficina de Desenho em Estilo Mangá

No dia 21/06, das 14h às 16h, o professor Fulvio Pacheco ministrará uma oficina de mangá. Os interessados em participar precisam estar às 14h em frente ao Pavilhão para realizar as inscrições, que serão feitas na hora. ATENÇÃO! Vagas limitadas a 20 alunos!

Fulvio Pacheco atualmente dá aulas de desenho na Praça do Japão, aos sábados, além de possuir uma vasta experiência na área.
Oficina de Haicai

O escritor Alvaro Posselt, autor dos livros “Tão Breve Quanto o Agora” e “Um Lugar Chamado Instante“, ministrará uma oficina de haicai aos visitantes no dia 21/06, das 16h às 17h30. Os interessados em participar precisam estar às 16h em frente ao Pavilhão para realizar as inscrições, que serão feitas na hora.

Estande Cultural do Consulado Geral do Japão

Dentre os demais destaques está o estande o Consulado Geral do Japão em Curitiba, que promoverá várias atividades e exposições, tais como oficina de shodô (caligrafia japonesa), exposição de maquetes de Castelos Japoneses, espaço para prova de Yukata (kimono mais leve, usado nas estações quentes), exposição de calendários 3D japoneses, oficina de origami, em parceria com o Projeto Dobrando Alegrias, entre outros.


Curso de Culinária Japonesa

Outra novidade é o curso de Culinária Japonesa, que acontecerá durante todo o festival, em alguns horários específicos. Segue a tabela abaixo:

21/06/14
15h00 às 16h30 – Yakissoba, Shitake ou Shimeji e Flan de Tofu
17h00 às 18h30 – Missoshiru, Salada Oriental e Yakitori
19h00 às 20h30 – Yakissoba, Shitake ou Shimeji e Flan de Tofu

22/06/14
15h00 às 16h30 -Yakissoba, Shitake ou Shimeji e Flan de Tofu
17h00 às 18h30 – Missoshiru, Salada Oriental e Yakitori


Os participantes de cada turma aprenderão receitas tipicamente japonesas, receberão um folheto com o descritivo da aula e ainda concorrerão a um avental. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na hora, no estande da Sakura. No entanto, é preciso ficar atento, pois as vagas são limitadas a 25 participantes por turma.
 
Apresentação de Contos Sonoros
 
Exposições Diversas

Ainda estão programadas outras exposições, como de Bonsai (pequenas árvores japonesas) e de fotografias de Chuniti Kawamura, fotógrafo que acompanha e registra os matsuri desde o início – e tem muita história para contar!

 
 
Outra exposição fotográfica está programada, fruto do trabalho para o livro “Curitiba e Seus Olhos“, realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. A proposta é retratar a cidade com dois olhares distintos: o do turista, que se aventura pelos espaços sem rumo certo; e o do curitibano, que vive o cotidiano da capital paranaense.
Para a comunidade

Os visitantes contarão ainda com o estande da Igreja Holiness que realizará a medição da glicemia gratuitamente e também com a participação do Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH), que realizará o cadastramento dos interessados em se tornarem doadores de sangue e de medula óssea.

Imin Matsuri de Curitiba

Realizado desde 1991 em comemoração a imigração japonesa, o Imin Matsuri teve sua primeira edição realizada no Clube Nikkei, localizado no bairro Uberaba. Se a princípio o evento veio tanto para homenagear os primeiros imigrantes japoneses quanto para substituir as tradicionais festas juninas promovidas pelos membros do clube, hoje o matsuri é uma das maiores feiras gastronômicas típica da cidade de Curitiba e faz parte do calendário oficial de eventos da capital paranaense.
 
Serviço 24º Imin Matsuri de Curitiba

Dias 21 e 22 de junho de 2014
Sábado das 11h às 22h e no domingo das 11h às 19h
Expo Renault Barigüi
Rodovia do Café – km zero – BR 277 – Santo Inácio
Ingresso: R$5,00
Entrada gratuita: acima de 65 anos e abaixo de 5 anos

Nenhum comentário: