terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

GRUTUN APRESENTARÁ PEÇAS DE TEATRO NO PARQUE BARIGUI

 
O Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil está finalizando os ensaios para a temporada 2014 do Festival de Teatro de Curitiba (FTC), que movimenta a capital paranaense de 26 de março a 4 de abril. A trupe prepara duas novas peças e reapresenta cinco espetáculos que fizeram grande sucesso em 2013.

As novidades escolhidas pelo diretor Alex Wolf para comporem o Festival deste ano foram "A Tempestade" e "Translation Péricles", baseadas nas obras de William Shakespeare. Considerada uma das principais obras do dramaturgo inglês, "A Tempestade" segue o texto adaptado para o público infantil por Liana de Camargo Leão, escritora paranaense, especialista em teatro e literatura e uma das maiores autoridades brasileiras em Shakespeare. As apresentações acontecem nos dias 5 e 6 de abril, no Parque Barigui.

Já o espetáculo "Tranlation Péricles" é produzido com a orientação do professor José Roberto O’Shea, considerado um dos grandes tradutores do dramaturgo inglês e referência à recepção do autor no Brasil e, também, às mais refinadas questões filológicas e literárias da obra shakespeariana. Uma releitura jamais imaginada de Péricles, que pode não ter sido escrita na íntegra pelo dramaturgo inglês, "Tranlation Péricles" é encenada nos dias 26; 27 e 28 de março, na Casa Hoffmann.

Sucesso absoluto na última edição do FTC, o projeto Ópera Popular retorna ao Festival com a ópera "La Finta Semplice", de Mozart. Trata-se de um recital encenado de voz e piano, com a presença de um narrador, que contextualiza a obra, fala sobre o compositor e narra a história cantada, cumprindo o objetivo do projeto de facilitar a compreensão da plateia e despertar o gosto da população pelo gênero lírico. Com coordenação de Alex Wolf e direção musical de Josianne dal Pozzo e Jocir Macedo, o recital pode ser visto nos dias 3 e 4 de abril, no Canal da Música.

Outra peça operística encenada pelo Grutun! no Festival é "Pucciniana", com atuação da soprano Renata Bueno, direção de Alex Wolf e participação de Marco Koller. O recital, que faz parte do projeto Grutun! Highlights Ópera, é apresentado todo em italiano e composto pelas principais áreas para soprano das óperas de Giacomo Puccini, intercaladas por poesias que foram musicadas pelo compositor italiano - dentre elas, La bohème, Madame Butterfly e Manon Lescaut. As apresentações acontecem nos dias 28; 29 e 30 de março, no espaço A Fabrika.

A peça "Era uma vez", exibida nos dias 5 e 6 de abril, no Parque Barigui, faz parte do projeto "Contação de Histórias", coordenado pelo curso de Pedagogia da UniBrasil, em parceria com o Grutun!. Voltada para o público infantil, "Era uma vez" é um espetáculo lúdico composto por teatro de sombras, fantoches, contação de histórias e jogos - e faz palco para diversas atividades que passeiam pelo enredo do mágico mundo dos clássicos infantis.

Com pré-estreia para um público seleto, no final do ano passado, a peça "A Sopa" debuta no Festival de Teatro de Curitiba em 2014. O espetáculo, que dialoga com textos do britânico Harold Pinter, gira em torno de dois homens e uma mulher, num enredo totalmente desconstruído, a respeito de um delírio moribundo. São memórias que se perdem e se chocam num texto agressivo - impróprio para menores de 16 anos. Com texto de Sílvia Monteiro, direção de Alex Wolf e elenco composto por Marco Koller, Jefferson Araújo e Melissa Buest, "A Sopa" é encenada nos dias 27; 30 e 31 de março, no Museu Oscar Niemeyer.

O livro de Martins Pena, indicado nos dois últimos anos do Vestibular da Universidade Federal do Paraná inspirou o espetáculo "Os Dois ou o Inglês Maquinista", do Grutun!. A comédia romântica critica os costumes da sociedade brasileira do século 19, abordando o comércio ilegal de escravos e a forma como os negros eram tratados no Brasil daquela época. Pode ser vista nos dias 27; 30 e 31 de março, no espaço A Fabrika.

Translation Péricles
Data: 26; 27 e 28 de março
Local: Casa Hoffmann
Gênero: experimental
Classificação: livre
Ficha Técnica:
Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil
Texto: José Roberto O’Shea
Direção: Alex Wolf e Marco Koller
Elenco: Alyson Chaves, André Farias, Bianka Kampos, Carlos Rocha, Fabiana Melatte, Gabriela Cogo Nickel, Gabriela Esmeraldino, Juliana Dalbosco, Leonardo Zagonel De Lara, Marcos Dias, Marieli Castioni, Melissa Buest, Nicole Tomacheski, Paola Abreu, Wilza Carla Oliveira.
Patrocínio: UniBrasil

A Sopa
Datas: 27; 30 e 31 de março
Local: Museu Oscar Niemeyer
Gênero: experimental
Classificação: 16 anos
Ficha Técnica:
Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil
Texto: Sílvia Monteiro
Direção: Alex Wolf
Elenco: Jefferson Araújo / Marco Koller / Suhellen Rosa Thiago
Assistente de Direção: Aly Chaves
Luz: Paulo Rosa
Figurino e Maquiagem: Melissa Buest
Cenário: Bianka Kampos
Patrocínio: UniBrasil

Os Dois ou o Inglês Maquinista
Data: 27; 30 e 31 de março
Local: A Fabrika
Gênero: comédia
Classificação: livre
Ficha Técnica:
Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil
Texto: Martins Pena
Direção: Alex Wolf 
Elenco: Alyson Chaves, André Farias, Carlos Rocha, Fabiana Melatte, Gabriela Cogo Nickel, Gabriela Esmeraldino, Leonardo Zagonel De Lara, Marco Koller, Marcos Dias, Marieli Castioni, Nicole Tomacheski, Paty Lara.
Produção: Bianka Kampos, Wilza Carla Oliveira.
Patrocínio: UniBrasil

Grutun! Hightlights Opera - Pucciniana, de Giacomo Puccini
Data: 28; 29 e 30 de março
Local: A Fabrika
Gênero: música e musical
Classificação: livre
Ficha Técnica:
Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil
Direção: Alex Wolf 
Elenco: Marco Koller, Priscila Malanski e Renata Bueno 
Patrocínio: UniBrasil

Ópera Popular - La Finta Semplice, de Mozart
Data: 3 e 4 de abril
Local: Canal da Música
Gênero: música e musical
Classificação: livre
Ficha Técnica:
Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil
Direção: Alex Wolf 
Elenco: Caroline Nardino , Cibele Teixeira, Hildomar Silva, Julcinara Rodrigues, Marcelo Dias, Marco Koller, Mariana Dec, Mizuho Lin, Netto Martins, Raphael Iwamoto, Renata Bueno.
Direção Musical: Josianne dal Pozzo e Jocir Macedo
Patrocínio: UniBrasil

Era uma Vez... 
Data: 5 e 6 de abril
Local: Parque Barigui
Gênero: infantil
Classificação: livre
Ficha Técnica:
Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil
Direção: Alex Wolf, Paulla Helena Silva De Carvalho, Sorai Vaz E Silva. 
Elenco: Aline Lemos Cardozo Dos Santos, Ana Paula Cordeiro Mendes, Cristiane Ribeiro Souza, Dafni Oliveira Domingues, Franciele Mota De Oliveira, Gabriela Clemente Antonio, Gisele De Fátima Bernardo Lima, Gisele Schmidt, Hevellin Diana Da Silva Almeida, José Diego Romano, Kyona Isaura Da Cruz Costa, Lais Fagundes Da Costa, Ledieri De Souza Melo Mirecki, Luane Ihlenfeldt Maltaca, Lucia Solange Lunelli, Luciana Hamilka, Renata Villatore Wan Dall, Samia Leiza Alves Dorneles, Suelen De Chaves Pereira.
Patrocínio: UniBrasil

A Tempestade
Data: 5 e 6 de abril
Local: Parque Barigui
Gênero: infantil
Classificação: livre
Ficha Técnica:
Texto: Liana Leão
Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil
Direção: Alex Wolf 
Elenco: André Farias, Fabiana Melatte, Gabriela Cogo Nickel, Leonardo Zagonel De Lara, Nicole Tomacheski, Paola Abreu, Wilza Carla Oliveira.
Assistente de Direção: Jefferson Araújo Moraes
Patrocínio: UniBrasil

Sobre o Grutun! - O Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil foi fundado pelo jornalista e professor Victor Folquening, no final de 2006, com a intenção de aproximar as atividades artísticas aos estudantes dos diversos cursos da instituição. Dirigido pelo ator, diretor, cantor lírico e produtor Alex Wolf, o grupo tem no currículo mais de 20 espetáculos e plateias ilustres, como Ariano Suassuna. O Grutun! assume desde o batismo, com o ponto de exclamação como sinalizador, a vocação protagonista. Fazer pensar, despertar amor pelo teatro, dar o primeiro passo para a formação de atores, estimular a leitura da grande literatura, participar em trotes solidários, formar plateia, ampliar a cultura são alguns dos objetivos da UniBrasil com o Grutun!. "Não é um pequeno grupo de teatro de estudantes, é um grupo de estudantes que faz teatro com paixão e seriedade, voltado à expansão do conceito de cidadania", afirma Alex Wolf. Na edição 2013 do Festival de Teatro de Curitiba, o Grutun! participou com a apresentação de seis peças: Chapeuzinhos Coloridos, Ópera Popular - Highlights, Ópera Popular - L´Amico Fritz de Mascagni, Romanceiro da Inconfidência, Uno e Vai e Vem do Bem. Para 2014, o Festival de Teatro de Curitiba já selecionou sete espetáculos do grupo curitibano: Era uma Vez, A Tempestade, Péricles, La Finta Semplice, Pucciniana, Os Dois ou o Inglês Maquinista e A Sopa.

Sobre a UniBrasil - Fundada em 2000, por professores doutores da Universidade Federal do Paraná, a UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil) possui mais de 7 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Além de excelência na formação, com corpo docente altamente qualificado (75% dos professores com títulos de mestre ou doutor), a UniBrasil promove o incentivo ao esporte (com a manutenção de equipes e bolsas de estudo aos atletas), à globalização (com programas de intercâmbio e bolsas internacionais), à sustentabilidade (com ações sustentáveis e adesão ao Global Compact da ONU), à cultura (com o grupo de teatro Grutun!) e à pesquisa (com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes e investimento em publicações). Com 150 mil metros quadrados, o campus das Faculdades Integradas do Brasil está localizado no bairro do Tarumã, na capital paranaense. A infraestrutura moderna oferece aos alunos estacionamento amplo, complexo esportivo com academia, quadra poliesportiva, piscina, modernos laboratórios de informática e Clínicas de Saúde (com atendimento gratuito à comunidade).

Fonte da notícia
Empresa:Central Press 
Contato:Central Press 
Telefone:41-3026-2610

Nenhum comentário: