quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sexo antes do esporte traz mais disposição e ajuda na recuperação


Estudos científicos demonstraram que a liberação de endorfinas associada ao sexo é um mecanismo que proporciona período de descanso mais efetivo

Por Turibio Barros 

Atividade sexual pode ajudar (Foto: Getty Image)
Sexo na noite anterior de uma prova ou um treino, pode prejudicar o desempenho? Esta pergunta é muito comum, e gera uma grande controvérsia principalmente quando consideramos o assunto em relação à algumas modalidades esportivas.

Do ponto de vista fisiológico a atividade sexual pode ser considerada até como um benefício para um período pré-exercício. 

Alguns estudos científicos demonstraram que a liberação de endorfinas associada ao sexo é um mecanismo que proporciona até mesmo um período de descanso mais efetivo nas horas subsequentes. Em outras palavras, depois do sexo o descanso é mais reparador e a disposição física no dia seguinte é favorecida. 

Nos esportes de luta, como boxe e MMA, sabe-se que a abstinência sexual durante algum tempo antes de uma luta é considerado um verdadeiro paradigma. Os especialistas das modalidades consideram que o atleta acumula uma agressividade que poderia exacerbar o vigor físico quando se abstém do sexo durante um certo período anterior à competição.

Trata-se de um assunto polêmico, que não encontra comprovação científica, porém acaba sendo “consagrado pelo uso”, como muitas outras práticas de certas modalidades. 

Quando a questão é discutida à luz de informações científicas, podemos considerar que não existe nenhuma comprovação de que a atividade sexual antes de uma competição possa comprometer o desempenho físico. 

Se a preocupação for um eventual “desgaste” físico, sabemos que o gasto energético da atividade sexual pode ser considerado quase irrisório quando comparado ao exercício físico vigoroso.

O que pode prejudicar o desempenho é a falta de um descanso adequado na noite anterior, ou o consumo de bebida alcoólica eventualmente associada ao sexo. 

Portanto, este é um mito que precisa ser descartado. Se desconsiderarmos situações comuns sem influência de mitos e costumes, podemos dizer que a atividade sexual absolutamente não provoca qualquer prejuízo para o desempenho físico. 

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.


Fonte: Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Turibio Barros (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Nenhum comentário: