quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Evento no Parque Barigui reafirma presença de Curitiba na Copa do Mundo

Imagine a chegada de uma das 32 seleções da Copa do Mundo a uma das sedes durante o Mundial. A gestão do desembarque no aeroporto é de responsabilidade de instituições ligadas ao governo federal. O esquema de segurança para garantir a tranquilidade dos atletas é atribuição do governo estadual. E a gestão da mobilidade urbana na cidade, responsabilidade do município. Para que todas essas engrenagens da organização funcionem da maneira mais apropriada, é essencial que todas as instâncias envolvidas estejam conectadas. Ou, na palavra mais citada em todas as reuniões de planejamento operacional para a Copa, integradas.

Nesta quarta-feira (05.02), o Parque Barigui, em Curitiba, foi a sede da primeira rodada de discussões na capital paranaense. O evento, que já passou por Natal e São Paulo nos últimos dias, seguirá pelas 12 sedes. Nesta sexta-feira (06.02) será a vez de Porto Alegre.

O encontro reúne servidores públicos e autoridades das três instâncias de governo e do Comitê Organizador Local. Na pauta, as ações e desafios que precisam ser superados para que, assim como o tema da segurança e transporte de delegações, o mesmo esquema funcione em áreas como telecomunicações, saúde, energia, acomodação e receptivo turístico, saúde e voluntariado.


“Aqui nós verificamos todas as tarefas relacionadas com os três entes federativos. Apresentamos as pessoas para que possam se tratar pelo nome, para cada necessidade que exija a antecipação de problemas e soluções que um evento como a Copa exige”, afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Confiança

O governador do Paraná, Beto Richa, aproveitou a abertura do evento para fazer uma atualização das obras voltadas para a Copa no Paraná e em Curitiba. “Todas estão em execução. Boa parte com mais de 50% realizados. Estamos vigilantes para conseguir entregar em tempo hábil, o que fatalmente acontecerá˜, afirmou. Segundo Richa, a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança já está sendo equipada para garantir o monitoramento e a tomada de decisões rápidas durante o torneio.

Representante da prefeitura durante o evento em Curitiba, Paulo Salamuni reforçou que Curitiba estará pronta para receber o megaevento. “Vamos fazer acontecer porque Curitiba não faltará ao Brasil, a compromissos firmados com a União”, disse. 

Fonte: Ministério do Esporte - Gustavo Cunha – Portal da Copa
Ascom – Ministério do Esporte

Nenhum comentário: