segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

8 dicas para recuperar a pele danificada pelo sol



Sabe aquela ardência que acontece quando ficamos muito tempo expostas ao sol, causando aquelas queimaduras na pele? Nessa hora, bate o desespero e a busca incessante por cremes que aliviem esse mal-estar e hidrate a região danificada. Mas, afinal, quais os cremes adequados? E se a pele descamar, o que eu faço? No caso dos lábios, quais os produtos indicados?

"O verão é realmente a estação que mais causa danos à pele por conta da exposição excessiva às radiações UV. Além das queimaduras, que podem variar de leves a severas, a pele - após o verão - tende a ficar mais ressecada. E isso causa a necessidade de ter um cuidado especial com o quesito hidratação", explica a médica especializada em Dermatologia, Inaê Cavalcanti.

Então, muita atenção! O primeiro cuidado que se deve ter quando o assunto é esse, é a prevenção. E as medidas preventivas fundamentais são o uso adequado do protetor solar, chapéus e óculos de sol como métodos de barreira. Além disso, evite a exposição ao sol nos horários entre 10 e 16 horas (ou, no horário de verão, entre 11 e 17 horas). Mas, se no seu caso a 'queimadura' já afetou a pele, uma das dicas é manter uma boa hidratação, além de banhos frios e compressas de chá fraco - de camomila - no rosto. Essas recomendações ajudam e trazem bastante alívio.

Em relação aos produtos, aposte naqueles que unem colágeno e lipossomas. O primeiro melhora a elasticidade e aparência da pele, além de promover uma hidratação mais profunda e prolongada. Este efeito é muito importante na recuperação depois do sol. Os lipossomas, por sua vez, são considerados os verdadeiros restauradores epidérmicos, pois são ricos em fosfolipídios, estes que colaboram para a reparação do manto hidrolipídico - camada de proteção da pele.

Um truque bacana é colocar o hidratante na porta do refrigerador para ficar geladinho e aliviar aquela sensação de pele quente. E se a região estiver muito ressecada, evite usar sabonete no corpo. Passe apenas na região das axilas, virilhas, mãos e pés. "No restante do corpo, faça a higienização com um óleo de banho. O sabonete tem uma propriedade adstringente que pode agredir a pele quando ela está muito seca e descamando, podendo causar algum tipo de dermatite", diz.

Fonte: MSN Estilo - Redação - foto: Thinkstock

Nenhum comentário: