quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A MELHOR IDADE


Com o passar dos anos algumas pessoas no período da melhor idade as vezes não procuram a atividade física, a falta do exercício proporciona obesidade, alterações do metabolismo, perda de força, condicionamento físico, perda do equilíbrio, elasticidade que podem ocasionar encurtamentos musculares provocando má postura, dores músculo esqueléticas, diminuição da flexibilidade articular e da amplitude de movimento, depressão e principalmente a dependência de familiares prejudicando as atividades da vida diária como caminhar, levantar-se, tomar banho, enxugar-se e outros. 


Os métodos utilizados pelos fisioterapeutas e educadores físicos atuam na área física, mental e social bem como na reabilitação, porque oferecem possibilidades para ativar a coordenação motora, transferências do peso corporal para evitar quedas, força nas musculaturas específicas mais utilizadas diariamente, posturas adequadas e principalmente ajudando fisicamente nas atividades cotidianas. 

Todos estes fatores citados acima podem se tratados com melhoras excepcionais com o exercício físico com ajuda de um profissional da fisioterapia ou da educação física com tratamentos individualizados. 

Os exercícios desde que especificados, respeitando o princípio da individualidade biológica podem proporcionar resistência aeróbica, força, resistência e potência muscular e outros, permitindo também o desenvolvimento da coordenação perceptivo-motora melhorando o equilíbrio, relaxamento e a higiene mental e a sociabilização. A atividade física desde que prazerosa descarrega os impulsos agressivos, fugas das pressões sociais que produzem inércia, sedentarismo, frustrações, monotonia e a ansiedade.

O indivíduo da melhor idade quando em atividade, pode consequentemente vir a dormir melhor, buscar uma alimentação mais saudável e até descobrir força interior, sabedoria e energia positivas que provêm do corpo e da mente sã, consequentemente interligada; isso já constitui um ótimo começo para encarar melhor essa fase da vida que deve ser vivida intensamente.

O ideal, portanto é que o idoso planeje bem o seu tempo para usá-lo adequadamente em seu próprio proveito!

Um estudo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que o número de brasileiros com mais de 50 anos deverá chegar a 7% em 2025, com expectativa de vida entre 80 e 85 anos, isso cria uma nova perspectiva, pois graças aos avanços da medicina da fisioterapia e da educação física e do dinamismo motivado poderi-se-a chegar a velhice gozando boa saúde e desfrutando as boas coisas da vida!

GUIDO ASSIS CACHUBA DE SÁ RIBEIRO é AMIGO DO PARQUE BARIGUI, Fisioterapeuta CREFITO 28.113-F/PR e Professor de Educação Física CREF 17340-G/PR. Mestre em Medicina Interna - UFPR, especialista em acupuntura, traumato ortopédica funcional, quiropraxia, trabalha com vibroterapia para a dor e musculação terapêutica, e personal trainer.
Curriculum Lattes (LINK abaixo)
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263189H6

2 comentários:

Bruna disse...

Olá estou fazendo um trabalho final de graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo, que o tema é reabilitação. Além das áreas físicas, quais benefícios a fisioterapia traz na área mental e social?
Obrigada!

Renato Bürgel disse...

Olá Bruna, por favor entre em contato com o Dr. GUIDO ASSIS CACHUBA DE SÁ RIBEIRO, Fisioterapeuta e Professor de Educação Física, Mestre em Medicina Interna - UFPR, especialista em acupuntura, traumato ortopédica funcional, quiropraxia, trabalha com vibroterapia para a dor e musculação terapêutica, e personal trainer, ele terá o maior prazer em colaborar com a sua pesquisa!!! Email: guidofisiot@gmail.com