terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Caminhadas noturnas são retomadas nesta semana no Centro e no Parque Barigüi


 Fotos: Everson Bressan/SMCS

O projeto Viver Curitiba Caminhando, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, será reiniciado nesta terça-feira (4) com a caminhada noturna pela região central de Curitiba. A concentração está marcada para as 20 horas na Praça Garibaldi. A caminhada noturna do Parque Barigui volta a ser realizada no próximo dia 13 (quinta-feira).

O projeto foi lançado em abril do ano passado apenas na região central e em outubro o circuito Parque Barigui foi incluído. O projeto parou em janeiro, em função do grande número de pessoas que entram em férias e retoma com a previsão de juntar 100 pessoas nas duas edições.

Neste ano, o Viver Curitiba Caminhando deve ser ampliado com a participação de outras regionais, atendendo a política de descentralização dos eventos esportivos e de recreação que vem ocorrendo desde o início desta administração municipal. 

O analista Ademir Mantovani participa das caminhadas promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude desde agosto e é um entusiasta do projeto Viver Curitiba Caminhando. “É muito bom. Uma opção para a prática de atividade física. Recomendo a todos. Dá pra acompanhar bem o ritmo do grupo, conhecer novas pessoas e cuidar da saúde”, avaliou.

Além dos passeios nas ruas centrais de Curitiba e no Parque Barigüi, ele costuma se reunir com familiares e amigos e fazer caminhadas em outros municípios também. “Participo do grupo de caminhada e faço isso há uns dois anos, nos finais de semana”, comentou.

A organização da caminhada central é de responsabilidade do Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM). Além disso, caminhar à noite e sem a agitação do dia a dia, os participantes redescobrem a cidade, com um olhar diferenciado das ruas, praças e monumentos.

Todo o trajeto, com distância variando a cada edição, tem o acompanhamento de professores de Educação Física da secretaria. O ponto de partida é sempre o mesmo em cada regional para que o caminhante que não pode participar em uma semana possa estar na próxima.

O telefone do CRQVM é 3334-1672.

Objetivo do projeto:
  • Utilizar a caminhada como ferramenta de divulgação e promoção da atividade física saudável
  • Proporcionar um momento de alegria, integração e descontração entre os participantes da caminhada;
  • Incentivar os cuidados com a saúde através da atividade física praticada regularmente
Fonte: PMC

Nenhum comentário: