quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Parque Barigui terá aulas de adestramento para cães

Aulas de adestramento ajudam a evitar devolução de cães adotados
foto: Valdecir Galor/SMCS
O "cursinho" vai abordar 3 comandos essenciais: sentar, oferecer a patinha e ficar parado. Paralelamente acontece a feira de adoção


O Parque Barigui, em Curitiba, terá aulas gratuitas de adestramento de cães no próximo dia 14 de setembro. As lições, organizadas pela prefeitura da capital, serão ministradas pela voluntária e especialista em adestramento e comportamento canino Maria Cristina Oliveira, e ocorrem paralelamente a mais uma edição da feira de adoçãoAmigo Bicho, que será feita no mesmo local.

O cursinho irá abordar três comandos essenciais para educar um animal: sentar, oferecer a patinha e ficar parado. Ao longo do dia, haverá duas sessões de aulas: uma às 11h e outra às 15h, sendo que ambas terão duração de 45 minutos. Para participar é necessário levar petiscos para os cães – que eles receberão como prêmio por cada atividade realizada. Os cachorros participantes devem ter, no mínimo, três meses de idade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a intenção do projeto, que deve ser realizado constantemente junto a representantes de entidades protetoras de animais que fazem parte da Rede de Proteção Animal, é reduzir o número de animais devolvidos depois de adotados e também aumentar o índice de adoção.

Hoje, cerca de 10% de todos os animais adotados voltam para as entidades protetoras, segundo aponta a voluntária do abrigo Amigo Animal Karina Hauer. Conforme Karina, os “ex-donos” alegam os mais diversos motivos para devolver o cachorro ou gato, mas o mais comum seria uma nova residência que não comportaria o bicho.

Para a voluntária, apelar para o adestramento é uma proposta que pode ajudar na convivência do animal com a família, seja ela nova ou velha. “É interessante porque pode ajudar o animal a não pular tanto ou morder tanto. Às vezes, ele não fica quieto, late muito e os vizinhos reclamam. Então, nessas situações, é bom ele aprender um 'não'”, declara.

Feira Amigo Bicho

No dia 14 de setembro, o Parque Barigui recebe a terceira edição do ano da Feira Amigo Bicho. No dia, aproximadamente 80 cães e dez gatos, de diversos tamanhos e pelagens, estarão no local aguardando uma nova família. A feira será realizada das 10 às 16 horas.

Segundo a prefeitura, os animais já estarão castrados, vacinados e microchipados. Para adotá-los, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Um termo de doação deverá ser assinado, e o novo dono vai receber orientações quanto aos cuidados com o animal.

Microchipagem

Quem já adotou um cahororo ou um gato pode aproveitar o espaço da feira para microchipar o animal gratuitamente - mediante apresentação e carteira de identidade, CPF e de comprovante de endereço. O procedimento consiste em colocar no bichinho um microcircuito eletrônico que contém um código único e inalterável capaz de identificar o animal e o dono dele.

O equipamento é inserido em uma cápsula de biovidro cirúrgico e revestido de substâncias de propriedades antimigratórias, que não causa nenhum mal. O microchip não tem a função de rastreabilidade por satélites. Trata-se de um mecanismo de identificação do animal, que por sua vez, permite que este seja rastreado através de rede de contatos. 

Fonte: Angieli Maros -Gazeta do Povo 

Nenhum comentário: