segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Avaliação física fornece informações valiosas para quem pratica exercício


Ela proporciona o diagnóstico de qualquer problema médico que inspire maior atenção, além de trazer informações que auxiliam no treinamento
A ergoespirometria associa o teste de esforço com a medida de oxigênio (Foto: Agência Getty Images)


Os procedimentos que constituem o processo de avaliação física podem fornecer valiosas informações para o corredor e para os praticantes de atividades físicas de um modo geral. O que ocorre é que nem sempre o conceito de avaliação é praticado com os elementos que se tornam realmente úteis. Os propósitos corretos de uma avaliação física bem feita devem proporcionar o diagnóstico de qualquer problema médico que inspire maior atenção, além de trazer informações que auxiliem o treinamento, melhorem o desempenho e previnam lesões. 

O que tem ocorrido nos últimos tempos é uma certa banalização dos procedimentos de avaliação física, principalmente em algumas academias, onde fazer uma avaliação física se resume em medir dobras cutâneas, fazer um teste simples de flexibilidade e geralmente pedalar em uma bicicleta ergométrica medindo frequência cardíaca. 

Os procedimentos de uma avaliação física adequada devem incluir: 

ERGOESPIROMETRIA 

Teste que associa o eletrocardiograma de esforço com a medida do consumo de oxigênio, proporcionando não só elementos para diagnóstico clínico, como também os índices que podem auxiliar na adequação da intensidade do treino e melhora do desempenho, como o consumo máximo de oxigênio e o limiar anaeróbico. 

AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA 

Diagnóstico funcional da execução do movimento, como a análise da corrida e da marcha, proporcionando elementos para correções posturais e eventualmente o próprio diagnóstico de incorreções da pisada. 

AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO MUSCULAR 

Teste que proporciona o diagnóstico de um dos problemas mais frequentes dos praticantes de atividades físicas, que é o desequilíbrio de forças entre grupos musculares. A existência destes desequilíbrios é a principal causa da maior incidência de lesões musculares e articulares. O chamado teste isocinético proporciona elementos para correção deste quadro prevenindo de lesões além de proporcionar sensível melhora de desempenho. 

A utilização destas informações pode proporcionar ao praticante de atividades físicas uma segurança muito maior e a obtenção de melhores resultados, tanto na promoção de saúde como na melhora do desempenho, que certamente são os propósitos de quem pratica exercícios de maneira consciente.Além dos procedimentos citados, a avaliação física se associa com a avaliação nutricional com orientação de dieta, uso de suplementos nutricionais e diagnóstico de composição corporal, proporcionando um quadro mais abrangente de informações e orientações. 

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com. (Fonte)

Nenhum comentário: