quarta-feira, 25 de setembro de 2013

No Dia Mundial do Coração, Curitiba promove caminhada


A Caminhada do Coração, evento anual em celebração ao Dia Mundial do Coração no dia 29 de setembro, domingo, terá grande adesão da terceira idade, neste ano, com a participação do Clube Nissei da Melhor Idade. Realizado pelo Hospital Cardiológico Constantini, o passeio terá largada na Praça do Japão, às 9h, com destino ao Parque Barigui, nem Curitiba.

A participação do Clube Nissei da Melhor Idade na Caminhada do Coração reforça os objetivos do clube de relacionamento da rede de farmácias, que tem como propósito incentivar a prática de atividades físicas nos idosos, melhorar a qualidade de vida e estimular o convívio social.

Atividades Regulares

O exercício físico regular é uma das mais eficientes ferramentas para evitar doenças cardiovasculares, responsáveis por 300 mil mortes, todos os anos, no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que o Brasil esteja em primeiro lugar no ranking das doenças cardiovasculares em 2040.

Estudo

Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelou que 70,9% dos idosos brasileiros não realizam nenhum tipo de atividade física. Segundo o professor de Educação Física da UniBrasil, Rodrigo Cribari Prado, realizada de maneira sistemática (pelo menos quatro vezes por semana), a caminhada ajuda no controle da hipertensão arterial, aumenta o HDL (colesterol bom), reduz a obesidade e os triglicerídeos, proporciona melhor controle dos níveis glicêmicos (taxa de açúcar no sangue), previne a doença arterial coronariana e diminui o risco de morte.

Fonte: Jornal do Povo

Nenhum comentário: