quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Capivara que vivia no Parque Barigui morre após ferimentos de causa desconhecida

Foto: Alexander Biondo/SMMA


Animal foi encontrado machucado na margem do lago e levado para atendimento veterinário na tarde de ontem, mas não resistiu


Uma capivara que vivia no Parque Barigui, em Curitiba, morreu no início da tarde da última terça-feira (10) após sofrer ferimentos de causa ainda desconhecida. O relato foi dado através de redes sociais pelo diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Alexander Biondo.


Segundo Biondo, a SMMA foi informada por transeuntes que o animal estava muito machucado às margens do lago do parque. A prefeitura resgatou a capivara, que foi encaminhada por volta das 13h para o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, localizado no Passeio Público. O animal teria chegado ao local em estado grave e chegou a ser atendido, mas morreu pouco tempo depois.

Na manhã desta terça (11), a capivara foi encaminhada para necropsia no Serviço de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para determinar o que teria provocado os ferimentos. O professor Renato Souza, que conduziu o exame, ainda não adianta o que teria matado o animal.

“Fizemos apenas um exame macroscópico, que passa informações importantes, mas precisamos de uma comprovação microscópica para termos certeza”, informou. Segundo ele, havia escoriações recentes e marcas de sangue, além de ferimentos antigos que podem não ter relação com a morte.

Possíveis causas

De acordo com Biondo, duas razões podem ter causado o óbito da capivara: ela pode ter sido atacada por outra, em um comportamento natural entre machos da mesma espécie, ou agredida por cães soltos que transitam pelo parque.

Biondo explica que o grupo familiar de capivaras é formado por um macho dominante e os chamados “machos satélites”. Estes, em geral, são submissos, e precisam lutar fisicamente com o dominante para ter acesso ao acasalamento com uma fêmea. O ferimento pode ter sido originado em uma destas disputas.

Outra causa de morte de capivaras nos parques e praças de Curitiba, segundo a prefeitura, são os ataques de cães soltos, que transitam com ou sem donos. De acordo com a SMMA, não há números precisos de quantas ocorrências são registradas, mas a prefeitura recebe relatos deste tipo de ataque.

É importante, segundo a SMMA, que as pessoas denunciem se virem um animal doméstico atacando os bichos nos espaços públicos de Curitiba.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: