Há mais de 20 anos tenho pesquisado e trabalhado neste tema tão abrangente e fascinante, a "Prevenção". O que realmente isto significa? Tenho como fazer alguma coisa para prevenir? Realmente funciona? Existem vários questionamentos a respeito deste tema, entretanto, posso afirmar como certo que podemos sim mudar nossa vida e viver mais com qualidade de vida.
A "Prevenção" é um conjunto de medidas sociais, econômicas, cultural, dietéticas e de hábitos de vida que, ao longo dos dias, meses e anos, harmonizam o seu corpo a trabalharem continuamente numa perfeita sinfonia. O mistério, mitos e verdades a respeito do que realmente funciona deverão ser esclarecidos com as dicas a seguir.
Nossa grande função é poder orientar a todas as pessoas como aproveitar cada momento de suas vidas, com amor e intensidade, e aumentar continuamente a sua saúde com qualidade de vida ao longo do seu envelhecimento.
Seguem 10 dicas especiais:
1- Hábitos de vida: evitar tabagismo, bebida alcoólica, sedentarismo, etc...
2- Alimentação balanceada: balancear todos os grupos alimentares – proteínas, carboidratos e gorduras em suas devidas proporções, associado com a ingestão de fibras, vitaminas, sais minerais e suplementos, quando necessários.
3- Sono: dormir é um excelente repositor de energia, o qual está em extrema sintonia com nosso sistema imunológico, endocrinológico, neurológico e regulação do sistema nervoso neurovegetativo (controle de todas as nossas funções autonômicas).
4- Atividade física: estamos observando que há alguns anos está havendo um número crescente de artigos médicos relatando os inúmeros benefícios da atividade física na população em geral e nos pacientes com doenças, mas também indicando como realizar a mesma sob orientação de um profissional experiente, bem como, realizando um planejamento adequado.
5- Exames Laboratoriais: existem vários exames de rotina diagnóstica realizados ultimamente para a pesquisa das doenças. Assim sendo, anualmente, todas as pessoas deveram ser submetidas a um check-up sob orientação médica, devendo ser observado o histórico familiar, pessoal e genético.
6- Exames laboratoriais específicos: existem alguns exames especiais para o diagnostico de doença cardiovascular e cerebrovascular, deficiências nutricionais e processo inflamatório tais como: PCR, VHS, FAN, FR, CPK, Lp(a), Homocisteina, Apolipoproteina A e B, IGF -1, IGF-BP3, ferritina, fibrinogênio, 25 OH vitamina D, G6PD, Ceruloplasmina, PTH, etc.
7- Exames de Análise Funcional: existem alguns exames que revolucionaram a medicina moderna, que tem a função de poder diagnosticar e traçar um perfil do paciente para sabermos os detalhes do seu diagnóstico, mas também, o seguimento e proposta de tratamento. Os exames são: Exame de Microscopia –HLB/Campo Escuro, Ryodoraku, Biomatrix, Teste do cabelo ou Mineralograma, Stress Oxidativo e Pool de Antioxidante, Teste Hormonal salivar, Teste de Urina, Teste de Zinco, Teste salivar, Teste provocativo de Urina – Metais Pesados, Teste de sensibilidade Alimentar, Neurotransmissores, etc.
8- Ser Feliz ou estar feliz: uma palavra tão simples, mas, que retrata fielmente a diferença de uma pessoa da outra e o seu êxito na vida. A felicidade está relacionada com todo o nosso organismo, mental, físico, emocional e espiritual. Quando estamos felizes o universo conspira para que tudo dê certo em nossas vidas.
9- Hidratação: "Água" - a fonte da vida – será o tema do próximo artigo.
10- Terapia de reposição hormonal masculina e feminina: é um tema que abre inúmeras possibilidades de melhoria de qualidade de vida e aumento da energia, disposição e rejuvenescimento.
O nosso lema, na Clínica Dhâranâ, é a Prevenção. Viver com saúde e qualidade de vida.
Fonte: Ativo.com
Dr.Alexandre Castelo Branco de Luca, MD and PhD
Colunista do site ATIVO.COM http://www.ativo.com:
Nenhum comentário:
Postar um comentário