quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Prevenção: o legado dos antepassados para as gerações

A prevenção de doenças é realmente possível? Segundo o médico Alexandre de Luca, mudanças de hábitos permitem viver com mais qualidade de vida
Por Dr.Alexandre Castelo Branco de Luca, MD and PhD www.dharanamedicina.com.br

Há mais de 20 anos tenho pesquisado e trabalhado neste tema tão abrangente e fascinante, a "Prevenção". O que realmente isto significa? Tenho como fazer alguma coisa para prevenir? Realmente funciona? Existem vários questionamentos a respeito deste tema, entretanto, posso afirmar como certo que podemos sim mudar nossa vida e viver mais com qualidade de vida.

A "Prevenção" é um conjunto de medidas sociais, econômicas, cultural, dietéticas e de hábitos de vida que, ao longo dos dias, meses e anos, harmonizam o seu corpo a trabalharem continuamente numa perfeita sinfonia. O mistério, mitos e verdades a respeito do que realmente funciona deverão ser esclarecidos com as dicas a seguir.

Nossa grande função é poder orientar a todas as pessoas como aproveitar cada momento de suas vidas, com amor e intensidade, e aumentar continuamente a sua saúde com qualidade de vida ao longo do seu envelhecimento.

Seguem 10 dicas especiais:

1- Hábitos de vida: evitar tabagismo, bebida alcoólica, sedentarismo, etc...

2- Alimentação balanceada: balancear todos os grupos alimentares – proteínas, carboidratos e gorduras em suas devidas proporções, associado com a ingestão de fibras, vitaminas, sais minerais e suplementos, quando necessários.

3- Sono: dormir é um excelente repositor de energia, o qual está em extrema sintonia com nosso sistema imunológico, endocrinológico, neurológico e regulação do sistema nervoso neurovegetativo (controle de todas as nossas funções autonômicas).

4- Atividade física: estamos observando que há alguns anos está havendo um número crescente de artigos médicos relatando os inúmeros benefícios da atividade física na população em geral e nos pacientes com doenças, mas também indicando como realizar a mesma sob orientação de um profissional experiente, bem como, realizando um planejamento adequado.

5- Exames Laboratoriais: existem vários exames de rotina diagnóstica realizados ultimamente para a pesquisa das doenças. Assim sendo, anualmente, todas as pessoas deveram ser submetidas a um check-up sob orientação médica, devendo ser observado o histórico familiar, pessoal e genético.

6- Exames laboratoriais específicos: existem alguns exames especiais para o diagnostico de doença cardiovascular e cerebrovascular, deficiências nutricionais e processo inflamatório tais como: PCR, VHS, FAN, FR, CPK, Lp(a), Homocisteina, Apolipoproteina A e B, IGF -1, IGF-BP3, ferritina, fibrinogênio, 25 OH vitamina D, G6PD, Ceruloplasmina, PTH, etc.

7- Exames de Análise Funcional: existem alguns exames que revolucionaram a medicina moderna, que tem a função de poder diagnosticar e traçar um perfil do paciente para sabermos os detalhes do seu diagnóstico, mas também, o seguimento e proposta de tratamento. Os exames são: Exame de Microscopia –HLB/Campo Escuro, Ryodoraku, Biomatrix, Teste do cabelo ou Mineralograma, Stress Oxidativo e Pool de Antioxidante, Teste Hormonal salivar, Teste de Urina, Teste de Zinco, Teste salivar, Teste provocativo de Urina – Metais Pesados, Teste de sensibilidade Alimentar, Neurotransmissores, etc.

8- Ser Feliz ou estar feliz: uma palavra tão simples, mas, que retrata fielmente a diferença de uma pessoa da outra e o seu êxito na vida. A felicidade está relacionada com todo o nosso organismo, mental, físico, emocional e espiritual. Quando estamos felizes o universo conspira para que tudo dê certo em nossas vidas.

9- Hidratação: "Água" - a fonte da vida – será o tema do próximo artigo.

10- Terapia de reposição hormonal masculina e feminina: é um tema que abre inúmeras possibilidades de melhoria de qualidade de vida e aumento da energia, disposição e rejuvenescimento.

O nosso lema, na Clínica Dhâranâ, é a Prevenção. Viver com saúde e qualidade de vida.

Fonte: Ativo.com


Dr.Alexandre Castelo Branco de Luca, MD and PhD

Colunista do site ATIVO.COM http://www.ativo.com:

Diretor Geral da Clinica Dhâranâ - www.dharanamedicina.com.br
Chefe do Ambulatório de Acupuntura da Disciplina de Ginecologia do HC-FMUSP
Presidente da ACAM (American College for Advancement in Medicine) no Brasil

Clinica Dhâranâ
Unidade Cidade Jardim - Av. dos Tajurás, 376 – Cidade Jardim – CEP: 05670-000 São Paulo-SP - Tel: 3571-0800 / 3571-1550 / 9479-2713
Unidade Penha - Rua Antônio Lamanna, 120 – Penha – São Paulo-SP –cep: 03638-040 - Tel: 3892-9965 / 3892-9967 / 2641-6599 / 3805-2077

Nenhum comentário: