A voz é responsável por 38% daquilo que comunicamos. E não me refiro às palavras, mas a como elas são ditas: tom, timbre, volume, variação, velocidade… o nosso jeito de falar.
E quando conversamos por telefone, a importância desse fator é ainda maior: representa 82% da nossa comunicação.
Por isso é que nossas mães nos decifram tão facilmente em apenas alguns instantes de ligação. Às vezes, basta um “alô” para que elas já perguntem: “está tudo bem?”, “aconteceu alguma coisa?”…
Ou seja, a voz comunica muito de nós o tempo todo. E precisa de cuidados:
1. Respiração
Sem ar não há voz. Exercite a respiração abdominal para manter um bom nível de relaxamento, principalmente em situações de stress, como apresentações em público.
2. Postura
Falar com o pescoço elevado ou muito baixo prejudica a qualidade da voz. Prefira falar em pé e com a coluna ereta.
3. Aquecimento
Sempre aqueça as cordas (ou pregas) vocais antes de uma apresentação.
Se você usa a voz profissionalmente (jornalista, professor, palestrante, político, advogado, pastor, atendente de telemarketing, cantor, ator…), é imprescindível ter o acompanhamento de um fonoaudiólogo.
4. Hidratação
Beba bastante água.
5. Qualidade de vida
Dormir bem, fazer exercícios e se alimentar de forma saudável ajudam na qualidade da voz.
6. Não grite
Falar alto demais pode machucar suas cordas vocais (É por isso que às vezes ficamos roucos quando vamos a shows).
7. Ouça-se
Esteja atento a qualquer alteração vocal, como rouquidão constante. Gravar a sua voz é uma excelente maneira de conhecê-la.
ALINE CASTRO é AMIGA DO PARQUE BARIGUI, jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná e internacionalista com fluência em cinco idiomas. Integrou as equipes da Rádio CBN, da Rádio Band News FM, da Revista Ideias, do Jornalismo FM, da RPC TV e da Rede Globo/ Sportv. Estudou na Alemanha, foi correspondente na Itália e repórter no Rio de Janeiro e em São Paulo. Especializou-se em ferramentas de expressão em meios eletrônicos com profissionais da Rede Globo. O jornalismo revelou o seu notável talento comunicativo, mas também a fez despertar para as potencialidades comunicativas de cada um, mesmo daqueles que se julgam maus comunicadores. Passar adiante essa mensagem integra hoje a missão da vida de Aline Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário