segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Em obras a nova pista e passarela no Parque Barigui

O Parque Barigui está em obras. Nesta semana começou a construção da terceira pista de corrida e na semana que vem as equipes iniciam os preparativos para a construção da passarela subterrânea que conectará os dois lados do parque separados pela rua Cândido Hartmann.

Outra novidade do mais frequentado parque da cidade é um novo lago para ajudar na contenção de cheias, e a reformulação do sistema viário da avenida Cândido Hartmann.

Todas as obras serão feitas a custo zero para a Prefeitura como parte do de concessão do Centro de Eventos do Parque Barigui ao consórcio Positivo/J. Malucelli, vencedor da licitação feita pela Prefeitura de Curitiba. O consórcio construirá um novo e moderno Centro de Eventos do parque Barigui.


Além das obras e melhorias no parque, o Consórcio dará contrapartidas financeiras para o município como o repasse inicial de R$ 500 mil e pagamento mensal de 5% do faturamento do novo pavilhão de exposições.

“Nossas exigências atendem às necessidades de melhorias do parque e também às demandas dos frequentandores, que poderão usufruir desse cartão postal da cidade com muito mais conforto e segurança”, destaca o prefeito Luciano Ducci.

Terceira pista - A implantação da terceira pista começou perto da sede da Guarda Municipal. A nova pista está sendo feita junto com um novo sistema de drenagem que melhorará o uso do equipamento em dias de chuva. Com a nova pista, o Barigui passará a ter espaços distintos para corrida, caminhada e bicicletas. Além de reformas nas pistas antigas, todas serão conectadas aos dois lados do parque pela passarela subterrânea.

Semana que vem começam os preparativos para as obras da passarela na Cândido Hartamnn. Algumas árvores serão removidas e os pontos de ônibus recolados. A remoção das árvores está condicionada ao plantio imediato de mudas nativas.

A passarela em concreto será feita aproveitando a construção de um lago para contenção de cheias. A passarela ficará 70 centímetros acima do lago, terá 6 metros de largura por 2,80 metros de comprimento entre os dois lados do parque. A caminhada ou corrida poderá ser feita de forma contínua pela galeria subterrânea, sem parar para atravessar a rua.

“A passagem entre os dois lados do parque ficará muito mais segura, sem a necessidade de atravessar a avenida e enfrentar o trânsito como é hoje”, destaca o arquiteto do Mauro Magnabosco do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, que acompanha o projeto de melhorias no parque.

Todo o sistema viário da Cândido Hatmann, entre a rua Aluízio França até a lombada eletrônica, será melhorado com obras que melhorarão o ordenamento do trânsito. Uma rótula será implantada para facilitar a entrada e saída de veículos no parque, além de duas pontes sobre o rio Barigui.

Lagos - As novas obras, principalmente o lago, estão incorporadas ao projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para desassoreamento do lago Barigui, obra que começa neste mês de novembro. Além do Barigui, os lagos dos parques Tingui e São Lourenço também terão intervenções do mesmo tipo. Nos três lagos o investimento é de R$ 10 milhões e parte dos recursos vem do governo federal.

Fonte: PMC

Fotos: Brunno Covello/SMCS

Nenhum comentário: