quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Parque Barigui terá mais um lago no próximo ano
Pacote de obras também inclui terceira pista para corrida, moderno centro de eventos, passagem subterrânea e reformulação viária.
Até julho do próximo ano, o parque mais famoso de Curitiba, o Barigui, estará totalmente reformulado. Entre as obras incluídas no pacote de exigências do contrato de concessão do Centro de Eventos do Parque Barigui ao consórcio Positivo/J. Malucelli, vencedor da licitação feita pela prefeitura, estão a construção de um novo pavilhão de eventos, a criação de uma terceira pista de corrida e a reformulação do sistema viário da Avenida Cândido Hartmann, que divide o parque.
O projeto, também prevê o desassoreamento do lago do Rio Barigui, o prolongamento do canal existente – criando um novo lago – e a implantação de comportas mecânicas para o controle do volume de água. “Será possível aumentar a capacidade de retenção do volume de água, criando mais uma bacia de contenção”, diz o superintendente de obras e serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sérgio Tocchio. “No caso de uma chuva forte, será possível, com antecedência, diminuir o nível de água para aumentar a capacidade de absorção”, complementa.
Para aproveitar a criação do novo lago, será construída uma galeria subterrânea para pedestres, integrando os dois lados do parque por baixo da Cândido Hartmann. De acordo com a assessora de projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Célia Bim, a obra aumentará a segurança dos pedestres, que não precisarão mais interromper a caminhada. “Eles terão duas opções: fazer a volta pelo lago por cima ou caminhar por baixo.”
Além de revitalizar os quase 5 quilômetros das duas pistas existentes no parque, será instalada uma terceira pista de corrida. “Será uma pista de corrida, uma de caminhada e a outra de bicicleta, todas com sinalização nova”, conta Célia. O sistema viário da Cândido Hatmann, entre a Rua Aluízio França e a lombada eletrônica, sofrerá alteração: uma rótula será implantada para facilitar a entrada e saída de veículos no parque, além de duas pontes sobre o Rio Barigui.
Pavilhão
A revitalização do Barigui não se resume às novas pistas e ao desassoreamento do lago. Até julho do ano que vem, o novo centro de eventos do parque será inaugurado. Criação do arquiteto Manoel Coelho, o projeto do pavilhão – que substituirá o antigo, inaugurado 1975 – abusa do conceito de sustentabilidade e da integração com o parque.
O pavilhão de eventos terá 5 mil metros quadrados (m²) de vão livre, sem uma única pilastra, o que garante aproveitamento total da área que, construída em módulos, permitirá contar com auditório para 5 mil pessoas. Outros 2,5 mil m² serão destinados a áreas complementares – sanitários, camarins, cozinhas, despensas.
Ao todo, o consórcio Positivo/J. Malucelli investirá R$ 26,4 milhões no novo centro e nas obras complementares. O contrato de concessão por 25 anos prevê, como contrapartida financeira, o repasse inicial de R$ 500 mil e pagamento mensal de 5% do faturamento do novo pavilhão de exposições para a prefeitura de Curitiba.
Fonte: Gazeta do Povo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário