domingo, 20 de março de 2011

Mama Nenê no Parque Barigui

O programa Mama Nenê, de incentivo ao aleitamento materno nas creches, completará quatro anos na segunda-feira (21).
Na imagem, Kassyane Fernandes, de 26 anos. Curitiba, 29/10/2010
Foto:Valdecir Galor/SMCS
O programa Mama Nenê, de incentivo ao aleitamento materno nas creches, completará quatro anos na segunda-feira (21), às 8h30, no Salão de Atos do Parque Barigui. Desde que foi criado, o programa beneficiou 1312 bebês matriculados em 155 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e em 48 Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados.
Na cerimônia, 31 CMEIs receberão o certificado pela efetivação do programa em suas unidades e serão ofertadas 540 vagas para cursos de capacitação de profissionais da educação que trabalham nas creches.
A cerimônia terá ainda a entrega de 100 soluções para educação infantil KidSmart, da IBM. Os equipamentos, espécies de móveis que parecem brinquedos e possuem um computador acoplado, serão usados em 98 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Incentivo - O Mama Nenê é uma parceria das secretarias municipais da Educação e da Saúde. No programa, as mães contam com salas reservadas, com poltronas confortáveis, para poder amamentar ou retirar o leite para deixar armazenado no lactário. O leite será oferecido posteriormente em copinhos aos bebês pelas educadoras.
Para receber as mães nas creches, incentivar a amamentação ou administrar o leite armazenado, a Prefeitura capacita os profissionais. Em quatro anos, o programa já qualificou 266 lactaristas e 3.310 educadores, professores, diretores e pedagogos de CMEIs e de creches conveniadas. O treinamento é contínuo. Também foram distribuídos 21.214 folderes explicativos e 1.100 cartazes sobre o programa.
"O programa é fundamental, é uma sequência às recomendações do pediatra para garantir a saúde da criança. Ao ser amamentada, ela estabelece um vínculo muito forte com a mãe", disse a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça.
O Mama Nenê soma-se a outras ações da Prefeitura para reduzir ainda mais o coeficiente de mortalidade infantil, como o programa Mãe Curitibana. "Crianças amamentadas até os seis meses exclusivamente com leite materno estão imunizadas e têm a garantia de desenvolvimento saudável. Se a amamentação continuar até o primeiro ano de vida, muito melhor", disse Ida.
Fonte: PMC

Nenhum comentário: