sexta-feira, 4 de março de 2011

Como se alimentar durante o Carnaval para garantir energia e evitar a desidratação


Dicas de cardápio e tipos de comida para não ficar cansado no meio do feriadão

Quem gosta de pular o Carnaval deve se preparar para enfrentar a maratona da folia: os quatro dias seguidos de festa significam intensa atividade física e suor em excesso. Para curtir o feriadão sem ficar exausto ou desidratado é preciso cuidar da alimentação.

— Como os atletas que participam de maratonas, os foliões também precisam de uma alimentação especial durante a festa, principalmente aqueles que vão participar dos desfiles das escolas de samba ou os que vão atrás dos trios elétricos — diz a nutricionista do Vigilantes do Peso, Sônia Almeida.

Além da transpiração, que nos faz perder água, a ingestão de bebidas alcoólicas acaba funcionando como desidratante pelo efeito diurético.
Veja as dicas do Vigilantes do Peso para uma alimentação equilibrada, sem excessos, que garanta energia para aproveitar a folia:

Antes do carnaval: O ideal é começar a se preparar uma semana antes, evitando no cardápio alimentos muito gordurosos, como frituras, pratos típicos como caldo de mocotó ou feijoada. Priorize pratos leves, como saladas e grelhados de carnes magras e frutas.

Durante o carnaval: Os carboidratos têm função importante no cardápio dos foliões por reporem a energia. Os sanduíches, portanto, são bem-vindos, se forem de pães integrais, frios e queijos light. Evite molhos gordurosos, como a maionese. Complete o sanduíche com folhas e legumes como o pepino e o tomate ou se preferir frutas, como maçã, pêra, abacaxi e mamão.

Para evitar a desidratação, beba bastante água pura, água com sabor e água de coco. Evite refrigerantes mesmo sendo zero ou light, pois eles não matam a sede.

E pular... só o carnaval! Nada de pular as refeições! Alimente-se de três em três horas, nem que seja pequenos lanches saudáveis.

Para quem vai desfilar em escola de samba (ou em várias escolas de samba):
A hidratação nos intervalos dos desfiles deve ser feita com isotônicos, água de coco, sucos de frutas. Levar barras de cereal ou frutas é uma boa dica porque ajudam a manter o pique. No dia seguinte ao desfile, a reposição hídrica é importante. O café da manhã deve ser à base de frutas frescas, iogurte e torradas com mel e ricota. Aproveite o dia para dormir e recuperar as energias.

Comendo na rua:
Tapioca recheada: prefira com queijo branco e canela ou com ervas frescas.
Sanduíches: sempre com pão integral, queijo e frios.
Cachorro quente: somente se for de salsicha de ave, acompanhado de milho, ervilha, tomate sem molho de maionese.
Pipoca: na hora da fome é uma boa pedida, mas sem nada adicional.
Sorvetes: picolé de frutas.

Dieta equilibrada durante o Carnaval pode evitar desidratação e problemas intestinais

O Carnaval, tradicionalmente regado a muita bebida alcoólica, marchinhas, frevos e sambas, em meio a confetes e serpentinas, é esperado com ansiedade por todos: os que pulam e os que aproveitam o feriado para descansar. Aos foliões, além de muito juízo e disposição, cabe tomar cuidado com o que vão comer. O excesso de exercício físico somado à alimentação desregrada e ao álcool pode resultar em desmaios, desidratação e infecções intestinais.

A nutricionista Sônia Almeida lembra que manter a disciplina alimentar é importante.

— Não é porque o feriado é prolongado que a rotina alimentar balanceada deve ser abandonada. Deve-se fazer pelo menos três refeições completas ao dia: o café da manhã, o almoço e um lanche.

De acordo com a nutricionista Carina Tafas, para garantir os quatro dias de carnaval com muita folia, deve-se preferir alimentos que ajudem a manter a resistência, sem pesar no estômago, como os frescos (frutas, legumes e verduras), e manter a regularidade de intervalos de três horas entre as refeições.

Segundo a nutricionista, a dica para o que vão festejar o carnaval é comer carboidratos integrais, que dão energia para pular e dançar, e fugir das carnes gordas e frituras, que têm digestão lenta e acabam causando sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo. Os carboidratos também ajudam a diminuir os efeitos do álcool.

Como, durante a folia, se passa muito tempo na rua, é importante prestar atenção no que vai comer para fugir de intoxicações alimentares.

— Deve-se evitar os produtos de origem animal (carnes mal assadas, embutidos, maionese, etc.) e à base de leite (requeijão cremoso, molhos brancos, purês), além de prestar atenção na qualidade dos alimentos comercializados — aconselha Carina.

A nutricionista Sônia Almeida dá a dica para não sair da dieta.
— Na hora do sufoco, faça escolhas inteligentes: opte por suco de frutas feitos na hora, barras de cereais com granola, picolés de fruta, espigas de milho cozido, que podem segurar a fome.

Ela recomenda ainda levar seu kit lanche:
— Fruta, barra de cereal e polenguinhos cabem em qualquer bolsa.
Nas cinzas
Depois da folia, é hora de relaxar e dar uma folga para o corpo. A palavra de ordem é hidratação.
— Muita água, água de coco e suco de frutas naturais são essenciais para a recuperação da ressaca. Além disso, as folhas verdes escuras ajudam na desintoxicação, por conta da quantidade de clorofila. Portanto, sucos que misturam folhas e frutas, ajudam a repor os nutrientes perdidos — lembra Carina.

A dica de Sônia é abusar dos alimentos naturais, frescos e sem gordura e beber bastante água de coco, suco de açaí ou de frutas naturais.

Fonte: Clic RBS
Foto: Ricardo Chaves

Nenhum comentário: