quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia Mundial da Água terá evento em Curitiba

Lixo acumulado nas águas do Rio Iguaçu, em Curitiba. Gestão integrada dos municípios é importante para reverter esse quadro

Comemoração acontece na próxima terça (22/03) no Parque Barigui, com a participação de autoridades pela manhã e o terceiro Fórum Águas do Amanhã à tarde. As inscrições estão abertas
Com o tema “Água para as cidades: responder ao desafio urbano” acontece no próximo dia 22 de março, em Curitiba, um grande evento em comemoração ao Dia Mundial da Água. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Eco-92, a data tem o objetivo de chamar a atenção de todos para a necessidade de conservação dos recursos hídricos.
Na capital paranaense, o evento será realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, a partir das 8h30 da manhã. Quem quiser participar, deve se inscrever através do site http://www.diamundialdaagua.net/ até a próxima segunda, dia 21/03. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Veja no final do texto a programação completa.
Na parte da manhã, várias autoridades vão discursar, entre elas o ministro das Cidades, Mário Negromonte, o governador do Paraná, Beto Richa, e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. Na ocasião, será apresentado ao ministro a Carta de Princípios Cooperativos pela Água na Região Metropolitana de Curitiba. Trata-se de um documento assinado por vários municípios da RMC comprometendo-se a integrar a gestão dos recursos hídricos com a gestão territorial e colaborar com as ações estruturais previstas no Plano Diretor de Drenagem para a bacia do Alto Iguaçu, entre outras medidas.
Em resumo, a intenção é que as cidades trabalhem em conjunto para resolver problemas relacionados à qualidade da água e aos alagamentos frequentes. Em contrapartida, os prefeitos querem abocanhar uma fatia dos R$ 11 bilhões que o governo federal deve destinar em 2011 para ações de saneamento ambiental. “Vamos sediar um evento de grande alcance para incentivar as boas práticas de conservação dos recursos hídricos em toda a RMC, que é constituída por vinte e seis municípios e tem uma população de mais de três milhões de habitantes, apresentando áreas de fragilidade ambiental (mananciais) com ocupação inadequada, pondo em risco a sustentabilidade, sobretudo a qualidade dos recursos hídricos”, explica José Roberto Borghetti, secretário municipal para Assuntos Metropolitanos de Curitiba.
Fórum
Aproveitando o embalo do Dia Mundial da Água, na parte da tarde, no mesmo Salão de Atos, acontece o terceiro Fórum Águas do Amanhã, que vai reunir representantes da sociedade civil (ONGs, associações comunitárias, líderes comunitários, universidades, entre outros) para debater a preservação ambiental na bacia do Alto Iguaçu.
Além de palestras, o evento – promovido pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) – visa estimular o debate entre a comunidade local, diagnosticando problemas e propondo soluções para a conservação de rios e mananciais na região metropolitana de Curitiba.
Para participar do Dia Mundial da Água – inclusive do Fórum Águas do Amanhã –, basta fazer a inscrição no site www.diamundialdaagua.net ou então mandar um e-mail para aguas@grpcom.com.br. Lembrando que as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até a próxima segunda, dia 21/03. Mais informações: (41) 3350-3629.


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR (sujeita a alterações)DIA MUNDIAL DA AGUA 2011
8h00 - Credenciamento e Café de Boas-Vindas
Apresentação Coral da Sanepar
8h30 - Retrospectiva Dia Mundial da Água
Projeto Águas do Amanhã – Mariano Lemanski (Presidente do Instituto GRPCOM)
8h40 - Composição da Mesa e Abertura
Governos Federal, Estadual e Municipal.
09h00 - Revitalização de Bacias Hidrográficas e manejo de águas pluviais
Mário Sílvio Mendes Negromonte – Ministro das Cidades
09h35 - Agua e Planejamento Urbano em Região Metropolitana
Joaquim Gondim – Superintendente da Agência Nacional das Águas
10h00 - Instalação do Fórum Paranaense de Bacias Hidrográficas -
Jonel N. Iurk – Secretário Estadual de Meio Ambiente
10h15 - Posse do Conselho Estadual de Recursos Hídricos
Jonel N. Iurk – Secretário Estadual de Meio Ambiente
10h30 - Lançamento do Livro com 60 Redações finalistas:
1° Concurso Sanepar de Redações
“Mananciais: Cuidado de Hoje, Garantia de Água para Amanhã”
Secretaria de Estado de Educação/Sanepar
10h45 - Mobilização pelas Águas – Curitiba e Região Metropolitana
Luciano Ducci – Prefeito da Cidade de Curitiba
Fernando Ghignone – Presidente da Sanepar
. Proposta de revitalização das Bacias do rio Uvu e Belém.
. Pacto para revitalização das Bacias Hidrográficas e manejo das águas pluviais na Região Metropolitana de Curitiba.
11h45 - Atividade externa – Parque Barigüi – Lançamento oficial de revitalização das Bacias dos Rios Uvu e Belém (trecho das nascentes ate o Parque São Lourenço)
12h30 - Almoço livre


III Fórum Águas do Amanhã - Sociedade Civil
Objetivo: discutir o papel das ONGs, Canais de Comunicação e Entidades Educacionais e suas responsabilidades na utilização e conservação dos recursos hídricos, e definir os compromissos da Sociedade para melhoria da qualidade de vida.

13h45 - Abertura: Milena Seabra – Diretora de Marketing Corporativo do GRPCOM
13h50 - A Gestão Territorial dos Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba
Rui Hara – COMEC
14h05 - A Copel e os cuidados com as águas no Paraná
Luiz Augusto Marques Ludwig - Superintendência Técnica Socioambiental - Copel
14h20 - Instrumentos legais para a população exercer seus direitos na preservação dos recursos hídricos.
Ministério Público do Paraná
14h35 - A importância dos vereadores em defesa das águas nas cidades
Bento Batista da Silva – UVB
14h50 - Espaço reservado para a apresentação de associações comunitárias locais: seus projetos, ações e desafios em relação à preservação ambiental.
15h05 - SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e Fundação Boticário
15h20 - Comunicação: Compromisso de conscientizar a sociedade para a preservação dos Recursos Hídricos. Fundação Roberto Marinho
15h50 - Gestão Integrada e Participativa da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Everton Luiz da Costa Souza – Instituto das Águas do Paraná
16h05 - Debate: Como as ONGs, sistema de ensino, setor privado, poder público e a imprensa podem unir esforços para aumentar o nível de conscientização da sociedade em relação aos problemas ambientais, com ênfase na situação do Alto Iguaçu. (moderação UFPR – Prof. Antônio Ostrensky)
17h30 - Café de Encerramento
Fonte: Projeto Águas do Amanhã www.aguasdoamanha.com.br

2 comentários:

UFPR disse...

Olá!
Gostaria de um contato com o presidente da Amaparque, pois já procurei em vários lugares mas não encontrei nenhum telefone. Vocês podem me retornam com o contato ufprtv@ufpr.br ou 3313-2036/2035.

Obrigada

Luciane Cordeiro

Renato Bürgel disse...

Olá Sra. Luciane Cordeiro

A presidente da AMA Parque Barigui é a Sra. Bárbara Ramina, proprietária do The Kettle Café, situado á Alameda Prudente de Moraes, 836 - Telefone: (41) 3233.1978 (funciona de Segunda a Sábado das 14:00 ás 21:00 horas) http://www.facebook.com/profile.php?id=1484353400
Outro bom contato e o amigo do Parque Barigui Sr. Ari Beker - 8816 5109 (ex presidente da AMA).
Visite esta matéria http://amigosdoparquebarigui.blogspot.com/2011/02/em-defesa-dos-corregos-do-parque.html
Espero ter ajudado e obrigado pela visita em nosso blog.
Abraço Renato Bürgel
Amigos do Parque Barigui