segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Coritiba Crocodiles realiza primeiro try out no Parque Barigui

Centenas de pessoas participaram de evento que aconteceu sábado no Barigui
No último sábado (29), centenas de pessoas se reuniram no Parque Barigui, onde o Coritiba Crocodiles realizou o primeiro try out após a parceria com o time de futebol americano. Foi o maior evento do gênero para captar novos adeptos ao esporte na capital paranaense.

Quem confirma os números é o presidente do Coritiba Crocodiles, Gerard Kaghtazian Junior, que acredita que a parceria foi fundamental para o sucesso. "Foi responsável diretamente por esse número elevado de pessoas, porque atraiu um público diferente, de outro segmento, e que talvez não teria esse interesse pelo esporte", revela.

"A parceria tem sido boa desde o início. Recebemos uma resposta muito boa da torcida do Coritiba, com palavras de apoio, de incentivo. Creio que cerca de 80% a 90% das pessoas presente eram coxas-brancas", emenda.

E se a quantidade foi boa, a qualidade dos atletas também surpreendeu. "Vimos muitas qualidades e ficamos felizes com isso". Agora, quem for aprovado fica mais um período em teste. "Pelo nosso estatuto, a pessoa fica cerca de um mês em treinamento. Depende do desempenho dela, se for dedicada, aparecer em todos os treinos terá continuidade com a gente", aponta. O Coritiba Crocodiles estreia no Campeonato Paranaense 2011 dia 19 de março, em Ponta Grossa, diante do Ponta Grossa Phantons, e luta pelo tri-campeonato estadual.

Confira imagens exclusivas do primeiro try out do Coritiba Crocodiles no site:

http://coritiba.com.br/site/index.php?pag=fotos&n_cod=12975&n_titulo=Primeiro-tryout-Coritiba-Crocodiles.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Corrida Entre Parques, neste domingo, terá 1,2 mil atletas

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude promoverá neste domingo (30) a 5ª Corrida de Revezamento entre Parques. A prova, que abre o calendário de corridas de ruas da Prefeitura de Curitiba para 2011, terá um percurso de 23.414 metros e contará com 1.200 participantes. Serão 400 equipes, sendo 288 masculinas e 112 equipes femininas.

“Este ano contaremos com o maior número de participantes da história da Corrida Entre Parques e a previsão é que a prova será bastante disputada e com possibilidades de quebra de recordes”, diz o secretário municipal de Esporte, Lazer e Cidadania, Marcello Richa.

Atualmente o recorde masculino pertence à equipe São José Del Rey, que finalizou o percurso em 1h16min09s em 2008. No feminino o recorde pertence à equipe Ligeirinhas, que em 2009 realizou o tempo de 1h38min36s. A principal novidade da corrida este ano é que as equipes serão formadas por duas ou quatro pessoas.

Os participantes ainde podem retirar os kit da corridanesta sexta-feira (28), das 8h às 18h, ou no sábado (29) das 9h ao 12h, na diretoria de Esportes na sede da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, na rua Desembargador Westphalen, 1566, Rebouças. O kit inclui o número do atleta, o chip, pulseira e o manual do corredor.

A largada da Corrida Entre Parques acontecerá no Bosque do Papa, às 7h. O percurso seguirá pelos parques São Lourenço, Tanguá e Tingui, até chegar ao parque Barigui. Durante todo o trajeto, os atletas irão cruzar os bairros do Centro Cívico, Bom Retiro, Ahú, São Lourenço, Abranches, Taboão, Pilarzinho, São João, Vista Alegre, Mercês, Bigorrilho e Santo Inácio.

No site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br) está disponibilizado o mapa da Corrida entre Parques, com os trajetos destinados a atletas e motoristas.

Por causa da prova, haverá alteração no tráfego de veículos em ruas próximas ao circuito. Os motoristas serão orientados por 23 agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A a pé e dez com motocicletas.

Confira o trajeto da prova

Museu Oscar Niemeyer (Rua Manoel Eufrásio);

Bosque do Papa, rua Marechal Hermes, rua Deputado Mário de Barros, rua Conselheiro Raul Vianna, rua Prefeito Benedito Nicolau dos Santos, rua Mateus Leme, rua Lysímaco Ferreira da Costa, rua Nilo Peçanha, rua Albano Reis, rua Eurípedes Garcez do Nascimento, rua Benjamim Zilli, rua Alberto Folloni, rua Tomazina, avenida Anita Garibaldi, rua Jesus Alvarez Terzado, rua Flávio Dallegrave, rua Simão Mansur;

Parque São Lourenço (volta na pista de atletismo), rua Mateus Leme, rua Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas, rua Cecília Mikosz, rua Eugênio Flor;

Parque Tanguá (volta no parque), rua Oswaldo Maciel, rua Eugênio Flor, rua José Carlos Ribeiro Ribas, rua Amauri Lange Silvério, rua Hugo Simas, rua Santa Cecília, rua João Tschannerl, rua Antônio Costa, rua Francisco May;

Parque Tingüi (volta no parque), rua Melchiades Silveira do Vale, rua Dr. Mbá de Ferrante, rua José Casa Grande, avenida Manoel Ribas;

Parque Barigüi (chegada na chaminé).


Serviço
Corrida Entre Parques
Data: 30 de janeiro
Horário da Largada: 7h
Largada: Bosque do Papa

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Raid Transparaná se encerra neste sábado, no Litoral


Carros do Transparaná no Parque Barigui: local será o ponto de partida da última etapa, neste sábado (foto: Divulgação)
Os campeões das quatro categorias do 17° Transparaná serão conhecidos neste sábado (29), na praia mansa de Caiobá, em Matinhos, após disputarem a última etapa do considerado o maior Raid da América. O último percurso de prova inicia em Curitiba, no Parque Barigui, na manhã deste sábado, e termina no litoral do Paraná. Os competidores das categorias Master, Graduados, Jeep e Junior, além da Turismo (passeio), chegaram à capital na tarde desta sexta-feira (28), completando as etapas 9 e 10 do quinto dia de competição, que largou de Telêmaco Borba e passou por Ponta Grossa, na região dos campos gerais. O Transparaná 2011 começou em Guaíra, no oeste do estado, na segunda-feira (24).

No penúltimo percurso, o mais longo do Raid com 312 quilômetros, teve reflorestamentos com pegadinhas e laços, travessia de balsa do rio Tibagi, um circuito indoor com laços curtos e alguns deslocamentos. "Pela manhã a prova teve nível técnico forte, sendo que 90% da etapa foi em reflorestamento. Os laços eram tão perto um dos outros que se alguém errasse poderia complicar a vida dos competidores que vinham atrás", contou o navegador Rodrigo Viana, de Belo Horizonte.

Formando dupla com o piloto Bruno Queiroz, a equipe Sander Rally Team, do Mitsubishi Triton, subiu de rendimento nas últimas etapas e chegou ao mesmo número de pontos que os líderes da categoria Junior. "Nossa estratégia foi poupar o carro nos dois primeiros dias, agora estamos pisando forte para brigar pelas primeiras posições", avisou o piloto.

O Jeep Clube de Curitiba divulga e premia os vencedores da etapa Telêmaco Borba - Curitiba na noite desta sexta-feira (28), durante jantar na Sapolândia. A organização também divulgará a classificação por categorias, contabilizados os resultados até a 10ª etapa. Na última etapa do Transparaná 2011, os competidores cumprirão um trajeto de 233 quilômetros até o litoral, sendo 94 deles navegáveis, a menor quilometragem de navegação de todo o Raid.

O Transparaná 2011 conta com o patrocínio da Troller, Trilha Eurocar, Ekron Guinchos, Off Limits, Northstar Motors, Itaipu Binacional e das Prefeituras de Curitiba e Guaira, além do apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, Federação Paranaense de Automobilismo, Sindicosbustíveis, Sanepar, Rádio 98 FM, Mamute Off-Road, Apolar Imóveis, Postos Tonin, Fox Fire, Trevauto Veículos, Acassius Adesivos, Fábrica das Cópias, Costão do Santinho Resort Golf SPA, Mabu Thermas & Resort e das Prefeituras de Palotina, Toledo, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana, Telêmaco Borba e Matinhos.

Fonte: www.bemparana.com.br

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Jogos da 4ª etapa do circuito nacional serão no parque Barigui

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, recebeu na tarde desta terça-feira (25) representantes da Federação Paranaense de Voleibol (FPV). Curitiba, 25/01/2011 Foto:Divulgação/ESMELJ


Os jogos da 4ª Etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia 2011, marcados para fevereiro, em Curitiba, serão no Parque Barigui. A definição sai durante reunião do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, nesta terça-feira (25), com uma comitiva da Federação Paranaense de Voleibol (FPV).

“O Parque Barigui possui uma estrutura adequada para o evento, contando com um sistema de drenagem e terreno adequados para os jogos”, destacou Marcello Richa. “Temos certeza de que os jogos da 4 ª Etapa do Circuito de Vôlei de Praia contarão com o apoio e entusiasmo da população curitibana”.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) já havia confirmado Curitiba como sede da 4ª Etapa do Circuito Banco do Brasil e do Sub-21 de Vôlei de Praia, ainda no ano passado, mas o local de realização só foi definido nesta terça-feira. O Parque Barigui, que já recebeu algumas etapas em anos anteriores, foi novamente escolhido pela infra-estrutura já existente.

Segundo o Presidente da FPV, Neuri Barbieri, o retorno do Paraná em sediar uma etapa do circuito é um prêmio ao bom trabalho de base que se iniciou no Estado. “Temos em Maringá e Londrina um excelente centro de treinamento de vôlei de praia. Em São José dos Pinhais um projeto embrionário começa a dar resultados. Ficar de fora da principal competição com o melhor atleta do mundo e com os resultados que o Paraná vem obtendo seria injusto”, disse.

Neuri fez questão de destacar o desejo do secretário Marcello Richa em oferecer as condições necessárias à realização do evento, e ainda de fomentar projetos para o voleibol de Curitiba: “Fiquei entusiasmado com a receptividade da Secretaria municipal do Esporte, Lazer e Juventude.. A visão esportiva atual é de empolgar. A Prefeitura vai nos dar apoio total e irrestrito na Etapa de Vôlei de Praia e já começamos a discutir novos projetos para o volei em Curitiba”, acrescentou.

A competição inicia no dia 21 e vai até o dia 27 de fevereiro e reúne os principais nomes do vôlei nacional. Em 2010 o Paraná não teve etapa do Circuito. Em 2009 os campeões da Etapa foram Márcio e Fábio Luiz no masculino e Val e Renata no feminino. O paranaense Emanuel luta pelo 50º título do circuito de vôlei de praia.

Fonte: PMC

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Coritiba anuncia parceria com futebol americano

O Coritiba anuncia oficialmente na semana que vem uma parceria com o time de futebol americano Crocodiles, que deixará de ter o prenome Barigui para assumir o nome do clube do Alto da Glória. Por enquanto, os detalhes estão sendo mantidos em sigilo, mas a associação deverá resultar em produtos oficiais envolvendo as duas marcas.

O Alviverde também irá usar sua estrutura para divulgar as ações da parceira, calendário de jogos e todas as atividades referentes ao esporte praticado amplamente nos Estados Unidos e que vem ganhando adeptos em Curitiba.

A cidade, por sinal, concentra outras equipes concorrentes do novo Coritiba Crocodiles, que mesmo assim já vem carregada de conquistas. O time é bicampeão paranaense, 3.º colocado Torneio Touchdown 2009, campeão da Divisão Azul, Conferência Sul e vice-campeão Brasileiro 2010 LBFA.

Com a nova nomenclatura, a equipe vai em busca do tricampeonato estadual. Os jogos, por enquanto, continuam sendo realizados no parque Barigui, mas não está descartado o uso do estádio Couto Pereira, desde que com algumas adaptações.

Por Rodrigo Sell - Paraná OnLine

Ônibus de dois andares ganham cobertura

O passeio na Linha Turismo, que percorre os principais pontos turísticos da cidade, ficou ainda melhor. A frota ganhou quatro ônibus de dois andares (double deckers) com toldo retrátil, para garantir o conforto dos passageiros em dias de tempo instável.

A procura pelo passeio continua em alta. Em 2010, a Linha Turismo transportou 533.330 passageiros. O mês de maior demanda foi julho, com 71.737 embarques.

“A Linha Turismo é um serviço oferecido pela Prefeitura que funciona como um grande facilitador para o visitante. É o ponto de partida para que ele tenha uma visão geral da cidade e, depois, dedique mais tempo para explorar os locais que mais interessem.

Ter uma noção inicial sobre os atrativos é a melhor maneira para se começar uma viagem de turismo”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

Para atender aos usuários, a Linha Turismo conta com uma frota de 14 ônibus: quatro de dois andares com cobertura, cinco de dois andares sem cobertura e cinco tipo jardineira.

Em duas horas e meia de trajeto, os ônibus passam por 24 pontos turísticos da cidade. O ponto de partida é a Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos atrativos. Os ônibus saem a cada 30 minutos.

A passagem custa R$ 20 e dá direito a um embarque e quatro reembarques. Nas férias, os ônibus vão circular todos os dias, das 9 às 17h30.

Dois andares - o ônibus de dois andares, os chamados double deckers, passaram a fazer a Linha Turismo em novembro de 2008.

A Linha foi criada em 1990 com o nome de ProParque e atendida por ônibus tipo jardineira. Ela é operada pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, empresa responsável pelo gerenciamento do trânsito e transporte coletivo da cidade.

SERVIÇO

Linha Turismo
Horários: todos os dias, das 9h às 17h30, com intervalos de 30 minutos.
Duração do passeio: duas horas e meia, com passagem por 24 pontos turísticos
Saída: praça Tiradentes
Preço: R$ 20

LOCAIS DE EMBARQUE E HORÁRIOS DA LINHA TURISMO

1 - PRAÇA TIRADENTES
Marco zero da cidade com a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz.
Primeiro horário: 9h
Último horário: 17h30

2 - RUA DAS FLORES
A rua foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972.
Primeiro horário: 9h06
Último horário: 17h36

3 - VISCONDE DE NACAR
Primeiro horário: 9h11
Último horário: 17h41

4 - MUSEU FERROVIÁRIO
Construído na antiga estação, conta a história ferroviária do Estado. O prédio anexo Shopping Estação abriga o Museu Ferroviário, da Farmácia, do Perfume.
Primeiro horário: 9h20
Último horário: 17h50

5 - TEATRO PAIOL
Antigo paiol de pólvora construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971. Sua inauguração teve batismo do poeta Vinícius de Moraes.
Primeiro horário: 9h27
Último horário: 17h57

6 - JARDIM BOTÂNICO
Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e um espaço cultural.
Primeiro horário: 9h36
Último horário: 18h06

7 - ESTAÇÃO RODOFERROVIÁRIA/MERCADO MUNICIPAL
Sua concepção moderna e funcional representou em 1972, quando foi inaugurada, um marco no país em terminais de transporte.
Primeiro horário: 9h43
Último horário: 18h13

8 - TEATRO GUAÍRA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Na Praça Santos Andrade localiza-se o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina. À sua frente encontra-se a universidade, a primeira do Brasil.
Primeiro horário: 9h49
Último horário: 18h19

9 - PAÇO DA LIBERDADE
Construção de 1916, antiga sede da Prefeitura de Curitiba, tem detalhe neoclássicos e art nouveau. Atualmente é um espaço cultural.
Primeiro horário: 9h51
Último horário: 18h21

10 - PASSEIO PÚBLICO/MEMORIAL ÁRABE
O Passeio é o primeiro parque público e primeiro zoológico de Curitiba, inaugurado em 1886. Seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris. O Memorial é inspirado na arquitetura dos povos do deserto.
Primeiro horário: 9h52
Último horário: 18h22

11 - CENTRO CÍVICO
Sede dos Poderes do Estado do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da Prefeitura de Curitiba.
Primeiro horário: 9h55
Último horário: 18h25

12 - MUSEU OSCAR NIEMEYER
Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976.
Primeiro horário: 9h57
Último horário: 18h27

13 - BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS
Memorial da imigração polonesa, e composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.
Primeiro horário: 10h
Último horário: 18h30

14 - BOSQUE ALEMÃO
Lembra as tradições dos alemães, primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, a Casa Encantada e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.
Primeiro horário: 10h11
Último horário: 18h41

15 - UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE - UNILIVRE
Inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, promove educação ambiental para a população em geral.
Primeiro horário: 10h15
Último horário: 18h45

16 - PARQUE SÃO LOURENÇO
Uma velha fábrica de cola deu lugar a um Centro de Criatividade, com cursos, oficinas e espaços para exposições. Seu lago é cercado por ampla área verde nativa.
Primeiro horário: 10h25
Último horário:18h55

17 - ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI
Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski.
Primeiro horário: 10h28
Último horário: 18h58

18 - PARQUE TANGUÁ
Às margens do rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes.
Primeiro horário: 10h31
Último horário: 19h01

19 - PARQUE TINGUI
O parque lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios Tinguis.
Primeiro horário: 10h38
Último horário: 19h08

20 - MEMORIAL UCRANIANO
Homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia, comemorado em 1995. No local há uma réplica da Igreja de São Miguel, do interior do Paraná, com telhas de pinho e cúpula de bronze.
Primeiro horário: 10h42
Último horário: 19h12

21 - PORTAL ITALIANO
O portal sinaliza a entrada do bairro italiano de Santa Felicidade.
Primeiro horário: 10h47
Último horário: 19h17

22 - SANTA FELICIDADE
Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. Principal eixo gastronômico de Curitiba.
Primeiro horário: 10h56
Último horário: 19h26

23 - PARQUE BARIGUI
Um dos maiores da cidade, implantado em 1972, é um dos preferidos para as caminhadas diárias do curitibano à beira do lago.
Primeiro horário: 11h04
Último horário: 19h34

24 - TORRE PANORÂMICA
Suporte dos serviços de telecomunicações, permite, do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109,5 metros de altura equivalem a um edifício de 40 andares.
Primeiro horário: 11h09
Último horário: 19h39

25 - SETOR HISTÓRICO
As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, casarões transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade. Aos domingos, tem feira de artesanato.
Primeiro horário: 11h17
Último horário: 19h47
Fonte: Prefeitura de Curitiba
Fotos: Joel Rocha/SMCS

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

QUAL É O SEU TIPO DE PISADA

Ultra Maratonista Luis Silva
Existem três tipos de pisada:
NEUTRA: onde se incia com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre um leve rotação para dentro, terminando a passada com a planta do pé.

PRONADA: a pisada também começa com o lado externo do pé ou, algumas vezes, um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.

SUPINADA: a pisada inicia com o calcanhar do lado externo e se mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.

A maior parte dos corredores possui pronação (50%), depois temos os de pisada neutra (45%) e apenas 5% apresentam supinação.

Com a testes cada vez mais precisos, descobriu-se também que alguns corredores podem possuir dois tipos de pisada, como foi meu caso. No teste criterioso realizado quando da prova da Mizuno, a organização disponibiliza para os inscritos um teste completo.

No teste, a gente coloca os pés em uma máquina, parecida com um scanner, que "tira a foto" da planta de nossos pés. Depois a gente anda e corre em um trotinho em uma esteira, com vários pontos dos pés e pernas marcados, e eles "filmam" a nossa mecânica de corrida. Tudo é passado para um sistema que diz a nossa pisada. Antes de tudo isso é pega a nossa medida (altura) e peso.


TESTE CASEIRO DE PISADA


Temos ainda os testes caseiros, não tão precisos, mas também interessantes, sendo que o melhor é o teste do pé molhado.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Associação Treinadores de Corrida de Curitiba


A Associação dos Técnicos de Corrida de Curitiba, foi fundada em 2008, com a idéia de organizar, orientar e colaborar com os técnicos, grupos, academias e assessorias de corrida na parte legal como abertura de empresa como também na parte técnica, como locais de montagem de estrutura em eventos, descontos em competições, cursos e outros.
O panorama positivo e o crescimento do número de participantes e conseqüentemente de eventos é animador e se estende dentro dos próprios grupos de corrida, isso vem ganhando força e é reflexo de um trabalho conjunto que vem sendo elogiado dentro e fora de Curitiba pelos organizadores de eventos como Procorrer, Latin Sports, Iguana Sports, Secretaria Municipal de Esporte e lazer (SMEL).
Atualmente a ATCC conta com 22 técnicos filiados que representam as principais assessorias, academias, empresas e/ou grupos de corrida de Curitiba. A Atual diretoria é composta por Vanessa Cabrini (1ª Secretária), Samir Sabadim (Tesoureiro), Leandro Hadlich (Vice-presidente e Fabio Moralles Alonso (Presidente), apoio Lucio Mário, Vitor Bertoli, Márcio Magalhães.

Regulamento ATCC
• Para Utilização de parques e praças de Curitiba e região metropolitana cada assessoria deve manter limpo o local de uso;
• Será delimitado o espaço de utilização para cada assessoria; quando houver outras no local;

O espaço definido será:
• Quando as assessorias estiverem no mesmo lado da pista; deverão manter-se 100m entre cada uma; quando estiverem em lados opostos 50m;
• O material da assessoria deverá estar a pelo menos 2m de distância da pista;
• Proibido utilizar canteiro do meio - entre as pistas (parques) (adicionar croqui)
• Só terá direito a local fixo nos parques se a assessoria for freqüente semanalmente em dias pré-estipulados; para aquelas que utilizam esporadicamente não terão local fixo, deverão utilizar-se dos espaços que estiverem liberados.

Material obrigatório para cada assessoria em parques e praças;
2ª a 6ª
• 1 caixa térmica de 40 l
• 6 colchonetes
• 2 guarda-sol
• 1 mesa PVC (4 lugares)
• 4 cadeiras
• 1 caixa plástica de 50 l ou cabide
• 1 lixeira de 100L

Sábados
• 2 caixas térmicas de 40 l
• 12 colchonetes
• 2 mesas PVC (4 lugares)
• 4 guarda-sol
• 8 cadeiras
• 2 caixas plásticas de 50 l ou cabides
• 2 lixeiras
• Área de utilização de cada assessoria 10 x 10 (100m2)
• O espaço de utilização para o aquecimento dos atletas deverá ser de bom senso de cada técnico; para que não atrapalhe o trabalho das demais;


Eventos
• Obrigatório “Tenda Personalizada” 3m x 3m / 3m X 2m / 2m X 2m
• A tenda deve ser pantográfica, sendo proibida a montagem de tendas estilo praia com estrutura de encaixar;
• Toda a Estrutura do sábado completa.
• Proibido Guarda – sol
• Todo o associado terá direito á apenas uma tenda
• Não é permitido colocar pontos da estrutura, fora do local pré determinado pela organização
• Proibido Bebida alcoólica
• Deverão chegar ao local dos boxes com 2 horas antes do inicio do evento tendo o prazo de 30’ para descarregar o equipamento e retirar o carro do local.
• Caso a assessoria chegue ao local após o horário estipulado não será permitida a montagem e sua estrutura.
• Para obter o direto ao boxe no evento cada técnico/assessoria/instituição deverá confirmar seu interesse em participar do sorteio que será previamente informado.
• Caso o local ofereça número de boxes restrito, todos os confirmados participarão do sorteio podendo alguma assessoria ficar de fora;
• Caso a assessoria/instituição não compareça no dia do evento, sem aviso prévio, será cobrada uma penalidade, a qual será sua suspensão do próximo evento.
• Só será permitida a desmontagem da estrutura após 1h30 da largada, sendo que a entrada do veículo será permitida ou não conforme disponibilidade do local.
Em eventos e dias de semana:
• Proibido comercializar qualquer tipo de material
• Proibido panfletagem de serviços e abordagem do público comum á todos do local;
• Proibido utilização de banners cartazes ou qualquer meio de comunicação além da própria marca no material (tenda, uniforme, guarda-sol) da assessoria;

Contrapartida Social
Atendimento ao público comum através de:
• Orientação para a atividade física de caminhada e corrida;
• Alongamento coletivo;
• Elaboração de protocolo;
• 01 Monitor
• Cada Assessoria filiada a ATCC será responsável por um sábado de atendimento no Parque Barigui.

Fabio Moralles Alonso
CREF: 009873-G/PR
Presidente ATCC

Leandro Alberto Hadlich
CREF: 8056-G/PR
Vice-presidente ATCC

Vanessa Cabrini
CREF: 009740-G/PR
1 Secretário


CONTATO: www.atccuritiba.com.br

A importância dos óculos de sol

Muito mais do que um acessório de moda, os óculos escuros existem para proteger os nossos olhos dos perigosos raios solares, tanto no Verão, como no Inverno (mesmo os dias mais frios podem ter uma luminosidade muito intensa!). Da mesma forma que protege a pele contra a intensidade do sol, deve proteger os olhos contra o envelhecimento prematuro, o cancro da pele e uma variedade de lesões ou doenças oculares.

Existem 3 tipos de raios ultravioletas: UVA, UVB e UVC. São todos invisíveis e, enquanto o UVC é o menos preocupante (é absorvido pela camada do ozono antes de nos afectar a nós!), o UVA não lhe fica muito atrás (sendo actualmente alvo de vários estudos relativamente à sua perigosidade!). Resta a radiação UVB, a que queima a nossa pele quando estamos demasiado tempo exposto ao sol sem protecção, ou seja, a mais perigosa. Quando comprar óculos de sol, certifique-se que estes consigam bloquear, pelo menos, 70% da luz UVB e 60% da luz UVA. Para não correr riscos, uma protecção de 98% contra ambos os tipos de radiação será o ideal.

DICAS
COMO ESCOLHER O ÓCULOS CONFORME SEU ROSTO

Para além de um modelo estiloso, é muito importante escolher óculos que sejam proporcionais ao tamanho do rosto e aqui não há que enganar: os modelos pequenos são os ideais para rostos pequenos e os modelos grandes os mais indicados para rostos grandes. O contraste é obtido com o formato da armação, ou seja, as linhas direitas favorecem rostos redondos e os óculos arredondados são perfeitos para rostos quadrados.

Rosto oval
Se tem um rosto oval, pode considerar-se uma sortuda, porque, como tem uma cara simétrica, praticamente todos os estilos favorecem-lhe! Há apenas uma recomendação a fazer: não escolha modelos muito largos, porque podem sair fora do rosto, parecendo, obviamente, desadequados!
Rosto redondo
Quem tem um rosto redondo, deve procurar óculos de sol que dêem a ilusão de uma cara mais fina e longa. Prefira armações da mesma largura da sua face ou maior (aqui é permitido que os óculos saiam fora do rosto!), com linhas rectas e angulares, para um perfil mais elegante e suave. Esqueça os modelos redondos, porque redondo com redondo não combina!
Rosto quadrado
Se tem um rosto quadrado, já dá nas vistas, por isso, os óculos de sol que mais favorecem este tipo de cara são as armações curvilíneas, redondas ou ovais, assim como as lentes com corte de nylon (sem armação inferior) para suavizar e definir o rosto.
Rosto rectangular
Quem tem um rosto rectangular pode optar por modelos redondos, os mais recomendados para equilibrar faces com queixos ou testas proeminentes.
Rosto triangular
Se tem um rosto triangular, tem uma cara mais larga em baixo do que em cima. Para equilibrar, o ideal são óculos de sol com uma armação superior estreita e lentes redondas ou ovais, caso do modelo aviador, que lhe vai assentar na perfeição!
Rosto triangular invertido
Se, ao contrário, tem um rosto triangular invertido, tem uma cara mais larga em cima do que em baixo. A harmonia é conseguida com uma armação que assente abaixo das têmperas, de preferência sem aros.
Rosto diamante
Para quem tem um rosto em forma de diamante, as recomendações passam pelos estilos ovais ou sem aros, para emprestar largura acima das maçãs do rosto, complementando assim as bochechas mais salientes.


A COR TAMBÉM CONTA

Para um look perfeito, escolha os óculos de sol na cor que melhor combina com o seu tom de pele: se for morena, o preto, embora um favorito de sempre, pode conferir um ar muito pesado, ao contrário das armações metalizadas, douradas ou âmbares; se tiver uma tez clara, opte pelas armações azuis, verdes, em padrão de tartaruga ou leopardo; uma pele pálida pode ganhar outra luminosidade com uns óculos beges, âmbares ou com um toque de rosa. Relativamente à cor das lentes, engana-se se pensa que quanto mais escuras, mais protegem! Na realidade, são as lentes castanhas aquelas que permitem uma melhor qualidade de visão e de contraste entre a luminosidade e a escuridão.

Fonte: Site Litoral do Piauí

sábado, 15 de janeiro de 2011

SOS RIO na Corrida da Lua Cheia


Amigos corredores e assessorias,

Estaremos com nossa tenda CRC na corrida da Lua cheia (19/01/2011 - quarta feira - 20:30 horas no Parque Tingui - Curitiba) para arrecadar alimentos nao pereciveis, roupas , agua e remedios para auxiliar os desabrigados, quem nao puder levar no dia da corrida, podera entregar no barracao em pinhais , ou nas sedes das assessorias, que iremos buscar, qualquer duvida pode me ligar PAULO 99941964, nós paranaenses sempre fomos solidarios e nao sera desta vez que nao ajudaremos arrecadar doações, as vezes é mais fácil do que fazer chegar aos necessitados.


Nos da ACTION HELP, SALT TRAVEL E CORREDORES DE RUA DE CURITIBA, já tivemos esta experiência varias vezes, onde a contribuição é desviada, roubada ou usada por políticos mais tarde pra arrumar votos.

Para que isto não se repita entremos em contato com nosso amigo Jorge de Freitas de Petropolis, que esta no centro da tragédia, e fazendo trabalho de auxilio direto as vitimas.

O relato dele é de arrepiar e de fazer chorar, tem gente na rua sem destino, sem casa, sem família, sem comida, sem água sem remédios, absorvente, sem fraldas, enfim falta tudo.

Desta forma estamos promovendo a arrecadação de doações, (endereço abaixo), e enviaremos os caminhões, diretamente para entrega aos necessitados. Esta distribuição sera feita pelos amigos de Petropolis e região, como também pelos voluntários que se dispuserem a ir ate local, ajudar no procedimento.

Antecipadamente agradecemos

Paulo de Tarso

Endereço para entrega de materiais.
RUA RIO NEGRO, 675 - PINHAIS - PARANA
Fone - 41 3667 2626 - 41 3242 4321

SUGERIMOS:

-produtos de higiene pessoal: sabonete,papel higiênico,shampo,condicionador,escova de dente,creme dental,absorventesetc.

-alimentos como leite em caixa ou em pó,bolacha,achocolatado,café,água mineral.

-roupas,colchetes e roupa de cama.

-material de limpeza como rodo,vassoura e pano.

0BS ; Se nao tiver como enviar, ligue que mandamos buscar.
NUMA SEGUNDA ETAPA, ESTAREMOS COLETANDO MOVEIS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Paulo de Tarso
Paulo Arantes

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Flores brasileiras nos parques de Curitiba

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente plantou em 2010 cerca de 160 mil mudas de flores ornamentais nativas nos 21 parques e canteiros públicos da cidade. A iniciativa parte do programa Biocidade e resultou na formação de belos jardins, com espécies naturalmente encontradas nos ecossistemas brasileiros, principalmente da região de Curitiba.

São flores e arbustos que atraem pássaros, borboletas e outros polinizadores para a área urbana, e ainda enfeitam a cidade com formas e cores diferentes. "É adoção de um novo paisagismo, que ajuda a valorizar a flora local, difundindo conceitos importantes sobre biodiversidade", destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

As cerca de 70 espécies de flores nativas podem estão espalhadas pelos bosques e parques Barigui, Passeio Público, Lago Azul, Tanguá, Túlio Vargas, Bacacheri, Passaúna, Atuba, Tingui, Italiano, João Paulo II (do Papa), Unilivre, Ervin Grüger, Manoel Ribas, Alemão, Irmã Clementinam além de canteiros na sede Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Fonte dos Anjos, Praça Batel e na avenida Mário Tourinho.
As plantas nativas são parte do programa Biocidade, da Prefeitura de Curitiba, que pesquisa e reproduz exemplares nativos da flora brasileira para introdução na biodiversidade urbana. As plantas nativas também agregam valor turístico aos parques e são modelos vivos das espécies da flora brasileira e local.

O processo de produção de mudas nativas é todo feito por equipes da Secretaria do Meio Ambiente, passando por etapas de pesquisa no Museu Botânico, coleta de matrizes no campo, cultivo das matrizes em estufa especial, e adaptação no Jardim de Nativas, no Jardim Botânico, onde são testados os comportamentos da planta.
Notícias Relacionadas

Os pesquisadores levam em conta a durabilidade da espécie, beleza, resistência a temperaturas altas e baixas e incidência de pragas. Só depois dessas fases é que a planta segue para o Horto Municipal para ser reproduzida em grande escala.

O plantio de nativas ornamentais na cidade é feito há cerca de três anos. A engenheira florestal Valquíria Pizatto destaca que os resultados são excelentes. "A cada ano nos surpreendemos com a adaptação das plantas e os efeitos paisagísticos que elas proporcionam", diz Valquíria.

Entre as espécies de maior destaque está a grama-amendoim, verbena rígida, wedelia, lantana amarela, lantana vermelha e erica, entre outras que produzem flores e folhagens intensas.
A vantagem de usar plantas nativas na ornamentação da cidade vai além da questão ambiental. O custo com a manutenção é menor. As nativas são plantas mais perenes, que não exigem trocas constantes. "Algumas duram mais de um ano nos canteiros, e também são menos suscetíveis a pragas", comenta Valquíria.

O sucesso da ornamentação com plantas nativas não representa o abandono do plantio de flores de época como as tagetes e amor-perfeito, que já fazem parte da identidade da Curitiba. "Como essas não plantas invasoras, podem perfeitamente continuar em cena. As nativas vieram para somar em beleza e valorizar os aspectos ambientais da cidade", observa a engenheira florestal.
Fonte: PMC

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Prefeitura de Curitiba lança campanha SOS Rio


A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quinta (13) a campanha SOS Rio, para arrecadar donativos para os desabrigados pelas enchentes nas cidades do Rio de Janeiro.

Serão arrecadados água mineral (lacrada), roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta e escova nova de dente, fraldas descartáveis e absorventes femininos.Os donativos podem ser entregues nas Regionais/Ruas da Cidadania, na sede central da Prefeitura de Curitiba e na Fundação de Ação Social (FAS). Lotes de grande quantidade de donativos podem ser informados pelo 156, para que a coleta seja providenciada pela FAS.

"Convocamos os curitibanos para um grande gesto de solidariedade em favor das pessoas que estão vivendo este momento tão difícil no Rio de Janeiro", disse o prefeito Luciano Ducci.

A chuva forte atingiu principalmente as cidades da região serrana do Rio, como Petrópolis, Teresópolis, Sumidouro e Nova Friburgo, onde o número de mortos já passou de 400. O número de desabrigados ou desalojados ainda é impreciso, mas estima-se que seja de mais de 7 mil pessoas.

"A população de Curitiba sempre deu apoio em todas as campanhas beneficentes ou de solidariedade. Temos certeza que mais uma vez os curitibanos darão uma importante contribuição solidária", disse a presidente da FAS, Marry Ducci


Postos de Arrecadação

Prefeitura de Curitiba
Avenida Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico


Fundação de Ação Social
Rua Eduardo Sprada, 4.520 - Campo Comprido

REGIONAL BAIRRO NOVO
RUA DA CIDADANIA
RUA TIJUCAS DO SUL, 1700 – SITIO CERCADO

REGIONAL BOA VISTA
RUA DA CIDADANIA
AV. PARANÁ, 3600 – BOA VISTA

REGIONAL BOQUEIRÃO
RUA DA CIDADANIA
TERMINAL DO CARMO - BOQUEIRÃO

REGIONAL CAJURU
RUA LUIZ FRANÇA, 2032 – CAJURU

REGIONAL CIC
RUA MANOEL VALDOMIRO DE MACEDO, 2460 - CIC

REGIONAL MATRIZ
RUA CIDADANIA
PRAÇA RUI BARBOSA - CENTRO

REGIONAL PINHEIRINHO
RUA DA CIDADANIA
RUA WINSTON CHURCHILL, 2033 - PINHEIRINHO

REGIONAL PORTÃO
RUA DA CIDADANIA
RUA CARLOS KLEMTZ S/Nº - FAZENDINHA

REGIONAL SANTA FELICIDADE
RUA DA CIDADANIA
VIA VENETO, S/Nº

Urbs abre licitação para exploração do Pavilhão de Eventos do Barigui

A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A abriu licitação pública para concessão de direito de uso e exploração comercial do Pavilhão de Eventos do Parque Barigui. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Município e em jornais de circulação diária. O edital de licitação está disponível no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br).
Os envelopes de propostas serão recebidos às 9h do dia 15 de fevereiro de 2011, e a abertura será feita na sequência no auditório da Urbs, na sede da empresa, no Bloco Central da Rodoferroviária, na avenida Presidente Affonso Camargo, 330. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 3320-3240 ou pelo fax 3320-3330.
Construído em 1975, com quase 13,5 mil metros quadrados, o Pavilhão de Exposições do Parque Barigui abriga no mínimo 20 eventos por ano. Só as feiras e exposições realizadas neste ano atraíram em torno de 800 mil pessoas. Consolidado como um dos principais locais de eventos da cidade, o Pavilhão abriga feiras e festas famosas, como a Feiarte, de Arte e Decorações, ou o Imin Matsuri, a comemoração da primavera pela colônia japonesa.
Também implantado na década de 70, como recurso para contenção de cheias, o Parque Barigui é o mais freqüentado da cidade. Sem contar o público dos eventos realizados no Pavilhão, passam pelo parque, nos fins de semana, 120 mil pessoas, em média. Todos os dias, em torno de 3,5 mil pessoas freqüentam o parque.
A licitação para concessão de direito de uso e exploração comercial do Pavilhão por 25 anos é na modalidade Concorrência (005/2010) com outorga onerosa. O edital prevê apresentação de um pré-projeto a ser avaliado por comissão técnica da Prefeitura de Curitiba, pagamento mínimo de R$ 500 mil e repasse mínimo à Urbs de 5% do faturamento bruto mensal.
A licitação inclui obras complementares no Parque Barigui, como revitalização de ciclovia e pistas de corrida e caminhada, paisagismo, acessibilidade e construção de uma trincheira na avenida Cândido Hartmann, próximo à Casa da Guarda, em uma das entradas do parque.
Mais moderno - A empresa ou consórcio vencedor da licitação terá que construir um novo pavilhão, mais moderno e adequado às necessidades da cidade. Após o anúncio do resultado da licitação, o vencedor terá 90 dias para apresentar projeto e, a partir daí, 12 meses para realização e conclusão das obras.
O edital estará disponível aos interessados até a data da licitação, o que significa mais de 45 dias a partir da publicação, nesta terça, 28 de dezembro. A expectativa da Urbs é que a licitação desperte interesse do empresariado uma vez que este é um dos espaços de eventos mais conhecidos e consolidados da cidade além do fato de que o Parque Barigui é um dos principais destinos dos turistas que visitam Curitiba.

Serviço
O edital de licitação está disponível no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br clicando em Licitações e em seguida na Concorrência 05/2010 Para baixar o edital e acompanhar todos os passos do processo de licitação pela internet é preciso cadastrar um e-mail e senha.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mundial de FIA GT terá prova em Curitiba.

O Mundial de FIA GT, um dos mais prestigiados campeonatos de automobilismo do planeta, com a presença de grandes marcas envolvidas, como Ford, Lamborghini, Maserati, Aston Martin e Chevrolet, entre outras, confirmou nos últimos dias sua visita a Curitiba na próxima temporada.

A corrida em solo paranaense será a penúltima do campeonato, no dia 23 de outubro de 2011, ocupando o lugar deixado pelo Mundial de Turismo (WTCC), que foi para Interlagos. Para Ricardo Zonta, único brasileiro campeão, em 1998, e vencedor de duas corridas neste ano, a notícia não poderia ser melhor.

"Correr diante de casa é sempre bom", destaca Zonta, ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1, que já competiu na pista localizada em Pinhais em quase todas as categorias pelas quais passou: F-Chevrolet, F-3, ITC (antiga DTM), World Series e Stock Car, somando poles e vitórias.

"É um circuito moderno e capaz de absorver toda a estrutura do FIA GT. Seu traçado curto e rápido se torna um grande ingrediente para as corridas, que são bastante movimentadas e longas. Acredito que Curitiba deixará uma ótima impressão, assim como aconteceu com o WTCC", analisa o piloto, que vê na confirmação da prova uma vitória aos fãs locais.

"Cresci correndo em Curitiba e espero, em novembro, poder colocar mais uma vitória em meu currículo nesta pista. Para o público paranaense, apaixonado por automobilismo, a notícia caiu como uma luva. Poder ver esses supercarros andando a quase 300 kmh é privilégio para poucos e torcer por um piloto local é melhor ainda. Será uma grande festa!", completa. Além de Zonta, o FIA GT também conta com o paranaense Enrique Bernoldi no grid.

Fonte: Glauber Guerra - Site: BN Esportes




Ricardo Zonta e Enrique Bernoldi

são Amigos do Parque Barigui!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

29ª Oficina de Música de Curitiba

A 29ª Oficina de Música de Curitiba apresenta hoje, às 19h, o "Quinteto de Sopro", no SESC da Esquina, fone 3322-6500. A Orquestra do Algarve oferecerá ao público a oportunidade de ver os instrumentistas fazendo outros trabalhos de música de câmara como o Quarteto de Cordas, quinta-feira, no SESC da Esquina.
A oficina recebe cerca de 1,5 mil estudantes de diversas áreas musicais e professores de vários continentes, até o dia 29 deste mês. Além disso, pela primeira vez, a Oficina conta com um curso de Harpa, ministrado pela escocesa Jennifer Campbel, radicada no Brasil e harpista da Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro. A instrumentista também realiza um concerto solo sexta-feira, às 19h, no SESC da Esquina.

Nesta primeira etapa também será lembrado o centenário de morte do compositor austríaco Gustav Mahler. Na segunda fase, além de diversos cursos e atrações da Música Popular Brasileira, há o núcleo dedicado à música latino-americana, que reúne alguns dos grandes talentos da música do Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela. Grandes nomes como Edu Lobo, Zeca Baleiro e a Orquestra À Base de Corda também participam da fase de MPB. Além deles, Toninho Ferrragutti, Ricardo Takahashi, Maira Morais, Adriana Schincariol, Raiff Dantas Barreto, Zé Alexandre Carvalho, Paquito de Rivera e Leny Andrade. Bate-papos com Roberto Muggiati, entrevistando Alice Ruiz, Raul de Souza e Silvio Back completam a programação.

"A proposta desse projeto é descobrir e contribuir para a formação de novos talentos. Durante vinte dias, professores, alunos e público convivem em aulas, ensaios e apresentações diárias, o que resulta em um trabalho de muita qualidade e diversidade", diz a diretora geral da Oficina de Música de Curitiba, Janete Andrade.

Renomados músicos internacionais compõem o corpo docente, e grande parte dos professores participa da Oficina de Curitiba pela primeira vez. É o caso de Krassimir Dzhambazov e Emil Chitakov (violinos), da Bulgária; Karl Tomlin (viola), da Inglaterra; Andrea Lisak (violoncelo), do Canadá; Jeff Bradetich, Gudrun Raschen (contrabaixo), Todd Sheldrick (trompa) e Scott Natzke (trompete), dos Estados Unidos; Jennifer Campbell (harpa), da Escócia; Luiz Miguel Garcia (flauta transversal), da Espanha; David Fresquet (oboé), da França; Fausto Córneo (clarinete), da Itália; Joaquim Moita (fagote), de Portugal; Beata Bilinska e Piotr Zukowski (piano), da Polônia; além dos brasileiros Léo Gandelman (saxofone), João Luiz Areias (trombone) e Paulo Martelli (violão).

As aulas acontecem no Colégio Estadual do Paraná, no Solar do Barão, SESC da Esquina, Canal da Música e Teatro Guaíra. A Oficina de Música também se estende aos bairros, oferecendo cursos nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Santa Felicidade, Fazendinha e Cajurú.

Realização: Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Mais informações: www.oficinademusica.org.br.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CIRCUITO DE CORRIDAS DE RUA DA LUA CHEIA

FÉRIAS ANIMADAS 2011 - TEATRO DE BONECOS

Espetáculo: Luvazine da Cia Myashiro Teatro de Bonecos
Dia 08 de janeiro – 15h – Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 15 de janeiro – 10h – Parque Barigui

A história:
Luvazine é o blog cênico do ator transformado em boneco. Jorginho, com a ajuda atrapalhada do "seu" Macaco, passam por diversas situações cômicas tentando fazer um teatro de bonecos "ideal". Deliciosos momentos que agradam tanto as crianças como os adultos.
Luvazine é resultado de uma extensa pesquisa na construção de um novo boneco de luva e de um longo treinamento especializado no conhecimento de três mestres mundialmente consagrados no fantoche de luva: Yang Feng (China); Carlos Piñeiro e Miguel Oyarzun do Grupo El Chonchon (Argentina).

Ficha Técnica:
Produção: Miyashiro Teatro De Bonecos.Ltda.
Texto e Atuação: Jorge Miyashiro
Pintura e Adereços: Luciana Aliberti Miyashiro
Foto e Imagem : Sérgio Del Giorno
Trilha Sonora: Rodrigo Grigoletti
Letras: Jorge Miyashiro
Técnica: Luva Chinesa E Luva Saião
Duração: 35 Minutos
Gênero: Comédia
Recomendado para todas as idades
Contato: (41)3372-3075 ou (41)8817-8002
jorge.miyashiro@gmail.com

Espetáculo Zac e a máquina do tempo da Cia Artifícios Teatrais
Dia 08 de janeiro – 16h – Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 09 de janeiro – 16h – Centro de Criatividade de Curitiba

A história:
Zac é um garoto irrequieto e inteligente. Um dia, fugindo de um valentão, ele entra no laboratório do Professor, um grande pesquisador que acaba de criar sua maior invenção: a máquina do tempo! É claro que Zac, desastrado, liga a máquina e acaba indo para várias épocas no tempo, causando muita confusão. Espetáculo interpretado ao vivo com muita ação e texto inteligente que agrada tanto às crianças quanto aos adultos.

Ficha Técnica
Cia de Artifícios Teatrais
Curitiba - Paraná
Texto e atuação: Sergio Rezende Del Giorno
Técnicas: luvas (fantoche) e vara
Bonecos: Miyashiro Teatro de Bonecos
Pintura: Luciana Miyashiro
Contato: (41) 88318801 (41) 33647622
sdelgiorno@yahoo.com

Espetáculo O Trem de Ninguém da Cia Simples Suspiro
Dia 08 de janeiro – 17h – Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 29 de janeiro – 15:40 h – Centro de Criatividade de Curitiba

A história:
O Trem de Ninguém não quer sair do lugar e a solução está difícil de achar. Nas diversas cenas com canções, surpresas, suspense e muitas brincadeiras, o espetáculo propõe formas de criar, entender a realidade e refletir a situação em que se vive, buscando soluções. Maquinista, foguista, cantor, bailarinos, frutas, convidam a rir e sonhar, tentando encontrar saída para seus problemas.

Ficha Técnica
Grupo Simplesmente Suspiro
Elenco: Bernardo Grillo e Jorge Miyashiro
Duração : 45 minutos
Contato: (41) 3382-0102, (41) 3581-1398
ninapan0102@hotmail.com

Espetáculo Antenor, o boizinho voador da Cia Lumare
Dia 09 de janeiro – 15h – Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 11 de janeiro – 15:30 h – LAR COTOLENGO

A história:
É a aventura do pequeno Antenor que parte em busca do sonho de voar, com seu amigo boizinho surubim, conquistando espaços e estrelas, enfrentando perigos e encontrando personagens deste mundo fantástico, como o macaco caxinguelê e a ave advinha. O sonho continua no amanha e na alegria de perceber-se criança que brinca e que constrói seu próprio mundo.

Ficha Técnica:
Elenco: João Andirá
Autores: João Andirá e Bruno S. Santana.
Direção, cenário e figurinos: João Andirá
Duração: 01h
Classificação: Livre
Contato:
joaoandirabonecos@gmail.com

Espetáculo Seu Bala da Cia Itaércio Rocha
Dia 09 de janeiro, às 17h no Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 20 de janeiro, às 15h no Hospital Pequeno Príncipe

A história:
Seu Bala, o novo espetáculo solo de Itaercio Rocha traz o frescor dos terreiros das festas populares, para as dimensões do teatro de bonecos, em diálogo direto com a platéia, com seu forte poder de cantador, contador de histórias e animador de bonecos e objetos. Seu Bala busca a leveza do brincar infantil com o brincar das manifestações populares, apresentando soluções cênicas e plásticas que levam a platéia a observar as muitas possibilidades que o brincar, animando objetos, apresenta.

Ficha Técnica:
Direção, concepção e atuação: Itaercio Rocha
Músico: Eduardo Gomide
Produção e Operador de Luz: Eduardo Schotten
Contatos:
itaercio@mundareu.com.br 9113-6827

Espetáculo A Mala e os Cartões com a Cia Faz de Conta
Dia 10 de janeiro, às 15h no Hospital das Clínicas
Dia 16 de janeiro, 16 h no Centro de Criatividade de Curitiba

A história:
Uma mala todos conhecem,
Tem mala de todos os tipos,
e são usadas para muitas finalidades.
Pode-se guardar roupas, lembranças,
recordações do passado....
Na mala o bonequeiro guarda
bonecos, poesias, emoções,
sonhos e fantasias de muitas histórias.
A mala e os cartões
são muitas histórias que são
organizadas em cartões
Daí o nome do espetáculo.
Uma mala, 15 bonecos, 10 histórias,
10 cartões, que numerados para que a platéia
possa escolher qual a história que quer assistir.

Ficha Técnica:
Grupo: Faz de Conta Curitiba - Paraná
Concepção e manipulação: Odílio Malheiros
Contato: (41) 32091799
fazdeconta2003@yahoo.com.br

Espetáculo O Gigante e o Cigano com a Cia Calçada di Versus
Dia 12 de janeiro, às 15h no Cmei Jardim Gabineto – Santa Felicidade
Dia 14 de janeiro, 15h no Cmei Butiatuvinha

A história:
Conta a história de um cigano muito esperto que vence um gigante muito grande, mas muito ingênuo. Os dois viram amigos e o cigano sempre levando vantagens até o dia em que o Gigante e a Mãe do Gigante resolvem acabar com o cigano. O destino quis que o cigano fosse mais esperto e ainda saísse da proesa com um enorme tesouro, tudo ouro, muito ouro.
E... entrou por uma porta...saiu por outra...quem quiser que conte outra.

Ficha técnica:
Autor: Ruben Carvalho Silva-Cauê
Bonecos de: Maria Teresa Carvalho Silva, Manoel Kobachuk e Cauê
direção: Cauê
Intérprete: Cauê
Técnica de manipulação: Manipulação direta
Produção Cia Calçada Di Verso
Tempo de duração: 40 minutos
faixa etária: 4 a 9 anos
contato: (41) 9229 9280 9905 9107 3585 2396
cauetiteres@yahoo.com.br

Espetáculo Turfan, o contador de histórias com a Cia Títeres de Kapotte
Dia 15 de janeiro, às 17h no Centro de Criatividade
Dia 28 de janeiro, 15:30h no Lar Bom Caminho

A história:
O Homem Palco, Turfan, com sua arte milenar de contação de histórias e seu teatro ambulante, desvenda a magia e o encantamento do mundo infantil. Com releituras dos contos dos irmãos Grimm (O Príncipe Sapo e Rapunzel), Turfan envolve as crianças em seu mundo mágico despertando a curiosidade, a criatividade e a comunicação!

Ficha técnica
Produção:Cia títeres de Kapotte
Bonecos e manipulação: Tarcísio Meira
Contato:
tarcisio_alencarmeira@yahoo.com.br

Espetáculo Traquinagens com a Cia Art 7
Dia 15 de janeiro, às 11h no Parque Barigui
Dia 25 de janeiro, 15h no Hospital do Trabalhador

A história:
Traquinagens é um espetáculo realizado através de uma técnica pouco utilizada no Brasil, a pantomima de animação, indicado crianças de todas as idades.
O seu desenvolvimento enfoca o cotidiano de um pequeno "clown", e de um ratinho explorando situações naturais do universo de uma criança, sua curiosidade, seus medos, suas conquistas, seu lúdico, suas fantasias, etc.

Ficha Técnica:
Produção: Cia7art
Manipulação: Luiz Alejandro (china)
Bonecos:
Contato: (41) 99189798 e 3322.2775
devitimareu@gmail.com
cia7art@gmail.com

Espetáculo Terezinha, história de amor e perigo com a Cia Filhos da Lua
Dia 15 de janeiro, às 12h no Parque Barigui
Dia 16 de janeiro, 11h no Teatro do Piá

A história:
Terezinha é uma colher de pau, o pai é um saca-rolha, a mãe uma panela de pipoca e o primo, Jony Boy, é uma caixa de fósforos disfarçada de príncipe medieval.
Teatro de objetos, formas animadas, música e muita participação do público infantil.
Toda trama da história é baseada na cantiga de roda ”Terezinha de Jesus”, sendo este o terceiro espetáculo da série “Histórias de Cantigas”, todos com produção da Cia. Teatro Filhos da Lua, Fundada em 1981.
Em sua aventura, Terezinha recebe presentes mágicos, para facilitar a sua jornada, que lhe foram oferecidos por Efigênia, poeta e tocadora de realejo, personagem lírica, toda vestida de papel de balas, homenagem do autor e ator Renato Perré, à belíssima figura da poetisa, performer e artista popular de Curitiba, Efigênia Rolim.
O espetáculo, além das cantigas de roda, tem músicas de Nethy Marques, Randal, Rogério Carvalho e Candiê Marques.
O cenário foi concebido e realizado buscando a essencialidade, as cores e o espaço para o sonho permitido pelas casas com quintal, resgatando imagens das coisas simples e bonitas da infância e do nosso mundo afetivo.

Ficha Técnica:
Texto, direção e interpretação: Renato Perré
Sonoplastia e iluminação: Candiê Marques
Cenotécnica: Jorge Vigário
Bonecos: Maria Luiza Marques e Renato Perré
Trilha sonora: Nethy Marques, Randal, Rogério Carvalho e Candiê Marques
Cenário e Figurino: Kusum Verônica e Claudia Gutierrez
Contato:
renatoperre@gmail.com

Espetáculo Ludicamente com a Cia Merengue
Dia 15 de janeiro, às 15h no Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 23 de janeiro, 11h no Teatro do Piá

A história:
Num clima circense, a partir de uma sugestão que teria sido deixada numa carta, Ludicamente fala da possibilidade que cada um tem de fazer seu próprio circo, acertando e errando como no circo da vida.
Uma atriz com seus bonecos, sombras e formas animadas, procura atingir o objetivo com poesia e humor.
Ficha Técnica:
Texto, direção e interpretação: Olga Romero
Cenografia, figurino e maquiagem: Olga Romero
Criação e realização de bonecos e sombras: Bernardo Grillo, Monica Marcón e Olga Romero
Máscara de Palhaço Azul: Luis Mello
Sonoplasta/Iluminador: Bernardo Grillo
Música: Nino Rota
Produção Grupo Merengue
Faixa etária recomendada: Livre
Técnicas de manipulação: luva, vara, sombras, marionetes, mista e formas animadas
Contatos:
41 3354-2935
olgamerengue@yahoo.com.br
www.teatrodebonecosolga.com.br

Espetáculo O Labirinto do Mundo com a Cia Instável
Dia 15 de janeiro, às 16h no Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 16 de janeiro, 17h no Centro de Criatividade de Curitiba

A história:
Uma bela e misteriosa mulher, lindamente vestida, sentada em um banquinho de costas para o público abre uma caixinha de música e observa as pessoas através do espelho... É a narradora que conduz a história e apresenta a trajetória de um "ser mágico" que se transforma constantemente assumindo formas diversas: de semente em flor, de flor em estrela - para viver no alto - de estrela em peixe - para fazer amigos no mar - de peixe em pássaro - para ser livre - até enfim se tornar um homem. Um ser humano, repleto de desejos, e que ao final anseia ser apenas uma nuvem e fazer chover, para encher o mar, os rios e fertilizar a terra. Terra em que brotam as sementes que se tornam novamente flores, num círculo infinito que compreende toda a vida do planeta.
Todas estas mutações são representadas através da animação de objetos inusitados. Os elementos de manipulação apresentados surgem inesperadamente de dentro de bolsos e compartimentos do figurino, que compõe também a cenografia do espetáculo, provocando curiosidade e surpresa em espetáculo singelo, divertido e azul!
Ficha Técnica
Direção e texto: Cristine Conde
Elenco: Alessandra Flores
Designer Sonoro: Ary Giordani
Cenário: Adriana Madeira
Produção: Michelle Porto.
Duração: 40 min.
Classificação: livre
Técnica: animação de objetos
Contato:
30153417 (41) 9115-6333
alecriar@yahoo.com.br


Espetáculo Na fazenda das Meias com a Cia Anima Teatro de Bonecos
Dia 16 de janeiro, às 17h no Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 22 de janeiro, 16h no Centro de Criatividade de Curitiba
A história:
A história acontece em uma fazenda, onde moram muitos animais, entre eles o cachorro, o papagaio, o tio bode, a vaca, a galinha e a pata. Lá também moram os terríveis e mal humorados urubu e o jacaré. Eles não gostam de nada e nem de ninguém.
Todos estão ansiosos esperando a grande Festa dos Girassóis, para comemorar a colheita e a fartura. Mas os terríveis vilões farão tudo para estragar a festa. Como será que acaba esta história?...
Ficha Técnica:
Autor: Marian Costa
Direção: Neiva Figueiredo e Mozart Machado
Elenco: Marian Costa e Rafael Loureiro
Concepção Cênica: Mozart Machado
Projeto Cenográfico: Edson Naindorf
Bonecos: Neiva Figueiredo
Adereços: Rosângela Oliveira, Edson Naindorf, Andrigo Souza, Mércia Naindorf
Iluminação: Luiz Nobre
Trilha Sonora: Ulisses Galleto
Fotografia: Sérgio Vieira
Vídeo: Warly Ribeiro
Produção: ÂNIMA TEATRO DE BONECOS
Contato: 41 3296-9180 / 8822-2199
neivarfigueiredo@gmail.com

Espetáculo Encantos de Vagalume e Borboleta com a Cia Sonora
Dia 17 de janeiro, às 15h no Hospital Evangélico
Dia 18 de janeiro, 15:30h no Casa de Repouso Adonai

A história:
O espetáculo faz uma releitura do imaginário popular brasileiro. Dois atores-brincantes, Tina de Souza (Maria Borboleta) e Luiz Reikdal (Zé Vagalume) acompanhados pelo violeiro Beto Collaço (Tião Besouro) e pelo percussionista Rodrigo Fonseca (Chico Minhoca) cantam, dançam e manipulam bonecos de luva, vara e boneco gigante envolvendo a platéia ludicamente como nas celebrações do povo brasileiro. Traz tesouros da nossa cultura popular com uma roupagem contemporânea, destinada a todas as idades.

Ficha Técnica:
Companhia Cia Sonora
Texto e Direção: Paulo Afonso de Souza Castro
Elenco:Betho Collaço, Luiz Reikdal, Tina de Souza
Classificação: Livre
Contato: tinasouza@pop.com.br e luizreikdhal@gmail.com

Espetáculo Meninice com a Cia Tibiribão
Dia 19 de janeiro, às 15h no Creche Centenário – Vila Oficinas
Dia 30 de janeiro, 16h no Centro de Criatividade de Curitiba

A história:
Meninices conta a história de João, um boneco especial, curioso e atrapalhado que se decepciona com a "Cidade dos Bonecos", lugar onde vivem todos os bonecos, pois não é aceito por todos e passa a ser rotulado, recebendo os temidos "adesivos". Nesta aventura, João parte em busca do seu criador que o ajuda a enfrentar todos os preconceitos em um espetáculo lúdico, dinâmico e divertido.

Ficha Técnica:
Criação e Atuação: Ivan Araújo
Direção: Eduardo Schotten
Cenografia e Assistência de Direção: Edson Naindorf
Confecção de Bonecos: Ivan Araújo e Edson Naindorf
Trilha Sonora: Pedro Kobachuk e Eduardo Schotten
Contato: 41-9623-6796 Eduardo Schotten (produção)
ciatibiribao@uol.com.br

Espetáculo A história do homem que saiu pelo mundo afora para aprender a tremer e se arrepiar com o Grupo Mundaréu
Dia 21 de janeiro, às 10h na Creche NASP Núcleo de Atenção Psicosocial
Dia 29 de janeiro, 16:20h no Centro de Criatividade de Curitiba
A história:
"A História do Homem que Saiu Pelo Mundo Afora para Aprender a Tremer e se Arrepiar" é um texto adaptado dos contos dos Irmãos Grimm. Um espetáculo com bonecos, máscaras, música e formas animadas, para contar a trajetória de João, "o tapado como uma porta", que sai pelo mundo afora tentando aprender a difícil arte de tremer e se arrepiar, para tanto se entrega aos mais temidos desafios, enfrentando monstros, fantasmas e até mesmo a morte, alcançando o seu objetivo apenas com a descoberta do amor, pois como dizia o poeta "só encontra a felicidade quando se entrega o coração".
Ficha Técnica:
Da Obra dos Irmãos Grimm
Adaptação e Direção: Itaercio Rocha
Mundaréu: Itaercio Rocha, Melina Mulazani e Thayana Barbosa
Ator convidado: Raul Freitas
Produção Executiva: Eduardo Schotten
Cenografia: Itaercio Rocha e
Figurinos: Mundaréu
Bonecos: Itaercio Rocha e Edson Naindorf
Contato :41 9623.6796
mundareu@mundareu.com.br

Espetáculo Chapéuzinho Vermelho com a Cia RasgaTeatro
Dia 22 de janeiro, às 10h no Passeio Público
Dia 29 de janeiro, 10h no Parque do Cambuí

A história:
Um clássico em forma moderna no gênero comédia! A trama da menina Chapeuzinho Vermelho e sua aventura ao enfrentar a floresta do lobo.
Moderno, afetivo, engraçado, poético e interativo. Este espetáculo vai encantar o público apresentando conteúdos atuais e fundamentais, estimulando um comportamento preventivo. A violência, o bem e o mal na sociedade, são apresentados concluindo soluções! "Um caçador sempre nos protegerá..."

Ficha Técnica:
Duração: 45 minutos
Contato: 41.3077 0699/9188 7879
simonekobachuk@hotmail.com

Espetáculo Aventuras Possíveis com a Cia GT Autopeças
Dia 22 de janeiro, às 11h no Passeio Público
Dia 29 de janeiro, 11h no Parque do Cambuí

A história:
"Aventuras Possíveis" é um espetáculo com bonecos sobre situações fantásticas que cruzam livremente o limite entre a "realidade" e o sonho.
Já imaginou acordar pela manhã e falar uma língua desconhecida, que ninguém entende? De porventura abrir a torneira da pia e literalmente entrar pelo cano? Situações que podem acontecer, tanto no sonho quanto na realidade. Já não lhe aconteceu de sentir uma vontade imensa de gritar, gritar! Gritar o mais alto que puder?
Estas são algumas das aventuras que o grupo teatral Auto-Peças tem o prazer de apresentar neste espetáculo. Fazendo um convite a um mergulho no universo psicodélico de Ignácio de Loyola Brandão, autor inspiração desse grupo de brincantes.
O GT Auto-Peças pesquisa a arte do teatro de bonecos. Buscando nesta forma de expressão a construção de uma linguagem, voltada ao público jovem e adulto, que mistura muita literatura e musicalidade ao teatro com bonecos.

Ficha Técnica:
Da obra de Ignácio Loyola de Brandão
Adaptação, bonecos,direção e produção: GT Autopeças
Elenco: Lucas Mattana, Greg Bassani e Guto Scheremeta
Fotos: Artur Naufall
Duração: 50 min
Contato: (41) 9114.5469
gtautopecas@gmail.com

Espetáculo Montando Lobato com a Cia Di Trento
Dia 22 de janeiro, às 12h no Passeio Público
Dia 29 de janeiro, 12h no Parque do Cambuí

A história:
O universo do livro apresentado na forma de um jogo teatral onde a plateia interage diretamente com as personagens do espetáculo, como co-autores da história.
O ator, contador de histórias, utiliza objetos e fantoches, tendo como cenário um grande livro. Provoca e convida o público a mergulhar no universo de Monteiro Lobato. Juca, menino sonhador, inventor de histórias! Depois de adulto torna-se um grande escritor, Monteiro Lobato, que encontra nas lembranças de sua infância, sua criatividade e seu imaginário! Um grande livro guarda as personagens dessa história: as ilustrações, na forma de bonecos, surgem de dentro do livro e surpreendem a plateia.

Ficha Técnica:
Autor: Elcio Di Trento( texto original e Livre adaptação de várias histórias)
Bonecos de: Marilda Kobachuk
Direção: Simone Kobachuk
Intérprete: Elcio di Trento
Técnica de manipulação: Luva
Produção Di Trento
Tempo de duração: 45 minutos
Faixa etária: Família
CONTATO: (41) 91 66 57 64
elcioditrento@hotmail.com

Espetáculo Um conto pra nossa História com a Cia Arte&Manha(Guarapuava)
Dia 22 de janeiro, às 15h no Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 00 de janeiro, 16:20h no Centro de Criatividade de Curitiba

A história:
... Daremos uma volteada por estes campos.. .Desbravando os eitos desta terra... Deixando o gosto do mate amargo... Com a amizade tropeira... Fazendo fogueira... Na terra do fogo acesso.
"Vamos partir juntos por esse vôo que, mesmo sendo real, não deixa de ter encontros de fantasia, com o sabor de mistérios na conquista de novos horizontes. Vamos lá" (Nivaldo Kruger)
"Um conto para nossa história" mostra, através da ludicidade do teatro de bonecos e atores, fatos e contos pitorescos que compõe a história da nossa região..

Ficha Técnica:
TEXTO: Rita Felchak
DIREÇÃO: Rita Felchak e David Felchak
CENÁRIO: David Felchak
EXECUÇÂO: Cia Arte & Manha e Ozires Machado
FIGURINO: Iraides Lopes e David Felchak
EXECUÇÂO: Cia Arte & Manha
BONECOS: Cia Arte & Manha
ADEREÇOS: Cia Arte & Manha
SONOPLASTIA: Cia Arte & Manha
CONTRA-REGRA: Daiana Felchak, Raissa Fayet e Alex Tietre
ATORES E MANIPULADORES: Dody Sanmann, Jisele Pavoni, David Felchak, Rita Felchak
DURAÇÃO: 45 MINUTOS
FAIXA ETÁRIA: LIVRE
Contato: 42 91477100 42 99369787 42 3624 0253
ritafelchak@hotmail.com
ritifel@hotmail.com

Espetáculo O Pequeno Solitário com a Cia dos Ventos (São José dos Pinhais)
Dia 22 de janeiro, às 15h no Teatro Cleon Jacques Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 29 de janeiro, 17:10h no Teatro Cleon Jacques Centro de Criatividade de Curitiba

A história:
Espetáculo que conta a historia de uma família de pescadores da ilha da cotinga, no Paraná. O único filho do casal, para aliviar a dor da solidão, faz amizade com um caranguejo. Esta amizade faz do menino a criança mais feliz do mundo. Até que a escassez de peixe obriga o pai a perseguir seu amigo para poder matar a fome da família, provocando assim uma ação de aventura e conflito. Espetáculo que se utiliza de bonecos de vara no seu desenvolvimento cênico. Premiado no Festival de Angra dos Reis – Prêmio Clorys Daly 2008.
Ficha técnica:
Texto e direção: Joelson Cruz
Direção de Manipulação: Cleydson Nascimento
Elenco: Alisson Freyer, Guto Scheremeta, Juliane Souto, Helena Veiga
Bonecos: Tadica Veiga, Kátia Piccoli e Sandra de Souza
Cenário: Kátia Piccoli
Iluminação e sonoplastia: Lucas Mattana e Cleydson Nascimento
Foto: Cleydson Nascimento
Produção: Cia dos Ventos
Faixa etária: Livre
Contato: (41) 3383.3161
companhiadosventos@gmail.com

Espetáculo Compadre rico, compadre pobre com a Cia Karagowzy
Dia 23 de janeiro, às 17h no Teatro Cleon Jacques Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 30 de janeiro, 17h no Teatro Cleon Jacques Centro de Criatividade de Curitiba

A história:
Eram dois vizinhos muito pobres e muito amigos. Fizeram até um acordo. Se um tivesse um filho e o outro uma filha, combinaram fazer de tudo para que os dois namorassem e se casassem.
Um dos amigos acabou virando um fazendeiro muito rico. O outro continuou pobre. Logo nasceram duas crianças. Assim que soube do nascimento do filho do outro o compadre rico faz de tudo para que não se cumpra o combinado.
No estilo da linguagem popular, a COMPANHIA KARAGOZWK traça com maestria esta história do interior do Brasil, rica em sabedoria popular e que mostra a esperteza do povo brasileiro com emoção o tempo todo e um final surpreendente.

Ficha Técnica:
Autor: Ricardo Azevedo
Imagens e manipulação : Marcelo Santos
Música : Ivan Vilela
Produção: Cia Karagozwk
Contato: 41 3255 1844 41 9114 9709
contato@teatrodesombras.com.br
http://www.teatrodesombras.com.br/
http://www.karagozwk.com.br/
http://www.marcello.pro.br/

Espetáculo As Aventuras de Tito e seu cãozinho com a Cia Artymus
Dia 24 de janeiro, às 15:30h no Asilo Chalé da Vovó
Dia 27 de janeiro, 15:30h no APACN Rua Oscar Scharappe Senior, 250

A história:
Esta obra enfoca as divertidas e poéticas aventuras do menino Tito e seu cãozinho Golias no dia a dia, na tentativa de conseguir realizar uma surpresa para a sua mãe, que são contadas através de bonecos da técnica de luva, vara e manipulação direta. A trilha sonora e o texto são executados ao vivo, o que possibilita um desempenho mais dinâmico ao jogo titiritesco.
Todos os elementos que compõem o espetáculo têm significado e participação dramática no desenvolvimento da história, resultando inúmeras surpresas inesperadas, que envolvem o espectador.
O objetivo é fazer com que o pequeno, médio e grande espectador se encantem com o brinquedo e vivenciem de uma forma tranqüila e gostosa a experiência de "As Aventuras de Tito e seu Cãozinho".

Ficha Técnica:
Texto e Direção: Bernardo Sicuro Kobachuk
Elenco: Bernardo Sicuro kobachuk, Adonias Roberto
Cenografia e Adereços: Márcio Innocenti
Figurinos: Cláudio Miiller
Criação e Confecção de Bonecos: Bernardo Sicuro Kobachuk
Cenotécnico: Edson Naindorf
Iluminação: Luiz Antonio Nonato Nobre
Trilha Sonora: Ulisses Galetto
Design Gráfico e Fotografia: Pedro Sicuro Kobachuk
Contato:
41 3322-2775 41 99926748
artymus@gmail.com

Espetáculo O patinho feio com a Cia Claudio Miiller
Dia 26 de janeiro, horário a definir no Hospital Pequeno Príncipe
Dia 30 de janeiro, 11h no Teatro do Piá

A história:
O patinho feio narra a história de uma pequena ave cuja feiura causa desprezo entre os animais no lugar onde nasceu.
Um dos contos clássicos mais difundidos e admirados da literatura universal, com uma trama que seduz e encanta. Remete-nos à solidariedade e respeito às diferenças.
Ele vence as adversidades do destino, superando todos os obstáculos e provocando o respeito e admiração de todos...
Os bonecos são movimentados por hastes metálicas e esporádicos fios de apoio, inspiradas na forma de manipulação do “puppi siciliano”, com exceção da personagem que apresenta o espetáculo, Hans Christian Andersen, que é apresentado na técnica da marionete de fios.
Indicado para todas as idades, envolve diretamente a primeira infância.
Ficha Técnica
ADAPTAÇÃO, DIREÇÃO, BONECOS E CENOGRAFIA: Cláudio Miiller
FOTOGRAFIA: Sérgio Vieira
ATORES/MANIPULADORES: Cláudio Miiller e Luiz Reikdal
CENOTÉCNICO: Edson Naindorf
Contato: 41 3322-2775 / 9639-2253
claudiomiiller@gmail.com

Espetáculo Show de bonecos com a Cia Fantokid's (Maringá)
Dia 29 de janeiro, 15h no Centro de Criatividade de Curitiba
Dia 30 de janeiro, 15h no Centro de Criatividade de Curitiba

A história:
O Espetáculo tem como proposta demonstrar ao público as variadas formas de manipulação (Bonecos de fio, bonecos de vara,bonecos marotes e bonecos de balcão)existentes no Teatro de Bonecos. O espetáculo "Show de Bonecos" acontece em cinco espaços diferentes,
O primeiro: Apresentador, o boneco é manipulado na técnica de marote.
O segundo: A Sambista e o Sambista, ambos manipulados por técnica de fios.
O terceiro: A Dupla Romântica, bonecos são manipulados na técnica de marotes.
O quarto: O Elvis, manipulado na técnica de balcão.
O quinto: a dupla de forrozeiros, manipulados na técnica de vara.
O sexto: MC Maninho, o boneco é manipulado na técnica de balcão.
Ficha técnica:
Elenco: Cairan Fagundes Jacintho, Luara Fagundes Maranho Jacintho , Iraquitan Fagundes Maranho Jacintho, Sandro Maranho Jacintho,Rô Fagundes
Direção do Espetáculo, Criação e Confecção de Bonecos: Sandro Maranho.
Bonecos de vara: Danilo Furlan
Figurinos: Rô Fagundes
Roteiro Musical: Rô Fagundes.
Edição Musical: Cairan Fagundes Maranho Jacintho.
Contato:
fantokids@hotmail.com
FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TEATRO DE BONECOS