sexta-feira, 17 de abril de 2009

SÁBADO É DIA DE YÔGA NO PARQUE BARIGUI

Instrutora: Ana Lúcia Fior no Parque Barigui

Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando um aspecto mais do que outro. As técnicas mais utilizadas são:

Ásanas: os exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões. Além disso, os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças surgem quando esse fluxo não é adequado.

Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. No ínicio, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Depois, eles atuam em nossas emoções auxiliando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem diretamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.

Yoganidra: aqui, aprendemos a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo. Depois, nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por praias paradisíacas, belas montanhas, campos floridos, etc. Tudo isso para que possamos sair da agitação do cotidiano e perceber outras formas de viver com mais tranqüilidade. A serenidade advinda desses momentos é deliciosa e permanece por vários dias.

Meditação: meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. Estamos sempre preocupados em conhecer tudo aquilo que está ao nosso redor mas nos empenhamos muito pouco em descobrir o que acontece dentro de nós: como lidamos com os fatos da vida, como pensamos, como sentimos, quais nossas verdadeiras aspirações. A meditação nos oferece a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.
Prática aberta de SwáSthya Yôga todos os sábados às 11h em frente ao Bistrô Curitiba com os instrutores:
Instrutora Evelyne Baldan
Monitorada pelo Professor Rogério Brant. Supervisionada por DeRose. Habilitada pela Federação de Yôga do Paraná. Integrante da Associação dos Profissionais de Yôga do Alto da XV. É Yôga Personal Trainer e ministra classes em empresas.
Instrutor Driano Marsili.
Monitorado pelo Professor Rogério Brant. Supervisionado por DeRose. Habilitado pela Federação de Yôga do Paraná. Integrante da Associação dos Profissionais de Yôga do Cabral. É Yôga Personal Trainer e ministra classes em empresas e academias.

Fotos: Marco Carvalho e Jeandro Fileti
Fontes: Aruna Power Yoga e SwáSthya Yôga no Parque

Um comentário:

Thamara ツ disse...

muito legal o site em si. =D
boa explicacao,rapida sobre yoga =)
aqui em Goiania tbm acontece a comemoracao do dia do yoga dia 18.02 com varias atracoes gratuitas...

=D