sábado, 18 de abril de 2009

Lubomir Antonio Ficinski Dunin

O projeto do Parque Barigui iniciou-se quando Jaime Lerner desapropriou os 15 alqueires que hoje formam o parque, pertencentes a Jaime de Paula França, Miguel Bacardt e outros.
O arquiteto responsável pelo projeto foi Lubomir Ficinski tendo como objetivo inicial oferecer ao público um especial centro de lazer , contendo um grande parque de diversões, uma ferrovia, além de uma ampla utilização do lago com regatas a remo e a vela. Na prática este projeto tornou-se inviável, principalmente pelos gastos dispendiosos que ele seriam exigidos. Por causa disso, o Barigui passou a ser um “ Parque de Consumo” onde a população poderia dele usufruir da forma que melhor lhes satisfizesse.
Entretanto, coube a Sra. Lorete Tacla, em nome da Associação das Senhoras Sírio-Libanesas do Paraná o desafio de montar os primeiros restaurantes do Parque. Possui uma área de 1,4 milhão m², que fazia parte da sesmaria do capitão-povoador Mateus Leme. Foi transformado em parque em 1972, segundo o projeto do arquiteto Lubomir Ficinski.


Lubomir Antonio Ficinski Dunin

nasceu em Curitiba em 13.03.1939. Arquiteto formado pela 1° turma do curso de Arquitetura da UFPR. Ele começou sua carreira em 1963 nas áreas de engenharia e arquitetura. Em 1972-73, foi chefe do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba) para dois anos e ocupou este cargo novamente em 1975 - 1979. Nesta capacidade Ficinski participou ativamente na formulação, implementação e elaboração do projeto de desenvolvimento urbano de Curitiba .

Em 1981, o Sr. Ficinski tornou-se o diretor-geral da Secretaria Especial de Desenvolvimento Municipal (SEDM) do Estado do Paraná, e tornou-se Secretário de Estado para a mesma Secretaria, em 1982, através de parte de 1983. Durante esse período ele iniciou um programa experimental de desenvolvimento municipal que preparou o caminho para a preparação e execução do Programa Ação Municipal financiado pelo Banco Mundial em 1983. Este projeto foi aplicado com sucesso em outros estados Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia) e em outros países (Venzuela, Equador, Argentina e México, entre outros).
O Sr. Ficinski retornou ao governo, como Secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDU), em 1995. Durante esse período ele projetou PARANÁ URBANO, garantiu financiamento para o programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e supervisionou a sua implementação. Durante seus cinco anos de implementação PARANA URBANO financiou cerca de 3.200 projetos de infra-estrutura urbana e equipamentos públicos localizados em 390 municípios. De 1981 a 1984 o Sr. Ficinski foi membro do Conselho Consultivo Nacional para o Desenvolvimento Urbano.

De 1965 a 1995 lecionou na Universidade Federal do Paraná, onde trabalhou como assistente e, em seguida, professor de arquitetura e urbanismo. O Sr. Ficinski tem trinta e nove anos de experiência em arquitetura independente e prática do planeamento urbano, concepção de engenharia, no caderno de encargos e supervisão da construção de grandes obras públicas do sector público e privado nos seguintes sectores: edifícios industriais, edifícios de telecomunicações, subestações eléctricas, edifícios da administração pública , bancos, hotéis, edifícios de escritórios, armazéns, paisagismo trabalho.

1 º prémio no Concurso Nacional de Teatro de Campinas (São Paulo).
2 º prémio no Concurso Nacional para o Estádio de Curitiba e Mercado Municipal.
2 º prémio no Concurso Internacional para o Euro Kursaal Complexo em S. Sebastian - Espanha.
Na área urbana, ele foi responsável por planos, projetos e estudos de viabilidade subcasa principalmente para cidades brasileiras, dentro e fora do Paraná.
Como consultor privado Ficinski Sr. trabalhou com o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, o Bureau Central des Études et Equipements d'Outre-Mer-BCEOM, Kreditanstalt für Wideraifbau - KFW, Deutsche Gessellschaft für Technische Zusammenarbeit - GTZ, e participou em 25 projetos na Argentina, Paraguai, Venezuela, Equador, República Dominicana, Guiné-Bissau, a Polónia ea Roménia, para as agências.

A convite da UNESCO proferiu palestra sobre Curitiba, em Paris (1979). sobre Planejamento Urbano, na Costa de Marfim. Ele recebeu a Medalha de Transportes Urbanos do Brasil e da Polónia Ouro Medalha Mérito. O Sr. Ficinski também é o "Vultus Emérito" do Paraná.

Nenhum comentário: