segunda-feira, 13 de abril de 2009

"O TIGRE ESMAGANDO A COBRA" NO PARQUE BARIGUI

JOÃO TURIN, um dos mais destacados artistas plásticos paranaenses nasceu em 21 de setembro de 1878, em Porto de Cima, no município de Morretes. Aos 13 anos, começou a trabalhar como entalhador. Turin iniciou seus estudos acadêmicos na Escola de Artes e Ofícios de Antônio Mariano de Lima, em Curitiba, tendo sido dela também professor. Foi um dos mais atuantes integrantes do Paranismo, que incluía outros artistas plásticos como os pintores Lange de Morretes e João Ghelfi. O objetivo que os unia era buscar uma identidade regional às manifestações culturais produzidas no Paraná. Para concretizar esta aspiração o grupo elegeu o pinheiro, árvore símbolo do estado, como ponto de partida para a criação de obras de arte e peças decorativas.

Turin legou um acervo de obras considerável, que vai desde esculturas e baixos-relevos de tamanhos variados, pinturas, monumentos, bustos e esculturas em locais públicos de Curitiba e em outros municípios paranaenses. Sua assinatura consta em quadros, esculturas e desenhos. Turin também desenhou trajes e acessórios – vestido, chapéu, bolsa e sombrinha – inspirados na forma e na textura do pinheiro e do pinhão. Iniciativa que o credencia como precursor do Design de Moda no Paraná.
Dentro de sua vasta produção destacam-se as esculturas de felinos, sendo as mais conhecidas Tigre Esmagando a Cobra e Luar do Sertão, premiadas no Salão Nacional de Belas Artes em 1944 e 1947 com medalha de prata e medalha de ouro, respectivamente. Foram adquiridas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, podendo ser vistas no Zoológico da Quinta da Boa Vista e na Praça General Osório.

Turin morreu em pleno trabalho, em 9 de julho de 1949, deixando obras inacabadas, como As Quatro Estações, que, reproduzidas em bronze, foram retocadas pelo escultor Erbo Stenzel.
Em Curitiba, há réplicas dessas duas obras:

Luar do Sertão - na rótula viária do Centro Cívico (quase em frente à Prefeitura).


Tigre Esmagando a Cobra - na Av. Manoel Ribas (no Parque Barigui, em frente à Secretaria do Meio Ambiente) esta escultura foi materializada em bronze em 1994, na gestão do prefeito Rafael Greca de Macedo, sobre modelo original em gesso, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Nenhum comentário: