segunda-feira, 27 de abril de 2009

MÉTODO PILATES

O MÉTODO PILATES foi criado por Joseph H. Pilates na primeira metade do século passado, como uma técnica de condicionamento físico, denominada por ele de Contrologia. Atualmente, o Método Pilates é definido como um sistema de movimentos organizados para desenvolver força e flexibilidade – valências físicas indispensáveis à manutenção da qualidade de vida. Joseph H. Pilates baseava seu trabalho no conceito greco-romano de vida, segundo o qual o equilíbrio do indivíduo dependia do desenvolvimento harmônico do corpo e da mente e só poderia ser alcançado por meio da realização de exercícios praticados de forma regular e progressiva. Joseph H. Pilates fundamentou a sua metodologia em alguns importantes princípios: o reequilibrio muscular mobilizador e estabilizador do tronco; a associação das fases da respiração com o movimento; o estímulo ao desenvolvimento da percepção corporal; e a ênfase à abordagem do corpo de forma sistêmica e integrada. Ele desenhou os equipamentos específicos do seu método, a fim de criar recursos facilitadores e orientadores da movimentação do corpo humano. No início de sua sistematização, o seu trabalho foi muito aplicado em bailarinos e em atletas, principalmente como forma de condicionamento físico. A efetividade do Método Pilates no aprimoramento da qualidade de vida começou a ser alvo de interesse da área científica a partir da década de 90, quando começaram a surgir os primeiros institutos de certificação de novos instrutores nos Estados Unidos. Todos, ocupados com a multiplicação do conhecimento deixado por Pilates após a sua morte, em 1967. Da mesma forma, as pesquisas científicas que investigam e aferem os resultados de seus benefícios sobre o indivíduo e as publicações sobre o assunto tiveram início nessa mesma década e ainda deverão preencher o espaço das bibliotecas e das livrarias do planeta no futuro próximo. Nos últimos dez anos, a popularidade do Método Pilates tem aumentado significativamente em todo o mundo, graças aos evidentes benefícios de sua prática em diferentes áreas, tais como: no treinamento de força e flexibilidade, na abordagem preventiva de lesões e no treinamento complementar de bailarinos e atletas, na área da fisioterapia; e no restauro e manutenção da qualidade de vida nos indivíduos em geral.

BENEFÍCIOS:

Revitaliza;
Dá leveza;
Perda calórica;
Melhora a capacidade cardiovascular respiratória;
Oferece um condicionamento físico e mental;
Alivia problemas relacionados com stress, diminuindo a tensão e a fadiga;
Fortalece a musculatura corporal;
Propicia um corpo harmônico, mais firme e mais flexível;
Melhora a força, a elasticidade muscular e a mobilidade articular;
Melhora o desempenho sexual;
Melhora a postura, eliminando maus hábitos, propiciando um correto alinhamento corporal;
Desenvolve os músculos que suporta a coluna eliminando dores crônicas;
Mantém a mente aberta;
Melhora o estado geral de saúde;
Otimiza o desempenho esportivo.




ADRIANA MENEGAT


Neste último final de semana esteve no Parque Barigui a Ex-Bailarina Solista do BTG (Ballet Teatro Guaíra), Adriana Menegat, após receber aula de novas técnicas do Metodo Pilates na Ademia Swimex Fitness & Wellness. http://www.swimex.com.br

Natural de Caxias do Sul, Adriana Menegat iniciou seus estudos de dança aos seis anos de idade. Em 1989, ingressou no extinto grupo de dança Raízes, de Caxias do Sul, onde permaneceu por dois anos. Em 1990, aperfeiçoou sua técnica de ballet clássico em Cuba e, no ano seguinte, fixou residência em Curitiba. Em 1992, Adriana formou-se pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Guaíra, de Curitiba. Naquele mesmo ano, entrou para a Companhia Ballet Teatro Guaíra – uma das mais importantes do Brasil – conquistando destaque como solista do grupo. Na Europa, Adriana Menegat participou de cursos na Companhia Nacional de Bailados, em Lisboa, e na Companhia Nacho Duato, em Madri. Nos Estados Unidos, fez aulas de dança em Nova York, junto ao Dance Center. De 1998 a 2003, a bailarina estudou o Método Pilates, praticando aulas no Teatro Guaíra e, em 2004, certificou-se em Mat Pilates (no solo) pela Physicalmind Institute de Nova York, em Curitiba. Também obteve certificação em Pilates com Aparelhos pelo Studio Zen, do Rio de Janeiro, e em Pilates com Acessórios e Standing Pilates (em pé), ambos pela Physicalmind Institute de Nova York. Atualmente, Adriana Menegat ministra aulas em seu próprio estúdio, no centro de Caxias do Sul/RS.

Nenhum comentário: