sábado, 3 de novembro de 2012

CONHEÇA O JACARÉ DO PARQUE BARIGUI

Jacaré de Papo Amarelo do Parque Barigui
foto: Tiane Melo
Esta semana foram avistados no Parque Barigui dois repteis da espécie jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris).

“Além deste da foto, existe um outro (jacaré) que permanece no lago, ao fim do Barigui”, disse o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, Alfredo de Castro Trindade. Apesar de ter sido visto, não há fotos do segundo animalzinho, localizado na tarde desta terça-feira, pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente.

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, composta por veterinário, zootecnista e um tratador de animais passou no parque, observando os hábitos de alimentação, rotina e locais onde os jacarés fazem os ninhos. Com essas informações, a equipe vai definir a melhor maneira de apanhar os répteis.
O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) é um jacaré típico da América do Sul. A espécie habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos.

São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada.

Mede em média entre 1,5 m e 2,5 m mas já foram capturados exemplares com mais de 3,9 m. Caracterizam-se por possuírem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.

Estes animais costumam se alimentar de crustáceos e pequenos mamíferos; eventualmente os exemplares maiores podem atacar presas maiores. Seu alimento principal são certos moluscos gastrópodes disseminadores de algumas moléstias nas populações ribeirinhas. Desta forma, nos ambientes onde o jacaré foi eliminado, cresce a incidência de barriga de água entre a população que reside próximo aos rios.

O acasalamento ocorre na terra ou em charcos com muita água. A fêmea coloca em média, 25 ovos num ninho construído entre a vegetação, próximo à água, e cobre os mesmos com folhas secas e areia. Após a postura, a fêmea torna-se mais agressiva e nunca se afasta dos ovos, pois, estes podem ser predados por animais como o teiú, o quati e o guaxinim. Quando nascem, após cerca de 75 dias, os filhotes se dirigem rapidamente para a água, fugindo de predadores como gaviões e outras aves.

Nome vulgar: JACARÉ DE PAPO AMARELO
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Nome científico: Caiman latirostris
Nome inglês: Broad Snouted Caiman
Distribuição: Litoral do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul
Habitat: Lagoas litorâneas
Hábito: Noturno
Comportamento: Grupo
Reprodução: Põe de 30 a 60 ovos.
Incubação: 3 meses
Nº de filhotes: 20 a 40
Alimentação na natureza: Mamíferos, peixes e aves
Alimentação em cativeiro: Mamíferos, peixes, aves e carne
Causas da extinção: Destruição de seu habitat

Fontes: wikipedia e www.saudeanimal.com.br

Nenhum comentário: