segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Animais X Fogos de artifício - Cuidado

Os fogos são responsáveis por acidentes dos mais variados tipos, principalmente com cães. Natal, Ano Novo, Copa do Mundo, finais de campeonatos de futebol são ocasiões em que mais animais se perdem de seus donos.

Os animais se assustam facilmente com os barulhos dos fogos e rojões. O pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino. Muitos animais podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões e ter diversos problemas que podem os levar à morte.

Para evitar tudo isso, garanta condições mínimas de segurança e evite ambientes conturbados e barulhentos. Tranqüilize seu bichinho, transmitindo a sensação de que tudo está bem e sob controle.

Lembre-se que, se o seu bichinho conseguir fugir, por desespero, ele irá correr por vários e vários quilômetros. É MUITO IMPORTANTE deixar o animal com uma coleira com um telefone de contato. Se alguém conseguir resgatar seu bichinho, você poderá ser contatado. Utilize uma plaqueta de metal ou de plástico, com uma escrita que não saia se molhar. Etiquetas de papel escritas à caneta além de rasgar com facilidade ficam ilegíveis quando molhadas.

Recomendações:

Acomode os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e se possível um radio ligado com música.

Fechar portas e janelas para evitar fugas e acidentes fatais.

Para abafar o som, coloque cobertores pesados ou mesmo um colchão tampando a janela. Pode forrar o chão com cobertor e cobrir o bichinho com um edredom.

Forneça alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo).

Procure um veterinário para sedar os animais no caso de não poder colocá-los para dentro de casa. Animais acorrentados acabam se enforcando em função do pânico.

Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos.

Observações:

Cães - Não deixe muitos cães juntos, pois, excitados pelo barulho, brigam até a morte. Tente deixá-los em quartos separados. Antes da queima de fogos, leve seu animal para perto da tv ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.

Gatos - Escolha um quarto da casa que tenha uma cama e um armário e prepare para ser o quarto dos gatos no revellion. Feche os gatos neste quarto a partir dos primeiros rojões e deixe-os lá. Deixá-los soltos aumenta o medo, a correria e o desespero, e eles acabam se enfiando em lugares como embaixo da máquina de lavar e da geladeira; Para quem mora em casa, com gatos que tem acesso à rua, recolha os gatos antes do pôr-do-sol e feche-os da mesma maneira. Na rua é mais perigoso, pois, quando se assustarem, podem se perder. Além disso, podem ser alvo de maus-tratos.

Forme toquinhas para o gato se esconder, pode ser colocando cobertores ou edredon dentro dos armários, embaixo e em cima da cama. Água, comida e caixinha de areia devem ficar distribuídos estrategicamente pelo quarto, sempre encostados na parede, para que não sejam derrubados. Retire qualquer coisa que possa ser derrubada, quebrada ou derramada.

Aves - Cubra as gaiolas de pássaros e cheque cercados de cabras, galinhas etc.

Fonte: http://www.pea.org.br/cuidados/fogos.htm

MUITO IMPORTANTE!!! ANIMAIS X FOGOS – informações e dicas importantes para o fim de ano!

Este outro artigo interessante traz dicas importantes e informações sobre os efeitos que os fogos de artifícios podem causar nos seus animais de estimação. O artigo também dá uma receita natural a base de florais para tournar o fim de ano do seu animal mais feliz para ele também!

OS ANIMAIS SE ASSUSTAM MUITO COM O BARULHO DE FOGOS E ROJÕES POIS SUA AUDIÇÃO É MUITO MAIS SENSÍVEL QUE A NOSSA. CÃES TENDEM A FUGIR DO BARULHO E CORREM DESORIENTADOS E SEM DESTINO.

PODEM OCORRER:

FUGAS – correm sem destino certo e ficam perdidos; podem ser atropelados e/ou provocar acidentes.

ACIDENTES – enforcam-se na própria coleira quando não conseguem rompê-la para fugir; atiram-se de janelas; batem a cabeça contra paredes ou grades.

GRAVES FERIMENTOS – quando tentam saltar muros e portões.

TRAUMAS – mudanças de comportamento – tornam-se agressivos ou passam a se assustar à toa.

CONVULSÕES - alguns cães têm ou passam a ter ataques epileptiformes.

* Nos animais da fauna silvestre pode ocorrer alteração do ciclo reprodutor e morte.

CUIDADOS COM CÃES:

1- Coloque algodão nos ouvidos – para diminuir a sensibilidade auditiva.

2- Acomode os cães dentro de casa em lugar onde possam se sentir em segurança.

3- Feche portas e janelas para evitar fugas e acidentes.

4- Ligue o rádio e a TV e aumente o volume próximo ao momento dos fogos.

5- Dê alimentos leves – distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar.

6- Não deixe o cão acorrentado pois pode se enforcar em função do pânico.

7- Não deixe muitos cães juntos porque podem brigar. (Se brigarem, não grite! Faça um barulho forte batendo tampas de panela para mudar o foco da atenção dos cães.)

Caso não possa colocar os cães dentro de casa, procure um veterinário para sedá-los.

*GATOS: mantenha-os dentro de casa e sem acesso à rua.

I M P O R T A N T E ! COLOQUE UMA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO NA COLEIRA DO SEU COMPANHEIRO CANINO, COM OS SEUS TELEFONES GRAVADOS NELA.

RECOMENDAÇÃO de FLORAIS PARA MEDO DE FOGOS

*COMECE A DAR ESTA FÓRMULA UMA SEMANA ANTES DAS FESTAS DE FIM DE ANO*

Fórmula de FLORAIS DE BACH (Recomendação Terapêutica de acordo com a NTSV-TH002)

1- RESCUE

2- ASPEN

3- CHERRY PLUM

4- MIMULUS

5- ROCK ROSE

6- WHITE CHESTNUT

(As 6 essências virão num só frasco que durará de 10 a 15 dias e custará cerca de 15 reais.)


RECOMENDAÇÕES PARA USO (cães e gatos)

1 – Peça esta fórmula SEM CONSERVANTES numa Fármácia Homeopática ou de Manipulação. Para conservar, mantenha o frasco na geladeira.

2 – Coloque de 10 gotas no pote de água (independente do tamanho do pote).

3 – Repita o procedimento a cada troca de água (no mínimo 2 vezes ao dia) até o término do frasco.

4 – Dê 2 frascos consecutivos.


OBSERVAÇÕES:

- Florais não possuem componentes químicos e não têm contra-indicações.

- Outros animais podem tomar da mesma água.

- Caso o animal não possa tomar água no pote, dê 4 gotas diretamente na boca, 4 vezes ao dia.

* Florais tratam as emoções e não substituem o tratamento médico; consulte sempre um veterinário.

* Cães e Gatos – a cirurgia de castração é sempre indicada pois evita doenças, previne tumores e facilita do convívio com as pessoas e com outros animais.

Fonte: Deolinda Eleutério, Terapeuta Floral – CRT-SP 26715 FLORAIS DE BACH PARA ANIMAIS – GOTINHAS PARA AS EMOÇÕES RELAÇÃO DE FARMÁCIAS HOMEOPÁTICAS NO BRASIL

www.telelistas.net/1/38_br/218/330/99140/farmacias-homeopaticas.htm

Nenhum comentário: