quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Forum Municipal: Curitiba terá Sistema Integrado de Mobilidade

Projetos e ações em andamento nas áreas de transporte, trânsito, cultura e parcerias com a comunidade foram discutidos na manhã desta segunda-feira (29) pelo prefeito Luciano Ducci com secretários municipais, administradores regionais e diretores da Prefeitura no Fórum Municipal de Secretarias e Órgãos Municipais, no Parque Barigui.

"No próximo ano a cidade vai passar por grandes transformações. Curitiba ficará mais moderna com o novo Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Serão instalados painéis eletrônicos nas vias para informar motoristas e pedestres sobre as condições de tráfego", disse o prefeito Luciano Ducci.

O SIM é um projeto que está sendo desenvolvido pela Urbs e que permitirá a gestão integrada do trânsito e transporte.A presidente da Ação de Fundação Social (FAS), Marry Ducci, e o vereador João do Suco, líder do governo na Câmara também participaram da reunião. "Esses encontros permitem que todos os secretários e gerências da Prefeitura saibam o que está acontecendo na cidade e possam interagir mais no processo de melhorias para o cidadão", afirmou Luciano Ducci.

Em uma apresentação de quase meia hora, o presidente da Urbs, Marcos Isfer, detalhou o funcionamento da empresa mostrando que a Urbs está presente no dia a dia do cidadão seja no trânsito, seja no transporte, seja em uma série de serviços, como transporte escolar, táxi, vans de turismo, motofrete, equipamentos urbanos como bancas de revistas, mobiliário, centro de Eventos do Parque Barigui ou Rua 24 Horas.

Isfer também anunciou que uma série de novidades tecnológicas estão a caminho – como a chamada mídia embarcada, com veiculação de vídeos nos ônibus, a interação dos motoristas de ônibus com a central de operações, câmeras de monitoramento no sistema de transporte, painéis luminosos para informação e orientação de trânsito e semáforos adaptativos, que alteram a programação de verde e vermelho de acordo com o volume de tráfego.

Isfer lembrou que a cidade está ganhando uma nova Rua 24 Horas, destacando a importância da reforma determinada pelo prefeito Luciano Ducci; e um novo Centro de Eventos, o do Parque Barigui que estará pronto até meados do ano que vem. Ele também citou o Ligeirão Norte-Praça do Japão, em fase de licitação de obras pela Secretaria Municipal de Obras Públicas; e o Ligeirão Leste/Oeste, em fase de projeto.

O presidente da Urbs destacou o esforço que vem sendo feito pelo município para redução da poluição, lembrando que a frota de Ligeirões de Curitiba é movida apenas por biocombustível, sem mistura de diesel, e que a cidade contará no ano que vem também com o Hibribus, o ônibus movido a energia elétrica e bio combustível. A Prefeitura vai fechar o ano de 2011 com 557 novos ônibus entregues na frota. "Aqui neste fórum podemos mostrar as ações e o trabalho realizado pela Urbs para os servidores de outras áreas da Prefeitura", disse Marcos Isfer.

Fonte: PMC

Nenhum comentário: