terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pavilhão do Barigui em reforma

A demolição do antigo pavilhão do Parque Barigui – que dará lugar a um moderno centro de eventos – vai representar a reutilização de algo em torno a 500 toneladas de materiais. São ferragens, madeira, telhas, peças de granito, globos de luz, divisórias, pias e torneiras que serão utilizadas pelo município em diferentes equipamentos urbanos.

O plano de demolição exigido pela Urbs prevê a utilização integral de todo o material gerado pelo trabalho. O que não puder ser reciclado e reaproveitado – como entulhos - será utilizado na própria construção do novo centro. A estimativa é que 200 toneladas sejam utilizadas na própria obra. A demolição do antigo pavilhão está sendo feita pelo administrador do espaço, o consórcio Positivo J Malucelli, responsável pela construção e operação do novo espaço de eventos. O trabalho, iniciado há duas semanas, está sendo feito dentro de conceitos de preservação ambiental, sem qualquer agressão ao parque.

Tapumes em alumínio circundam todo o espaço onde está sendo feita a demolição e os materiais retirados são imediatamente carregados em caminhões e levados para o depósito da Urbs, na CIC e, no caso da madeira, para a Fundação de Ação Social (FAS). A estimativa é que serão retiradas em torno de 300 metros cúbicos de madeira de qualidade que será reutilizada em ações de atendimento social feitas pela FAS.

A previsão é que a demolição esteja terminada até início do próximo mês. O novo centro de eventos deverá estar pronto até meados do ano que vem. O novo espaço Barigui terá visão para o lago e permitirá a quem está no parque também ver o lado de dentro.

A água da chuva será reaproveitada e, apesar de ter uma área para abrigar até cinco mil pessoas ao mesmo tempo, não haverá utilização de aparelhos de ar condicionado em função da existência de um sistema de ventilação natural. Aproveitamento da iluminação natural também vai garantir menor consumo de energia.

O espaço para eventos terá 5 mil metros quadrados sem uma única pilastra o que garante aproveitamento total da área que, construída em módulos, permitirá contar com auditório para 5 mil pessoas. Outros 2,5 mil metros quadrados serão destinados às áreas complementares – sanitários, camarins, cozinhas, despensas, etc.

Paredes externas terão pontos de vegetação vertical e o entorno terá um novo paisagismo respeitando – e valorizando – as características do parque. A programação de eventos deverá levar em conta a própria programação do parque por onde passam em torno de 120 mil pessoas por fim de semana.

Parque - Com 1,4 milhão de metros quadrados, o Barigui é o maior e mais querido parque da cidade. O parque conta com um lago de 230 mil metros quadrados e bosques que, além da beleza, ajudam a regular a qualidade do ar.

No parque, os curitibanos e visitantes encontram academia de ginástica, pista de bicicross, canchas esportivas, pistas de caminhada, ciclovias, trilhas, pistas de patinação, churrasqueiras e equipamentos de ginástica. A partir do ano que vem, o Barigui passará a contar, também, com o novo centro de eventos, um dos mais modernos país.

Fonte: PMC Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o parque também contará com uma reforma, por exemplo nas churrasqueiras e nas trilhas, enfim, dar uma renovada, reformada geral, pois é um dos nossos mais bonitos cartões postais, um lugar para passear com a família, relaxar, um santuário. Um boa reforma traria um visual mais bonito e agradável, inclusive ao turismo e projeção na midia. Obrigado pelo espaço cedido a este comentário. Rick.