quarta-feira, 30 de março de 2011

ATENÇÃO ATLETAS DO PARQUE BARIGUI


Começa dia 09 de abril, sábado às 13 horas, a primeira etapa do Circuito Correr e Nadar de Maratona Aquática 2011. Será na Represa de Capivari em Campina Grande do Sul, o evento conta com o apoio da Prefeitura, com o envolvimento da Secretaria de Esportes.

A prova consiste em um evento realizado em ambiente natural, disputado individualmente e vence a competição quem percorrer o percurso estipulado pela organização no menor tempo, sem sofrer nenhuma penalidade. Haverá 5 provas: 10km, 5km, 2km, 600m para estreantes e 200m para crianças de 6 a 10 anos. Na prova de 200m e 700m, pais, mães, técnicos e professoras podem nadar junto com os atletas a fim de estimular a participação dos jovens. O percurso é sinalizado com bóias infláveis, há o apoio aquático de barco motorizado, caiaques e do Corpo de Bombeiros.

A largada esta prevista para as 13 horas com concentração, largada e chegada no Rancho Colere que fica na BR 116 km 43 sentido Curitiba São Paulo, mais detalhes podem ser obtidos no tel. 9802 7775, por email correrenadar@correrenadar.com.br ou no site http://webmail.correrenadar.com.br/Redirect/www.correrenadar.com.br onde são realizadas as inscrições on line para o evento. Com a inscrição o atleta recebe o kit da prova, é servido um buffet de frutas, biscoitos e água após cada prova e os melhores em cada prova recebem troféu no geral e por categoria.

A novidade no Capivari será a estréia dos flutuantes AL logo do percurso para proporcionar o abastecimento de água durante a prova nas provas mais longas, e ainda o ´´aquaman´´ que é a pessoa que entra na água com PE de pato, mascara e flutuador dando auxilio aos nadadores enquanto completam o percurso. O circuito existe a 2 anos e vem crescendo a cada etapa, ganhando novos adeptos e atraindo a atenção de atletas do PR, SC, SP e do RS. Esse ano o circuito contará com 10 etapas e após o Capivari o circuito desce a serra para a prova em Pontal do Sul dia 1 maio com a Maratona Aquatica e o Aquathlon, terminando em dezembro com a festa de encerramento do circuito em Praia de Leste no litoral do Paraná


Equipe Correr e Nadar




Edgard França Neto

Cel: (41) 9802 7775

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo - 2011


A UPPA e o Centro Conviver, estão organizando uma Caminhada na sexta-feira, dia 01 de abril no Parque Barigui e no sábado, dia 02 de abril, estaremos numa barraca na Rua XV de Novembro no Centro de Curitiba.
Interessados em participar e colaborar, favor entrar em contato através dos comentários do blog http://uniaodepaispeloautismo.blogspot.com/
AUTISMO
O que é?

Autismo é uma desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal.
O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças.

Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.
Causas
A causa do autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).
Sintomas e diagnóstico
Uma criança autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não abraça, evita contato de olho, resiste às mudanças, é excessivamente presa a objetos familiares e repete continuamente certos atos e rituais. A criança pode começar a falar depois de outras crianças da mesma idade, pode usar o idioma de um modo estranho, ou pode não conseguir - por não poder ou não querer - falar nada. Quando falamos com a criança, ela freqüentemente tem dificuldade em entender o que foi dito. Ela pode repetir as palavras que são ditas a ela (ecolalia) e inverter o uso normal de pronomes, principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao se referir a si própria.
Sintomas de autismo em uma criança levam o médico ao diagnóstico, que é feito através da observação. Embora nenhum teste específico para autismo esteja disponível, o médico pode executar certos testes para procurar outras causas de desordem cerebral.
A maioria das crianças autistas tem desempenho intelectual desigual, assim, testar a inteligência não é uma tarefa simples. Pode ser necessário repetir os testes várias vezes. Crianças autistas normalmente se saem melhor nos itens de desempenho (habilidades motoras e espaciais) do que nos itens verbais durante testes padrão de Q.I. Acredita-se que aproximadamente 70 por cento das crianças com autismo têm algum grau de retardamento mental (Q.I. menor do que 70).
Entre 20 e 40 por cento das crianças autistas, especialmente aquelas com um Q.I. abaixo de 50, começam a ter convulsões antes da adolescência.
Algumas crianças autistas apresentam aumento dos ventrículos cerebrais que podem ser vistos na tomografia cerebral computadorizada. Em adultos com autismo, as imagens da ressonância magnética podem mostrar anormalidades cerebrais adicionais.
Uma variante do autismo, às vezes chamada de desordem desenvolvimental pervasiva de início na infância ou autismo atípico, pode ter início mais tardio, até os 12 anos de idade. Assim como a criança com autismo de início precoce, a criança com autismo atípico não desenvolve relacionamentos sociais normais e freqüentemente apresenta maneirismos bizarros e padrões anormais de fala. Essas crianças também podem ter síndrome de Tourette, doença obsessivo-compulsiva ou hiperatividade.
Assim, pode ser muito difícil para o médico diferenciar entre essas condições.
Prognóstico e tratamento
Os sintomas de autismo geralmente persistem ao longo de toda a vida.
Muitos especialistas acreditam que o prognóstico é fortemente relacionado a quanto idioma utilizável a criança adquiriu até os sete anos de idade. Crianças autistas com inteligência subnormal - por exemplo, aquelas com Q.I. abaixo de 50 em testes padrão - provavelmente irão precisar de cuidado institucional em tempo integral quando adultos.
Crianças autistas na faixa de Q.I. próximo ao normal ou mais alto, freqüentemente se beneficiam de psicoterapia e educação especial.
Fonoterapia é iniciada precocemente bem como a terapia ocupacional e a fisioterapia.
A linguagem dos sinais às vezes é utilizada para a comunicação com crianças mudas, embora seus benefícios sejam desconhecidos. Terapia comportamental pode ajudar crianças severamente autistas a se controlarem em casa e na escola. Essa terapia é útil quando uma criança autista testar a paciência de até mesmo os pais mais amorosos e os professores mais dedicados.
Lista de Checagem do Autismo
A lista serve como orientação para o diagnóstico. Como regra os indivíduos com autismo apresentam pelo menos 50% das características relacionadas. Os sintomas podem variar de intensidade ou com a idade.
Dificuldade em juntar-se com outras pessoas,
Insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina,
Risos e sorrisos inapropriados,
Não temer os perigos,

Pouco contato visual,
Pequena resposta aos métodos normais de ensino,
Brinquedos muitas vezes interrompidos,
Aparente insensibilidade à dor,
Ecolalia (repetição de palavras ou frases),

Preferência por estar só; conduta reservada,
Pode não querer abraços de carinho ou pode aconchegar-se carinhosamente,
Faz girar os objetos,

Hiper ou hipo atividade física,
Aparenta angústia sem razão aparente,
Não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo,
Apego inapropriado a objetos,
Habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais, e

Dificuldade em expressar suas necessidades; emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de usar palavras.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Com mais de 400 peças, Festival de Teatro de Curitiba chega a sua 20ª edição


Começa nesta terça-feira (29) a 20ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, que reúne companhias teatrais de todo o país em mais de 400 espetáculos distribuídos em sua programação.


Criado em 1992, o evento já foi visitado por mais de 1,5 milhão de pessoas ao longo de sua história, atraídas por apresentações encontros, cursos, palestras e oficinas ligadas ao teatro.

A mostra principal desta 20ª edição recebe 31 espetáculos selecionados pela curadoria do evento. Entre os destaques estão "Os 39 Degraus”, com Dan Stulbach; “Édipo”, de Elias Andreato; “Um Coração Fraco”, de Fiodor Dostoievski, com Caio Blat; e “Trilhas Sonoras de Amor Perdidas”, com direção de Felipe Hirsch, entre outros.

Além da programação principal, o festival também promove a mostra Fringe, que tem participação aberta e sem curadoria. Este ano, 382 espetáculos de grupos teatrais de estilos e origens variadas serão apresentados até o final do evento.

O programa completo com horários, locais das apresentações e preços pode ser verificadas no site oficial do evento: www.festivaldecuritiba.com.br.

318 CLICKS - Revele o lado divertido de Curitiba

Amigo do Parque Barigui - Luiz Silva


Nesse último final de semana entre as 10.00 horas do sábado até as 10,00 horas do domingo estivemos na cidade de Resende-Rj, mas precisamente na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) onde fomos participar de mais uma ultra maratona de 24 horas na sua pista de atletismo onde pude concretizar mais uma prova desse nivel, completando ao longo dos meus 12 anos e poucos meses a minha nona prova de 24 horas, tendo percorrido 134,800 km. Prova que testou mais uma vez a nossa capacidade de superação diante de obstáculos provindos da nossa Mãe natureza, temperatura altíssima e ainda, pela madrugada despencou uma tremenda chuva para dar um refresco no forte calor sofrido durante todo o dia. A prova transcorreu muito bem, muito bem estruturada em todos os setores, inclusive na abastecimento alimentar e de hidratação, o que nos favoreceu para o sucesso, não só meu mais de todos os ultras que participaram. Quero deixar aqui os agradecimentos a todos que colaboraram de uma forma ou de outra, incentivando, mandando mensagens, energias positivas para que terminasse bem. A minha mensagem tem o objetivo maior, incentivo para todos, lembre-se: " se você é capaz de sonhar também é capaz de realizar". Tenha uma ultra semana de muita paz, luz e saúde, Luiz Silva


Luiz Silva é Amigo do Parque Barigui!!!

45 mil pessoas na festa de aniversário da cidade, no Barigui


O prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa cortaram o bolo gigante do aniversário de 318 anos de Curitiba na tarde deste domingo (27), numa grande festa no parque Barigui, que reuniu 45 mil pessoas. A festa foi marcada pela apresentação do novo ônibus Ligeirão, da cor azul, o maior biarticulado do mundo, que faz a linha Boqueirão-Centro. "É um momento de muita alegria, um dia para comemorarmos os avanços de Curitiba, novas equipamentos, obras que iniciamos e o novo Ligeirão, que entregamos hoje. Quem está ganhando é a família curitibana", disse o prefeito. "Os curitibanos são os verdadeiros responsáveis por fazer de Curitiba uma cidade modelo no mundo", disse o governador Beto Richa. "E hoje a cidade sai na frente mais uma vez, com o novo Ligeirão azul", acrescentou. O prefeito lembrou que as comemorações do aniversário da cidade começaram no início do mês, com entrega de novos equipamentos, início de obras e lançamento de programas, como o de despoluição de rios e criação de dois parques. Entre as obras entregues, moradias, creches, asfalto, Espaços Saúde e novos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Nesta semana, o prefeito entregará o Restaurante Popular do Pinheiro, novas creches, mais casas e novos ônibus. Durante todo o domingo, diversas atividades culturais, educativas, recreativas e esportivas divertiram os curitibanos que foram comemorar o aniversário da cidade no parque Barigui, entre apresentação de música e dança, jogos gigantes, cama elástica, oficinas e brinquedos infláveis. A Banda Lyra e a bateria da escola de samba Mocidade Azul, campeã do carnaval de Curitiba, animaram a festa no Barigui. As comemorações dos 318 anos da capital também acontecerão nas Regionais da Prefeitura no sábado (26) e no domingo (27). Participaram da festa no Barigui a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, secretários municipais, o presidente da Urbs, Marcos Isfer, e o presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso. Também estiveram presentes os vereadores Felipe Bragas Cortes, Odilon Volkman, João do Suco (líder do governo na Câmara), Jair Cezar, Tico Kuzma, Serginho do Posto e Celso Torquato, o deputado federal Fernando Francischini e lideranças comunitárias. Parabéns - O bolo gigante, com 318 quilos, foi oferecido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná e Moinhos Anaconda e distribuído gratuitamente para os participantes da festa, acompanhado de um copo de refrigerante, patrocinado pela indústria Spaipa. Vinte profissionais trabalharam para preparar o bolo gigante, feito com 100 quilos de farinha de trigo, 90 quilos de açúcar e 2.040 ovos, entre outros ingredientes. O primeiro pedaço do bolo de aniversário foi entregue pelo prefeito Luciano Ducci ao aposentado Bernardo Vielgosz, de 77 anos. "Me sinto um jovem, hoje, aqui na festa e comendo bolo", disse.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Jeep Clube de Curitiba leva pessoas com deficiência para um passeio nas trilhas

Clube contribui para a inclusão social de pessoas com deficiência
por meio do esporte pelo terceiro ano consecutivo




Neste sábado (26), o Jeep Clube de Curitiba estará envolvido em mais uma ação social. Pelo terceiro ano consecutivo, o Clube participa da terceira edição do Rally da Inclusão, promovido pela Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU). Os jipeiros levarão pessoas com deficiência (PcDs) de diversas instituições de Curitiba para um passeio cheio de aventura pelas trilhas de Campo Magro, na região metropolitana. O percurso é de aproximadamente 35 quilômetros e terá duração de uma hora e meia.

A largada, às 9 horas, e a chegada do passeio acontecem no Parque Barigui, na capital. A concentração começa a partir das 8 horas.Segundo o presidente do Jeep Clube de Curitiba, Odair de Oliveira, o clube mobilizou diversos grupos de jipeiros da capital e região, com objetivo de alcançar um grande número de veículos para participarem da ação. “Estamos bastante motivados na execução desse importante projeto. Promover o acesso dessas pessoas com deficiência ao esporte off-road é uma agradável missão que desenvolvemos com muito entusiasmo. Também é uma excelente oportunidade para aprendermos mais sobre as capacidades humanas”, ressalta o presidente.

De acordo com informações da UNILEHU, nas duas últimas edições, o evento contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre jipeiros, PcDs e acompanhantes. A meta da Universidade neste ano é unir 70 jipeiros e 160 PcDs para que o Rally e a causa de mobilização para valorização da diversidade ganhe mais visibilidade. “Nós queremos proporcionar um dia fora da rotina em uma atividade sem segregação ou qualquer forma de exclusão. O Rally é feito pela interação de integrantes do Jeep Clube de Curitiba com pessoas com deficiência e é considerada uma experiência incrível por todos os participantes”, destaca a presidente da UNILEHU, Andrea Koppe.

O Rally da Inclusão está inserido no calendário oficial de eventos que comemoram o aniversário de Curitiba, que neste ano celebra 318 anos, e a terceira edição terá a participação do prefeito Luciano Ducci. O evento é promovido pela UNILEHU em parceria com o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Tem o apoio do Jeep Clube de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Fundação de Ação Social (FAS) e do Rotary Internacional.

Mais informações pelos fones (41) 3333-6921 – UNILEHU ou (41) 3352-5063 - Jeep Clube de Curitiba.

terça-feira, 22 de março de 2011

Festa dos 318 anos de Curitiba dia 27/3 no Parque Barigui

Curitiba vai comemorar 318 anos dia 29 de março, mas a festa para marcar a data será dia 27 de março, no Parque Barigui. Um bolo gigante de meia tonelada será oferecido pelo SIPCEP – Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná em parceria com o Moinho Anaconda e Prefeitura Municipal de Curitiba. A delícia será distribuída gratuitamente para a população, às 16h30, com a presença do prefeito Luciano Ducci e do governador Beto Richa.
Para confeccionar um bolo com esta dimensão, é necessário um trabalho com antecedência. As massas de pão de ló começam a ser preparadas nesta quarta-feira, dia 23 de março.

No dia 27, no Parque Barigui, cerca de 20 profissionais liderados pelo especialista Eldon Strey estarão empenhados para rechear e cobrir o confeito, a partir das 09h00.
O bolo gigante já é uma tradição no aniversário da cidade. “Há 8 anos realizamos esta parceria com a prefeitura. Fazer o bolo para os festejos da cidade é muito gratificante, pois podemos retribuir o carinho da população, além de mostrar um pouco do nosso trabalho”, diz o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann.
O confeito de 500 kg será montado em forma de cascata para que as pessoas possam acompanhar os trabalhos durante todo o dia com mais visibilidade.


PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE CURITIBA!

22/03 - 10h00 às 18h00 - Momento Pipoca: Passeio
CAMPO MAGRO - Rancho Talamina
23/03 - 15h00 - Formatura dos alunos do Liceu de Ofício
Parque Barigui
23/03 - 15h45 - Orquestra à Base de Sopro
Cinemateca de Curitiba - Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
23/03 - 20h00 - Cinema Lançamento do Projeto Olho Vivo: Danças do Coração
Cinemateca de Curitiba - Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
24/03 - 10h00 - Inicio das Obras
Rua Desembargador Antonio de Paulo, esquina com a rua Julio Zandoná
24/03 - 15h00 - Nosso Pacto Premiação aos Voluntários 33 Atitudes
Palácio 29 de Março (Salão Brasil)
24/03 - 17h30 - Música: Rodas de Choro
Conservatório de MPB - Rua Mateus Leme, 66, Centro
24/03 - 19h00 - Abertura da Exposição Curitiba(nós)
Casa Romário Martins - Largo Coronel Eneas, 30, Largo da Ordem
25/03 - 08h30 - 9º Seminário da Associação de Entidades de Previdência Municipal
Parque Barigui
25/03 - 08h30 - Caminhada Regional Boqueirão
Parque Zoológico
25/03 - 14h00 - Seminário comemorativo ao programa Mãe Curitibana
Parque Barigui
25/03 - 20h00 - Abertura da Temporada: Camerata Antiqua de Curitiba
Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro
26/03 - 09h00 - 3º Rally da Inclusão de Curitiba
Parque Barigui
26/03 - 10h00 - Músico no Bosque
Passeio Público, Jd.Botânico e Bosques(Papa, Gutierrez e Fazendinha)
26/03 - 10h00 às 17h00 - Festa do Aniversário de Curitiba
Rua XV de novembro
26/03 - 10h00 às 17h00 - Dia Amigo do Bicho
Parque Tingui
26/03 - 13h00 - Cinema: Sessão Cineclube
Cinemateca de Curitiba - Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
26/03 - 13h00 às 18h00 - Festa de Aniversário de Curitiba
Rua da Cidadania do Carmo
26/03 - 13h00 às 18h00 - Festa de Aniversário de Curitiba
Praça Antônio Sebastião Gibran - Conjunto Vitória Régia
26/03 - 13h00 às 18h00 - Festa de Aniversário de Curitiba
Rua da Cidadania da Fazendinha
26/03 - 13h00 às 18h00 - Festa de Aniversário de Curitiba
Rua da Cidadania do Pinheirinho
26/03 - 14h00 às 18h00 - Literatura: Oficinas de Análise e Criação Literária
Palacete Wolf - Praça Garibaldi, 07, Largo da Ordem
26/03 - 14h30 - Música: Plantio de árvores nativas com várias apresentações
Parque Túlio Vargas - Rua Robert Redzimski, Cidade Industrial
26/03 - 15h00 - Evento Cultural SME
Farol do Saber São Pedro e Paulo - Praça São Pedro e Paulo
26/03 - 15h00 - Teatro: Romeu e Julieta - Grupo Vida e Sonho
Rua José Guercheski, 299, Boqueirão.
26/03 - 15h00 e 17h00 - Teatro para Crianças
Teatro Dr. Botica - Shopping Estação - Avenida 7 de Setembro, 2775
26/03 - 16h00 - Missa Igreja Nossa Senhora do Carmo
Terminal do Carmo
26/03 - 18h30 - Música: Camerata Antiqua de Curitiba
Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro
26/03 - 20h00 - Teatro: Bodas de Ouro - Grupo Vida e Sonho
Centro Cultural do Boqueirão - Rua José Guercheski, 299, Boqueirão
26/03 - 22h00 - Literatura: Blitz Cultural
06 Bares e Restaurantes
27/03 - 08h00 - Corrida dos Correios
Rua João Negrão, 09 - Em frente ao Correio
27/03 - 10h00 - Músico no Bosque
Parques(São Lourenço, Passaúna, Bacacheri, Tanguá) e Bosque do Alemão
27/03 - 10h00 - Passeio Ciclístico
Largada: Rua Silva Jardim, em frente ao Mercadorama
27/03 - 10h00 - Avaliação Curitibativa
Parque Barigui
27/03 - 10h00 - Show: Sagrada Morada - Samba
Parque Barigui
27/03 - 10h00 às 17h00 - Festa de Aniversário de Curitiba
Parque Barigui
27/03 - 10h50 - Show: Banda Marcial Colégio Padre João Bagozzi
Parque Barigui
27/03 - 11h00 - Teatro Adamastô
Teatro do Piá - Praça Garibaldi, 07, Largo da Ordem
27/03 - 11h30 - Show: Grupo Mundaréu
Parque Barigui
27/03 - 12h10 - Show: Grupo Choro e Seresta - Chorinho
Parque Barigui
27/03 - 12h50 - Show: Sereno toca Sereno - Samba de Raiz
Parque Barigui
27/03 - 13h00 às 18h00 - Festa de Aniversário de Curitiba
Parque São Lourenço
27/03 - 13h00 às 18h00 - Festa de Aniversário de Curitiba
Parque dos Pedaleiros
27/03 - 13h00 às 18h00 - Festa de Aniversário de Curitiba
CEL Ginásio Bairro Novo
27/03 - 13h40 - Maxixe e Machine - Poesias e Inovações
Parque Barigui
27/03 - 14h40 - Show: Banda Carenagem - Rock
Parque Barigui
27/03 - 15h00 - Teatro: Romeu e Julieta - Grupo Vida e Sonho
Centro Cultural do Boqueirão - Rua José Guercheski, 299, Boqueirão
27/03 - 15h00 e 17h00 - Teatro para Crianças
Teatro Dr. Botica - Shopping Estação - Avenida 7 se Setembro, 2775
27/03 - 15h30 - Show: Guitarra Paranaense - Música Instrumental Contemporânea
Parque Barigui
27/03 - 16h00 - Bolo de Aniversário de Curitiba com presença do Governador
Parque Barigui
27/03 - 16h00 - Apresentação do Ligeirão Azul com presença do Governador
Parque Barigui
27/03 - 16h00 - Poemas com presença do Governador do Estado
Parque Barigui
27/03 - 16h00 - Lançamento da Letra Curta Curitiba
Parque Barigui
27/03 - 17h00 - Show: Banda Lefigaro - Pop/Axé/Sertanejo/MPB
Parque Barigui
27/03 - 17h50 - Show: Banda Djamb - Reggae
Parque Barigui
27/03 - 18h30 - Música: Camerata Antiqua de Curitiba
Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro
27/03 - 20h00 - Teatro: Bodas de Ouro - Grupo Vida e Sonho
Centro Cultural do Boqueirão - Rua José Guercheski, 299, Boqueirão
28/03 - 09h00 - Moradias Parolin com presença da 1ªDama do Estado
Final da Rua Comendador João Lackiner, esquina com a rua Santa Zita - Parolin
28/03 - 15h00 - Quadra Coberta da Escola Miguel Krug
Rua Morretes, 1115, Guaira
28/03 - 15h30 - Parque de Recicláveis - Eco cidadão Parolin
Rua Eugênio Parolin, 803
28/03 - 15h30 - Visita a obra do Barracão - Eco cidadão Parolin
Prolongamento Rua Antônio Parolin, esquina com rua Vila Guaíra
28/03 - 20h00 - Música: Coral da Camerata Antiqua
Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro
28/03 - 20h00 - Cinema: Projeto Volta às Telas
Cinemateca de Curitiba - Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
29/03 - 08h00 - Hasteamento de Bandeiras
Palácio 29 de Março
29/03 - 08h00 - Banda Lira
Palácio 29 de Março
29/03 - 09h00 - Entrega de vários ônibus com a presença do Governador
Parque Barigui

29/03 - 10h00 - CMEI Fani Lerner (Santa Rita) com presença do Governador
Enette Dubard, 1130, Tatuquara
29/03 - 11h00 - Restaurante Popular do Pinheirinho com presença do Governador
Rua Marechal Rondon, 40, Capão Raso
29/03 - 13h30 - CMEI Lotiguaçu com a presença do Governador do Estado
Rua Olindo Caetani, Uberaba
29/03 - 14h00 - Evento Cultural SME: 15 Anos do Bosque Alemão
Bosque Alemão
29/03 - 15h00 - Literatura: Maratona de Leitura Curitiba(nós)
Em todas as 13 Casas de Leitura
29/03 - 18h00 e 20h00 - Cinema: Filmes do acervo da Cinemateca
Cinemateca de Curitiba - Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco.
29/03 - 19h00 às 23h00 - Literatura: Análise e Criação Literária e Dramaturgia
Palacete Wolf - Praça Garibaldi, 07, Largo da Ordem
29/03 - 19h45 - Pedala Curitiba
Praça Garibaldi
29/03 - 20h00 - Música: Orquestra Filarmônica da UFPR
Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro
30/03 - 09h00 - Residencial Santa Mônica - 73 casas
Rua Ourizona, 124, Bairro Novo
30/03 - 10h00 - CRAS Cidadania Bairro Novo
Rua Tijucas do Sul, 1991, Bairro Novo
30/03 - 11h00 - Posto avançado de atendimento Tatuquara
Rua Pero Vaz de Caminha, 560
30/03 - 14h00 às 18h00 - Literatura: Entrelinhas (Infanto-Juvenil)
Escola Padre João Wislinki - Rua Francis Bacon, 07, Santa Cândida
30/03 - 14h00 - Espaço Saúde Santa Quitéria
Rua Divina Providência, 1445, Santa Quitéria
30/03 - 16h00 - US Abranches
Rua Aldo Pinheiro, 90 - Abranches
30/03 - 19h00 às 23h00 - Literatura: Jornalismo Cultural e Crítica Literária
Palacete Wolf - Praça Garibaldi, 07, Largo da Ordem
31/03 - 09h00 - Moradias Corbélia - 60 casas
Rua Àguas do Passaúna, 2973, antiga sede do Clube Literário Portão
31/03 - 10h00 - Reforma do Centro de Convivência Amigo Curitibano II
Rua Engenheiro Rebouças, 875, Praça Plínio Tourinho
31/03 - 10h30 - Inauguração do Binário Alameda Júlia da Costa/Av. Princesa Isabel
Batel
31/03 - 14h00 - Reforma Resgate Social
Rua Conselheiro Laurindo, 792
31/03 - 15h00 - Novas Instalações do CRAS Cajuru
Miguel kaluf, 2130, Cajuru
31/03 - 17h30 - Música: Rodas de Choro
Conservatório de MPB - Rua Mateus Leme, 66, Centro
FONTE: PMC

domingo, 20 de março de 2011

RICARDO ZONTA É TERCEIRO EM CURITIBA

O curitibano e AMIGO DO PARQUE BARIGUI RICARDO ZONTA sobe no podium da primeira etapa da Stock Car realizada neste domingo em Curitiba. PARABÉNS ZONTA!
Após 2010 ruim, Thiago Camilo vence a primeira prova do ano da Stock Car
Por Rafael Honório - Curitiba, PR
Piloto da RCM, que largou na 11ª colocação, surpreende e ganha a etapa de Curitiba; Max Wilson e Zonta ficam, respectivamente, em segundo e terceiro

Em corrida emocionante do início ao fim, Thiago Camilo venceu a etapa de abertura da Stock Car, em Curitiba. O piloto da RCM Motorsport completou as 32 voltas na frente de 30 competidores. Os corredores Max Wilson, da RC, e Ricardo Zonta, da RZ Motorsport, cruzaram a linha de chegada em segundo e terceiro lugares, respectivamente. O mais surpreende é que o vencedor largou na 11ª colocação e teve de ultrapassar dez carros em pouco menos de uma hora de prova.

Após um "casamento" de sete anos com a Vogel Motorsport, o piloto se transferiu para a RCM e começou a temporada logo com uma vitória. No ano passado, o paulista não conseguiu nenhum triunfo. A última vitória dele tinha sido em Interlagos, em 2009. Na véspera da corrida, o dono do carro 21 tinha se destacado em dois treinos livres. Entretanto, em 2010, ele sequer passou para os playoffs.

- Mudei de equipe depois de um longo tempo e estava receoso, não sabia como seria minha adaptação. De qualquer forma, a vitória me deixa confiante. Não poderia ter sido melhor. O Meinha me recebeu de braços abertos e adaptação foi rápida. Tanto que liderei dois treinos, fui segundo no outro. Fiquei de fora do Q2, mas sabia que tinha um equipamento para andar bem, só não esperava ganhar, porque a categoria é equilibrada e largar mais atrás é sempre complicado - comemorou.Sensibilizados com a tragédia no Japão, os pilotos da Stock Car fizeram um minuto de silêncio antes de a corrida começar em homenagem às vítimas das regiões afetadas por terremotos e tsunamis. O piloto da Full Time Nonô Figueiredo acabou punido por entrar nos boxes durante os treinos classificatórios de sábado e largou na última colocação do grid.

Max Wilson demonstra o que é capaz logo na largadaLogo nos minutos iniciais da prova, Max Wilson acelerou para cima de Marcos Gomes e assumiu a ponta. Mas o piloto do carro 65 perdeu a liderança na curva seguinte. Na segunda volta, Xandinho Negrão abandonou a corrida. Após se recuperar do grave acidente nos treinos livres de Piracicaba em menos de um mês, a estratégia do piloto e equipe já era esperada. Na quarta volta, Felipe Maluhy, da Officer ProGP, ultrapassou Max Wilson e ficou com a segunda colocação. E Luciano Burti rodou depois de levar um toque de Valdeno Brito na curva. Só que o piloto conseguiu controlar o carro e continuou na prova.

De casa nova, Thiago Camilo começou bem a temporada 2011 da Stock, em Curitiba (Foto: Duda Bairros)


Em seguida, na sexta volta, Allam Khodair teve o pneu traseiro da sua "máquina" furado. O dono do carro 18 da Vogel Motorsport rodou na pista, foi parar na grama e abandonou a corrida. Na sétima volta, Ricardo Maurício também teve problemas com o seu carro. O campeão da Stock Car em 2008 foi parar na grama, por conta de um falha mecânica nos pneus. No entanto, ele conseguiu se recuperar, voltou à corrida e entrou nos boxes. Na volta de número 8, Lico Kaesemodel derrapou na curva, e acabou parando na grama.Foi o suficiente para o carro de segurança entrar na pista: a prova ficou mais lenta por quatro voltas. Durante o safety car, vários pilotos entraram nos boxes. Marcos Gomes, que era o primeiro colocado, foi um deles. O tricampeão da Stock Car, Caca Bueno, foi outro. Como os boxes são um ao lado do outro, os pilotos se enrolaram e acabaram perdendo alguns segundos. Após essa parada, Daniel Serra foi para a pista com o tanque de etanol ainda engatado no bocal do carro.Felipe Maluhy assume a ponta depois do safety car

Na décima volta, um dos mecânicos da A.Mattheis sofreu um acidente durante o pit stop. O homem foi atendido pela equipe de paramédicos da categoria. Já na saída do safety car, Felipe Maluhy era o líder, seguido por Diego Nunes e Denis Navarro. Todos eles sem pit stop. Thiago Camilo, que estava em quarto lugar e já tinha parado nos boxes, demonstrou que fez a melhor estratégia. Na 16ª volta, ele ultrapassou Diego Nunes e assumiu a segunda colocação.

Daniel Serra e Claudio Ricci foram punidos com passagens nos boxes. Em seguida, Ricardo Mauricio voltou a ter problemas no carro. O pneu do carro 90 da RC furou, e o paulista teve que guiar em baixa velocidade para os boxes. Acabou abandonando a prova.

Na 22ª volta, Alan Hellmeister perdeu o pneu do carro 2 da Scuderia 111. O acessório continou quicando na pista até bater no muro de proteção. Por sorte, o objeto não acertou nenhum carro. Ao mesmo tempo, Felipe Maluhy, que era o ponta, parou nos boxes e acabou dando brecha para Thiago Camilo assumir a primeira colocação. O piloto da RCM era seguido, respectivamente, por Átila Abreu e Max Wilson.

Marcos Gomes e Daniel Serra foram punidos com uma vistoria tecnica nos boxes, na 24ª volta. Na volta 30, os três primeiros eram: Thiago Camilo, Max Wilson e Ricardo Zonta. Na última volta, Thiago Camilo apelou para a reza: ao passar a linha de chegada, o piloto fez três sinais da cruz.

E a "mandinga" deu sorte. A vitória ficou com o piloto do carro número 21 da RCM Motorsport. Um resultado contrastante com a temporada 2010 do paulista. Enquanto no ano passado, ele não conquistou nenhuma vitória, em 2011 Thiago já começa com um excelente resultado logo na abertura do campeonato.


Confira o resultado final da etapa de Curitiba
1 - Thiago Camilo
2 - Max Wilson
3 - Ricardo Zonta

4 - Átila Abreu
5 - Luciano Burti
6 - Popó Bueno
7 - Julio Campos
8 - David Muffato
9 - Duda Pamplona
10 - Giuliano Losacco
11 - Cacá Bueno
12 - Felipe Maluhy
13 - Eduardo Leite
14 - Marcos Gomes
15 - Daniel Serra
16 - Rodrigo Sperafico
17 - Cláudio Ricci
18 - Diego Nunes
19 - Alceu Feldmann
20 - Denis Navarro
21 - Tuka Rocha
22 - Rodrigo Navarro
23 - Allam Khodair
24 - Willian Starostik
25 - Alan Hellmeister
26 - Valdeno Brito
27 - Ricardo Mauricio
28 - Betinho Valerio
29 - Lico Kaesemodel
30 - Nonô Figueiredo
31 - Xandinho Negrão

Visitem o site do ZONTA www.ricardozonta.com.br

Mama Nenê no Parque Barigui

O programa Mama Nenê, de incentivo ao aleitamento materno nas creches, completará quatro anos na segunda-feira (21).
Na imagem, Kassyane Fernandes, de 26 anos. Curitiba, 29/10/2010
Foto:Valdecir Galor/SMCS
O programa Mama Nenê, de incentivo ao aleitamento materno nas creches, completará quatro anos na segunda-feira (21), às 8h30, no Salão de Atos do Parque Barigui. Desde que foi criado, o programa beneficiou 1312 bebês matriculados em 155 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e em 48 Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados.
Na cerimônia, 31 CMEIs receberão o certificado pela efetivação do programa em suas unidades e serão ofertadas 540 vagas para cursos de capacitação de profissionais da educação que trabalham nas creches.
A cerimônia terá ainda a entrega de 100 soluções para educação infantil KidSmart, da IBM. Os equipamentos, espécies de móveis que parecem brinquedos e possuem um computador acoplado, serão usados em 98 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Incentivo - O Mama Nenê é uma parceria das secretarias municipais da Educação e da Saúde. No programa, as mães contam com salas reservadas, com poltronas confortáveis, para poder amamentar ou retirar o leite para deixar armazenado no lactário. O leite será oferecido posteriormente em copinhos aos bebês pelas educadoras.
Para receber as mães nas creches, incentivar a amamentação ou administrar o leite armazenado, a Prefeitura capacita os profissionais. Em quatro anos, o programa já qualificou 266 lactaristas e 3.310 educadores, professores, diretores e pedagogos de CMEIs e de creches conveniadas. O treinamento é contínuo. Também foram distribuídos 21.214 folderes explicativos e 1.100 cartazes sobre o programa.
"O programa é fundamental, é uma sequência às recomendações do pediatra para garantir a saúde da criança. Ao ser amamentada, ela estabelece um vínculo muito forte com a mãe", disse a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça.
O Mama Nenê soma-se a outras ações da Prefeitura para reduzir ainda mais o coeficiente de mortalidade infantil, como o programa Mãe Curitibana. "Crianças amamentadas até os seis meses exclusivamente com leite materno estão imunizadas e têm a garantia de desenvolvimento saudável. Se a amamentação continuar até o primeiro ano de vida, muito melhor", disse Ida.
Fonte: PMC

sábado, 19 de março de 2011

Shogun: a trajetória de um campeão

Quando o curitibano Maurício "Shogun" Rua subiu nos ringues do Meca World Vale Tudo, no Rio de Janeiro, para enfrentar o assustador Evangelista Cyborg, em 2003, a maioria dos espectadores duvidou que ele pudesse vencer. O jovem de apenas 22 anos não se abalou, e mostrando técnica apurada no chão e em pé, nocauteou seu adversário num combate eletrizante.
Meses depois, ainda sob a sombra do irmão Murilo Ninja e do colega de academia, o então campeão Wanderlei Silva, Maurício estreava no evento japonês Pride, ainda visto com reservas pelos fãs do MMA. Após quatro nocautes, o discreto curitibano foi escalado para participar do Pride GP, em 2005, estreando contra ninguém menos que Quinton Rampage Jackson, estrela mundial do esporte. Seria uma presa fácil para o americano, imaginava a maioria dos fãs. Shogun venceu com um nocaute fulminante, em menos de cinco minutos de combate. Teria sido uma noite de sorte do brasileiro, ou uma luta sem inspiração de Rampage, muitos cravaram. Maurício não teria bala para bater Rogério Minotouro, irmão gêmeo da lenda Rodrigo Minotauro e destaque da academia Brazilian Top Team, maior rival da curitibana Chute Boxe. O baiano, com seu boxe de nível olímpico e seu jiu-jitsu com a chancela da equipe carioca, vinha de oito vitórias consecutivas, incluindo adversários renomados como Dan Henderson, Alistair Overeem e Kazushi Sakuraba. Mas, em uma luta épica, Shogun venceu por decisão, sendo superior na luta em suas três dimensões: trocação, wrestling e solo.
Veio, então, a noite da final do Grand Prix, quando todas as atenções estavam voltadas para o tão esperado embate entre o carioca Ricardo Arona e Wanderlei Silva, numa das semi-finais. Poucos se atentavam para o jovem de 24 anos que enfrentaria, na outra semi-final, Alistair Overeem, holandês com um muay thai de primeira linha. Contrariando todas as previsões, Shogun nocauteou Overeem no primeiro round, classificando-se para a final contra Arona, que havia vencido a outra semi-final minutos antes. Àquela altura, Ricardo Arona havia conquistado um feito incrível: batera Wanderlei Silva, invicto há mais de cinco anos na categoria até 93kg. O carioca adquiria o status de imbatível, e não seria o jovem curitibano que estragaria sua festa. Pois, novamente, Maurício Shogun entrou no ring incrivelmente calmo e, com leveza e naturalidade, liquidou Arona em menos de três minutos.
O mundo, pela primeira vez, passava a dar o devido respeito a Shogun. A promessa do esporte precisou conquistar um cinturão do Pride para ser visto como um lutador no topo da categoria. E, após novas consistentes vitórias no evento japonês, o curitibano desembarcou no UFC em 2007. Recuperando-se de contusão, estreou com uma performance irregular e foi derrotado por Forrest Griffin. Precisou enfrentar cirurgias com uma longa e difícil recuperação. Shogun retornaria ao octógono em 2009, com vitória sobre o americano Mark Coleman, numa atuação que ainda não convencia a audiência de que havia recuperado sua melhor forma. Talvez por isso, Maurício voltou a ser considerado azarão quando enfrentou, ainda em 2009, o ex-campeão dos meio-pesados do UFC, Chuck Liddell, lutador de mma mais famoso de todos os tempos nos EUA. Mesmo assim, bastou um round para que o brasileiro mandasse o americano à lona, em um nocaute impressionante.
A vitória sobre Liddell garantiu a Shogun a chance de disputar o cinturão da categoria, no mesmo ano, contra o carateca e compatriota Lyoto Machida, invicto na sua carreira de quinze lutas. O mundo do esporte voltou a menosprezar o curitibano. As casas de apostas pagavam mais de quatro vezes o valor da aposta para a vitória do desafiante, enquanto a aposta em Machida pagaria 1.2. A mídia internacional era praticamente unânime em apontar que o cinturão continuaria com o campeão. Com uma estratégia apurada, Shogun fez uma luta excelente, porém não o suficiente para convencer os jurados, que apontaram a vitória de Lyoto em três dos cinco rounds. A imprensa especializada, por sua vez, foi veemente em apontar o equívoco na decisão oficial, reconhecendo a superioridade de Shogun no combate. A mesma opinião foi apresentada por Dana White, Presidente do UFC, que assegurou uma revanche imediata para tirar as dúvidas sobre quem merecia ser o campeão.
Teria a performance na primeira disputa de cinturão sido suficiente para afastar a desconfiança geral sobre o potencial de Shogun? Ainda não. Na revanche, as casas de apostas ainda apontavam o favoritismo de Machida, assim como a maioria da imprensa esportiva. A opinião geral era de que o carateca, desta feita, já saberia qual a estratégia de Maurício, e conseguiria anulá-la para manter o cinturão. Na nova luta, em maio de 2010, Shogun então não deixou qualquer dúvida: mandou o campeão à lona no primeiro round, para tomar o cinturão dos meio-pesados do Pride.
Ao analisar esta tragetória, não será espantoso para o leitor saber que logo em sua primeira defesa de cinturão, o campeão Shogun seja considerado o azarão. O curitibano enfrentará a revelação Jon Jones, americano de 23 anos que vem encantando o público com um wrestling muito eficiente e nocautes fulminantes. Público, imprensa e casas de apostas veem em Jones um lutador mais completo, com mais vigor e técnica, pouco importando que seu cartel de vitórias não contenha nenhum adversário de peso.
A desconfiança não abala Maurício Shogun. Ele sabe que parte do prestígio que se dá a Jones atualmente é fruto do que ele próprio, Shogun, conquistou, ensinando o mundo a respeitar lutadores jovens. Hoje, detentor de um dos cartéis mais consistentes em toda a história do mma, o brasileiro está focado em apenas uma coisa: lutar, mostrar novamente seu potencial, e manter o cinturão do UFC em solo brasileiro. Se passarão finalmente a lhe dar o reconhecimento definitivo com mais uma vitória, pouco importa. Maurício Shogun tem o respeito e a torcida dos brasileiros e de grande parte do mundo das lutas, que acreditam e sempre acreditarão neste que é indiscutivelmente um dos maiores lutadores da história do esporte.
Chegou a hora! Mauricio Shogun defenderá seu título dos meio-pesados do UFC esta noite, em Newark (EUA), contra Jon Jones, no UFC 128.

A pesagem oficial aconteceu nesta sexta-feira e todos os lutadores bateram o peso. Apesar de o clima não ficar tenso na hora da tradicional encarada, Shogun deixou claro seu descontentamento com Jones ao ser perguntado sobre o que acha de o desafiante já dar autógrafos assinando como campeão.

“Encaro isso como um desrespeito e amanhã (hoje) nós vamos ver quem é o melhor”, disse Shogun, “Com certeza ele é um grande lutador, mas este cinturão é meu e continuará sendo meu”.

O UFC 128 contará ainda com a presença de mais cinco brasileiros: Raphael Assunção, Ricardo Cachorrão, Gleison Tibau, Edson Junior e Luis Banha.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia Mundial da Água terá evento em Curitiba

Lixo acumulado nas águas do Rio Iguaçu, em Curitiba. Gestão integrada dos municípios é importante para reverter esse quadro

Comemoração acontece na próxima terça (22/03) no Parque Barigui, com a participação de autoridades pela manhã e o terceiro Fórum Águas do Amanhã à tarde. As inscrições estão abertas
Com o tema “Água para as cidades: responder ao desafio urbano” acontece no próximo dia 22 de março, em Curitiba, um grande evento em comemoração ao Dia Mundial da Água. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Eco-92, a data tem o objetivo de chamar a atenção de todos para a necessidade de conservação dos recursos hídricos.
Na capital paranaense, o evento será realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, a partir das 8h30 da manhã. Quem quiser participar, deve se inscrever através do site http://www.diamundialdaagua.net/ até a próxima segunda, dia 21/03. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Veja no final do texto a programação completa.
Na parte da manhã, várias autoridades vão discursar, entre elas o ministro das Cidades, Mário Negromonte, o governador do Paraná, Beto Richa, e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. Na ocasião, será apresentado ao ministro a Carta de Princípios Cooperativos pela Água na Região Metropolitana de Curitiba. Trata-se de um documento assinado por vários municípios da RMC comprometendo-se a integrar a gestão dos recursos hídricos com a gestão territorial e colaborar com as ações estruturais previstas no Plano Diretor de Drenagem para a bacia do Alto Iguaçu, entre outras medidas.
Em resumo, a intenção é que as cidades trabalhem em conjunto para resolver problemas relacionados à qualidade da água e aos alagamentos frequentes. Em contrapartida, os prefeitos querem abocanhar uma fatia dos R$ 11 bilhões que o governo federal deve destinar em 2011 para ações de saneamento ambiental. “Vamos sediar um evento de grande alcance para incentivar as boas práticas de conservação dos recursos hídricos em toda a RMC, que é constituída por vinte e seis municípios e tem uma população de mais de três milhões de habitantes, apresentando áreas de fragilidade ambiental (mananciais) com ocupação inadequada, pondo em risco a sustentabilidade, sobretudo a qualidade dos recursos hídricos”, explica José Roberto Borghetti, secretário municipal para Assuntos Metropolitanos de Curitiba.
Fórum
Aproveitando o embalo do Dia Mundial da Água, na parte da tarde, no mesmo Salão de Atos, acontece o terceiro Fórum Águas do Amanhã, que vai reunir representantes da sociedade civil (ONGs, associações comunitárias, líderes comunitários, universidades, entre outros) para debater a preservação ambiental na bacia do Alto Iguaçu.
Além de palestras, o evento – promovido pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) – visa estimular o debate entre a comunidade local, diagnosticando problemas e propondo soluções para a conservação de rios e mananciais na região metropolitana de Curitiba.
Para participar do Dia Mundial da Água – inclusive do Fórum Águas do Amanhã –, basta fazer a inscrição no site www.diamundialdaagua.net ou então mandar um e-mail para aguas@grpcom.com.br. Lembrando que as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até a próxima segunda, dia 21/03. Mais informações: (41) 3350-3629.


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR (sujeita a alterações)DIA MUNDIAL DA AGUA 2011
8h00 - Credenciamento e Café de Boas-Vindas
Apresentação Coral da Sanepar
8h30 - Retrospectiva Dia Mundial da Água
Projeto Águas do Amanhã – Mariano Lemanski (Presidente do Instituto GRPCOM)
8h40 - Composição da Mesa e Abertura
Governos Federal, Estadual e Municipal.
09h00 - Revitalização de Bacias Hidrográficas e manejo de águas pluviais
Mário Sílvio Mendes Negromonte – Ministro das Cidades
09h35 - Agua e Planejamento Urbano em Região Metropolitana
Joaquim Gondim – Superintendente da Agência Nacional das Águas
10h00 - Instalação do Fórum Paranaense de Bacias Hidrográficas -
Jonel N. Iurk – Secretário Estadual de Meio Ambiente
10h15 - Posse do Conselho Estadual de Recursos Hídricos
Jonel N. Iurk – Secretário Estadual de Meio Ambiente
10h30 - Lançamento do Livro com 60 Redações finalistas:
1° Concurso Sanepar de Redações
“Mananciais: Cuidado de Hoje, Garantia de Água para Amanhã”
Secretaria de Estado de Educação/Sanepar
10h45 - Mobilização pelas Águas – Curitiba e Região Metropolitana
Luciano Ducci – Prefeito da Cidade de Curitiba
Fernando Ghignone – Presidente da Sanepar
. Proposta de revitalização das Bacias do rio Uvu e Belém.
. Pacto para revitalização das Bacias Hidrográficas e manejo das águas pluviais na Região Metropolitana de Curitiba.
11h45 - Atividade externa – Parque Barigüi – Lançamento oficial de revitalização das Bacias dos Rios Uvu e Belém (trecho das nascentes ate o Parque São Lourenço)
12h30 - Almoço livre


III Fórum Águas do Amanhã - Sociedade Civil
Objetivo: discutir o papel das ONGs, Canais de Comunicação e Entidades Educacionais e suas responsabilidades na utilização e conservação dos recursos hídricos, e definir os compromissos da Sociedade para melhoria da qualidade de vida.

13h45 - Abertura: Milena Seabra – Diretora de Marketing Corporativo do GRPCOM
13h50 - A Gestão Territorial dos Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba
Rui Hara – COMEC
14h05 - A Copel e os cuidados com as águas no Paraná
Luiz Augusto Marques Ludwig - Superintendência Técnica Socioambiental - Copel
14h20 - Instrumentos legais para a população exercer seus direitos na preservação dos recursos hídricos.
Ministério Público do Paraná
14h35 - A importância dos vereadores em defesa das águas nas cidades
Bento Batista da Silva – UVB
14h50 - Espaço reservado para a apresentação de associações comunitárias locais: seus projetos, ações e desafios em relação à preservação ambiental.
15h05 - SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e Fundação Boticário
15h20 - Comunicação: Compromisso de conscientizar a sociedade para a preservação dos Recursos Hídricos. Fundação Roberto Marinho
15h50 - Gestão Integrada e Participativa da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Everton Luiz da Costa Souza – Instituto das Águas do Paraná
16h05 - Debate: Como as ONGs, sistema de ensino, setor privado, poder público e a imprensa podem unir esforços para aumentar o nível de conscientização da sociedade em relação aos problemas ambientais, com ênfase na situação do Alto Iguaçu. (moderação UFPR – Prof. Antônio Ostrensky)
17h30 - Café de Encerramento
Fonte: Projeto Águas do Amanhã www.aguasdoamanha.com.br

GARAGE SALE DA REFINARIA DIA 26 DE MARÇO

A Refinaria ilimitada, parceira dos AMIGOS DO PARQUE BARIGUI, promove a 6a. versão do “Garage Sale”. Acontecerá no próximo dia 26 de março, na sede da Refinaria ilimitada e na rua em frente, a Guido Straube, na Vila Izabel. O evento é uma espécie de bazar de coisas usadas que surgiu em 2007 com o intuito de liberar o espaço da agência, que estava abarrotada de materiais, móveis e utensílios diversos. Quando a ideia apareceu, na mesma hora os colaboradores definiram levar as suas coisas pessoais, novas ou usadas, para o local, daí surgindo o nome “Garage Sale”, uma autêntica referência às vendas de garagem que são uma prática muito comum nos Estados Unidos.

Diferente dos bazares que acontecem semanalmente na cidade, o “Garage Sale” permite maior liberdade nas negociações, exposição de produtos e na sua concepção. A entrada é solidária, os espaços concorridíssimos, e o resultado é o principal objetivo: gerar um momento de solidariedade para algumas Instituições de apoio às crianças e aos idosos.

Todos participam e colaboram: da organização aos expositores, dos artistas ao público visitante, ninguém é remunerado. São parcerias entre as pessoas, empresas e comunidade para viabilizar um evento solidário.

Nesta edição o evento contará com Tendas na rua Guido Straube para comportar todas as atividades. Algumas das atividades previstas: Feijoada Solidária, promovida nos Restaurante Cotidiano e na Sanduicheria República, check up animal com veterinários, Oficina de reciclagem com o artista João do Lixo, show acústico, apoio da Rádio Mundo Livre FM, dezenas de expositores e centenas de itens a venda, ou para permuta/doação. Festa Solidária no Era só o q FLTV, entrada solidária com 01 kg de alimento ou agasalho em bom estado. A cada entrada, a Todeschini Alimentos doa 01 kg de alimento extra. O evento acontece das 10h as 20h do dia 26 de março. O objetivo desta edição é chegar em 2 toneladas de alimentos arrecadados. O espaço para a sua marca e seu produto participar está aberto.

Participe!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Como se alimentar durante o Carnaval para garantir energia e evitar a desidratação


Dicas de cardápio e tipos de comida para não ficar cansado no meio do feriadão

Quem gosta de pular o Carnaval deve se preparar para enfrentar a maratona da folia: os quatro dias seguidos de festa significam intensa atividade física e suor em excesso. Para curtir o feriadão sem ficar exausto ou desidratado é preciso cuidar da alimentação.

— Como os atletas que participam de maratonas, os foliões também precisam de uma alimentação especial durante a festa, principalmente aqueles que vão participar dos desfiles das escolas de samba ou os que vão atrás dos trios elétricos — diz a nutricionista do Vigilantes do Peso, Sônia Almeida.

Além da transpiração, que nos faz perder água, a ingestão de bebidas alcoólicas acaba funcionando como desidratante pelo efeito diurético.
Veja as dicas do Vigilantes do Peso para uma alimentação equilibrada, sem excessos, que garanta energia para aproveitar a folia:

Antes do carnaval: O ideal é começar a se preparar uma semana antes, evitando no cardápio alimentos muito gordurosos, como frituras, pratos típicos como caldo de mocotó ou feijoada. Priorize pratos leves, como saladas e grelhados de carnes magras e frutas.

Durante o carnaval: Os carboidratos têm função importante no cardápio dos foliões por reporem a energia. Os sanduíches, portanto, são bem-vindos, se forem de pães integrais, frios e queijos light. Evite molhos gordurosos, como a maionese. Complete o sanduíche com folhas e legumes como o pepino e o tomate ou se preferir frutas, como maçã, pêra, abacaxi e mamão.

Para evitar a desidratação, beba bastante água pura, água com sabor e água de coco. Evite refrigerantes mesmo sendo zero ou light, pois eles não matam a sede.

E pular... só o carnaval! Nada de pular as refeições! Alimente-se de três em três horas, nem que seja pequenos lanches saudáveis.

Para quem vai desfilar em escola de samba (ou em várias escolas de samba):
A hidratação nos intervalos dos desfiles deve ser feita com isotônicos, água de coco, sucos de frutas. Levar barras de cereal ou frutas é uma boa dica porque ajudam a manter o pique. No dia seguinte ao desfile, a reposição hídrica é importante. O café da manhã deve ser à base de frutas frescas, iogurte e torradas com mel e ricota. Aproveite o dia para dormir e recuperar as energias.

Comendo na rua:
Tapioca recheada: prefira com queijo branco e canela ou com ervas frescas.
Sanduíches: sempre com pão integral, queijo e frios.
Cachorro quente: somente se for de salsicha de ave, acompanhado de milho, ervilha, tomate sem molho de maionese.
Pipoca: na hora da fome é uma boa pedida, mas sem nada adicional.
Sorvetes: picolé de frutas.

Dieta equilibrada durante o Carnaval pode evitar desidratação e problemas intestinais

O Carnaval, tradicionalmente regado a muita bebida alcoólica, marchinhas, frevos e sambas, em meio a confetes e serpentinas, é esperado com ansiedade por todos: os que pulam e os que aproveitam o feriado para descansar. Aos foliões, além de muito juízo e disposição, cabe tomar cuidado com o que vão comer. O excesso de exercício físico somado à alimentação desregrada e ao álcool pode resultar em desmaios, desidratação e infecções intestinais.

A nutricionista Sônia Almeida lembra que manter a disciplina alimentar é importante.

— Não é porque o feriado é prolongado que a rotina alimentar balanceada deve ser abandonada. Deve-se fazer pelo menos três refeições completas ao dia: o café da manhã, o almoço e um lanche.

De acordo com a nutricionista Carina Tafas, para garantir os quatro dias de carnaval com muita folia, deve-se preferir alimentos que ajudem a manter a resistência, sem pesar no estômago, como os frescos (frutas, legumes e verduras), e manter a regularidade de intervalos de três horas entre as refeições.

Segundo a nutricionista, a dica para o que vão festejar o carnaval é comer carboidratos integrais, que dão energia para pular e dançar, e fugir das carnes gordas e frituras, que têm digestão lenta e acabam causando sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo. Os carboidratos também ajudam a diminuir os efeitos do álcool.

Como, durante a folia, se passa muito tempo na rua, é importante prestar atenção no que vai comer para fugir de intoxicações alimentares.

— Deve-se evitar os produtos de origem animal (carnes mal assadas, embutidos, maionese, etc.) e à base de leite (requeijão cremoso, molhos brancos, purês), além de prestar atenção na qualidade dos alimentos comercializados — aconselha Carina.

A nutricionista Sônia Almeida dá a dica para não sair da dieta.
— Na hora do sufoco, faça escolhas inteligentes: opte por suco de frutas feitos na hora, barras de cereais com granola, picolés de fruta, espigas de milho cozido, que podem segurar a fome.

Ela recomenda ainda levar seu kit lanche:
— Fruta, barra de cereal e polenguinhos cabem em qualquer bolsa.
Nas cinzas
Depois da folia, é hora de relaxar e dar uma folga para o corpo. A palavra de ordem é hidratação.
— Muita água, água de coco e suco de frutas naturais são essenciais para a recuperação da ressaca. Além disso, as folhas verdes escuras ajudam na desintoxicação, por conta da quantidade de clorofila. Portanto, sucos que misturam folhas e frutas, ajudam a repor os nutrientes perdidos — lembra Carina.

A dica de Sônia é abusar dos alimentos naturais, frescos e sem gordura e beber bastante água de coco, suco de açaí ou de frutas naturais.

Fonte: Clic RBS
Foto: Ricardo Chaves

quinta-feira, 3 de março de 2011

WTCC e Stock Car no calendário de Curitiba em março

A programação do carnaval, atrações esportivas, o maior encontro das artes cênicas do Brasil e a festa de 318 anos da cidade estão no calendário de eventos de março. O maior destaque vem do automobilismo. A etapa inicial da temporada 2011 da Stock Car será disputada no mesmo fim de semana do WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo. Os dois eventos serão no dia 20 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba.

A Stock Car é a maior categoria do automobilismo nacional. O WTCC, depois da Fórmula 1, é o mais importante evento mundial do automobilismo. Para a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, os campeonatos são "vitrines" mundiais e servem para que Curitiba mostre sua capacidade de receber grandes eventos.

“São espetáculos que geram postos de trabalho, fazem com que a ocupação da rede hoteleira aumente, movimentam a economia e reforçam positivamente a imagem", afirma Juliana.

Mais atrações - Março começará com as atrações do carnaval. O desfile de blocos e das escolas de samba na avenida Cândido de Abreu, está marcado para sábado, 5 de março, a partir das 18h30, com entrada gratuita.

O feriadão também terá o festival Psycho Carnival, com shows de bandas nacionais e internacional de psychobilly, rockabilly e suf music. Nesta edição, o festival será realizado de 4 a 7 de março e o público esperado é de 12 mil pessoas.

“Oferecer uma programação alternativa, que foge do lugar-comum, é uma boa tática de geração de fluxo turístico na cidade, uma vez que o perfil dos visitantes está cada vez mais diversificado. Os turistas atuais procuram vivenciar novas experiências, além de conhecer novos atrativos”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

Outra atração do mês é a comemoração dos 318 anos de Curitiba. No dia 27, a festa será no Parque Barigui, com bolo gigante de aniversário. Também haverá programação com música e brincadeiras nas administrações regionais da cidade.

O mês terminará com a programação da 20ª edição do Festival de Curitiba, de 29 de março a 10 de abril, com a participação de companhias teatrais do Brasil e do exterior. “O festival tem mostrado ser um evento importante para movimentar a economia da cidade”, afirma Juliana.

EM MARÇO

De 4 a 7 Festival Psycho Carnival 2011 Local: diversos Site: http://www.psychocarnival.com.br/

Dia 5 Desfile de blocos e das escolas de samba Local: Avenida Cândido de Abreu Site: http://www.fccdigital.com.br/

Dias 7 e 8 Baile de carnaval Local: Rua da Cidadania Bairro Novo Horário: crianças das 15h às 19h, adultos das 20h às 24h. Site: http://www.fccdigital.com.br/ Entrada gratuita

Dia 13 10ª Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Local: largada e chegada Colégio Positivo Jardim Ambiental Site: http://www.procorrer.org.br/

De 11 a 13 Exposição de Orquídeas Local: Clube Duque de Caxias (rua Costa Rica, 1173) TeleFone: (41) 3256 7033

Dia 15 e 16 1º Fórum Nacional de Gestão Hoteleira Para Proprietários e Gerentes Gerais de Meios de Hospedagem Local: Deville Rayon Site: http://www.hoteliernews.com.br/

De 16 a 18 2º Simpósio Paranaense de Seguros Local: Espaço Torres - Rua Pergentina Silva Soares,111 - Jardim Botânico - Site: http://www.sincor-pr.org.br/

De 16 a 20 Feira do Empreendedor 2011 Local: Expo Unimed Site: www.sebraepr.com.br/feira

De 18 a 20 Conferência Estadual Espírita Local: Expotrade Convention Center Site: http://www.feparana.com.br/

Dia 20 WTCC - Campeonato Mundial de Carros de Turismo Local: Autódromo Internacional de Curitiba Site: http://www.autodromodecuritiba.com.br/

Dia 20 Stock Car Local: Autódromo Internacional de Curitiba Site: http://www.autodromodecuritiba.com.br/

Dia 20 Passeio Ciclístico do Aniversário de Curitiba 318 anos Local: ruas da cidade Site: http://www.curitiba.pr.gov.br/

Dia 27 Campeonato Internacional de Rally (IRC) - 318 ANOS Local: Autódromo Internacional de Curitiba Site: http://www.autodromodecuritiba.com.br/ e http://www.rallydecuritiba.com.br/

Dias 26 e 27 1ª Etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada Local: Autódromo Internacional de Curitiba Site: http://www.autodromodecuritiba.com.br/

Dias 26 e 27 Comemoração pelo Aniversário de Curitiba 318 Anos Local: Regional Boa Vista - Parque Bacacheri; Regional Boqueirão - Rua da Cidadania do Carmo; Regional Cajuru - Parque dos Peladeiros; Regional Portão - Rua da Cidadania da Fazendinha; Regional de Santa Felicidade - Rua da Cidadania de Santa Felicidade Entrada franca

Dia 27 Bolo de Aniversário de Curitiba 318 Anos Local: Parque Barigüi

De 29 de março a 10 de abril Festival de Curitiba Local: diversos Site: http://www.festivaldecuritiba.com.br/ A programação completa de março por ser vista no site http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/.

Fonte: PMC