

Os fogos são responsáveis por acidentes dos mais variados tipos, principalmente com cães. Natal, Ano Novo, Copa do Mundo, finais de campeonatos de futebol são ocasiões em que mais animais se perdem de seus donos.
Os animais se assustam facilmente com os barulhos dos fogos e rojões. O pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino. Muitos animais podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões e ter diversos problemas que podem os levar à morte.
Para evitar tudo isso, garanta condições mínimas de segurança e evite ambientes conturbados e barulhentos. Tranqüilize seu bichinho, transmitindo a sensação de que tudo está bem e sob controle.
Lembre-se que, se o seu bichinho conseguir fugir, por desespero, ele irá correr por vários e vários quilômetros. É MUITO IMPORTANTE deixar o animal com uma coleira com um telefone de contato. Se alguém conseguir resgatar seu bichinho, você poderá ser contatado. Utilize uma plaqueta de metal ou de plástico, com uma escrita que não saia se molhar. Etiquetas de papel escritas à caneta além de rasgar com facilidade ficam ilegíveis quando molhadas.
Recomendações:
Acomode os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e se possível um radio ligado com música.
Fechar portas e janelas para evitar fugas e acidentes fatais.
Para abafar o som, coloque cobertores pesados ou mesmo um colchão tampando a janela. Pode forrar o chão com cobertor e cobrir o bichinho com um edredom.
Forneça alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo).
Procure um veterinário para sedar os animais no caso de não poder colocá-los para dentro de casa. Animais acorrentados acabam se enforcando em função do pânico.
Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos.
Observações:
Cães - Não deixe muitos cães juntos, pois, excitados pelo barulho, brigam até a morte. Tente deixá-los em quartos separados. Antes da queima de fogos, leve seu animal para perto da tv ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.
Gatos - Escolha um quarto da casa que tenha uma cama e um armário e prepare para ser o quarto dos gatos no revellion. Feche os gatos neste quarto a partir dos primeiros rojões e deixe-os lá. Deixá-los soltos aumenta o medo, a correria e o desespero, e eles acabam se enfiando em lugares como embaixo da máquina de lavar e da geladeira; Para quem mora em casa, com gatos que tem acesso à rua, recolha os gatos antes do pôr-do-sol e feche-os da mesma maneira. Na rua é mais perigoso, pois, quando se assustarem, podem se perder. Além disso, podem ser alvo de maus-tratos.
Forme toquinhas para o gato se esconder, pode ser colocando cobertores ou edredon dentro dos armários, embaixo e em cima da cama. Água, comida e caixinha de areia devem ficar distribuídos estrategicamente pelo quarto, sempre encostados na parede, para que não sejam derrubados. Retire qualquer coisa que possa ser derrubada, quebrada ou derramada.
Aves - Cubra as gaiolas de pássaros e cheque cercados de cabras, galinhas etc.
Fonte: http://www.pea.org.br/cuidados/fogos.htm
MUITO IMPORTANTE!!! ANIMAIS X FOGOS – informações e dicas importantes para o fim de ano!
Este outro artigo interessante traz dicas importantes e informações sobre os efeitos que os fogos de artifícios podem causar nos seus animais de estimação. O artigo também dá uma receita natural a base de florais para tournar o fim de ano do seu animal mais feliz para ele também!
OS ANIMAIS SE ASSUSTAM MUITO COM O BARULHO DE FOGOS E ROJÕES POIS SUA AUDIÇÃO É MUITO MAIS SENSÍVEL QUE A NOSSA. CÃES TENDEM A FUGIR DO BARULHO E CORREM DESORIENTADOS E SEM DESTINO.
PODEM OCORRER:
FUGAS – correm sem destino certo e ficam perdidos; podem ser atropelados e/ou provocar acidentes.
ACIDENTES – enforcam-se na própria coleira quando não conseguem rompê-la para fugir; atiram-se de janelas; batem a cabeça contra paredes ou grades.
GRAVES FERIMENTOS – quando tentam saltar muros e portões.
TRAUMAS – mudanças de comportamento – tornam-se agressivos ou passam a se assustar à toa.
CONVULSÕES - alguns cães têm ou passam a ter ataques epileptiformes.
* Nos animais da fauna silvestre pode ocorrer alteração do ciclo reprodutor e morte.
CUIDADOS COM CÃES:
1- Coloque algodão nos ouvidos – para diminuir a sensibilidade auditiva.
2- Acomode os cães dentro de casa em lugar onde possam se sentir em segurança.
3- Feche portas e janelas para evitar fugas e acidentes.
4- Ligue o rádio e a TV e aumente o volume próximo ao momento dos fogos.
5- Dê alimentos leves – distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar.
6- Não deixe o cão acorrentado pois pode se enforcar em função do pânico.
7- Não deixe muitos cães juntos porque podem brigar. (Se brigarem, não grite! Faça um barulho forte batendo tampas de panela para mudar o foco da atenção dos cães.)
Caso não possa colocar os cães dentro de casa, procure um veterinário para sedá-los.
*GATOS: mantenha-os dentro de casa e sem acesso à rua.
I M P O R T A N T E ! COLOQUE UMA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO NA COLEIRA DO SEU COMPANHEIRO CANINO, COM OS SEUS TELEFONES GRAVADOS NELA.
RECOMENDAÇÃO de FLORAIS PARA MEDO DE FOGOS
*COMECE A DAR ESTA FÓRMULA UMA SEMANA ANTES DAS FESTAS DE FIM DE ANO*
Fórmula de FLORAIS DE BACH (Recomendação Terapêutica de acordo com a NTSV-TH002)
1- RESCUE
2- ASPEN
3- CHERRY PLUM
4- MIMULUS
5- ROCK ROSE
6- WHITE CHESTNUT
(As 6 essências virão num só frasco que durará de
RECOMENDAÇÕES PARA USO (cães e gatos)
1 – Peça esta fórmula SEM CONSERVANTES numa Fármácia Homeopática ou de Manipulação. Para conservar, mantenha o frasco na geladeira.
2 – Coloque de 10 gotas no pote de água (independente do tamanho do pote).
3 – Repita o procedimento a cada troca de água (no mínimo 2 vezes ao dia) até o término do frasco.
4 – Dê 2 frascos consecutivos.
OBSERVAÇÕES:
- Florais não possuem componentes químicos e não têm contra-indicações.
- Outros animais podem tomar da mesma água.
- Caso o animal não possa tomar água no pote, dê 4 gotas diretamente na boca, 4 vezes ao dia.
* Florais tratam as emoções e não substituem o tratamento médico; consulte sempre um veterinário.
* Cães e Gatos – a cirurgia de castração é sempre indicada pois evita doenças, previne tumores e facilita do convívio com as pessoas e com outros animais.
Fonte: Deolinda Eleutério, Terapeuta Floral – CRT-SP 26715 FLORAIS DE BACH PARA ANIMAIS – GOTINHAS PARA AS EMOÇÕES RELAÇÃO DE FARMÁCIAS HOMEOPÁTICAS NO BRASIL
www.telelistas.net/1/38_br/218/330/99140/farmacias-homeopaticas.htm
A AMIGA DO PARQUE BARIGUI PAOLA CROSS uma cantora pop, nascida em Curitiba, cresceu ao som de muito rock clássico, baladas dos anos 80 e pop music. Fazia música por brincadeira, por paixão, embora tentasse se enquadrar em profissões mais ortodoxas. Formou-se em publicidade e passou a atuar na área do marketing. Mas o chamado da música era forte demais para ser ignorado. Então resolveu fazer o que faz de melhor: música.
Suas referências musicais começam com grandes estrelas do universo pop como Madonna e Michael Jackson; divas do calibre de Tina Turner e Mariah Carey - cantora que inspirou seu jeito de cantar - passando por música clássica, uma de suas paixões, pelo rock de Elvis Presley, dos Beatles, do Deep Purple e do AC/DC, pelo metal progressivo do Dream Theater e do Symphony X, até a admiração inesgotável pela agressividade de Janis Joplin e do vocalista do Aerosmith, Steven Tyler.
No entanto, sua música é altamente pop e de primeira qualidade. Batidas eletrônicas para figurar com Kesha, Britney Spears e Lady Gaga em qualquer pista de dança. Som com ritmos irresistíveis, com batidas fortes e riffs marcantes, trazidos do mais puro rock, que tem lugar cativo em seu hall de preferências. Paola pretende permeá-lo nas entrelinhas de todo o seu trabalho.
Sua música de lançamento, uma rock ballad intitulada Sweetest Sin, já dá o tom de romance-com-pegada que a artista espera imprimir em sua obra. O clip da música foi gravado em Londres e mostra a cantora andando pelos maiores símbolos da capital inglesa, como a Tower Bridge, o Big Ben e o London Eye. Já Bring It On, sua música de trabalho, trata-se de um pop eletrônico extremamente dançante, com pé fincado no rock. O videoclipe da nova música será lançada pela MTV americana.
Sim. A música é em inglês, mas ela também canta e compõe
Suas letras abordam temas do universo feminino, porém, seu propósito não é erguer a bandeira do feminismo propriamente; sua feminilidade vem da exploração do paganismo, do conceito de sagrado feminino, das religiões ancestrais e da mitologia, temas que a fascinam. Os mitos de várias épocas e origens estão salpicados em todo seu trabalho, influenciando desde o conceito estético dos clipes e figurinos, até seu comportamento, música e forma de pensar. Suas inspirações míticas não se limitam a febres contemporâneas.
Ela realmente se dedica aos assuntos de que gosta, como a fantasia, e vai a fundo às pesquisas. Adora a esfera do vampirismo – considerando o Drácula de Bram Stocker como um de seus livros e filmes preferidos –, os livros de Anne Rice e de Tolkien, as epopeias gregas, entre outros. Tem se divertido e aproveitado o entusiasmo em torno de temas fantásticos, lendo praticamente todas as séries atuais desse tipo. E, quando esteve em Londres, assistiu ao musical O Fantasma da Ópera.
Referência para ela é o que não falta. Sua sede de conhecimento faz com que nunca fique parada. Sempre se esquiva diante de rótulos e comparações. Ao tentar enquadrá-la num rótulo ou categoria, lá vai ela provar que não é somente ou exatamente aquilo.
Paola Cross tem muito que oferecer à música. Está determinada a trazer uma nova proposta para o Pop no Brasil. Foge ao estilo de cantoras que já fazem sucesso no país e, apesar das dificuldades de se aventurar em terreno desconhecido, não se rendeu a estilos musicais já consagrados nacionalmente para se dar bem. Bateu o pé e preferiu seguir com sua própria personalidade musical e cultural.
A beleza é desconcertante. Mas não pense que a cantora é somente sensualidade. Paola é aficionada pelos filmes de Quentin Tarantino e de Stanley Kubrick – Pulp Fiction e Laranja Mecânica em especial –, tem livros de Dostoiévski, Tostói e George Orwell na sua cabeceira e frequentemente cita Voltaire e Nietzsche em suas redes sociais.
Falando em internet, a curitibana possui mais de 4.000 seguidores em sua página no Facebook, sem contar seus dois perfis pessoais. Seu Twitter possui mais de 60.000 seguidores e seus vídeos no Youtube já acumularam juntos mais de meio milhão de acessos.
Admirada por marmanjos e mocinhas que já a veem como musa inspiradora, Paola promete performances vibrantes nos palcos, com figurinos fantásticos, muita dança e épicas batalhas de sedução com a plateia. Seus milhares de seguidores na internet pedem: que venha o álbum de estreia!
Contato:
www.facebook.com/paolacrossbr - www.twitter.com/paola_cross
Seu empresário é André Sanseverino - andre@paolacross.com - 55 44 99437626
Aproveitar o domingo para passear ou conhecer um dos parques da cidade é um programa que em Curitiba pode ser feito de ônibus com tranquilidade e gastando pouco. Basta escolher uma das muitas linhas que passam nos espaços de lazer servidas por ônibus convencionais ou troncais, de cor amarela; e expressos, de cor vermelha. A tarifa domingueira única, em ônibus urbanos de Curitiba custa R$ 1,00. Nos demais dias, a passagem custa R$ 2,50.
Os parques e bosques mais procurados para visitação e lazer são Tingui, Tanguá, Barreirinha, Barigui, São Lourenço, do Papa, Jardim Botânico, Zaninelli, onde fica a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Pedreira Paulo Leminski.
Confira quais as linhas que partem do centro da cidade e se dirigem a que parques, com detalhes do percurso até o ponto do desembarque recomendado:
• Parque São Lourenço – o acesso é pela rua Mateus Leme, esquina com a rua Professor Brandão – bairro São Lourenço.
Linhas convencionais:
• Abranches; Jardim Chaparral; Vila Suíça – partidas da face leste da praça Tiradentes (trecho entre a travessa Tobias de Macedo e a rua Prefeito Moreira Garcez, ao lado da Catedral. Percurso, até o parque, pela travessa Tobias de Macedo, ruas Alfredo Bufren, Presidente Faria, Heitor Stockler de França, avenida Cândido de Abreu e rua Senador Xavier da Silva. A partir dali, dobra à direita, na rua Mateus Leme, e segue em frente, até chegar ao parque, no cruzamento com as ruas Professor Brandão e João Gava, onde o passageiro deve desembarcar no ponto mais próximo.
• Bosque do Papa - acesso principal pela rua Mateus Leme, onde também está o Portal Polonês, na quadra entre a rua Deputado Mário de Barros e a rua Vieira dos Santos. Há também um acesso secundário para quem está na rua Marechal Hermes e chega ao parque atravessando a esplanada que abriga os diversos prédios que sediam diversas secretarias de Estado.
Linhas convencionais:
• Mateus Leme; Jardim Chaparral; Vila Suíça – – partidas da face leste da praça Tiradentes (trecho entre a travessa Tobias de Macedo e a rua Prefeito Moreira Garcez, ao lado da Catedral. Percurso, até o parque, pela travessa Tobias de Macedo, ruas Alfredo Bufren, Presidente Faria, Heitor Stockler de França, avenida Cândido de Abreu e rua Senador Xavier da Silva. A partir dali, dobra à direita, na rua Mateus Leme, e segue em frente, até chegar ao bosque, um pouco adiante do cruzamento com a rua Deputado Mário de Barros. O desembarque é no ponto a seguir.
Quem prefere ir ao parque usando as linhas que passam pela rua Marechal Hermes, deve, vindo do centro, desembarcar no ponto das duas linhas abaixo, defronte ao Museu Oscar Niemeyer e atravessar a esplanada das secretarias.
• Ahú – Los Angeles; Marechal Hermes / Santa Efigênia -
• Jardim Botânico Francisca Rischbieter – o acesso é pela avenida Prefeito Lothário Meissner, na esquina da rua Engenheiro Ostoja Roguski e a avenida Prefeito Maurício Fruet – bairro Jardim Botânico.
Linhas expressas:
• Centenário – Ruy Barbosa; Centenário – Campo Comprido – embarque na estação-tubo da praça Ruy Barbosa, à margem da rua Visconde de Nacar, no centro, nos ônibus expressos que seguem pela canaleta exclusiva, no sentido Centenário. Desembarque na estação-tubo Jardim Botânico
• Pinhais – Ruy Barbosa – o embarque é na estação-tubo que fica no meio da praça Ruy Barbosa, nos ônibus expressos que seguem ao município vizinho de Pinhais. Desembarque também no tubo Jardim Botânico.
Linhas convencionais:
• Palotinos – Sai da praça Ruy Barbosa, e circula pelas ruas Desembargador Westphalen, André de Barros, Nilo Cairo, avenida Senador Souza Naves, rua Fioravante Dalla Setella, avenidas São José e Huimberto de Alencar Castelo Branco, por onde chegam à rua Engenheiro Ostoja Roguski, onde o passageiro desembarca para chegar ao parque.
• Santa Bárbara; Petrópolis – Partem da praça Ruy Barbosa e, para chegar ao Jardim Botânico, segue pelas ruas Desembargador Westphalen, André de Barros, João Negrão, Brasílio Itiberê e avenida Prefeito Omar Sabbag, onde é feito o desembarque
•Solitude – Ônibus saem da praça Carlos Gomes e seguem pelas ruas João Negrão, Bras´lio Itiberê e avenida Prefeito Omar Sabbag.
• Alcides Munhoz – Jardim Botânico – No centro da cidade, passageiros que vão ao parque podem embarcar no ônibus, no sentido Jardim Botânico, em três pontos: ou rna rua Cruz Machado, ou na alameda Doutor Muricy (esquina com a rua XV de Novembro), ou no ponto que fica ao longo da rua José Loureiro.
• Parque Barigui
Linhas convencionais:
• São Braz – saídas da praça Tiradentes (face oeste – trecho entre ruas Cruz Machado e Cândido Lopes) – até o parque, seguem pela rua Cândido Lopes, alameda Doutor Carlos de Carvalho, ruas Brigadeiro Franco, Padre Agostinho e General Mário Tourinho.
• Bigorrilho – Saída da face oeste da praça Tiradentes, e tráfego pela rua Cândido Lopes, alameda Doutor Carlos de Carvalho, rua Visconde do Rio Branco, alameda Augusto Stellfeld, avenida Cândido Hartmann, alameda Júlia da Costa, ruas Euclides da Cunha, Doutor Álvaro Albuquerque, Pedro Nolasko Pizzatto, Edmundo Saporski, Doutor Carlos de Paula Soares, General Agostinho Pereira Alves e Pedro Nogarolli. O desembarque deve ser feito no retorno do ônibus à avenida Cândido Hartmann, de onde se avista o parque.
• Savóia – Também tem ponto inicial na face oeste da praça Tiradentes, e o roteiro até o parque inclui a rua Cândido Lopes, alameda Doutor Carlos de Carvalho, rua Visconde do io Branco, alameda Augusto Stellfeld, avenida Cândido Hartmann, alameda Júlia da Costa, rua Capítão Souza Franco, e retorno à avenida Cândido Hartmann, onde o passageiro desembarca ao avistar o parque.
• Parque Zaninelli (Universidade Livre do Meio Ambiente) - fica na rua Victor Benato, 210 – bairro Pilarzinho
Linhas convencionais:
• Jardim Kosmos – ônibus, no centro, saem da travessa Nestor de Castro, atrás da Catedral. Até o parque, seguem pelas ruas do Rosário, Duque de Caxias, Inácio Lustosa, Trajano Reis, Nilo Peçanha, Cláudio Manuel da Costa, Primeiro-Ministro Brochado da Rocha e Victor Benato, onde se dá o desembarque.
• Bracatinga; Primavera – ônibus, no centro, saem da travessa Nestor de Castro, atrás da Catedral. Até o parque, seguem pelas ruas do Rosário, Duque de Caxias, Inácio Lustosa, Trajano Reis, Nilo Peçanha, Lysímaco Ferreira da Costa, Teffé, avenida Desembargador Hugo Simas e rua Amauri Lange Silvério. É onde se encontra a entrada secundária do parque. A principal fica na rua Victor Benato.
• Parque Tingui – Linhas convencionais disponíveis:
• Vila Nori – saídas da travessa Nestor de Castro, atrás da Catedral. Trajeto até o acesso mais próximo ao parque, pelas ruas do Rosário, Duque de Caxias, Inácio Lustosa, Trajano Reis, Nilo Peçanha, Lysímaco Ferreira do Amaral, Teffé, Desembargador Hugo Simas, Raposo Tavares, Vinte e Cinco de Abril, Catharina de Mauro, Valdiva Pereira Lima, Eduardo Kalinoski, Marcília Vaz Carneiro e São Francisco Xavier, onde é o desembarque
• Fredolin Wolf – partida da travessa Nestor de Castro, com trajeto até o parque pelas alamedas Augusto Stellfeld e Cabral, rua dos Presbíteros, avenida Jaime Reis, avenida Manoel Ribas, além das ruas Coronel João Guilherme Guimarães, Jacarezinho, André Zanetti, Arthur Leinig, Antônio Grade, João Tschannerl, Gardênio Scorzato, São Domingos, Raposo Tavares, Vinte e Cinco de Abril, Catharina de Mauro, Valdiva Pereira Lima, Eduardo Kalinowski, Marcília Carneiro e São Francisco Xavier, onde fica o parque.
• Raposo Tavares – ponto inicial na travessa Nestor de Castro, com percurso, até o parque, pelas alamedas Augusto Stellfeld e Cabral, rua dos Presbíteros, avenidas Jaime Reis e Manoel Ribas, e ruas Coronel João Guilherme Guimarães, Myltho Anselmo da Silva, Jacarezinho, André Zanetti, Arthur Leinig, Antônio Grade, João Tschannerl, Gardênio Scorzato, São Domingos, Raposo Tavares, Graziele Wolf, com ponto para desembarque, para quem vai ao parque, na avenida Fredolin Wolf.
• Parque Tanguá –
Linha convencional:
• Nilo Peçanha - saída da travessa Nestor de Castro, nos fundos da Catedral. Percurso, até o acesso ao parque, pelas ruas do Rosário, Duque de Caxias, Inácio Lustosa, Trajano eis, Nilo Peçanha, Eugênio Flor, Oswaldo Maciel e Lory Lunardon, onde é o desembarque.
• Bosque Alemão – o acesso principal é pela rua Francisco Schaffer, no trecho entre as ruas Nicolo Paganini e Franz Schubert – bairro Vista Alegre
Linha convencional:
• Jardim Mercês – Guanabara – A linha é diametral, corta a cidade, e quem vai ao parque deve tomar os ônibus no sentido Jardim Mercês. Na área central, os pontos de embarque mais convenientes ficam na face norte da praça Ruy Barbosa (lado que dá acesso à rua Senador Alencar), avenida Marechal Floriano (entre as ruas Marechal Deodoro e XV de Novembro), e na travessa Nestor de Castro, fundos da Catedral.
Fonte: PMC
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), promoverá neste domingo (11), o 3º Passeio Ciclístico de Natal. Com a saída marcada para as 9h30, na Praça Nossa Senhora do Salete, no Centro Cívico, o passeio terá um percurso de nove quilômetros.
“Convidamos todos os curitibanos para participar desta grande festa, aproveitando o passeio para se divertir ao lado de amigos e familiares enquanto praticam atividades físicas e saudáveis”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia. A concentração será às 8h30, na Praça Nossa Senhora do Salete. A expectativa é que aproximadamente 5 mil pessoas participem do passeio, que tem chegada prevista as 10h30.
Para garantir a segurança dos ciclistas, funcionários da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude; equipes da Diretran e guardas municipais farão a escolta durante todo o percurso. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também acompanharão o passeio.
Os primeiros 300 ciclistas que chegarem na concentração receberão uma camiseta do evento e concorrerão a distribuição de brindes após a conclusão do percurso.
Confira abaixo o percurso do 3º Passeio Ciclístico de Natal:
Praça Nossa Senhora da Salete
Cândido de Abreu
Barão do Serro Azul
Augusto Stellfeld
Desembargador Motta
Silva Jardim
Mariano Torres
Luiz Leão
Heitor Stokler de França
Cândido de Abreu
Praça Nossa Senhora da Salete
Serviço:
Passeio Ciclístico de Natal
Data: 11/12
Concentração dos ciclistas: Praça Nossa Senhora da Salete – Centro Cívico
Horário: Concentração às 8h30; largada às 9h30
Avisos
As inscrições para os cursos da 30ª Oficina de Música de Curitiba, que acontece de 8 a 28 de janeiro de 2012, foram prorrogadas até o próximo dia 16 de dezembro. Alguns cursos já estão com as vagas preenchidas, mas ainda há opções que podem ser consultadas no site www.oficinademusica.org.br, onde os interessados encontram todas as informações sobre o evento.
Uma das marcas culturais da cidade, a Oficina de Música é promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), por meio da Fundação Cultural de Curitiba. Nesta edição histórica, quando completa três décadas de sucesso, a Oficina conta com o patrocínio da Petrobras e oferta 84 cursos, divididos entre as fases de Música Erudita e Antiga e Música Popular Brasileira, que também contempla os núcleos de Música Latino-americana e de Música e Tecnologia.
Os alunos podem escolher entre 31 cursos de música erudita, dez de música antiga e 41 da fase popular, além dos dois cursos de musicalização infantil e construção de instrumentos com material reciclável, que acontecerão nas Regionais da cidade. A taxa de inscrição varia de acordo com o número de cursos e a modalidade: R$ 100 (um curso), R$ 150 (dois cursos), R$ 180 (três ou mais cursos distribuídos nas duas fases), R$ 50 (minicursos), R$ 15 (Prática de Coro / adulto e infantil) e R$ 10 (cursos nas Regionais).
Os cursos serão ministrados por 99 professores de todo o Brasil e de 18 países convidados. São 27 mestres estrangeiros, vindos de Portugal, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Polônia, Eslovênia, Luxemburgo, Inglaterra, França, Itália, Rússia, África do Sul, Argentina, Chile, Uruguai, Panamá e Cuba. Muitos desses professores integram instituições como Julliard School (EUA), Royal Academy e Guildhall School (Inglaterra), Schola Cantorum Basilensis e Tonhalle Orchestra (Suíça), Orquestra Filarmônica de Monte Carlo (Mônaco), Orquestra Calouste Gulbenkian (Portugal), Mahler Chamber Orchestra (Alemanha), Theatro Municipal de São Paulo e OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
A programação da 30ª Oficina de Música de Curitiba ainda oferece 90 concertos, que serão realizados em diferentes espaços para alcançar todos os públicos. Paralelamente, será desenvolvido o programa Cidadania Musical, com apresentações em asilos, penitenciárias e hospitais, numa iniciativa que privilegia a inclusão social.
A música também invade a tela da Cinemateca de Curitiba, que exibirá uma programação especial sobre o tema. Nos parques e praças, música e responsabilidade ambiental se completam, em shows que contam com o plantio de árvores nativas, contribuindo para a neutralização da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) produzida no evento. A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Serviço:
Prorrogação do prazo de inscrições para a 30ª Oficina de Música de Curitiba, que acontecerá de 8 a 28 de janeiro de 2012.
Período de inscrições: até 16 de dezembro de 2011, no site www.oficinademusica.org.br
Valores: R$ 100 (um curso), R$ 150 (dois cursos), R$ 180 (três ou mais cursos distribuídos nas duas fases), R$ 50 (minicursos), R$ 15 (Prática de Coro / adulto e infantil) e R$ 10 (cursos nas Regionais).
Almirante Tamandaré na região metropolitana de Curitiba se prepara para receber atletas ULTRA Maratonistas de todo o Brasil para o Desafio noturno 12hs Correr e Nadar. É a ULTRA Maratona Paraná, evento inédito no estado, onde os atletas percorrem um percurso em circuito fechado de 2K durante 12hs ininterruptas.
Acontece nos dias 3-4 de dezembro, haverá as categorias individual, dupla e quartetos e contará com a presença de atletas de SP, RJ, BH, SC, DF, AM, RS, PR, GO e da Bahia que já confirmaram presença.
Todo o trecho da prova estará iluminado, haverá barracas de alimentação e hidratação durante toda a prova, os atletas receberão refeições quentes durante as 12hs além de outras surpresas que estão sendo preparadas pelos organizadores. O percurso será feito em terreno 100% plano, de chão batido, ao redor de um lago, sendo uma opção de lazer para toda a família, pois conta com muita área verde e lazer para crianças, alem de um hotel para os atletas de fora do estado.
A largada será as 21h00min. O mapa do percurso pode ser visto no site www.correrenadar.com.br O circuito Correr e Nadar existe há dois anos , conta com provas de natação, aquathlon e corrida de rua. As inscrições e mais detalhes podem ser feitas on line através do site www.correrenadar.com.br, com a inscrição o atleta recebe:
• Camisa Exclusiva do evento
• Adesivo exclusivo Correr e Nadar
• Boné exclusivo Correr e Nadar
• Buffet de frutas, biscoitos doces e salgados e água servido após a prova
• Jantar de massas e refeições quentes noturnas
• Relógio digital de cronometragem (visualização do tempo de prova)
• Chip de cronometragem e numero de peito
• Troféu por no Geral, por equipes e por categoria
• Medalha para todos os participantes
Telefone: (41) 3339-8975
Site: www.curitiba.pr.gov.br
E-mail: parquesepracas@smma.curitiba.pr.gov.br
Horário de funcionamento:
» Parque
Todos os dias: ininterrupto
» Academia Municipal
Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábado e domingo: não abre
» Bistrô Casa Amarela
Todos os dias: 10h às 19h
» Restaurante Maggiore
Terça a sexta: 20h às 3h
Sábado: 12h até o último cliente
Segunda: não abre
» Museu do Automóvel
Quarta a sexta: 14h às 17h30
Sábado e domingo: 10h às 12h e 14h às 17h30
Segunda e terça: não abre
» Heliponto
Sábado e domingo: 9h às 18h
Segunda a sexta: não abre
Preço: Acesso ao parque é gratuito
Descrição: Além de ser o mais visitado de Curitiba, o Parque Barigui é também o terceiro maior parque da cidade com área total de
O local também possui animais que caminham livres pelos bosques e áreas comuns do parque como garça-branca, quero-quero, tico-tico, biguatinga, preá, capivara, cutia, sagüi e gambá. Possui um lago com área de
Possui espaço para prática de esportes com uma cancha de futebol de areia, três de vôlei, uma poliesportiva e canchas de peteca. Além disso, tem uma área com pista de aeromodelismo e pista de patinação. A antiga olaria localizada dentro do parque foi transformada em uma academia de ginástica com equipamentos de musculação. Além disso, o parque abriga duas salas de ginástica nas quais são oferecidas aulas de condicionamento físico, alongamento, dança moderna, ginástica para a terceira idade, orientação para caminhada e peteca. Os únicos aparelhos que a academia não possui são esteiras (a fim de incentivar a caminhada nas trilhas do parque). É necessário apresentar um atestado médico de um cardiologista para iniciar as atividades, que são totalmente gratuitas. Além da Academia de Ginástica, o parque também oferece duas áreas ao ar livre com equipamentos para alongamento e condicionamento físico. Em uma dela, ao lado do bistrô Casa Amarela, encontra-se um instrutor que auxilia na prática de ginástica e caminhada das 8h às 22h.
Uma casa histórica é hoje sede para o bistrô “Casa Amarela”, que oferece itens como água, refrigerantes, açaí, sorvetes, sanduíches naturais, entre outros. O local oferece ainda mesas externas, que ficam localizadas ao lado da pista de cooper, ciclovia e uma das áreas de alongamento do parque. Há um restaurante com serviço à la carte. Há também vendedores ambulantes autorizados pela Prefeitura com barraquinhas de pipoca, sorvete e água de coco.
Abriga uma “Casa da Leitura” com cerca de cinco mil exemplares entre livros, jornais e revistas, que podem ser emprestados sem nenhuma taxa não somente para levar para casa como para leitura no próprio parque. Para fazer a carteirinha, é necessário levar a identidade e um comprovante de residência. Todos os domingos, às 15h, o local também oferece leitura de histórias para todas as idades. O local é espaço também para atividades como oficinas de conto e teatro de bonecos. Possui uma sala de leitura para adultos e crianças, além de um espaço para cursos e palestras.
O parque também é sede de um Pavilhão de Exposições - que recebe uma série de feiras durante todo o ano - e do Museu do Automóvel, aberto em 1976, que possui um acervo de mais de 150 veículos, que são colocados em exibição alternadamente nas 80 vagas disponíveis no museu.
Possui um heliponto, que oferece serviços de voos panorâmicos pela cidade de Curitiba, somente nos finais de semana. O passeio dura cerca de sete minutos e não tem uma rota fixa. A definição da rota depende das condições climáticas e da liberação do espaço aéreo. No entanto, o passeio geralmente passa pelo centro de Curitiba, sobre a Arena da Baixada (estádio do Clube Atlético Paranaense) e volta para o Parque Barigui. Aceita grupos de no mínimo três pessoas e no máximo quatro. Preço: R$ 90 por pessoa.
Para completar, há um Centro de Formação destinado aos treinamentos de todos os funcionários da prefeitura de Curitiba. O espaço, utilizado para reuniões e cursos, também pode ser locado para as secretarias do governo ou público em geral.
Capacidade: Não há registro
Crianças: Possui playground com um escorregador, duas gangorras e um trepa-trepa. Todos os equipamentos são de ferro
Área para fumantes: É permitido fumar em todo o parque. Não possui cinzeiros
Acesso para deficientes: Possui acesso para deficientes físicos em todo o parque, porém há espaços em que é necessário fazer caminhos mais longos, como na ponte que atravessa o lago. Possui banheiros equipados com corrimão
Estacionamento: Tem estacionamento gratuito para 1950 veículos. Possui vagas exclusivas para deficientes. Estacionamento em área aberta
Mais informações: Aberto em 1972. É permitida a entrada de cães em todas as áreas do parque – exceto pista de cooper e ciclovia - com uso de coleiras, guias e focinheiras (para animais de mais de
Outros telefones:
» (41) 3240-1116 (Gerência de Parques e Bosques de Curitiba)
» (41) 3352-8000 (Disque-Turismo)
» (41) 3335-7592 (Pavilhão de Exposições)
» (41) 3335-4874 e (41) 3350-9583 (Centro de Formação)
» (41) 3335-1440 (Museu do Automóvel)
» (41) 3240-1101 (Casa da Leitura)
» (41) 3335-2112 (Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada dentro do parque)
» (41) 3240-1104 (Academia Municipal)
Endereço: Rodovia do Café (BR 277), km 0, Santo Inácio, Curitiba, CEP: 82305100
Como chegar: Acesso também pela BR-277, Av. Manoel Ribas e Av. Cândido Hartmann
************************************************************